Continuando minhas aventuras no mundo da gastronomia, experimentando receitas e aprendendo a fazer pão, fiz mais uma tentativa, e desta vez um pão 100% integral. Nada de farinha branca para deixar a massa fofinha.
[adrotate banner=”10″]
A receita que eu fiz se encontra no blog La Cucinetta, já citado anteriormente neste blog. Agradeço a Ana Elisa, autora do blog, por ter publicado a receita originalmente tirada do livro “Professional Baking“, livro que inclusive adquiri e já recomendo. Confesso que apenas iniciei sua leitura, mas o livro é bem completo, didático, e me pareceu ser um otimo guia para se ter em casa. Além disso, um CD-ROM acompanha o livro. Este CD tem um software profissional, que contém todas as receitas do livro, permite que você as adapte e verifique sua tabela nutricional. Ainda não avaliei o CD, assim que o fizer digo o que achei aqui no Blog. Aqui no Brasil o livro pode ser facilmente adquirido na Livraria Cultura que foi onde comprei. Na Amazon saia um pouco mais em conta, mas eu não quis esperar até 2 meses pela entrega e optei pela Cultura que tinha o prazo de 1 dia útil.
O pão integral indicado no livro pedia uma batedeira do tipo planetária para o preparo da massa. No entanto é possível prepará-lo a mão. Se você não tem uma batedeira veja aqui a foto e meu relato sobre o preparo deste pão a mão: “Pão 100% integral – Agora feito a mão“. Como eu não tenho uma dessas (por enquanto, ela já está na minha wish list). Agora eu tenho (Ueba!), mas quando fiz essa receita pela primeira vez não tinha, então pedi ao meu amigo Erre que prontamente me emprestou. Me aventurei e preparei o pão que de farinha levava apenas a integral. O preparo foi muito simples e o pão foi um sucesso.
Posso dizer que o pão não durou 3 horas em cima da mesa o que me deixou muito feliz.
Para inspirar novos aventureiros na arte de fazer pão:
[adrotate banner=”9″]
[/caption]Receita reproduzida do “La Cucinetta”:
PÃO DE FORMA 100% INTEGRAL
Fonte: http://lacucinetta.blogspot.com/2007/09/meu-primeiro-po-integral.html
Tempo de preparo: 10 min. + 2h de fermentação + 20 min. de forno
Rendimento: 1 pão de 22cmIngredientes:
* 350g de água morna
* 15g de fermento fresco ou 5g de fermento ativo seco instantâneo
* 500g de farinha de trigo integral
* 20g de açúcar orgânico
* 15g de leite em pó desnatado
* 20g de manteiga sem sal
* 10g de salPreparo:
1. Aqueça a água em fogo baixo por 1 minuto (se a água passar de 60ºC, matará o fermento). Coloque o fermento na tigela da batedeira planetária e junte cerca de 5 colh. (sopa) da água morna. Deixe dissolver e fermentar por 10 minutos.
2. Coloque o restante dos ingredientes na tigela da batedeira, deixando o sal por último, para que não encoste no fermento (o sal também mata fermento). Ligue a batedeira com o gancho e deixe na velocidade 2 por 10 minutos. Se, faltando uns 2 minutos, a massa ainda parecer grudenta e não tiver desprendido das laterais e do fundo da tigela, acrescente mais uma colher de farinha.
3. Tire a massa da tigela, forme uma bola e coloque em outra tigela grande, levemente enfarinhada, cobrindo com um pano úmido. Deixe por 1 hora e meia, até que dobre de tamanho.
4. Soque a massa para tirar-lhe o ar, coloque em uma superfície levemente enfarinhada e abra a massa com as mãos num formato retangular. Divida mentalmente em 3 partes e dobre 1/3 sobre o outro e depois repita do outro lado (como na foto). Enrole como um rocambole apertado, na largura de sua forma. Sele muito bem a ponta.
5. Unte uma forma de bolo inglês de uns 22cm com um pouco de óleo e coloque o pão com o lugar da ponta para baixo. Cubra com um pano e deixe por 1/2 hora. Enquanto isso, aqueça o forno a 200ºC.
6. Se quiser, antes de levar ao forno, faça um corte superficial longitudinal no pão. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que esteja bem dourado e soe oco ao bater-lhe com o nó do dedo.Devido ao rápido fim que este pão levou, no dia seguinte repeti a seceita fazendo 2 pequenas modificações:
– Substituí o açúcar (2 C.S.) por mel orgãnico (1 C.S. + 1 c.c.)
– Incluí 3 colheres de sopa de linhaça no final do preparoFicou ótimo também. 🙂
Legenda:
C.S. = colher de sopa
c.c. = colher de chá
Referências:
- Mais fotos dos pães 100% integrais podem ser vistas no meu fotolog no Flickr: http://www.flickr.com/photos/carladuc/collections/72157606857546634/
- Seguem abaixo os links para o livro “Professional Baking“:
- Livraria cultura:
Na Livraria cultura encontra-se disponível a nova edição, de 2008. A que possuo é de 2004. Segue o link para a nova edição:
Professional Baking, College Version – 2008 – Autor: Gisslen, Wayne
- Amazon:
Edição que eu tenho, de 2004:
Professional Baking: College Version – 2004 – Autor: Gisslen, Wayne
Nova edição, de 2008:
Professional Baking: College Version – 2008 – Autor: Gisslen, Wayne
Ida
Parabéns por mais “essa aventura” culinária. Como ando fazendo levantamentos de memória familiar, lembrei-me que aprendi a gostar do pão integral, mel, yogurte,mamão, queijo de Minas, e outros que tais, com meu pai (vô do Daniel). Minha mãe – que nunca embarcou nessa de alimentação integral – gostava de misturar um pouco de farinha branca à farinha integral. A vò do Dani dizia que o pão assim ficava mais macio. Eu nunca fiz isso, apesar de considerar minha mãe mestra em nutrição.
Muito obrigada por seu comentário em meu blog! Gostei muito, um beijo
barts
Carla
O que é uma batedeira planetaria? Sao aquelas batedeiras comuns ou aquelas que tem um gancho, que parece a mao do capitão inimigo do peter pão??
Ana Elisa
Oi, Carla!
Ó que burrice a minha: nunca tinha me dado ao trabalho de checar os backlinks do meu blog. E olha que encontro o seu, assim, dando sopa! Obrigada pelo link, pelos comentários e tudo o mais! Vou com certeza continuar a fuçar por aqui!
Abraços,
Ana.
Carla Duclos
Ida,
Obrigada! 🙂 Seu blog eh maravilhoso, eh um prazer participar. 🙂
Bartira,
Bem vinda! 🙂 Excelente pergunta! A batedeira planetaria eh daquelas que tem um gancho, justamente o que eh usado para bater a massa do pao. Segue um link para o site da Arno que fala sobre a planetaria: http://www.arno.com.br/produtos/sua-cozinha/batedeiras/planetaria/39/
Essa eh facilmente encontrada no Brasil. Agora, tem uma que eh maravilhosa, que eh a da Hamilton Beach, que ateh encontramos no Brasil, mas custa na faixa de R$ 1.500,00. Segue o link: http://www.hamiltonbeach.com/products/eclectrics-eclectrics-moroccan-red-all-metal-stand-mixer.php?page=4
Ana,
Ola, bem vinda ao Blog da Carla!
Obrigada pelo comentario e pelo seu Blog que eh muito legal, muito bom e me ajuda bastante!
Fico feliz que continue por aqui! 🙂
Abracos,
Aline
Barts, o lance da batedeira planetária é que, diferente das outras, você não precisa ficar segurando a máquina na mão e rodando em volta da bacia ou do receptáculo para bater a massa uniformemente. Ela faz isso por você. Basta encaixar o recipiente na base da batedeira e ligar. A máquina irá mover sozinha as pás (ou os ganchos) em círculos, como se fosse um planeta (que geográfico!).
Você poupa esforços, enquanto a máquina bate o pão, você já prepara a fôrma para assá-lo, liga o forno ou, simplesmente, vai coçar seu gato. Além disso, a massa fica melhor batida 🙂 Perfeito!
Carla Duclos
Aline,
Fiquei muito feliz em saber que este foi o melhor pão integral que você comeu. Obrigada! 🙂
Daniel
Carla,
Fiz o Pão 100% Integral e ficou jóia. Acho que é a melhor receita mesmo nessa categoria. Estava à procura de uma receita assim até que encontrei aqui.
Fiquei curioso quanto a esse livro “Professional Baking”.
Como gosto de fazer pães, gostaria de saber mais ou menos quantas receitas de pães há nesse livro?
Tem Pão de Aveia?
Mais uma vez obrigado.
Carla Duclos
Daniel,
Que legal que você fez o pão e deu certo!
Com relação ao “Professional Baking”, ele é um livro de 736 páginas. Ele é bem completo, explica todos os processos e tem diversas receitas, de pão à bolos, tortas, etc. Além deste pão integral, eu fiz um outro do livro, o “Pão Cubano”, muito simples e também ficou uma delícia (Tá na fila dos posts futuros). Quanto à aveia, acho que não tem pão de aveia não. Dando uma olhada por cima no índice, vi apenas um cookie feito com aveia. Eu acho o livro excelente e fiquei muito satisfeita em comprá-lo.
Receitas com aveia, inclusive de pães, podem ser encontradas aqui:
http://www.quakeroatmeal.com/qo_quakerKitchen/recipes/index.cfm
miriam
FAVOR CONFIRMAR SE REALMENTE É 350 G DE AGUA OU ML.
OBRIGADA
Carla Duclos
Miriam,
São 350 g de água mesmo. Agora no caso da água especificamente, 350 g é igual a 350 ml. O mesmo não é verdadeiro para outros líquidos.
william frois
ola
olha quero saber como faço para que a linhaça fique bem fixada encima do pão integral, pois depois de assado ela solta todinha do pão, não sei oque fazer
Carla Duclos
Olá William,
Bem vindo!
Na verdade não sei responder a sua pergunta, pois eu não coloco a linhaça por cima. Eu misturo ela na massa mesmo. Assim nunca tive esse problema. Experimente misturá-la na massa, quem sabe você não gosta assim? 🙂
Lisa
Humm, fiz esse pão e ficou delicioso…meu marido amou, e eu tbm….comer uma coisa tão deliciosa e ainda saber que eh saudavel eh tudo de bom….
Carla Duclos
Oi Lisa,
Fico muito feliz que vocês tenham adorado o pão. Concordo com você que é ainda melhor quando sabemos que estamos comendo algo que além de gostoso é saudável! 🙂
Abraço,
Sara
Oi Carla,
Não pude deixar de agradecê-la pela postagem.
Esse pão, com certeza, foi um marco na minha experiência culinária.
Apesar de outras tentativas, que remontam desde minha adolescência, essa foi a primeira que deu certo.
Minha irmã já tinha quase me convencido de que nós não tínhamos a mão de padeira, e que nunca iríamos conseguir tal feito.
Mas, graças a minha esperança e a este site, pude viver um futuro diferente do esperado.
A minha felicidade foi indescritível.
Agora posso fazer meu pão saudável quando quiser, e comê-lo fresquinho, isso é muito importante para mim, pois adoro fazer minha própria comida sempre que posso.
Na verdade, tentei uma vez e ficou duro, certamente porque diminui a quantidade de água. Mas, decidida a encontrar uma solução, tentei novamente sem alterações e ficou maravilhoso.
Uma dica que encontrei em sites de marca de fermento foi misturar o açúcar ao fermento, você vai ver que ele fermenta mais rápido.
Beijão,
Sara.
Carla Duclos
Oi Sara,
Fico muito feliz em saber que esse pão deu super certo! 🙂 Que legal! Obrigada por compartilhar sua experiência aqui.
Obrigada pela dica do fermento!
Beijo,
mariana
Olá Carla,
adorei seu blog, parabéns! no entanto, como novata por aqui e começando a aprender a cozinhar, fiquei confusa quanto à unidade de medida da receita…sei que 350g de água equivalem à 350 ml da mesma…mas e restante da receita? você utiliza uma balança para medir a quantidade exata de gramas?
Abraços,
Mariana
Carla Duclos
Oi Mariana,
Obrigada. Fico feliz em saber que gostou do blog.
A unidade de medida de toda receita é em gramas mesmo. Sim, eu uso uma balança de cozinha pra medir os ingredientes. Aliás, é um equipamento de cozinha que recomendo muito.
No caso da água, 350g equivalem a 350ml, mas para outros líquidos isso nem sempre é verdade.
Um abraço,
Renata
Oi Carla
Fiz a massa seguindo a tua receita mas não cresceu. Antes de levar ao forno, como não havia crescido quase nada, eu dissolvi um pacotinho de fermento de 10g em um pouco de agua morna e misturei com a massa. Foi uma última tentativa de fazê-lo crescer antes de colocar no forno. Deu certo!
Como no começo do post você diz que pegou a receita do lacucinetta, eu fui procurar e achei esta receita aqui: http://www.lacucinetta.com.br/2007/09/mais-um-po.html Desta última vez fiz o pão seguindo-a e substituindo a farinha pela integral e cresceu bastante sem ficr com gosto de fermento.
Fico me perguntando como o pão pode ter crescido e ficado tão bonito assim, como o da foto, com tão pouco fermento (5g).
Adorei as outras receitas do site.
ju
Carla, eu posso fazer esta receita sem o açucar ou mel?
Posso tb bater a massa numa batedeira normal (sem ser planetária)?
Já tentei duas vezes fazer o pão integral com outras receitas e não consegui, em uma ficou cru e na outra nao creceu.
Será que vc poderia testar esta receita: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/42303-pao-100-integral-sem-acucar.html
Quando usei esta receita cortei os ingredientes pela metade pq achei 1kg de farinha coisa demais para quem está só testando.
Mas vou tentar fazer esta receita que vc postou. Depois passo aqui pra te contar se deu certo. Obrigada!!! bjs
Carla Duclos
Oi Ju,
Não aconselho fazer sem açúcar ou mel, pois eles são alimento pro fermento. E não pode usar batedeira normal, pois a massa é muito pesada e precisa do batedor em forma de gancho. Você pode fazer a mão como eu mostro aqui: https://www.entrepanelas.net/2008/03/06/pao-100-integral-agora-feito-a-mao/.
Me conte se deu certo.
Abraço,
Nilza
Olá,
Adoro seu blog. Já fiz várias receitas suas. São todas um sucesso. Principalmente, o rocambole de chocolate que não leva farinha de trigo. Levo pro trabalho e o pessoal adora.
Eu só vi hoje a sua receita de pão integral. Eu queria saber como faço se quiser usar o fermento seco. Meu marido comprou este fermento e tentei fazer uma receita que tenho que sugere o fresco, mas gostaria de aprender a fazer com este fermento seco. Para sua receita qual seria a diferença. Acho que é na hora de juntar com a massa, não é? Creio que não preciso usar a agua morna que vc falou, mas faço como? Se vc me ajudar agradeço.
Beijos e obrigada
Nilza
Carla Duclos
Olá Nilza,
Obrigada! Fico feliz em saber que gosta do blog e que já preparou com sucesso várias receitas daqui. 🙂
Quanto ao fermento seco é exatamente o que uso nesse pão. Na receita está indicada a quantidade para o fresco ou seco, dependendo de qual vc for usar. O método é o mesmo. Só o que muda é a quantidade. O seco se usa 1/3 da quantidade em relação ao fresco. Como no caso dessa receita, se usar o fermento fresco, use 15 gramas, se usar o seco, 5 gramas. Eu sempre uso o seco que aqui na Holanda é muito mais fácil de encontrar.
Boa sorte com o pão. Me conte depois o que achou. 🙂
Abraço,
Nilza Barros
Olá, Carla
Segui sua dica e fiz o pão. Ficou lindo e delicioso! Por influência do seu blog, comprei uma batedeira planetária e entrei no site hoje só para imprimir a receita e fazer outro pão (rs). Meu marido, que é viciado em pão, esta adorando.
Beijos
Nilza
Carla Duclos
Oi Nilza, que legal! Espero que esteja satisfeita com a batedeira e que prepare muitas delícias com ela. 🙂
Beijo,
Edna
Oi Carla bom dia!! Ontem a noite procurando uma receita de pao de queijo me deparei com o seu pao integral,entao depois de ler que este foi o melhor pao que comeu ou fez?! resolvi fazer hoje para nosso cafe,que na verdade vai ser quase um almoco..hhahaha..pois ele esta ali na cozinha crescendo..
De cara fiz logo 2,um fiz igual a sua receita,na outra,acrescentei germen de trigo,linhaca,acucar mascavo e uvas passas brancas..
A massa tem uma textura incrivel,amei de paixao,com a ajuda de minha super kitchenaid profissional..foi otimo.Um beijo e obrigada por compartilhar.
Otimo domingo.
Edna
Voltei aqui para dizer que amei o pao,ou melhor todos gostaram muito,fiquei muito feliz..
Ficou uma delicia..super fofinho por dentro e com uma casquinha deliciosa por fora.
Parabens..parabens..parabens..
Érica
Carla, obrigada pela receita. Deu muito certo, tinha feito outros dois pães q não cresceram nada. Obrigada pelas dicas!
josé luis dos santos
ola tudo bem , gostei muito da sua receita , mas gostaria que vc me desse o segredo do pão 100% integral , crescer desta forma , porque eu não consigo , esta proeza , dede já muito agradecido.
Carla Duclos
Olá José, o segredo está na receita publicada nesse post. Você já tentou essa receita? Eu já fiz diversas vezes e sempre deu certo.
Abraço,
Erika
Olá, recentemente descobri o seu site e fiquei atraida pelas receitas fáceis e nutritivas. Gostaria de fazer pão integral feito com fermento natural caseiro, e o pão preto alemão com grãos, que é uma delícia.
Grata pela ajuda
Abs
carladuc
Oi Erika,
Eu infelizmente não tenho receitas de pão com fermento natural caseiro nem desse pão preto alemão com grãos.
Eu uso muito o fermento biológico seco pra fazer pão.
Abraço!