Appeltaart – Torta de maçã holandesa

Appeltaart - Torta de maçã holandesa

Lendo a receita de “Torta de frutas no estilo inglês” no Trem Bom descobri o Desafio Chá da Tarde do From Our Home to Yours. Achei a idéia muito legal e era o incentivo que eu precisava para preparar a Torta de maçã holandesa que eu já queria preparar há um tempo.

Após pouco mais de um ano morando na Holanda, tendo experimentado a torta em diversos restaurantes e cafés decidi que estava mais que na hora de tentar preparar esta iguaria local.

Decidi participar do consurso com essa delícia holandesa.

chadatardenatal2
Torta holandesa que conhecemos no Brasil com creme e biscoitos calipso ao redor não existe aqui. Torta holandesa mesmo é a appeltaart, que é comumente servida acompanhada de chantilly (slaagroom em holandês) ou sorvete de creme.

Posso dizer que a torta de maçã holandesa é a melhor que já experimentei.

A receita que preparei me foi passada pela Érica. Após ter visto que ela havia preparado, pedi a receita e ela me enviou. Quem lhe deu a receita foi a proprietária de seu apartamento, holandesa. Não podia ser melhor, uma autêntica receita de família. A Érica me passou também o link para um vídeo no youtube que mostra o preparo da torta. Muito interessante. Recomendo principalmente para quem não tem muita experiência com torta. Só uma observação, no vídeo a pessoa usa um mixer elétrico, mas eu fiz só usando as mãos mesmo.

A wikipedia tem um texto sobre Torta de Maçã (em inglês) e há uma seção sobre a versão holandesa. O artigo diz que há uma pintura holandesa de 1626 onde a torta já aparece.

Após alguma pesquisa, ter identificado a diferença entre krent [1] e rosijn [2], ter encontrado como preparar a farinha com fermento que a receita pedia, mas eu não costumo usar farinha já adicionadas de fermento, ter checado os ingredientes e comprado os que faltavam, preparei neste domingo a torta de maçã.

Ela é simples de preparar. Descascar e picar um quilo de maçãs leva um tempinho, mas nada que com a preciosa ajuda do maridão, não tenha ficado rápido.

A massa é feita com as mão e você não precisará nada além de um garfo, tigelas para preparar o recheio e a massa e uma forma redonda de aro removível (24 cm de diâmetro).

A torta é simplesmente DELICIOSA! Muito saborosa! Me arrisco a dizer que mehor que as que eu provei nos cafés da Holanda. A única observação que faço e que irei alterar nas próximas vezes é a quantidade de açúcar da massa. Achei que ela ficou um pouco doce demais. Uma hipótese que meu marido levantou e que pode realmente estar relacionado é que aqui na Holanda o açúcar comum é o açucar de beterraba e ele adoça menos que o açucar de cana. E aqui em casa só usamos açúcar de cana e isso talvez possa ter influenciado.

Essa questão do açúcar é muito pessoal. Há quem goste mais doce. Eu prefiro mais suave. Lembro da minha mãe frequentemente reduzindo a quantidade e açúcar em tortas, bolos e pães que ela preparava.  Talvez isso tenha influenciado meu paladar. Deixo a seu critério avaliar a receita e reduzir ou não o açúcar caso deseje. Só lembre que tavez no final precise adicionar um pouco mais de farinha, pois a massa feita assim já fica um pouco grudenta.

Se quiser se aventurar um pouco na gastronomia holandesa, acho que não irá se arrepender. :)

Agora se ao invés de maça, quiser usa bananas, tenho algumas sugestões que talvez goste:

Torta de banana, receita da minha família:

Torta de banana - Banana pie

Bolo de banana, tâmaras e mel, receita tirada de um livro de culinária em holandês:

Bolo de banana com tâmaras e mel


Appeltaart - Torta de maçã holandesa

Appeltaart - Torta de maçã holandesa

Appeltaart - Torta de maçã holandesa

Appeltaart - Torta de maçã holandesa

E como dizem os holandeses, Eet smakelijk!

Notas de rodapé:

[1] Zante currant em inglês. Não encontrei tradução para o português. Não sei se há disponível no Brasil.

[2] Raisin em inglês. Uva passa em portugês.

Referências:

  1. Artigo da Wikipedia (em inglês) sobre torta de maçã: http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_pie
  2. Vídeo demonstrando o preparo de uma torta holandesa. Muito bom para dar uma noção de como prepará-la: http://www.youtube.com/watch?v=9NOPOdGQLXw&feature=related
  3. Como fazer farinha com fermento: http://southernfood.about.com/cs/breads/ht/self_rise_flour.htm
  4. Set completo de fotos da Torta de maçã de holandesa: http://www.flickr.com/photos/carladuc/sets/72157612212275428/

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. Olá Carla! Parabéns pelo Blog! Fiz esta receita para ceia de natal, foi um sucesso! Vou repetir mais vezes. Beijos

  2. Ola Carla,
    Gostaria de saber qual outro tipo de limão posso usar, exceto o siciliano?

  3. Hoje fiz sua receita de torta de bananas junto com meu namorado: ele fez a massa e eu untei a forma, fatiei as bananas e separei os ingredientes.
    Adoramos, comemos quese toda jogando Rummikub. Vou ver outra receita sua para fazermos.
    Parabéns!!!

  4. Oi Carla!
    Ano passado andei “namorando” o blog Ducs Amsterdam antes da minha viagem para essa cidade. Assim que coloquei meus pezinhos em Amsterdam, corri para provar a tal torta de maçã indicada lá no blog. Não achei tudo isso mas, agora, apresentei um trabalho no meu curso de inglês falando sobre a minha viagem e queria que meus colegas tivessem uma “provinha” de lá. O jeito foi fazer uma Appeltaart (receitinha que achei aqui) e que fez o maior sucesso! (E que achei melhor do que a que comi em Amesterdam, hehehe)
    Obrigada por compartilhar!
    Abraços!

  5. Carla, obrigada pela receita. Morei um ano na Holanda e estava com desejo de comer a appeltaart. Fiz e ficou divina! Só um detalhe: vc não diz se a manteiga é gelada ou em temperatura ambiente. Mas como é para cortá-la em cubinhos, deduzi que seria gelada. E a massa não ficou grudenta, deu supercerto.
    Abraços

  6. Oi Carla! Parabéns pelo lindo blog! Adorei essa receita e quero fazer para matar a saudade da Holanda (morei 1 ano ai) e apresentar p alguns amigos brasileiros a verdadeira torta holandesa… Depois venho aqui te contar o resultado. Pode me tirar uma dúvida? A manteiga da massa é com ou sem sal?
    Obrigada! Abraços!

  7. Pâmela Arumaa says:

    Obrigada por compartilhar esta receita. A torta é maravilhosa e já se tornou a predileta do meu marido. Eu fiz algumas alterações, não coloquei as passas e acrescentei uma banana caturra picadinha junto com a maça, e fiz uma “caminha” para o recheio com um creme básico de leite condensado, leite e maizena e misturei nozes neste creme. Saiu do tradicional mas ficou PERFEITO! rsrs… Mais uma vez, obrigada por dividir esta delícia conosco.

    • Oi Pâmela,
      Que legal que gostou da torta. Na minha opinião receitas são pra ser compartilhadas e adaptadas ao gosto de cada um. Se vc modificou e deu certo e gostou, é o que importa! :) Obrigada por compartilhar aqui a adaptação que fez.
      Abraço.

  8. Ola, adorei as suas receitas vou tentar fazer algumas. Um abraco.

Trackbacks

  1. [...] para fazer nossa janta, além de outras guloseimas para deixar no hotel. Levamos também uma tortinha de maçã, que é uma das poucas coisas de destaque da cozinha local. Devoramos os sanduíches e as tortas no [...]

  2. [...] torta de maçã holandesa participou do Desafio Cha da Tarde, Tortas e Bolos Recheados do From Our Home to Yours, e ganhou um [...]

  3. [...] pdoe fazer você mesmo sua torta de maçã com uma legítima receita holandesa. A Carla publicou a receita de torta de maçã holandesa no site [...]

  4. [...] outra torta que também é uma delícia para ser servida com chá ou café é a torta de maçã holandesa, uma torta típica da culinária holandesa. Vão super bem também para o chá da tarde, o Bolo de [...]

  5. [...] Torta de maçã, a verdadeira torta holandesa: [...]

  6. [...] coisas deliciosas que comemos lá foi o chocolate da ArtiChoc, a appletaart e o stroopwafel.  A appletaart é torta de maçã muito saborosa servida em vários lugares da cidade.O stroopwafel é um biscoito [...]

  7. [...] Eu experimentei algumas em Amsterdam e resolvi preparar em casa. Fiz uma busca no Google e a primeira receita que me apareceu foi do blog Entre Panelas da Carla Duclos. Já preparei algumas receitas dela e gosto muito dos resultados. Além disso, ela mora na Holanda, [...]

  8. [...] (Extraída do site http://www.entrepanelas.net/2009/01/06/appeltaart-torta-de-maca-holandesa/) [...]

  9. [...] Você encontra aqui no Entre Panelas, uma outra receita com maçã que é a tradicional torta de maçã holandesa: [...]

Speak Your Mind

*