Quem me deu a dica desse bolo foi a Bailandesa. Estávamos na mesa de um restaurante numa tarde agradabilíssima e conversa vai, conversa vem, ela comenta que segundos antes de sair de casa havia tirado do forno e deixado esfriando sobre a bancada um bolo de banana que ela havia preparado. Bolo mais banana e eu já me interessei pela receita. Perguntei então mais detalhes sobre o bolo.
[adrotate banner=”10″]
Ela diz: “Peguei a receita num livro holandês, desses baratinhos que você encontra em promoção na bancada das livrarias. As receitas parecem boas e ele contém fotos que ilustram bem o preparo. Fiz então esse bolo que o livro chamava de pão, mas era um bolo, de banana, com tâmaras e mel. Fiquei louca pra por canela na massa, mas a receita não indicava, decidi me segurar e seguir a receita. Vamos ver no que deu, vou descobrir quando chegar em casa“.
Pedi que ela me contasse o resultado depois. Logo mais fui informada que havia sido um sucesso e que a canela entraria na próxima vez.
O livro de receitas holandês
A história daquele livro me pareceu familiar e desconfiei que talvez se tratasse de um livro que eu tinha em minha estante. O primeiro livro em holandês que comprei logo que chegamos em Amsterdam quando eu não lia uma palavra sequer da língua. Fomos passear numa livraria, achei esse livro na bancada em promoção.
Era um livro com receitas de forno, folheei e gostei da aparência das receitas e das fotos que ilustravam o seu preparo. Daí a familiaridade quando ela me contou a história. E não é que era ele mesmo? Procurei até encontrar a receita que se encaixasse com a descrição que eu tinha do pão/bolo e ele tava lá, o tal do pão, ou seja, esse delicioso Bolo de banana com tâmaras e mel.
Apenas confirmei o nome do livro para ter certeza de que prepararia a receita correta e lá fui eu, poucos dias depois seguir e preparar minha primeira receita em holandês. O livro é o “Ovengerechten” (ISBN 9781405421287). Se estiver curioso é esse aqui: https://www.deslegte.nl/de-allerlekkerste-ovengerechten-73238/.
Preparo simples
Esse bolo é super simples de preparar e o sabor dele é riquíssimo. Ele é preparado a mão, não precisa de batedeira nem de nenhum equipamento especial. As tâmaras harmonizam muito bem com as bananas e o mel dá um sabor especial, mas sem se destacar demais sobre os outros ingredientes.
Se você tiver dificuldades pra encontrar tâmaras, se não gostar ou quiser variar, acredito que outras frutas secas, eu usaria uva-passa ou ameixa-seca, caiam bem também. O próprio livro sugere isso como variação.
Adaptei um “pouco” a receita original. Decidi já colocar canela na massa e substituí a farinha branca por farinha 70% integral. A receita pedia farinha para pão com fermento, mas como eu tinha colocado na cabeça que era um bolo, não lembrei quando comprei os ingredientes e fui de farinha pra bolo mesmo.
Além disso não uso farinhas que já vem com fermento, preparei a minha seguindo as orientações que encontrei no about.com (veja orientações abaixo). Além das farinhas eu coloquei 3 bananas ao invés de 2. Elas já estavam muito maduras e eu queria usar todas.
Essa troca toda de farinha mais a canela e a banana extra não comprometeram em nada e o resultado final foi excelente.
O que quase comprometeu a receita foi eu ter colocado o bolo no forno, virado as costas, olhado pra mesa e visto a colher de sopa medidora e o mel intactos. Eu havia provado a massa e achado um pouco salgada o que se explicou rapidamente naquele momento.
Não tive dúvidas, tirei o bolo do forno imediatamente, coloquei o mel, misturei na forma mesmo e retornei o bolo ao forno. Acho que salvei o bolo naquela hora e se não tivesse feito isso, teria dado PT no bichinho.
Segue a receita adaptada que preparei e em português.
[adrotate banner=”9″]
Bolo de banana com tâmaras e mel
Ingredients
- 100 gramas de manteiga cortada em cubos mais um pouco para untar a forma
- 225 gramas de farinha para bolo 70% integral adicionada de fermento e sal - Veja abaixo como prepará-la * (pode usar farinha branca ou uma mistura de branca/integral)
- 1/2 meia colher de chá de canela em pó
- 75 gramas de açúcar demerara
- 125 gramas de tâmaras sem caroço picadas
- 3 bananas amassadas
- 2 ovos levemente batidos
- 2 colheres de sopa de mel
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 160 graus C.
- Unte uma forma de bolo inglês ** com manteiga e forre-a com papel manteiga.
- Peneire a farinha com a canela numa tijela, adicione os cubos de manteiga e mexa com a ponta dos dedos até que fique uma farofa com a manteiga integrada à farinha.
- Adicione o açúcar, as tâmaras, as bananas, os ovos e o mel e misture até incorporar.
- Coloque a massa sobre a forma e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos a 1 hora. Teste o ponto do bolo com algo metálico e não palito de madeira, que deverá sair limpo quando o bolo estiver pronto (Eu usei uma faca lisa).
- Retire do forno. Deixe descansar por 10 minutos na forma. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.
Notes
** Medidas da forma de bolo inglês: A forma que usei tinha a base menor que o topo. Medidas da base: 20,5 x 8,5 cm. Medidas do topo: 25 x 11 cm. Sirva em fatias morno ou frio. Fica ótimo acompanhado com uma xícara de café.
Eet smakelijk!
Mais receitas:
Bolo simples da vovó
Receita da minha avó, aquele bolo fotinho sabor bolo. Perfeito acompanhado de um cafezinho.
Torta de banana
Mais uma receita da minha família que tem sabor de infância pra mim. Mega simples e rápida de preparar.
natalia
Carla, eu sempre faço um bolo parecido com esse – só que com mais ingredientes como cenoura e avelãs. Eu não uso mel nem açúcar, e mesmo assim fica uma delícia. Adaptei a receita daqui: http://www.101cookbooks.com/archives/carrot-cake-recipe.html
Carla Duclos
Oi Natalia,
As receitas da Heidi são ótimas. Legal saber que você fez o bolo de cenoura e deu certo. Eu reli a receita dela e é realmente parecida. Vou experimentar!
Abraço,
Bailandesa
gente, ainda nao tinha visto esse post. Realmente foi uma tarde agradabilissima e o bolo ficou lindo ( e gostoso) nessa foto!
beijo
Carla Duclos
Oi Bailandesa,
Obrigada pelo elogio e pela dica desse bolo! Nós adoramos! 🙂
Beijo,
Eline
Olá
Fiz esse bolo e ficou delicioso.
Vou postar no meu blog com os devidos créditos.
Abraço
Erika
Nossa esse bolo com canela, gengibre cristalizado e castanha do Brasil, antes chamado de castanha do Pará, deve ficar muuuito bom !
Banana Bread como chamam nos EUA é realmente bolo, só porque se faz em forma para pão.
Abs
Thaisa
Olá! Fiz o bolo com farinha branca, à mão no momento, e como eu gosto muito de banana, coloquei quatro! Adorei o bolo. Aqui em casa achamos a textura úmida uma delicia! Parabéns. Suas receitas recheadas de história são um deleite! Abraço.
carladuc
Oi Thaisa,
Muito obrigada! Fico muito feliz em saber que gostaram desse bolo! 🙂
Duh
adorei as receits de voces, obrigada, por compartilhar com quem gosta de cozinhar.
carladuc
Muito obrigada! É um prazer compartilhar as receitas. 🙂 Abraço!