
Na foto, o sorvete de chocolate com calda de caramelo salgado em um ninho de merengue de baunilha, todos preparados em casa! Nham!
Oies. Esse é um artigo escrito pelo meu marido, o Daniel, do Ducs Amsterdam. Esse sorvete de chocolate é uma ótima dica pra refrescar seu verão, mas ficou tão bom que continuamos fazendo mesmo estando em pleno inverno na Holanda. Os únicos que não gostaram foram os fabricantes de sorvete industrializado… não quisemos mais saber deles depois que o Dani preparou esssa receita do David Lebovitz. E agora ele vai contar tudo pra vocês:
[adrotate banner=”10″]
Esse ano tivemos aqui na Holanda algo que não tínhamos há muito tempo: um verão!
Pra aproveitar o raro evento, a Holanda se esparramou pelos canais, parques e, oh delícia, sorveterias. Só a família Ducs deve ter financiado meia dúzia de bikes novas pros donos das excelentes sorveterias locais.
Quando as folhas do outono começaram a cair amarelas de frio, as sorveterias fecharam, e fiquei eu com uma pequena guria pedindo sorvete. Duas gurias, quero dizer, porque a Carla também fez olho comprido. Em vez de comprar industrializados, resolvi fazer em casa.
O primeiro passo foi ler o excelente livro de receitas “The Perfect Scoop” do David Lebovitz (autor de um sensacional food blog em inglês). Era difícil concentrar na leitura por causa das fotos, mas fiz o meu melhor (sou da época que se comprava Playboy e dizia que era por causa das entrevistas, então tenho prática).
O melhor é que o texto do Lebovitz é que nem as receitas de sorvetes: leve e uma delícia. Acabei fazendo várias levas, outono e inverno adentro (confesssa que é bom tomar sorvete no inverno, vai).
Segue a receita do campeão de audiência daqui de casa: o delicioso sorvete de chocolate caseiro do David Lebovitz.
O que você vai precisar pra fazer o sorvete de chocolate: equipamentos
Obrigatório:
— Uma sorveteira. Eu usei o acessório da Kitchen Aid, pré congelada por 24 hrs, mas qualquer modelo de sorveteira serve. (Existem técnicas pra fazer sorvete sem sorveteira, mas eu não testei)
— Uma panela (sauce pan)
— Uma tigela
— Um fouet
— Um coador grande
— Uma espátula de silicone
— Um medidor de líquido
— Uma travessa que caiba a tigela, pois você vai precisar fazer um banho de gelo no final do processo.
Opcionais, mas que facilitam horrores a vida:
— Uma balança de cozinha
— Um termômetro digital de cozinha, de leitura instântanea
E agora, a receita:
[adrotate banner=”9″]
Receita de um delicioso sorvete de chocolate caseiro
Ingredients
Parte 1:
- 500 ml de creme de leite fresco. O Lebovitz especifica que é o heavy cream. Aqui na Holanda eu usei o slagroom. O lance é: tem que ter pelo menos 35% de gordura.
- 140 g de chocolate meio amargo; eu usei o da Verkade versão puur que é uma marca holandesa muito boa. Recomendo você a pegar a sua marca favorita de meio amargo, pegue coisa fina que vai fazer diferença. O puur da Verkade tem 55% de cacau.
- 21 g 3 colheres de sopa de cacau em pó não adoçado.
Parte 2:
- 150 g 3/4 de xícara de açúcar
- 250 ml de leite integral
- 1 pitada de sal
- 5 gemas grandes de ovo
- Meia colher de chá de essência de baunilha
Instructions
Parte 1: vamos fazer o creme de chocolate
- Pique a barra de chocolate em pedaços e deixe reservado.
- Separe 250 ml do creme de leite e coloque numa panela junto do cacau em pó. Aqueça, mexendo com o fouet pra misturar bem. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe fervendo em fogo baixo por 30 segundos, mexendo sempre.
- Quando der os 30 segundos, tire do fogo e coloque o chocolate picado. Misture até derreter tudo. Quando tiver derretido, coloque os outros 250 ml de creme, misture bem e derrame na tigela, raspando tudo direitinho da panela com a espátula de silicone.
- Coloque a tigela com o creme de chocolate dentro de uma travessa com água e gelo, daí coloque o coador em cima da tigela e deixe esperando o creme que vamos preparar na parte 2.
Parte 2: Vamos preparar o que em inglês se chama "custard".
- Bata as gemas dos ovos e deixe reservado em um recipiente que caiba mais do que 250 ml de líquido.
- Na panela, misture bem o leite, o açúcar e o sal. Aqueça até ficar morno (eu costumo aquecer até pouco mais de 70°, mas não precisa ser exato nesse ponto).
- Agora vem uma parte crítica: com uma mão vá derrubando, beeeem devagar e aos poucos, o leite em cima das gemas de ovo, enquanto com a outra mão você vai mexendo as gemas com o fouet. A idéia é incorporar o leite morno com as gemas, mas se você virar tudo de uma vez, ou muito rápido, ou sem ficar mexendo as gemas, elas irão cozinhar e você vai ficar com uma omelete cara em vez de sorvete.
- Vá virando devagarzinho o leite e misturando usando o fouet com empolgação na outra mão.
- Quando tiver tudo misturado, volte o líquido pra panela e comece a aquecer, sempre mexendo com a espátula. Não pare de mexer, isso é importante.
- Essa é a outra parte crítica: se você esquentar demais essa mistura, ela vira ovo mexido. É preciso dar o ponto certinho. Eu uso o termômetro e aqueço ela até dar entre 77° e 79°. Nunca falha, e nisso o termômetro culinário é uma mão na roda.
- (Uma dica do Lebovitz: se você não tem o termômetro, pode acertar o ponto no olhômetro: teste a mistura na espátula, passando o dedo: se deixar rastro, está pronta - eu nunca usei esse método, prefiro sempre olhar a temperatura, que não falha, mas fica o registro).
Misturando os 2 cremes:
- Quando atingir essa temperatura (entre 77 e 79°), tire o custard do fogo e coe virando tudo na tigela onde está reservado o creme de chocolate e comece a misturar. Coloque a essência de baunilha e vá misturando até esfriar bem (pra isso que serve o banho de gelo: ele interrompe o cozimento das gemas).
Finalizando:
- All right. Agora, coloque a tigela na geladeira e finja que não tem sorvete sendo preparado na sua casa por pelo menos 8 horas. Jogue paciência, poste no Facebook "tô fazendo sorvete! Sozinho!", leia um livro até cair no sono... O ideal é deixar a mistura virar a noite descansando.
- No dia seguinte, tire da geladeira, dê uma mexida e bata na sorveteira até dar o ponto (varia de sorveteira pra sorveteira; na minha é cerca de 10 minutos batendo na velocidade mínima).
- Está pronto, só que você vai notar que está ainda bastante mole; você pode comer assim, mas eu prefiro deixar no congelador por umas duas horas pra acertar a consistência.
- Tire do congelador de 5 a 10 minutos antes de servir e impressione a todos.
Se quiser comprar o livro do Lebovitz, tem na Amazon, e se você usar ESSE LINK, eu ganho uma pequena comissão que prontamente irá virar mais sorvete 🙂


olá! adorei a receita e até comprei uma sorveteria. abraço
Oi Nilza,
Que legal! É uma delícia fazer sorvete em casa. Eu adoro minha sorveteira, acho que vale muito a pena. 🙂
Espero que goste!
Abraço.
Esta receita e maravilhosa, amei este sorvete. Eu gostaria de saber se vocês tem alguma receita neste mesmo estilo com polpa de frutas. Muito obrigada!!!
Olá,
Gostaria de tirar uma dúvida: essas clara são batidas na mão ou na batedeira? Tem ponto?
Desde já agradeço.
Oi Betania, no sorvete de chocolate as claras não são utilizadas, apenas as gemas.
Você está se referindo à alguma outra receita?
Abraço!
Fiz tudo com termômetro, como indicado e virou omelete muito antes dos 77 graus.
Oi Alexandre, sinto muito que isso tenha acontecido. A temperagem dos ovos é um processo delicado mesmo. Conosco nunca aconteceu, mas meu conselho é continuar praticando. As vezes testar com a temperatura um pouco mais baixa.