Vou começar hoje pelo título do artigo.
Porque as aspas no indiana? Bem, porque meu conhecimento de comida indiana é muito limitado, então não sei dizer se o prato de fato é indiano. Espero resolver isso em breve com o novo livro que estava a caminho (chegou hoje!), o Quick & Easy Indian Cooking, de Madhur Jaffrey. Li uma indicação do livro aqui e decidi comprá-lo. 🙂
[adrotate banner=”10″]
E porque o indiana? O indiana é por causa do cominho. O cominho sempre foi um tempero que não fazia parte da minha cozinha. Minha mãe nunca gostou muito, por consequência ela não usava e acabou que este é um sabor ao qual não cresci acostumada. Sem nada contra ele, eu simplesmente não tinha o hábito de comprá-lo.
Quando comecei a ler mais sobre gastronomia, ler mais receitas de diferentes fontes, comecei a ver o cominho pipocando por todo lado. Decidi então que queria experimentá-lo. Descobri como era cominho em holandês (komijn) e comprei. Estava ele guardadinho no armário até que decidi estreá-lo num refogado de legumes que prepararia naquele dia.
No momento que abri o tempero a primeira coisa que pensei foi: “Nossa, que cheiro de comida indiana“. O pouquinho que eu conheço de comida indiana foi de ter ido a restaurantes e o cheiro de cominho conectou-se direto com a lembrança que eu tinha dos pratos desta culinária.
E parece que o cominho é mesmo muito usado pelos indianos.
Acredito que o nome do prato está adequado, embora não posso afirmar que seja indiano porque apenas a presença de um tempero não o torna de fato indiano.
O prato ficou uma delícia! Comemos apenas os legumes com arroz integral e foi o suficiente, pois o prato ficou muito rico. Não sentimos falta de mais nada na refeição.
Se na lista dos ingredientes houver algum legume que você não goste, poderá omiti-lo ou substituí-lo por algum outro que lhe agrade mais.
[adrotate banner=”9″]
Receita: Legumes à “indiana”
Criada por: Carla Duclós Rendimento: 04 porçõesIngredientes:
- 1 berinjela
- 1 abobrinha
- 1 pimentão vermelho
- 1/2 cenoura grande
- 1 pimenta vermelha sem sementes
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- 1 punhado de salsinha
- 1 punhado de cebolinha
- azeite de oliva
- temperos: pimenta calabresa, paprica, curry, cominho, orégano e sal
Modo de preparo
- Pique a abobrinha e a berinjela em cubos, o pimentão e a cebola em pedaços grandes e a cenoura em meia-lua (corte no sentido do comprimento ao meio e então em rodelas). Pique também o alho, a salsinha e a cebolinha.
- Aqueça o azeite de oliva e coloque a pimenta calabresa, o alho, a cebola e a pimenta vermelha.
- Refogue um pouco tomando cuidado para não queimar e adicione os demais legumes exceto a cebolinha e a salsinha. Mexa de vez em quando para não grudar.
- Quase no final do cozimento, tempere com páprica, curry, cominho, orégano e sal a gosto.
- Quando os legumes estiverem cozidos, desligue o fogo e adicione a salsinha e a cebolinha.
Comentários:
- Eu piquei a cebola em pedaços grandes, porque gostamos do sabor dela e queria que ela aparecesse bem no prato. Pode picá-la em pedacinhos pequenos caso prefira.
- O ponto de cozimento dos legumes depende do gosto de cada um, mas eu acho que fica mais saboroso não cozinhá-los em excesso.
- Sugestão de acompanhamento: Arroz integral.
Já que você está nessas de tentar pratos com estes sabores, sugiro experimentar o risotto de cenoura à indiana, de La Cucinetta. Eu fiz há um tempo e ficou muito bom. O risotto com temperos indianos é surpreendentemente gostoso! Parece até que não vai combinar, mas fica bom 🙂
Aline,
Obrigada pela dica. É muito legal tentar sabores novos e variar. Vou tentar sim! 🙂