
Esse estrogonofe de cogumelos é uma excelente opção vegetariana de refeição! A combinação dos cogumelos dão um sabor riquíssimo e o sour cream a cremosidade perfeita. Pode ser feito com creme de leite também que fica ótimo!
Eu descobri essa receita no blog La Cucinetta que foi baseada na que se encontra no livro da Nigella Lawson, “Feast – Food that celebrates life”.
Esse prato é rápido e fácil de preparar sendo perfeito pro jantar durante a semana quando tempo é um limitante.
Fiz uma pequena modificação na receita que foi reduzir a quantidade de manteiga pela metade. Achei que ficou ótimo.
Eu acompanhei o estrogonofe com um mix de arroz branco e selvagem e ficou ótimo. Ficou uma delícia.
Nota: Artigo publicado a primeira vez em 2008. Atualizado em 2017.

Estrogonofe de cogumelos
Ingredientes
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 250 g de cogumelos de paris champignon fatiados
- 150 g de shiitake fatiados sem os talos
- 25 g de manteiga sem sal
- 1 colher de chá de sal
- 2 colher de sopa de vinho Marsala Já fiz sem o vinho e fica delicioso também
- 1/2 colher de sopa de páprica picante
- noz moscada a gosto ralada na hora
- 250 ml de creme azedo sour cream
- 1 punhado de salsinha picada
Modo de preparo
- Numa panela grande, refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite, até que fiquem macias (cebola fica translúcida).
- Acrescente a manteiga à panela com as cebolas e deixe derreter. Junte os cogumelos, mexa bem, tampe, e deixe cozinhar por 15 minutos.
- Tire a tampa e junte os temperos, o sal e o creme azedo (sour cream). Mexa, deixe levantar fervura e desligue o fogo.
- Misture a salsinha picada.

clarice
Que maravilha!!!!!!!!!!!!!!!!! Muito obrigada… Vou fazer é agora mesmo… Gratidão. Namaste
carladuc
Espero que tenha gostado. Obrigada.
Diamantino Silva
Carla eu so o Diamantino Silva Vivo no Canada desde 1965 Tenho trabalhado em padarias mas so a fazer pao nao tenho receitas agradeco muinto as Suas receitas assim mantenho ocupado parqueagora ja Estou reformado e tenho todo o tempo para treinar
carladuc
Oi Diamantino, fico muito feliz em saber que minhas receitas ajudam. Obrigada por me contar.
Hugo
vou testar hj a receita.
conhecidencia, eu estava procurando uma receita vegetariana e encontrei seu blog, tambem moro na holanda, mas em Utrecht
carladuc
Oi Hugo, espero que tenha gostado do estrogonofe.
Marcelo de Castro Pin
Adicione salsichas picadas? Não era vegetariano? Tem um erro aí!
carladuc
Oi Marcelo, está escrito salsinha, não salsicha.
Rosimeire
Olá Carla,
Sou fã das suas receitas e também como vc fala delas sempre contando algo sobre a receita. É como se vc tivesse conversando com a gente. Obrigada
Bjs
carladuc
Oi Rosimeire, fico muito feliz em saber disso. Muito obrigada. Abraço, Carla.
Fernanda
Olá, fiz e ficou muito bom, só não ficou com a cor da foto, ficou da cor de creme de leite; mas tb não usei o vinho, ele que dá essa cor? Obrigada
carladuc
Oi Fernanda, que bom que você gostou. Você usou a mesma quantidade de páprica? É mais a páprica que dá a cor.
Fabiana
Desculpe minha ignorância, mas…..como faço ou onde encontro esse suor cream….é q agora q tomei gosto pela arte da culinária. Bj e até mais…..Adorei suas receitas…..
Carla Duclos
Oi Fabiana,
Até onde eu sei não existe sour cream, ou creme de leite azedo, no Brasil. EU indiquei no post esse artigo do blog La Cucinetta, onde a Ana Elisa explica os diversos tipos de cremes de leite e como substituí-los e/ou prepará-los em casa.
Esse estrogonofe você pode experimentar com o creme de leite mesmo que usamos no preparo de estrogonfe no Brasil, ou fazer a versão caseira que a Ana Elisa explica no post.
Aqui o link: http://www.lacucinetta.com.br/2007/12/creme-de-leite-sour-cream-crme-frache.html
Abraço,
Andrea
Ana,
não precisa deixar o shitake de molho antes para hidratar ?
Ana
Olá gostaria de saber onde posso comprar este tipo de cogumelo em Amsterdam..
Carla Duclos
Oi Ana, você pode comprar nos supermercados. Por exemplo, o Albert Heijn.
Ariane Seixas
Oi Carla,
Acabei de fazer a receita!! Ficou uma delícia! Não tinha souer cream então fiz com crème fraiche, ficou ótimo, super rápido e prático de fazer!!
Um beijo
Ariane
Carla Duclos
Oi Ariane,
Que legal que vc fez e gostou! 🙂
Obrigada pelo comentário! 🙂
Beijo,