Foi pra variar no “La Cucinetta” que descobri os Huevos Rancheros. De lá segui o link para o Smitten Kitchen e, com água na boca, preparei o prato para o jantar assim que pude.
História
Ele é um prato típico para o café da manhã, originado no México e que ficou muito popular nas Américas [1]. No Brasil não sei se é popular, aqui em casa nunca tínhamos ouvido falar. Já nos Estados Unidos é um prato bem conhecido.
[adrotate banner=”10″]
Quando levei a receita dos Huevos Rancheros para a aula de holandês e apresentei-a para a classe, a colega norte-americana ficou super empolgada e se lembrou dos melhores huevos rancheros que ela comia num restaurante na Califórnia todos os sábados no café da manhã.
Preparando para o jantar
Pra mim esse é um prato muito pesado para o café-da-manhã, mas achei que cairia muito bem no jantar. E foi o que fiz, preparei-os para o jantar.
Ele é super prático de preparar. A primeira vez que fiz, preparei as tortilhas em casa, mas achei que elas ficaram muito duras. Acho que o problema foi a farinha de milho que usei. Outro problema também foi que não tínhamos o sour cream, então ficou aquela sensação de que o prato não estava completo. Fui obrigada a prepará-lo novamente.
Na segunda tentativa, com tortilhas compradas prontas, sour cream e feijão preto orgânico em lata (não me preparei a tempo de deixar o feijão de molho), os Huevos Rancheros foram um sucesso total!
Em etapas
O prato completo envolve a preparação de várias coisinhas o que pode dar a falsa impressão de complexidade. Mas cada um dos ítens é facílimo de preparar. Se usar feijões em lata então, como dizia minha professora de Espanhol, “manteguilla“.
Prepara-se a salsa, os feijões refritos, os ovos temperados com sal e pimenta do reino e queijo por cima no final e “frita-se” a tortilha. O sour cream, creme de leite azedo em Português, se não encontrar para comprar pronto, pode substituir por iogurte natural integral ou coalhada. É possível preparar em casa também. Para instruções veja o post “Creme de leite, sour cream, crème fraîche, a maior bagunça“, do La Cucinetta.
Vou indicar aqui como preparei os ovos, a tortilha e como montei o prato e reproduzir as receitas do LaCucinetta para a salsa e os feijões refritos, pois as as únicas modificações que fiz, foi que usei queijo Gouda no lugar do Cheddar (aqui é difícil achar o Cheddar), e usei salsinha no lugar do coentro. No resto foi tudo igual. A montagem ficou mais parecida com a do Smitten Kitchen.
Mais comida mexicana?
Aqui tem também Burritos de feijões refritos com guacamole, salsa & sour cream:
[adrotate banner=”9″]
Receita: Huevos Rancheros
Ovos “fritos”
Para cada porção:
- Unte uma frigideira anti-aderente com um pouco de óleo.
- Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e “frite” o ovo. Quanto estiver quase pronto, coloque queijo gouda ralado por cima até derreter.
Dica: Um truque que uso para preparar o ovo assim e “acelerar” o processo dele é colocar um tiquinho de água na panela quand ela já está bem quente e tampá-la imediatamente. Isso vai criar um vapor que irá “cozinhar” o ovo e na faze do queijo derretê-lo.
Tortilha
- Unte uma frigideira com óleo e “frite” as tortilhas dos dois lados.
Salsa e Feijões Refritos.
Fonte: http://www.lacucinetta.com.br/2007/02/nachos.html
Salsa:
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes:
- 4 tomates sem as sementes, picados
- 1 cebola picada
- 1 pimenta dedo-de-moça verde picada
- 1 dente de alho picado
- 1/4 xíc. coentro fresco picado
- 1 colh. (chá) orégano
- 1/4 xíc. azeite de oliva extra-virgem
- suco de 1/2 limão
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
- Misture tudo e guarde bem tampado na geladeira até a hora de servir.
Feijões Refritos:
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2 horas + 15 minutos (apenas 15 minutos se usar o feijão em lata)
Ingredientes:
- 1 xíc. de feijões carioca ou pretos secos ou 2 latas de feijões em água e sal (se for de última hora)
- 1 cebola grande picada
- 1 dente-de-alho picado
- 1 pitada de pimenta-caiena em pó
- 1 cubo de caldo de legumes
- 1 tomate sem pele e sem sementes picado
- 1 pitada de cominho moído
- 1 colh. (sopa) manteiga
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 100 g queijo Cheddar ralado grosso
Preparo:
- Se usar os feijões secos, coloque-os numa tigela funda na noite anterior, cubra de água e deixe durante a noite. Na tarde seguinte, escorra os feijões e coloque-os na panela com o cubo de caldo e água suficiente para cobri-los. Cozinhe em fogo baixo meio destampado até que os feijões fiquem bem macios, quase desmanchando. Se o nível da água baixar muito, complete com mais. Quando estiverem prontos, escorra e reserve.
- Se usar os feijões em lata, apenas escorra e reserve.
- Derreta a manteiga em uma frigideira grande e refogue a cebolae o alho até que amoleçam. Junte o tomate e cozinhe por 2 minutos.
- Adicione os feijões cozidos ou em lata escorridos e vá mexendo, amassando com um garfo até que vire uma polpa macia.
- Tempere com sal, pimenta, cominho e pimenta-caiena a gosto.
- Guarde na geladeira se não for servir ainda e reaqueça no vapor. Na hora de servir, cubra a pasta de feijões quentes com o queijo, para que ele derreta.
Montagem:
- Coloque a tortilha sobre o prato
- Sobre a tortlha coloque o ovo, os feijões, a salsa e o sour cream!
Bom apetite! 🙂
Oi Carla,
realmente parece muito bom! Eu gosto bastante de comida mexicana, mas tenho consciência de que a maioria dos pratos que atribuímos à cozinha mexicana são na verdade da culinária Texmex. De qualquer forma… o seu fígado sobreviveu depois disso? 😉
Gus
Oi Gus,
É uma delícia sim, eu recomendo! 🙂
O fígado sobreviveu tranquilo! O prato realmente não é dos mais leves, pois feijão e ovo por si só pesam. Mas tirando o queijo, o prato não é gorduroso o que ajuda bem. Agora mesmo mais pesadinho, feijão com ovo é uma combinação que sempre gostei desde criança. Nham nham.
Esse prato de acordo com artigo da Wikipedia é de origem Mexicana mesmo e não Texmex, mas tenho certeza que essa versão que preparei é a dos Estados Unidos e não a original. Como eu disse, a Americana que faz Holandês com a gente reconheceu o prato na hora. hehe 🙂
Abraço,
Ontem, eu e o @rbp vimos a fotografia do Burrito de feijões refritos e ficamos com água da boca.
O @rbp entrou na cozinha para preparar o feijão. Aproveitei a dica dos Huevos Rancheros e fiz a Salsa, substituindo o coentro por salsinha, que era o tínhamos em casa, e sem o orégano, simplesmente porque esqueci.
Ao invés de fritar o ovo sozinho na frigideira, fizemos como o Smitten Kitchen, fritando direto em cima da tortilla na frigideira. Ficou delicioso, sério 😀
Não tínhamos queijo cheddar ou gouda (que aliás, deve ficar super bom), então, usamos um pouco de parmesão. Mas bem pouquinho, para não ficar muito forte. E deixamos de lado também o sour cream, pois não tínhamos os ingredientes para prepará-lo.
Apesar de todas as substituições, deu certo e ficou delicioso. Para uma refeição improvisada, achei sensacional 🙂
Obrigada pela receita!
Oi Ali,
Ah que legal que a foto deixou vocês com água na boca! 🙂
Sabe que outro dia eu tava relendo a receita e pensei: Numa próxima vez vou experimentar fritar o
feijãoovo em cima da tortilha. Bom saber que ficou delicioso. 🙂Fico contente mesmo que a foto tenha inspirado o jantar improvisado de vocês e que vocês gostaram! 🙂
Não há de que. 🙂
Beijo,
Como “sem orégano”, mulher? Eu coloquei! 😛
Mas ficou bom mesmo! Acompanhado de caipirinha c/ pimenta 🙂
Caipirinha com pimenta? hm, curioso… 🙂
O feijão, não: fritamos o *ovo* sobre a tortilha 🙂 Seguimos o método do Smitten Kitchen (“dourar” de um lado, virar, queijo, ovo, espera, vira tudo) e deu certinho.
Só cuidado na hora de mexer na tortilha quando o ovo já estiver lá, e especialmente na hora de virar tudo (quando o ovo ainda não está completamente frito (ou será que, desta forma, ele está sendo assado?). A clara ainda mole pode fazer a gema deslizar, e a gema ainda mole pode “estourar”, quando você a virar. Eu peguei a tortilha com cuidado, inclinando a frigideira, com uma espátula, e depois virei também inclinando a frigideira.
Enfim. Tou escrevendo rapidinho, se não fizer sentido você me avisa e eu explico melhor 😉
Quanto à caipirinha: estamos aproveitando o monte de pimentas que o Adriano deu pra gente, ficou bem gostoso 😀
Oi Erre,
Eu entendi que vocês fritaram o ovo, foi um lapso na hora de digitar. 🙂 Já está corrigido.
EU acabei preferindo fritar a parte pela facilidade e pra deixar a gema mole que é como eu gosto. Mas realmente fiquei curiosa pra experimentar fritando o ovo por cima da tortilha. Vou experimentar na próxima. 🙂
Demorei um pouco pra vizualizar o que você fez, mas acho que entendi sim como vc fez pra virar.
Nham, pimentas…
Ah, se fritar o ovo com a tortilla com cuidado (é difícil, mas rola), dá para deixar a gema mole. Fica sensacional, mas é mais difícil acertar 🙂
Hum, vou jantar isso de novo 😛
Vou experimentar fazer assim numa próxima vez. 🙂
Bom jantar pra vocês! 🙂