Fazia algum tempo que eu não preparava couve-flor e decidi que estava na hora de fazer algo com ela. Comprei no supermercado e comecei a procurar uma receita.
Eu geralmente comia couve-flor preparada de três maneiras, gratinada com molho branco e queijo, apenas cozida e consumida como uma salada ou empanada e frita. Nada contra nenhuma dessas formas, gosto muito de todas elas, mas eu queria tentar algo novo e diferente e que também fosse simples de preparar.
[adrotate banner=”10″]
Onde encontrei a receita?
Foi no site “101 Cookbooks” que encontrei a “Simple Cauliflower“. A couve-flor era apenas refogada e no final adicionada de raspas de limão siciliano, cebolinha verde picada e queijo parmesão. Além disso, haviam sugestões de prepará-la com outras variações do tempero, como harissa ou curry, o que ampliava a oferta deste prato, pois caso gostasse ainda poderia prepará-lo em outras versões.
Simples e rápida
Preparei a versão básica indicada e ele foi nosso acompanhamento no jantar. Essa couve-flor é super simples e rápida de preparar. O que vai tomar um pouco mais de tempo é picá-la em pedaços miúdos. Mudei ligeiramente o método de preparo, respingando água durante o processo de refogá-la. O resultado foi ótimo. Pretendo certamente repetí-la nessa versão, como também experimentar as outras sugestões da Heidi Swanson, autora do blog 101 Cookbooks e do livro “Super Natural Cooking“, que já são fontes garantidas de inspiração no Entre Panelas, como foi o caso da deliciosa Cassarola de Cogumelos do blog e das panquecas de farinha de arroz integral, retirada do livro e ambas publicadas aqui.
Conquista mesmo os que não são fãs de couve-flor
Se você gosta de couve-flor tenho certeza que vai gostar desta e se não gosta, quem sabe não vale dar uma chance? Eu não testei, mas a Heidi diz que pessoas que em geral não gostam de couve-flor costumam gostar dessa.
Eu sou a favor da idéia de sempre experimentarmos pratos mesmo quando preparados com algo que a princípio não gostamos. Daniel Duclos, escritor e meu marido, escreveu um excelente artigo sobre essa questão do gostar e experimentar, o “Gosto de comida nova“.
UPDATE: Olha só o comentário da Sheila na seção de comentários deste post:
“Olá Carla, Eu e meu marido, gostamos de couve flor.Sempre fiz com molho branco ou cozida e temperada como salada. Mas meus filhos nunca se animaram a provar. Bem preparei a couve flor ontem para nós dois, mas o cheirinho e o temperinho os deixaram curiosos. Provaram, e não é que gostaram? Valeu o dia, heim? Obrigada por mais essa boa receita! Um abraço!”
Sugestões para completar o jantar
Para sobremesa, “Potinhos de limão siciliano“:
Segue a versão em português da receita, levemente adaptada e com meus comentários da Couve-flor refogada simples.
[adrotate banner=”9″]
Couve-flor refogada simples
Ingredients
- 1/2 meia cabeça grande de couve flor ou de 2 a 3 pequenas
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal marinho a gosto
- 1 dente de alho picado
- 1 punhado de cebolinha verde picada usei aquela que é bem fininha
- Raspas de 1 limão siciliano
- Queijo Parmesão ralado usei o queijo Old Amsterdam, que é um queijo envelhecido e picande típico de Amsterdam
- Sal marinho em flocos opcional
Instructions
- Remova qualquer folha da couve-flor e corte-a em pequenas arvorezinhas (não muito maior que o tamanho de uma uva grande) e tome cuidado para que fiquem aproximadamente do mesmo tamanho, para que cozinhem por igual e ao mesmo tempo.
- Aqueça o azeite de oliva e o sal numa frigideira em fogo médio. Quando quente, adicione a couve-flor e vá mexendo até que estejam bem douradas. Eu respinguei um pouco de água durante este processo. Acredito que os pedaços que cortei não ficaram tão pequenos quanto indicados para que cozinhassem apenas refogando.
- Quando perceber que está praticamente pronta, nos últimos 30 segundos, adicione o alho, mexa bem e retire do fogo.
- Adicione a cebolinha picada, as raspas de limão, o queijo ralado, o sal marinho em flocos (opcional) e misture.
- Sirva imadiatamente.
Notes
Mais receitas com couve-flor:
- Cove-flor gratinada: Clássica couve-flor gratinada com molho branco, mas esse é um molho especial que faz toda a diferença no sabor do prato.
- Curry rápido de camarão com couve-flor: Super rápido, fácil de fazer esse curry de camarão com couve-flor é uma ótima opção para o almoço ou jantar
Bailandesa
Vou tentar. Pelo visto, com essa receita vou deixar a minha cisma com o couve-flor de lado 🙂
Carla Duclos
Tomara que vc goste e a cisma vá embora. Comigo aconteceu recentemente com rabanete. Dois anos atrás eu não comia até que experimentei ele refogado, na casa de uma casal de amigos, e tudo mudou.
Se puder, me conte depois o resultado. 🙂
Raul
A foto ficou ótima. Parece saboroso o prato…fiquei pensando como ficaria se acrescentasse brocolis à couve flor….nham..nham..
pus teu link no meu blog. parabens. abcs
Carla Duclos
Olá Raul,
O prato é muito gostoso sim! Acho que tanto acrescentar o brócolis como também fazer uma versão só com ele deve ficar bom também. Se fizer, conte o que achou.
Muito Obrigada!
Abraço,
Nelson
Muito bom.
Rápido, prático e leve.
Abs.
Carla Duclos
Olá Nelson,
Obrigada pelo retorno. Fico feliz que tenha gostado!
Abraço,
silvia
hummm ficou bom.. tambem as panquecas de aveia, uma delicia, acabou o leite, entao fiz com leite de soja e amanha vou tentar em vez da farinha, usar farinha de arroz.. delicia..obrigada..abraços
Carla Duclos
Olá Silvia,
Legal que você veio visitar o blog. 🙂
E mais legal ainda que você fez e gostou das receitas. 🙂 Farinha de arroz é uma delícia, não sei se você chegou a ver, mas eu fiz uma panqueca de farinha de arroz integral que é muito boa! Uma das nossas favoritas também.
Obrigada pela visita,
Abraços,
Carla
Sheila
Olá Carla,
Eu e meu marido, gostamos de couve flor.Sempre fiz com molho branco ou cozida e temperada como salada. Mas meus filhos nunca se animaram a provar.
Bem preparei a couve flor ontem para nós dois, mas o cheirinho e o temperinho os deixaram curiosos. Provaram, e não é que gostaram??
Valeu o dia, heim? Obrigada por mais essa boa receita!
Um abraço!
Carla Duclos
Oi Sheila,
Nossa, valeu muito o dia! 🙂 Fiquei muito contente em saber que seus filhos que não comiam couve-flor provaram e gostaram dessa. Que alegria! 🙂
Um beijo,
Eliana
Amei ! Simples..facil e deliciosa !
Era exatamente q procurava !
Bjs
Carla Duclos
Oi Eliana,
Obrigada! Legal que você gostou! 🙂
Beijos,
simone lima
que dilicia meu marido gostou muito do couve-flor refugado, parabens.
Carla Duclos
Oi Simone,
Que bom que seu marido gostou. Fiquei feliz em saber!
Obrigada! 🙂
Rosa Coelho
Achei maravilhosa.Bem natural ,facil de preparar e muito saborosa.Parabens!
Carla Duclos
Oi Rosa,
Obrigada! Que legal que gostou da receita! 🙂
Angela
Vou tentar agora com couve-flor roxa.
Carla Duclos
Oi Angela, Espero que tenha gostado!
VERA
CARLA, GOSTARIA DESSA RECEITA QUE VC COMENTOU: RABANETES REFOGADOS
Carla Duclos
Oi Vera,
A receita que provei na casa dos meus amigos foi essa salada de cuscuz marroquino que tem o rabanete refogado como um de seus ingredientes. A receita você encontra aqui: https://www.entrepanelas.net/2008/07/23/salada-de-cuscuz-marroquino/
Abraço,
Sandra candido
Fiz e aqui em casa todos adoraram principalmente as crianças….
debora santos
Nossa , eu confesso que tinha uma cisma com couve-flor , mas depois dessa receita hummm tudo mudou , eu fiz e amei rsrs muito obrigada e parabéns pelo blog ele é ótimo ! beijos
Carla Duclos
Oi Debora,
Que legal saber que essa receita ajudou vc a gostar de couve-flor. 🙂
Obrigada pelo comentário!
Abraço.
Francileia Pereira de Souza
Éu vou experimentar pela primeira vez a colve flor , meu marido ama ,
Carla Duclos
Tomara que vcs gostem 🙂
Dieny Silva
Encontrei essa receita aqui e resolvi fazer porem como eu não tinha alguns ingredientes dei uma modificada e ficou divino. Primeiro antes de refogar a couve-flor refoguei uma cebola junto ao alho, depois coloquei a couve depois destes refogado acrescentei um ovo, e acrescentei queijo catupiri e o tempero verde e a receita ficou divina. Detalhe como meu azeite tinha acabado fiz o refogado com margarina quali. Sem mais atenciosamente Dieny.
Obs: Obrigado pela receita.
Carla Duclos
Que legal que modificou a receita e que ficou uma delicia. Obrigada por compartilhar aqui. Abraço!
sandra
Nossa..adorei..salpiquei raspas de limão, ficou divina
sandra
adorei..salpiquei raspas de limão..ficou maravilhosa
murilo
delíciosa esta receita,simples,prática e nutritiva,sem artificialismos desnescessários e com o sabor natural peculiar.nota 10.
SANDRA
BOA NOITE,
DEVERIA TER OPÇÃO DE ENVIAR AS RECEITAS POR E-MAIL. VOU FAZER A COUVE FLOR REFOGADA SIMPLES, DEVE FICAR MUITO SABOROSA…..
GRATA,
SANDRA
Carla Duclos
Oi Sandra, no final do artigo, na seção “Compartilhe”, tem opção para você enviar por email.
Legal que gostou dessa receita. 🙂
Abraço!
Niara Piccardi
Oi Carla
Fiz tua receita hoje no almoço e gostei muito. Eu gosto de qualquer jeito, mas meu marido não, então fica difícil cozinhar para duas pessoas e uma não comer; sozinha não dou conta e acaba indo fora. Hoje comemos tudo.
Obrigada!
carladuc
Que legal saber disso Niara! 🙂
Obrigada pelo comentário! Fico feliz em ter ajudado com a receita.
Abraço.
Marcella Nunes
Eu amo couve flor e costumo fazê-la refogada, mas nunca desse jeito. Eu sempre pico a mesma já cozida, pra depois refogá-la. Desse jeito ela fica cozidinha por dentro? De qualquer forma, adorei a dica. Vou comprar um por aqui e ver como fica.
Bjs!
carladuc
Oi Marcella,
Ela fica cozida sim! Tem que corta em pedaços bem pequenos e o que eu faço é ir respingando água e refogando a couve-flor até ela estar cozida no ponto que eu quero.
Você que adora couve-flor tenho certeza que vai gostar dessa receita. 🙂
Abraço!
deborah matthiesen
Que interessante e prático! Eu adoro couve flor, mas sempre cozinho… nunca achei que desse certo apenas refogar. Vou experimentar! Adoro seu Blog! Sempre ótimas dicas!!! Bjs
carladuc
Oi Deborah,
Sá super certo refogar e fica uma delícia! 🙂 Espero que você goste!
Obrigada pela companhia qui no blog. 😉
Beijo!
Tereza
Olá Carla, muito boa a receita de couve flor refogada.sempre comi gratinada com creme de milho ou salada com tomate seco. Simples e pratica .
carladuc
Oi Tereza,
É demais essa receita né? Fico muito feliz que tenha gostado. 🙂
Abraço!
Carlos Bento de Mello
Carla, muito prática e saborosa essa receita de couve-flor ! já repeti algumas vezes, faço na panela de barro !
carladuc
Que legal saber que faz essa receita. Deve ficar uma delícia na panela de barro.