Doce de banana

Doce de Banana

Esse doce é uma ótima opção para aproveitar aquelas bananas que passaram do ponto. Sobrou uma ou duas bananinhas, mande ver nesta receita que é muito simples, rápida e gostosa. Ele é tão gostoso que vale separar bananas para prepará-lo e não apenas aguardar que elas sobrem.

A receita é uma pequena adaptação do doce de banana caseiro que minha mãe sempre fez. A única diferença é que usei açúcar mascavo no lugar do branco. Como usei o mascavo, optei por não fazer um caramelo antes de adicionar as bananas e adicionei o açúcar direto na panela junto com as bananas.

Doce de Banana

Se você preferir usar o açúcar branco, leve primeiro ele ao fogo e deixe ele virar um caramelo e então adicione as bananas. Ele irá endurecer na hora em que você colocar as bananas, mas derreterá novamente depois.

Doce de Banana

Há diversas maneiras usar bananas em receitas deliciosas. Algumas outras sugestões:

Bolo de banana com tâmaras e mel

Bolo de banana & aveia

Torta de banana - Banana pie

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. hummm… tô com saudade de doce de banana. E do arroz doce da minha vó…

  2. Oi Gustavo,

    Eu adoro esses doces caseiros que as vós costumam fazer. :)

    Doce de banana sempre foi um dos meus preferidos. hehe

    Mandem ver nesse de banana que é facinho de fazer e da pra dar matar um pouquinho da saudade embora certamente não será igual ao da sua vó. :)

  3. Oi! Mmm, fácil e gostoso.
    Olha, um amigo me passou este blog de receitas que parece interessantíssimo:
    http://www.elise.com/recipes/

  4. Oi Carol,

    Esse doce é facinho mesmo.

    O “Simply Recipes” é legal sim. Confesso que já conhecia e inclusive é um dos sites de culinária que assino. Ainda não testei nenhuma receita dele, mas irei! O about do site é muito simpático e ela (A Elise, autora) dá umas dicas de fotografia ótimas aqui: http://www.elise.com/recipes/archives/004180photography_on_simply_recipes.php.

    De qualquer maneira, obrigada pela indicação. :)

    Beijo,

  5. Daniel Guimaraes says:

    É muito facil o doce de banana, eu que não sou bom na cozinha fiz e ficou hiper gostoso, porêm coloquei caldo de laranja e um colher grande de mel junto com a banana amassada e açucar. ficou muito gostoso.

    • Hideraldo says:

      Olá Daniel tudo bem? cara eu adoro cozinha e adorei essa opção que vc deu de caldo da laranja mel e açucar, mas não entendi direito ao invez do suco de limao vc adicionou o caldo da laranja mel e açúcar? é isso poderia me responder pois fiquei muito interessado em fazer esse doce de banana apesar de eu gostar muito de doce de banana, aguardo ancioso pela sua resposta abrção.

  6. Olá Daniel,

    Que legal saber que você fez o doce, deu certo e você gostou.

    Nossa, boa a dica do suco de laranja e mel. Vou experimentar!

    Abraço,

  7. muito boa a receita gostei

  8. Carla,

    Gostei muito do blog, os comentário que vc faz sobre as receitas facilita muito o preparo. Parabéns!

  9. jhoseyrslan says:

    hola .. fiz o doce de banana mais creio q me pasei na quantidade de açucar ,entao resolvi adicionar um pouco de morango (picado) e acreditem ficou ate bom rsrsrs….un saludo a todos…jose madrid

  10. Nadia Alvarenga says:

    Fiz o doce de banana adorei !

  11. Adorei a receita ….tava querendom comeer um doce e fiz esse de banana …adorei ,,,..brigada
    Moro com amigas em aracaju e moramos distante dos pais que moram no interior ai temos que aprender afazer uns docinhos ….Brigada pela receita .

  12. Nilza Barros says:

    Olá,
    Fiz o doce e a torta de banana. Ficaram deliciosos.
    Eu costumo fazer bolo de banana, mas nesta torta a massa fica parecendo um biscoito crocante! Meu marido adorou!!Vou fazer sempre.

  13. Carla, adorei essa receita, igual da minha avó, só que ela fazia sem o acúcar mascavo. O açúcar mascavo não altera o sabor?

    • Oi Francine,

      Sim, o açúcar mascavo acrescenta seu sabor, o que eu adoro. Mas se preferir, faça com o açúcar branco. Eu faço as duas versões, as vezes com o mascavo, as vezes com o branco.

      Se fizer com o açúcar branco, primeiro derreta o açúcar até formar um caramelo, aí então adicione as bananas amassadas misturadas com o suco de limão. O caramelo vai endurecer na hora que colocar as bananas, mas vá mexendo até que se dissolva novamente e se misture as bananas. Então deixe cozinhar até estar na textura desejada.

      Abraço,

  14. oi carol!
    Receita muito boa.
    Dica: Eu bati a banana e o limão no liquidificador antes de levar a panela.
    Pra quem gosta eu adicionei uma colher de chá de gengibre.
    abraço

  15. olá eu segui a sua receita e o doce que fiz ficou uma delícia! Muito obrigado!

  16. Adorei a receita! Estava tentando achar uma versao que usasse o acucar mascavo ao inves do branco, e fiquei muito contente. Sem contar que a sua receita leva beeem menos acucar! :)

  17. Gabriela dos Santos says:

    NOTA 1000 pra esse doce…confesso q no inicio pensei q não ia dar muito certo, porém ficou maravilhoso, azedinho no ponto que eu estava procurando, vou fazer sempre, no momento estou aqui comendo ele quentinho com pão. Parabéns e obrigada!

  18. Oooie , Mto legal a receita !! Minha mãe amou :D

  19. nossa adorei esse doce eu fiz a qui em casa rsrs kkkkk

  20. que doce gostoso hummmm, ja estou c/ vontade de faser de novo. aqui em casa foi um tapa, nem cachorro comeu porque não sobrou.muito bom.

  21. Nossa, pela primeira vez, preparei um doce melhor do que a minha mãe! Obrigada pela receita, eu devorei!

  22. Acho que vou tentar fazer a receita agora, vim na internet dar uma olhadinha em algumas receitas com banana (pois tem umas estragando na geladeira) e achei essa daqui. Deve ficar ótima! Eu só não sei bem a quantidade de nada, pois aqui diz duas bananas e aqui em casa tem quase um cacho com umas 5, 6 bananas… acho que vou fazer no olho mesmo e vai ter que ser com o açúcar branco, e invés de canela em pau pode ser em pó? Boa sorte pra mim! Hehe.

  23. Ola querida.
    Acabei de colocar no fogo um doce de banana…
    Mas fiz uma pesquisa para ver se a minha receita era boa, e é igualzinho a da tua mae.
    Açucar caramelado, banana, canela e cravo…
    Quero fazer a torta de banana.
    Um abraço.
    Thais
    Cucina Mon Amour

  24. Adoreeiiiii… Amo fazer coisas diferentes e faceis. Adoro cozinhar para minha familia e receber elogios e tenho certeza que vão adorar essa receita! Eu não sou muito fã de doces, mas de vez em quando sinto falta… Fiz essa receita com minha filhinha de 4 anos, ela adora frutas e já estamos provando com um pouco de creme de leite! DELICIAAAA

  25. Oi, doces saudações. Comprei sábado algumas banas, ache que
    exagerei na quantidade. As Bananas Maçãs foram-se todas, mas d’água
    e prata sobraram algumas, posso fazer doce de todas juntas? Como
    deixo o doce delas vermelho tinto? Grato Carlos

  26. poxa, que peninha,,, eu queria a resposta para agora, pois
    nesta 5a.f pleiteava isto. Mas, aqui sempre sobra bananas, por isto
    continuo aguardando a respostas. Grato Carlos

  27. Berenice de Souza Marinho says:

    Ola aquí em casa somos 4. Vivemos na Bolivia. Ontem nos derem varias bananas. Resolvi fazer um doce e como sempre fica u pouco escurinho. E agora vi sua receita. A mina pregunta é: O limão serve para o gostinho ou para não ficar escuro. Obrigada!
    Moramos na Bolivia.

    • Oi Berenice, o limão serve para dar sabor e ele também contém pectina que ajuda a preservar o doce. Ele vai ficar escuro por causa do caramelo ou da cor do açúcar mascavo.
      Abraco!

Trackbacks

  1. [...] a dica também de um doce de banana extremamente simples pra você preparar quando da aquela vontade de um docinho ou quando aquela [...]

Speak Your Mind

*