
Aqui o inverno já chegou com tudo. Tivemos uma semana com temperaturas que chegaram a -8C com sensação térmica de -15C. As temperaturas agora estão mais amenas, mas foi a primeira vez que vi tanto frio tão cedo por aqui.
[adrotate banner=”10″]
Escolhi compartilhar com vocês hoje uma receita que cai super bem com um friozinho. Essa receita foi baseada na sopa de noodles com espinafres da Ameixinha do Canela Moída. Em inglês esse tipo de sopa é chamada de Chicken Noodle Soup.
O que é noodle e qual a diferença entre noodle e macarrão?
Eu fiz uma pesquisa pra tentar entender a diferença entre eles e a conclusão à que cheguei é que noodle e macarrão são a mesma coisa. No Brasil usa-se macarrão para as massas em fios/fitas longas de origem italiana e noodle para os de origem oriental.
O que nós chamamos de macarrão é chamado de pasta em inglês. No entanto pasta no inglês é usado também para representar não apenas o macarrão mas também outros tipos de massas. A tradução de pasta seria massa, um termo mais abrangente, mas que inclui o macarrão, termo específico que possuímos em nossa língua. Noodle até onde eu sei não tem tradução pro português e chamamos de noodle mesmo.
No inglês no entanto, de acordo com a Larousse Gastronomique, as pastas existem em diversas formas e são em geral categorizadas entre orientais e italianas. As pastas de formato longo e afinado (fios/fitas) são chamadas de noodle e os demais formatos, pasta. Os noodles de origem oriental são preparados com uma diversidade maior de tipos de farinhas enquanto que os italianos são em geral de farinha de trigo.
No Brasil podemos dizer que noodle é um macarrão oriental, em geral chinês ou japonês.
Onde comprar noodle
Em São Paulo no bairro da Liberdade certamente há noodles disponíveis e acredito que talvez na seçao de produtos orientais dos grandes supermercados. Lojas especializadas em produtos naturais e integrais e empórios como o Santa Luzia imagino que devam trazer boas opções também.
Aqui na Holanda eu compro nos supermercados de produtos orgânicos, como Natuurwinkel e Eko Plaza, que sempre oferecem vários tipos de noodle, orgânicos e em geral integrais. Acredito que nas lojas especializadas de produtos orientais, conhecidas como Toko também deve haver noodle.
Modificações feitas na receita
Eu modifiquei um pouco a receita original que levava uma quantidade significativa de curry. Embora eu goste muito desse tempero, acho ele muito forte e preferi reduzir a quantidade pra ter um sabor mais suave. Também adicionei uns pedacinhos de gengibre fresco, pois acho que gengibre vai muito bem com frango e em sopas com um sabor mais oriental como essa. Outra adição que fiz foi molho de soja (shoyo). Da primeira vez que preparei, adicionei uma cenoura em rodelas, o que deixou a sopa mais nutritiva e combinou muito bem nesse prato.
Essa sopa além de riquíssima em sabor é muito simples e rápida de preparar, o que adiciona muitos pontos a seu favor.
Se alguém quiser tentar uma versão vegetariana, acho que tofu firme é um bom substituto do frango e imagino que deva combinar bem também.
Nessa receita use o tipo de noodle que preferir, mas use um de qualidade. Na primeira vez que fiz usei Soba noodle (noodle japonês de trigo sarraceno) e na segunda, Somen noodle (noodle de trigo integral). Ficou ótimo com os dois. A Ameixinha usou noodle de arroz e a receita original na qual ela se baseou, usou noodle de ovos. É bem flexível, use o que preferir.
Mais sopas?
Aqui no Entre Panelas você encontra também outras receitas de sopas. Veja algumas outras delícias já publicadas por aqui:
E abaixo, a receita de hoje, a sopa de frango, espinafre e noodle.
[adrotate banner=”9″]
Sopa de frango, espinafre e noodle (com curry e gengibre)
Ingredients
- Azeite de oliva
- 2 peitos de frango
- 2
cebolas pequenas ou uma grande em rodelas
- 5
mãos de folhas de espinafres frescos
- 1 litro de caldo de legumes ou de frango ou água (usei cerca de 600 ml de caldo de legumes e 400 ml de água)
- 300 gramas noodle
- curry a gosto
- gengibre fresco picado a gosto
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
- molho de soja (shoyo) a gosto
Instructions
- Leve uma panela ao fogo, coloque uma colher de sopa de azeite e os espinafres lavados. Adicione a noz-moscada e mexa até os espinafres murcharem. Reserve.
- Para usar uma única panela, eu dou uma lavada na panela onde refoguei o espinafre e uso ela a partir deste ponto.
- Coloque azeite de oliva na panela (cobrindo o fundo) e leve ao fogo baixo. Adicione os peitos de frango e doure os filés por cerca de 5 minutos de cada lado. Reserve.
- Na mesma panela onde dourou os peitos de frango, coloque azeite de oliva até cobrir a superfície e aqueça em fogo médio. Junte as cebolas e mexa de vez em quando. Nesse ponto eu adicionei umas gotinhas de água pra "limpar" o fundo da panela e incorporá-lo à cebola.
- Depois de cerca de 3 minutos adicione o curry e o gengibre fresco e mexa bem para envolver as cebolas. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 a 10 minutos até as cebolas amolecerem. Mexa de vez em quando.
- Corte o peito de frango em pedaços.
- Adicione o frango e o espinafre às cebolas e mexa bem.
- Adicione o caldo de legumes/frango e/ou água e deixe ferver por cerca de 2 minutos.
- Junte a massa e deixe o tempo necessário para seu cozimento (vai variar com o tipo de noodle que utilizar).
- No final adicione o molho de soja e ajuste os temperos a seu gosto com sal e pimenta do reino se necessário.
Referências:
Artigos online
- Food Info Site – “What is the difference between pasta and noodles?”: http://www.food-info.net/uk/qa/qa-fp147.htm
- BBC Food Ingredients – “Noodles”: http://www.bbc.co.uk/food/noodle
- Wikipedia – Noodle: http://en.wikipedia.org/wiki/Noodle
- Wikipedia – Pasta: http://en.wikipedia.org/wiki/Pasta
Livros:
- Larousse Gastronomique – Edição em inglês de 2009




Ficou tão mais bonita que a minha e deve ser tão ou mais deliciosa 😉 Gostei muito das tuas adaptações, também gosto de gengibre e molho de soja nem se fala. Para a próxima experimento esta tua versão 🙂
Oi Ameixinha,
Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Eu agradeço a sua receita, pois essa sopa já foi feita mais de uma vez aqui em casa. 🙂
Me conte depois o que achou das adaptações.
Beijo,
Carla
So um comentario, mas não tenho certeza que procede: Acho que a diferença basica de macarrão e o macarrão oriental, é que o primeiro leva algum ingrediente a mais, que faz com que ele demore mais a cozinhar, mas seja mais digerível. O macarrão oriental, que seria o noddle, tem uma receita mais simples.
Eu gosto muito de suas sopas, me ajudaram muito a emagrecer no grande cataclisma de 2008. Vou tentar essa tm…
Oi Barts,
Então, na verdade não procede não. Não é ingrediente a mais que faz a diferença entre elas. O macarrão italiano é extremamente simples, farinha, ovo e água. O oriental já existe com mais variações de ingredientes. Agora eu não sei dizer porque o oriental em geral cozinha mais rápido. Talvez algo no processo de industrialização, porque massa caseira cozinha bem rápido.
Fico feliz de saber que as sopas fazem sucesso. 🙂 Me conta depois o que achou dessa.
Beijo,
Eu penso que a grande diferença está no cereal que compõe a farinha ingrediente principal da massa.
Enquanto que os ocidentais usam o trigo para as massas, os orientais usam o arroz.
A grande diferença? O glúten!
Oi Raquel,
Então, na verdade não é essa a diferença não. Os orientais usam várias outras coisas além de arroz em suas massas. O somen noodle que usei por exemplo, é um noodle de trigo integral.
Macarrão e noodle são a mesma coisa. Apenas usamos o nome macarrão quando nos referimos ao de origem italiana e noodle ao de origem oriental.
Obrigada por seu comentário. 🙂
Abraço,
Oi Carla sou a Maria de Sampa, computador é novidade p/ mim ,sou vovó voce entende né foi a 1ª ves que escrevi p/ alguem, fiquei muito felis que voce respondeu,sabe também gosto muito de cozinha mas sou só curiosa, o proximo passo é aquele rocambole que me deixou com agua na boca e também adoro sopas beijos.
Oi Maria,
Que legal que agora está conectada usando o computador. 🙂
Hm, o rocambole é uma delícia. Me conte depois o que achou.
Beijos,
Carla. que delícia de artigo. Bem explicadinho, e a receita é muito gostosa. Saí da inglaterra com este frio imenso só começando. e estava já -7oC aonde moro, coisa rara. Enquanto isso estu aqui no Brasil, no calorzinho. Estou sendo comida por mosquitos mas o calorzinho é gostoso. feliz natal e um ano de 2011 maravilhoso para voces.
Oi Valentina,
Obrigada! Que legal q gostou do artigo. Guarda essa sopa pra preparar na volta pras terras geladas. 🙂
Aproveite muito o sol e calor do Brasil! Espero que tenha tido um ótimo Natal e te desejo tbém um super 2011! 🙂
Beijos,
Carla,
Aprecio muito seu blog, muito úteis seus comentários e receitas.
Posso te explorar um pouquinho?
Vc conhece algum site ou livro sobre pimentas?
Eu encontrei alguns, mas pobres em informações, porque vc tem que conhecer bem as propriedades do que se vai cozinhar, creio que vc concorda comigo.
Caso tenha alguma indicação, estou aguardando.
Obrigada.
Oi Carmen,
Obrigada! Fico feliz que goste do blog. 🙂
Infelizmente não conheço nenhum livro de pimentas pra indicar. Se encontrar algum bom, agradeco se puder me contar.
Abraço,