Aqui em casa fazemos panquecas aos finais de semana. Não todo, mas com alguma frequência. Pra nós, elas tornam o café da manhã especial, diferente do básico de todo dia, que no nosso caso é kwark (produto holandês semelhante a um iogurte natural), mel e musli.
[adrotate banner=”10″]
Neste sábado decidi que tentaria uma diferente. Abri o livro da Nigella Lawson, o “Food that celebrates life” e escolhi preparar panquecas escocesas. Elas são panquecas pequenas e o método de preparo delas difere das tradicionais porque a massa ao invés de mal mexida como a dos muffins, é bem misturada até ficar líquida e bem lisa.
A primeira viz que ouvi falar sobre panquecas escocesas foi no “Trem Bom“. Nem me lembrava que a autora do Blog também havia feito a receita da Nigella. Achei interessante, nunca tinha ouvido falar sobre estas panquecas e desde que li elas entraram pra fila das que um dia eu gostaria de tentar.
Fiz algumas adaptações na receita. Ao invés do golden syrup indicado usei mel e usei farinha 70% integral ao invés da farinha branca (plain flour). No Brasil o Karo seria um bom substitto pro Golden Syrup, mas com mel o resultado foi ótimo.
Segundo a Nigella essas panquecasa são comidas como torradas e não com garfo e faca como comemos as demais. Geléia e manteiga são indicados como bons acompanhamentos. Nós comemos com manteiga e maple syrup. Confesso que a manteiga foi meu acompanhamento preferido. Não tínhamos geléia, mas imagino de deva ficar ótimo também.
A massa dessa panqueca é mais docinha do que as demais. Ela fica leve e fofinha. O livro indica que rende 20 panquecas mas a minha rendeu umas 15 aproxidamente. Talvez pelo uso da farinha integral, devido a maior absorcão de líquido ela tenha rendido um pouco menos. Apesar da maior absorção não achei que justificasse adicionar mais líquido à massa para compensar. Achei a textura dela ótima.
Vamos então a receita!
[adrotate banner=”9″]
Panquecas Escocesas
Ingredients
- 1/2 colher de chá de vinagre de vinho branco
- 150 ml de leite
- 110 g de farinha para bolo 70% integral
- 1/2 colher de há de bicarbonato de sódio
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de óleo vegetal usei de girassol
- 1 colher de sopa de mel
Instructions
- Em uma xícara coloque o leite com o vinagre e deixe separado. Preferencialmente com o leite a temperatura ambiente.
- Numa tigela misture a farinha e o bicarbonato. (Embora a receita não indicasse eu peneirei)
- Em outra, misture bem os ovos, o óleo e o mel.
- Adicione a mistura do leite e misture muito bem.
- Junte essa mistura líquida à de farinha e misture muito bem até obter uma massa lisa e uniforme.
- Para fritá-las: Aqueça uma ou duas frigideiras anti-aderentes (usei duas para fritar mais ao mesmo tempo). Não use nenhum óleo na frigideira.
- Para cada panqueca use 1 e 1/2 colher de sopa de massa.
- Distribua os montinhos de massa na frigideira. Quando formarem as bolhas e a borda estiver seca vire-as para dourar do outro lado assim como se faz com as demais panquecas.
- Sirva imediatamente e bom apetite!
alickel
Parece muito gostoso 🙂
Eu voto em realizarmos um “festival de panquecas” da próxima vez em que estiver juntos!
Carla Duclos
Aline, fechou! Festival de panquecas em Outubro! 🙂
Escrever por Escrever
Hmmm! Esse seu blog me deu água na boca! Parabéns pelas receitas.
Carla Duclos
Rafael,
Bem vindo e obrigada!
Giselle
oi, adorei suas receitas!!
essas panquecas depois de prontas, também ficam ótimas com manteiga e mel.
obrigada!
Eugénia e Johanna
Carla, olá novamente! 🙂
Cá estamos para mais uma vez agradecer esta sua partilha que, por aqui, é também já um sucesso! Adoramos estas panquecas e fazemos muitas vezes quando recebemos pessoas cá em casa para lanchar! 🙂
O seu blog é uma inspiração!
Gratas, mais uma vez!
Bom fim-de-semana!
Beijinhos, Eugénia e Johanna
P.S. – Pusémo-la aqui: https://semeando11.wordpress.com/2016/04/01/panquecas-escocesas/