• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Entre Panelas

  • Home
  • Quem faz?
  • Acompanhe
  • Receitas
  • Entre em Contato
  • Navigation Menu: Social Icons

    • Instagram

Redescobrindo a Gastronomia

outubro 5, 2007 by carladuc 9 Comments

Desde criança eu sempre gostei de cozinhar. Era a única parte das chamadas tarefas domésticas que me agradavam. Desde novinha aprendi a fazer bolos, tortas, refogados, etc.

[adrotate banner=”10″]

Aconteceu que com a idade os compromissos foram crescendo, o tempo foi requerendo cada vez mais gerenciamento e eu praticamente abandonei a gastronomia por alguns anos. Ou muitos talvez. A famosa falta de tempo, um dia ainda falo sobre ela, sempre foi usada como justicativa para me afastar da cozinha.

Realmente não é fácil. Cozinhar toma tempo e dá trabalho. É preciso quebrar a enorme barreira da preguiça que torna sempre mais atrativo fazer um pedido no Habibs ou na Pizzaria do bairro. E, além disso, tem-se que gerenciar o tempo de modo que se consiga dedicar parte dele à cozinha.

Recentemente estou conseguindo quebrar a barreira inicial e a sementinha que estava adormecida há anos está germinando. Estou descobrindo o quanto gosto de gastronomia e estou realmente entusiasmada com o assunto.

[adrotate banner=”9″]

Estou lendo a respeito, fazendo experiências gastronômicas, cozinhando numa base quase que diária (pedidos no Habibs são parte do passado), e estou muito feliz fazendo isso. Estou redescobrindo o prazer de cozinhar. 🙂

Ainda tenho anos luz de aprendizado e experiências. Mas em minhas leituras já descobri livros que pretendo comprar, acessórios de cozinha como panelas especiais e de qualidade, batedeira semi-profissional, processador de alimentos, etc. Mas, claro, irei com muita calma com isso tudo.

A minha primeira aventura foi aprender a fazer pão. Decidi começar por um integral que eu e o Dani adoramos. As duas primeiras tentativas foram um fracasso total, os pães não passaram no teste do segundo dia e lá se foram os ingredientes investidos. Enfim, tudo é aprendizado.

Eis que na minha terceira tentativa, decidi pesquisar um pouco mais. Conversei com a Jane que trabalha para mim e me deu algumas dicas, com a Ju, minha cunhada, com minha mãe e extraindo um pouco das dicas de cada uma delas e adaptando uma receita de pão que a Ju me passou, consegui fazer um pão integral que já está no seu terceiro dia e continua delicioso. 🙂

A dica final no preparo deste pão veio de um blog que descobri por acaso no google, sobre gastronomia, o “La Cucinetta“, que gostei muito e até assinei, onde a autora explicava a técnica de sovar e dobrar o pão após a massa ter crescido.

Essa técnica a autora tirou do livro Professional Baking, que já foi parar na minha lista de desejos. Li essa dica quando minha massa ainda estava crescendo e decidi aplicar a técnica. Essa mesma técnica me lembrou da dica que a Aline havia me dado sobre como a mãe dela, a Dona Bete, fazia seus pães. Ainda preciso aprimorá-la, mas ela já funcionou. Foi o máximo, o pão ficou com cara de pão e foi um sucesso! 🙂

pão integral

Segue abaixo a receita do pão integral bem sucedido. A receita indicada contém as quantidades estimadas de farinha baseado nas adições que fiz à massa, pois eu havia começado com uma quantidade menor de farinha que não foi suficiente para atingir o ponto da massa.

Pão integral

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de farinha de centeio
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1/2 xícara de linhaça
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 15 g de fermento biológico (1 tablete)
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 1/2 xícara de água morna

Modo de preparo

1 – O fermento

Colocar o tablete de fermento com o açúcar numa vasilha pequena. Misturar o fermento com o açúcar até dissolver. Adicionar 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo branca e 1/4 de xícara da água morna. Misturar tudo, tampar com um pano de prato e esperar fermentar. Vai formar algo como uma esponja.

O tempo de fermentação pode variar de acordo com a temperatura ambiente. Num dia de verão em cerca de 15 a 20 minutos já se pode ter uma esponja formada e em dias de inverno pode levar 1 hora. Se passar de 1 hora e nada tiver acontecido é porque provavelmente o fermento não está bom. Neste caso é melhor nem arriscar os demais ingredientes.

2 – Os ingredientes secos

Misturar bem todas as farinhas e o sal numa vasilha grande e fazer um buraco no meio.

3 – Os ingredientes líquidos

Bater no liquidificador:

ovos
mel
óleo
água morna

4 – Preparando a massa

No buraco que se deixou no meio da farinha despejar o fermento. Eu despejei apenas a parte que espumou, deixando de lado um líquido que ficou no fundo.1 Por cima do fermento, despeje um pouco da mistura líquida do liquidificador e vá misturando com as farinhas. Vá despejando aos poucos a mistura líquida e incorporando à massa.

Misture bem todos os ingredientes até atingir o ponto de desgrudar das mãos. Se necessário adicione aos poucos mais farinha para atingir o ponto.

Dica: Não deixe a massa muito seca. Tome muito cuidado ao adicionar a farinha, caso necessário, adicione-a bem lentamente.

Após feito isso, tampe a vasilha com um pano de prato e deixe crescer por cerca de 02 horas.

Após a massa ter crescido, coloque ela sobre uma superfície enfarinhada e sove a massa por alguns minutos. Após sovar, abra a massa formando um retângulo. Divida mentalmente em três partes e dobre uma sobre a outra, conforme imagem abaixo. Após dobrar, no outro sentido enrole a massa como um rocambole e coloque na forma com a junta da massa voltada para o fundo da forma.

Feito isso, deixe o pão descansar por 30 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 205oC. Para quem não tem temperatura no forno, creio que seja médio pra baixo.Após o forno aquecido, asse por 01 hora.

Acompanhe o pão no forno após 30 minutos, caso ele asse em menos tempo. Eu ainda tenho dificuldade para identificar quando o pão está assado. Então, sugiro confiar na sua intuição. No La Cucinetta, a autora ensina a bater na massa com os nós dos dedos até sair um som oco, indicando que o pão está assado. Eu ainda não tentei fazer isso.

Pronto! Após assado, é só desenformar e se deliciar! Com manteiga, requeijão e mel fica excelente. O mel é meu acompanhamento favorito para o pão integral.

1 – Não tenho certeza se isso é necessário, mas como o pão anterior havia ficado amargo possivelmente devido a fermento em excesso, fui bem cautelosa com a quantidade de fermento neste pão. No entanto, é importante que o pão tenha fermento o suficiente.

Filed Under: Histórias de cozinha, Pães Tagged With: Gastronomia, integral, pão

About carladuc

Carla Duclos, é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. Casada e mãe de uma linda garotinha e um lindo menininho. Formada em biologia, trabalha como administradora de sistemas Unix. Food blogger, fotógrafa, apaixonada por arte e gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprende aqui no Entre Panelas. Carla escreve toda segunda 5a feira do mês uma coluna de gastronomia no blog Ducs Amsterdam.

👇 O Entre Panelas no seu email 👇

Previous Post: « Low Carb – Dietas com redução de carboidratos e consequências pra saúde
Next Post: Pão integral e “Professional Baking” »

Reader Interactions

Comments

  1. juju

    outubro 9, 2007 at 11:55 am

    claro, junte uma canceriana com uma pitada a mais de organização e determinação: sucesso gastronomico!

    Responder
  2. Ida

    outubro 9, 2007 at 4:23 pm

    Eu já sabia que tinha mão boa para culinária, mas esse pão ficou demais!

    Responder
  3. Carla Duclos

    outubro 13, 2007 at 1:51 pm

    Ju e Ida, obrigada pelo apoio e incentivo! 🙂

    Responder
  4. Chrystiane Santos

    agosto 8, 2011 at 8:04 pm

    Estou descobrindo seu blog agora, por isso não ligue se eu enviar alguns comentários/perguntas meio que “freqüentes”. Procurarei não passar dos limites…
    a pergunta é (também gosto de pães): Será que aquela máquina de fazer pão também faria pães bonitos e bons como o seu (da foto)?
    Chrystiane.

    Responder
  5. stefanie sampaio santos

    dezembro 22, 2011 at 9:50 pm

    Olá Carla, gostei da sua iniciativa de fazer um blog, eu quero fazer também, mas não tive tempo ainda, pois, como você mesmo disse, a cozinha demanda tempo e garra…hehehe
    Minha história é bem parecida com a sua: desde pequena acompanho minha vó e minha mãe nas suas experiências gastronõmicas e a acabei adorandoa arte de cozinhar, mas acabei fazendo geografia e me distanciei do meu dom, agora, depois de formada, resolvi cursar gastronomia e abrir um negócio, por enquanto, estou fazendo brownies e trufas e vendendo no meu trabalho mesmo(IBGE-Fortaleza/CE), mas espero crescer muito futuramnete!
    Já fiz um Pão recheado, ainda bem que deu certo de primeira, porque eu não ia ter grana para comprar mais materiais..hehehehe. Adorei a receita de pão integral e a de streudel, adoro!!!

    Responder
    • Carla Duclos

      dezembro 29, 2011 at 5:25 pm

      Oi Stefanie,
      Te desejo muito sucesso! 🙂 Quando criar seu blog me avise.
      Abraço,

      Responder

Trackbacks

  1. Blog da Carla » Pão integral e “Professional Baking” disse:
    outubro 16, 2007 às 8:50 pm

    […] receita que eu fiz se encontra no blog La Cucinetta, já citado anteriormente neste blog. Agradeço a Ana Elisa, autora do blog, por ter publicado a receita originalmente tirada do livro […]

    Responder
  2. Entre Panelas » Pão integral e “Professional Baking” disse:
    dezembro 16, 2008 às 12:23 am

    […] receita que eu fiz se encontra no blog La Cucinetta, já citado anteriormente neste blog. Agradeço a Ana Elisa, autora do blog, por ter publicado a receita originalmente tirada do livro […]

    Responder
  3. Livro de Culinária: Revolução na Cozinha (Ministry of Food) – Jamie Oliver | Entre Panelas disse:
    janeiro 13, 2010 às 11:50 pm

    […] com o que me trouxe de volta a cozinha. Eu conto um pouco sobre o meu retorno às panelas no “Redescobrindo a Gastronomia”, e agora quero falar do que me motivou a […]

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

Procure uma receita

Receitas por categoria

Quem faz o blog?

Sou a Carla, brasileira, moro na Holanda desde 2007. Casada e mãe de uma garotinha e um bebezinho. Apaixonada pela cozinha, estou sempre em busca de receitas simples, e ao mesmo tempo gostosas e nutritivas. Aqui compartilho o que vou descobrindo, as receitas da minha família e o que mais eu achar interessante nesse universo da cozinha. Saiba mais…

Salmão ao forno com molho de manteiga e limão

Dicas para Páscoa: Receitas selecionadas para Sexta-feira Santa e Páscoa

Torta de banana simples, fácil e deliciosa. Perfeita para comer acompanhada de um cafezinho.

Receitas para o Ano Novo

Brownie de caneca de microondas vegan

Brownie de caneca de microondas vegan

Pão de queijo de liquidificador fácil e rápido de preparar. Crocante por fora, macio por dentro, perfeito para o lanche da tarde. E pode passar aquele cafezinho.

Pão de queijo de liquidificador fácil e rápido

Arroz de forno com cogumelos super fácil de fazer. Uma refeição completa, reconfortante e deliciosa. Além de uma ótima opção para reaproveitar o arroz.

Arroz de forno cremoso com cogumelos fácil e rápido

cookie de aveia e cranberry

Biscoito de aveia e cranberries secas (ou passas, frutas secas)

Footer

Quem faz o blog?

Sou a Carla, brasileira, moro na Holanda desde 2007. Casada e mãe de uma garotinha e um bebezinho. Apaixonada pela cozinha, estou sempre em busca de receitas simples, e ao mesmo tempo gostosas e nutritivas. Aqui compartilho o que vou descobrindo, as receitas da minha família e o que mais eu achar interessante nesse universo da cozinha. Leia mais…

Política de Privacidade

Todos os direitos reservados para Entre Panelas, exceto onde explicitamente anotado. All content, except where explicitly noted, has © 2007 - 2020 byEntre Panelas - all rights reserve.