Torta de banana

Torta de banana - Banana pie

Essa torta de banana é uma receita de familia que me acompanha desde a infância. Nas reuniões familiares, o chá da tarde era o momento favorito e com ele vinham os pães, bolos e tortas. Comumente essa torta estava entre as delícias do café, preparada por minha mãe ou alguma de minhas tias. O fim dela era rápido, todos adoravam!

Chamamos ela de “tudo 1 farinha 2″, maneira fácil de memorizar os igredientes da massa. Muito interessante foi quando descobri que este método era usado no passado, pelo menos desde o século 18, para memorirar as receitas, pois muita gente não era alfabetizada e assim gravavam-se as quantidades dos ingredientes. Um exemplo é o “Bolo 1234″ que levava 1 xícara de manteiga, 2 de açúcar, 3 de farinha e 4 ovos. Há o registro dessa receita ao redor de 1877 no livro  “The Canadian Home Cook Book”. [1]

Além de fácil de memorizar, essa torta é extremamente fácil e rápida de preparar. Prepara-se a massa, espalha-se pela forma, corta-se e dispõe-se sobre a massa as fatias de banana e polvilha-se açúcar e canela. Forno e pronto, só servir!

Ela vai muito bem acompanhada de chá ou café.

Torta de banana - Banana pie

Torta de banana - Banana pie Torta de banana - Banana pie

Torta de banana - Banana pie Torta de banana - Banana pie

Sugestões de outras tortas e bolos

Outra torta que cai perfeitamente bem no chá da tarde é a torta de maçã holandesa, a verdadeira torta típica da Holanda.

Appeltaart - Torta de maçã holandesa

Outras sugestões são o Bolo de banana com tâmaras e mel e o Bolo de banana e aveia:

Bolo de banana com tâmaras e melBolo de banana & aveia

Você pode ver também as receitas com banana do Entre Panelas.

5.0 from 1 reviews
Torta de banana
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Receita de torta de banana da minha família mega simples de preparar.
Autor:
Tipo de receita: Doce, Torta, Sobremesa
Cozinha: Brasileira
Rendimento: 8
Ingredientes
  • 1 tablete (100 g) de margarina ou manteiga
  • 1 ovo
  • 1 xícara de açúcar (eu tenho usado ½ xícara de açúcar, pois prefiro a massa menos doce)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo (usei farinha orgânica 70% integral)
  • 3 bananas grandes aproximadamente (A quantidade varia com o tamanho da banana e a sua preferência)
Modo de preparo
  1. Amasse com as mãos todos os ingredientes até obter uma massa unificada. (Não é massa do tipo farofa).
  2. Unte uma assadeira com margarina ou manteiga e farinha de trigo.
  3. Espalhe a massa no fundo da forma com as mãos. Pode deixar uma bordinha na lateral.
  4. Fatie as bananas ao longo do comprimento (não em rodelas).
  5. Espalhe as fatias de banana sobre a massa.
  6. Misture açúcar e canela e polvilhe sobre a torta.
  7. Leve a torta ao forno pré-aquecido a 200 graus C por cerca de 30/40 minutos (até que a massa na borda esteja dourada).
Notas
Observação: A xícara usada é xícara medida de 240 ml.

 

Para mais receitas, veja o índice de receitas do Entre Panelas.

Referências:

  • [1] Food timeline – Cake 1234: http://www.foodtimeline.org/foodcakes.html#1234cake

Comments

  1. Cindy says

    Oi! Acabei de fazer essa torta – tá aqui ao meu lado, quentinha, junto com uma xícara de um café maravilhoso – fiz meia receita (mas na falta de meio ovo foi um inteiro mesmo…rsrsrs), fácil, fácil, a melhor torta de banana que já comi. Como vi que vc usou farinha interal coloquei 70% da xícara de integral e completei com a branca. Bom demais! Vou tentar com maçã da próxima vez. Obrigada pela receita!

  2. Jussara says

    Oi, Carla,
    Esses dias estava procurando uma receita de torta de banana que fugisse do convencional trigo + leite + ovos + óleo, etc, pois não queria que ficasse com gosto de bolo, acho que não combina com banana. Depois de muito procurar, caí no seu blog. Achei a receita fácil e resolvi fazer. Gostei bastante, é realmente muito prática. Só achei que ficou doce demais (pro meu gosto). Eu sempre coloco menos açúcar do que as receitas mandam, mas dessa vez me empolguei e esqueci de diminuir a quantidade. Na próxima vou colocar menos açúcar e colocar metade de trigo integral.
    Abraços e obrigada por compartilhar essa receita.

    • says

      Oi Jussara,
      Essa torta é torta mesmo, não bolo. Concordo com você que a grande maioria das receitas são mais pra bolo. Eu gosto dos dois tipos, tanto que tenho aqui no blog mesmo receitas de bolo de banana, mas fico feliz que essa receita tenha te agradado uma vez que você não gosta das que são do tipo bolo.
      Quanto ao doce demais, eu na verdade concordo com você. Nas últimas vezes eu mesma tenho preparado ela com metade do açúcar. Até atualizei o post com essa informação. Aí fica a gosto de cada um, porque tem quem gosta mais doce mesmo. A receita original leva uma xícara de açúcar, mas pode reduzir que dá certo.
      Obrigada pelo feedback!
      Abraço,

  3. Lia Maldaner says

    Oi, Carla!

    Acabei de colocar a torta no forno. A receita é fácil e parece mesmo muito gostosa! Achei o máximo que você também colocou fotos, deu para verificar se eu estava no caminho certo. Porém achei difícil espalhar a massa na forma… Eu coloquei tudo no centro e fui empurrando com a mão até os cantos. A massa acabou ficando muito fina em alguns lugares e não ocupou a forma toda (usei uma forma de 23x34cm também).Você tem alguma dica para esta hora? Você divide a massa em pequenas porções e vai montando aos poucos?

    Parabéns pelo blog e obrigada!
    Lia

  4. daiane says

    Hola,Carla
    Aqui em espanha es difiencontra ese doses acabbo de fesr a torta esta muy buena adorei,ficou buenissima…xauuuuuu

  5. Rafaela says

    Cool!!! Acabei de tirar a minha do forno..ficou boa… Mas como não tinha uma forma media, acabou que a massa ficou muito fina e assou muito rapido.

    Uma dúvida que tive foi se você colocou o fermento junto com todos os ingredientes na hora que fazer a massa, ou so colocou depois que a massa estava “pronta”.

  6. says

    não sei,mas porque que será que ficou tão seco agora o sabor é espetacular uma delicia com café ,mas o meu ficou seco me dá uma dica para o proximo ficar bem molhadinho obrigada.

    • says

      Oi lany,
      Não sei o que vc ta considerando seco, mas essa eh uma massa de torta que eh mais sequinha mesmo. Não eh como um bolo. Agora por outro lado ela não eh muito seca. O que vai dar umidade a massa eh a manteiga e o ovo. Se vc usou manteiga ou margarina e a precisão da medida podem fazer diferença bem como o tamanho do ovo.
      Fico feliz que mesmo assim tenha gostado da torta. :)
      Abraço

  7. raquel says

    Oi Carla! Acabei de fazer a torta e acredito que a medida de ingredientes é ideal para uma forma pequena, para que a espessura da massa não fique tão fina. Acredito que quanto mais fina na fôrma mais corcante a torta ficará e menos suculenta também. Eu prefiro uma torta mais molhadinha como fatia da torta postada em seu blog. Por isso acredito que para q a torta fique com a aparência daquela fatia postada o ideal seria usar uma forma pequena e não a média como foi indicada na receita. Caso o objetivo seja fazer uma torta maior acredito q deve-se dobrar a quantidade de ingredientes. Senti também dificuldade para espalhar a massa na forma e usei a sugestão acima sitada por alguém de dividir a massa em pedaços e unir os pedaços ao espalhar na fôrma. Usei também o fundo de uma colher untada com margarina para deixar a masa na fôrma distribuída numa espesura mais uniforme. Acrescentei mais farinha à massa porque aceitei sua sugestão de diminuir o açucar para fazer uma massa menos doce. E acrescentei também mais um ovo porque usei ovos pequenos. Estou assando minha torta agora e estou anciosa para ver o resultado. Adorei a iniciativa do Blog. Sucesso!!!

    • says

      Oi Raquel,
      Então, a foto postada é da torta feita na forma indicada na receita. Eu faço a torta nessa forma e fica como está na foto. Realmente a massa vai ficar mais fina ou grossa dependendo do tamanho da forma. O tamanho de forma que indico é o que uso.
      Quanto a a dividir a massa em pedaços pra espalhar na forma, é um ótimo jeito e eu mesma faço assim.
      Espero que tenha gostado da torta. :)
      Abraço e obrigada pelo comentário,

  8. gyslane says

    ola pessoal , estou muito curiosa pra ver a minha como vai ficar os comentários estão maravilhosos vou fazer também , sempre vejo muito bolo e este parece ser diferente , parece torta mesmo amei amanha vou fazer!

  9. WOLNEI GOMES says

    ACABEI DE BOTAR A TORTA NO FORNO ESTOU DE FÉRIAS E FICO INVENTANDO NA COZINHA E QUERIA UM BOLO DE BANANA PRÁTICO QUE NÃO ME DESSE SERVIÇO. ESSA TORTA E EXCELENTE, RÁPIDA E NÃO FAZ MUITA LOUÇA

  10. Edson Luis says

    Muito boa pedida… Fiz ela e ficou muito boa mesmo, parabéns pela dica, só tive de fazer uma massa a mais pois a forma que usei foi um pouco grande. Abraços.

  11. says

    Estou neste momento saboreando um pedaço da torta de banana, ficou maravilhosa.Segui a sua sugestão de colocar apenas 1/2 xícara de açucar,tive receio de por 1 inteira e ficar muito doce, visto ter colocado mais bananas.Amei, voltarei mais vezes com certeza.Bisous

  12. Giovanni says

    Olá!
    fiz a torta e ficou muito boa!
    pus açucar mascavo ao inves do cristal, e deu certo igual. eu espalhei ela bem fina também, mas depois de quente cresceu na medida! coloquei aveia em flocos encima da banana também, e ja vi que da pra incrementar de muitas maneiras… muito obrigado!

  13. matheus nascimento dos santos says

    oi eu sou o matheus gostei de suas receitas

    *-*
    feliz ano novo que Deus possa realizar todos o seus sonhos de todods que trabalham ne ste sites……. bjsssssss

  14. Claudia says

    Menina! Fiz a torta! Amei demaisss! No começo, grudou nas mãos, daí coloquei um pouco mais de farinha e mais um ovo! Noosssa! Ficou super gostosa, ficou mais grossinha e fofa! Ameiii! Parabéns, já virou receita favoritaa! Abraços do sul do Brasil!

  15. Andressa Cardoso says

    Oi,

    Estou adorando as recita, principalmente as com farinha integral.
    Você sabe se eu poderia substituir a manteiga pelo azeite?

  16. says

    Olá Carla,

    Acabei de fazer a torta e parece que ela ficará deliciosa, mesmo eu tendo feito algumas pequenas alterações, usei banana maça em lugar da nanica regada com um pouquinho de caldo de limão cravo e raspas do mesmo, abri a maça em um refratário menor para que ela fique um pouco mais espessa e polvilhei com uma mistura de açúcar aromatizado com baunilha, canela e cravo em pó. Agora é esperar sair do forno para saborear o resultado.
    Obrigada por compartilhar sua receita.
    Abs.

  17. says

    Oi carla !esta vai ser a minha proxima experiência, queria saber se a massa fica soltinha como se foce uma farofa molhada ?comi uma torta assim quando era criãnça e nunca mas me esqueci, sera meu Deus que concegui achar a receita do bolo que nunca me esqueci, e que gostei muito

    • says

      Oi Regina, a consistência dessa massa não eh assim não. A massa eh consistente, não parece uma farofa.
      Espero que mesmo não sendo como a que provou, você goste dessa receita.
      Abraço, Carla.

  18. Melissa says

    Acabei de comer 4 pedaços! Muito boa, fácil e rápida essa receita de torta de banana. Fiz com 1 x de açucar, mais na próxima vou usar só meia como vc também sugere. Usei 3 bananas nanicas grandes, então cortei em tiras finas (cada banana em 4 tiras)mais para o meu paladar, acho que ficou faltando banana e na próxima irei usar mais bananas e cortar cada uma em 2 fatias apenas. Parabéns pela receita e muito obrigada por ter compartilhado algo tão gostoso!

  19. DEBORA says

    ESTAVA PROCURANDO ESSA TORTA A MUITO TEMPO LEMBRA A MINHA INFANÇIA E MUITO FÁCIL ENTRE A MANIPULAÇAO DO ALIMENTO E O ASSAR LEVOU 35 MINUTOS PODEM FAZER QUE UMA DELICIAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

  20. Anna says

    Olá Carla, nunca deixo comentários nos sites de culinária que visito, mas desta vez, fiz questão de lhe escrever.
    Sempre busco receitas práticas e de família, e nunca havia visitado seu blog até então.
    Ainda não sei como a torta ficou, porque está no forno, mas achei incrível a praticidade e mais incrível ainda, a forma que você explicou, as fotos do passo a passo e sua atenção em ler os comentários.
    Parabéns.

    A partir de hoje, serei visitante assídua.

    Abraços

    Anna

  21. JHONY says

    OLA,BOA TARDE CARLA DUCLOS,acabei de colocar a torta no forno, e ao inves de polvilhar o acucar com a canela eu coloquei uma calda com acucar,vamos ver o q vai dar,rsrs,espero q fique bom,muito bem elaborada e explicativa sua receita e pratica tbm ne rsrs ,parabens…

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Avalie a receita: