Dicas de receitas para Sexta-feira Santa e Páscoa

Estamos às vésperas da Sexta-feira Santa e da Páscoa. Quando eu morava no Brasil costumava passar a Sexta-feira Santa na casa da minha mãe que preparava uma bacalhoada ao forno sensacional. Uma memória gastronômica conectada a um momento especial de reunião familiar, deliciosa e que me deixa saudosa.

Nessa época buscamos por inspiração e receitas que possam tornar esses dias ainda mais especiais. Pensei então que seria legal selecionar algumas receitas do Entre Panelas como sugestão pro feriado que está chegando. Selecionei alguns pratos salgados de peixe e vegetarianos, e doces pra sobremesa e pra aquela hora especial do dia que eu adoro, que é o café/chá da tarde.

Uma curiosidade sobre a Páscoa aqui na Holanda é que a Sexta-feira Santa não é feriado, mas apenas ponto facultativo. Algumas empresas funcionam, outras não. Por isso essa data aqui não tem o mesmo peso que tem no Brasil. Por outro lado, eles tem o segundo dia de Páscoa na segunda-feira e esse dia sim é feriado.

Assim, se você está no Brasil ou na Holanda, seja pra Sexta-feira Santa, domingo ou segunda de Páscoa, aqui vai a seleção especial de receitas que fiz:

Peixe:

Selecionei três receitas que gosto muito e são simples de preparar. O salmão ao forno é sucesso absoluto aqui no blog, o salmão ao forno com molho de manteiga e limão é rapidíssimo e delicioso e o bacalhau fresco ao forno com batatas e queijo também simples de preparar e você pode substituir por outro peixe branco.

Salmão ao forno

Salmão ao forno com molho de manteiga e limão

Bacalhau fresco ao forno com batatas e queijo

Vegetariano:

Escolhi duas receitas vegetarianas que gosto muito e proporcionam uma refeição em grande estilo. Uma é o estrogonofe de cogumelos, uma receita da Nigella e o outro um souffé de berinjela, receita da minha mãe e daquelas que conquista até os que não são muito fãs de berinjela.

Estrogonofe de cogumelos

Soufflé de berinjela

Sobremesa:

Pra sobremesa duas opções: Já que é Páscoa, uma de chocolate, clássica, uma mousse, receita do David Lebovitz; a outra, alternativa para os que não são tão fãs de chocolate ou pra balancear com a overdose de chocolate da Páscoa, os potinhos de limão siciliano, receita da Patricia Scarpin do Technicolor Kitchen.

Mousse de Chocolate

Potinhos de limão siciliano

Café / Chá da tarde:

E pra hora do cafézinho ou chá da tarde selecionei três opções: Uma torta de banana, receita clássica da minha família que me acompanha desde a infância; uma rosca de maçã que minha mãe costuma preparar e é uma ótima opção se você procura um pão doce de sabor suave não muito carregado de açúcar; e o bolo da vovó, outro clássico, receita da minha avó que também me acompanha desde criança.

Torta de banana - Banana pie

Rosca de maçã

Bolo da vóvó, Bolo branco, Bolo bolo, Bolo simples

 

Desejo uma boa Páscoa a todos!

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. Jea provei o estrogonofe de cogumelos e aprovei com louvor! As receitas de salmão são sempre práticas e super bem aceitas.
    ótimo post!

  2. Maria João says:

    Olá Carla!
    Não a tenho visto por aqui! Estou com saudades dos seus bolos (e não só).
    Eu estou em Portugal e encontrei o seu site através do Ducs Amsterdam, quando estava a pesquisar para uma viagem que o meu filho fez à Holanda, em janeiro. Gostei tanto que nunca mais deixei de frequentar!
    Parabéns e obrigado por compartilhar connosco.
    Beijo para os Ducs (já sei que são 3) :)
    MJoão

Speak Your Mind

*