Scones ou pãezinhos integrais de amora e ricota

Scones ou pãezinhos integrais de amora e ricota aberto

Minha refeição preferida é o café-da-manhã. Adoro quando chega o final de semana e posso preparar alguma coisa diferente pra tornar o início do dia especial. Faço panquecas, as vezes um bolo e dessa vez escolhi preparar esses scones ou pãezinhos  integrais de amora.

Fáceis e rápidos

Os scones como as panquecas são fáceis e rápidos de preparar. Não precisa deixar crescer a massa e em cerca de 15 minutos de forno eles estão prontos, quentinhos e fresquinhos para serem saboreados. Ideal pra preparar ao lado da minha pequenina que ficou observando o que eu fazia e me ajudando, fazendo parte do trabalho com a farinha em suas panelinhas.

Integral e com frutas

Eu gosto muito de consumir produtos integrais. Já escrevi inclusive um artigo de porquê grãos integrais são melhores que os refinados. Esses scones levam 50% de farinha integral, não são muito doces e levam frutas frescas, fatores que os tornaram ainda mais atraentes pra mim.

Scones ou pãezinhos integrais de amora e ricota aberto - destaque

Eu vi no 101cookbooks essa receita que é uma adaptação da original, feita com framboesas, que está no livro The Smitten Kitchen cookbook, da Deb Perelman, autora do blog Smitten Kitchen. Do 101 eu já publiquei algumas receitas por aqui como a deliciosa caçarola de cogumelos e do Smitten Kitchen, o delicioso mushroom bourguignon.

Prático de fazer, integral, com frutas e vindo dessas duas fontes confiáveis de receitas, eu tinha que testar esses scones.

Mas o que são e de onde vem os scones?

Originários da região da Escócia, são muito consumidos em todo Reino Unido. Eles são o que em inglês se chama de quick bread (pão rápido). O quick bread é algo entre um bolo e um pão. Em geral as receitas de quick bread que vejo, como o bolo de banana com tãmaras e mel, são para mim mais bolo do que pão. No entanto, esses scones estão mais para pão. Por isso decidi chamá-los de pãezinhos integrais de amora.

Scones ou pãezinhos integrais de amora e ricota inteiros

Eles são típicamente servidos com clotted cream e geléia. Clotted cream é um tipo de creme de leite bem espesso comum no Reino Unido. Pesquisando sobre o creme, encontrei um artigo sobre cremes num site em holandês sugeringo misturar 100 gr de mascarpone com 125 g de creme fraiche para substituir o clotted cream. Se quiser tentar no Brasil, nesse artigo, a Ana Elisa explica o que são e como preparar e/ou adaptar os diferentes tipos de cremes de leite.

Aqui em casa comemos os scones com manteiga e geléia e achei uma delícia. Acho que o legal é experimentar com diversos acompanhamentos e descobrir várias possibilidades. E você, como acompanharia esses pãezinhos?

[print_this]

Receita: Scones ou pãezinhos integrais de amora e ricota

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de trigo branca
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada picada
  • 1 xícara de amoras frescas picadas grosseiramente
  • 3/4 xícara de ricota
  • 1/3 xícara de creme de leite fresco

Modo de preparo:

  1. Aqueça o forno a 220 graus C. Forre uma assadeira com papel manteiga.
  2. Numa tigela misture: farinhas, fermento, açúcar e sal.
  3. Adicione os pedaços de manteiga e mexa com a ponta dos dedos até você ter uma farinha mais grossa umedecida pela manteiga. Adicione as amoras e mexa.
  4. Adicione a ricota e o creme de leite e misture com uma espátula ou colher de pau até formar uma massa. Então continue com as mão para unir melhor a massa. Não mexa demais a massa, vá apenas até ela estar uniforme. As amoras vão se dissolver parcialmente na massa e isso é o esperado.
  5. Delicadamente coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e abra ela no formato de um círculo com aproximadamente 2,5 cm de altura. Com uma faca divida o círculo em 6 a 8 porções triangulares (como se fatia uma pizza).
  6. Opcional: Polvilhe um pouco de açúcar por cima (eu não fiz).
  7. Coloque os scones na forma e leva ao forno por aproximadamente 15 minutos.
  8. Opcional: Após os 15 minutos, se o seu forno tiver a função grill, coloque no modo grill para dourá-lo por cima. (eu fiz isso).
  9. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.

[/print_this]

Referências:

  1. Wikipedia: Clotted cream (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Clotted_cream
  2. Kook Rubriek: Room in alle soorten (em holandês): http://kook.rubriek.nl/eten&drinken/room.php
Compartilhe...
Share on Facebook0Share on Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter1Email this to someone

Receba mais receitas no seu email!

Receba gratuitamente em seu email as receitas e mais conteúdo exclusivo!

Comments

    • says

      Oi Thassia, eu nunca fiz com morangos. De sabor deve ficar ótimo. Agora não sei quanto ao fato do morango conter muita água, se ele pode soltar muito líquido e interferir no resultado. Só tem um jeito de saber: testando. :)
      Se fizer, agradeço se puder me contar o resultado.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>