Essa salada de cuscuz marroquino é super fácil e prática de preparar. Um prato leve e super saboroso. Ela pode ser servida como uma refeição completa. É uma ótima opção vegetariana e perfeita para um dia de calor.
Mas o que é cuscuz marroquino?
A primeira vez que ouvi falar sobre cuscuz marroquino foi há uns bons 10 anos atrás, com uma amiga minha que me contou que havia descoberto um cuscuz diferente e que era muito bom. Fiquei curiosa para experimentar, mas demorou algum tempo até que finalmente preparei.
[adrotate banner=”10″]
O que eu conhecia de cuscuz era o o prato cuscuz paulista, feito com farinha de milho.
O cuscuz marroquino não é um grão natural como o arroz por exemplo. Ele é como uma massa e é de semolina. Aqui na Holanda é possível comprar o cuscuz também na versão integral.
Além de ser usado em saladas, o cuscuz marroquino é uma ótima opção para refeições, muito versátil e saboroso. Você pode servir o cuscuz no lugar do arroz por exemplo. Tem a vantagem de estar pronto em 5 minutos, pois ele é apenas hidratado, não precisa cozinhar.
Uma dica para hidratar é que o cuscuz vai absorver o sabor do líquido onde for hidratado, assim, usar um caldo de legumes ou de frango vai deixá-lo mais saboroso.
Eu tenho uma outra receita deliciosa com cuscuz aqui no blog, onde ele é servido com um peixe ao molho de camarão.
Essa salada de cuscuz marroquino é super versátil
Eu descobri a salada de cuscuz marroquino na casa de um amigo. Quando vi a facilidade do preparo e o quão gostoso era, me animei e na mesma semana fiz minha própria versão da salada. Adoro pratos práticos, fáceis e gostosos. Quem não? 🙂
Desde então essa salada virou um prato recorrente aqui em casa. Já a preparei em diversas versões. Eu simplesmente adoro.
Você pode preparar essa salada com uma grande variedade de vegetais. Eu sugiro alguns vegetais nessa receita, mas você pode substituir por qualquer um que você gostar. Teste as combinações que te ocorrerem e veja se gosta.
Conhece rabanete refogado?
Uma coisa legal é que quando experimentei essa salada na casa do meu amigo, ela continha rabanete. Eu nunca gostei muito de rabanete, mas como eu era convidada, obviamente que eu comeria o rabanete feliz. O rabanete foi preparado refogado no azeite, o que era total novidade pra mim, pois sempre conheci ele em saladas cru. Nunca cruzou minha mente cozinhar o rabanete. E, quando fui comer a salada já esperando que não gostaria muito por causa do rabanete, eu descobri que na verdade eu adoro rabanete refogado. O que eu não gosto é dele crú.
Gostei tanto do rabanete na salada, que ele quase sempre entra nas minhas saladas de cuscuz. Eu recomendo que você experimente. O sabor dele fica completamente diferente.
Queijo feta e opções de substituição
Um dos ingredientes dessa versão da salada é o queijo feta. Ele é um queijo grego preparado com leite de cabra e ovelha. Ele é um queijo fresco, lembra levemente o queijo branco fresco no Brasil, mas é mais forte em sal, tem a textura mais rica e sabor mais acentuado.
Sei que é um queijo caro e não muito fácil de encontrar no Brasil. Um bom substituto para o feta talvez fosse um queijo mineiro levemente curado, num estágio mais macio antes dele ficar duro. Algum outro queijo de cabra deve funcionar bem também.
Outra opção é usar lascas de parmesão. Depois de descobrir a intolerância à lactose do maridão, paramos de usar o feta e passamos a usar o parmesão nessa salada. Fica excelente.
Se fizer essa salada, não esquece de deixar um comentário e avaliar a receita. Adoro ouvir o que você tem pra dizer. Se fizer com outros ingredientes, compartilhe nos comentários a sua versão da salada. E se fotografar, compartilhe no Instagram com a hashtag #blogentrepanelas e/ou me marca na descrição da foto para eu poder ver a sua foto e curtir. Eu sou a @carladuc lá no Instagram.
Esse artigo foi atualizado dos arquivos do blog. Ele foi publicado a primeira vez em 2008.
[adrotate banner=”9″]
Salada de Cuscuz Marroquino
Ingredients
- 150 g cuscus
- 250 ml de caldo de legumes ou água
- 150 g queijo Feta
- 10 rabanetes pequenos cortados em 2 ou 4 dependendo do tamanho
- 80 g ervilha torta cortadas ao meio
- 6 to mates cereja cortados ao meio
- 1/2 pepino pequeno cortado em cubos
- 1 punhado de salsinha picada
- 1 punhado de cebolinha picada
- azeite de oliva
- sal e pimenta do reino a gosto
Instructions
- Coloque 150g do cuscuz numa tijela.
- Ferva 250 ml de caldo de legumes e despeje por cima do cuscuz.
- Tampe e aguarde 6 minutos. A água será toda absorvida.
- Jogue um pouco de azeite de oliva sobre o cuscuz hidratado e vá soltando com um garfo.
- Despeje o cuscuz soltinho numa travessa
- Aqueça 1 colher de sopa de azeite de oliva e refoge o rabanete e a ervilha torta até que estejam cozidos e al dente. Reserve.
- Pique o pepino, o tomate cereja, o queijo feta, a salsinha e a cebolinha e reserve.
- Misture todos os legumes ao cuscuz.
- Tempere a gosto com sal e pimenta do reino.
Notes
Você pode substituir os legumes utilizados nesta receita por outros. Por exemplo: abobrinha, berinjela, pimentão. Eu gosto bastante de usar grão de bico nessa salada.
Eu experimentei isso aqui também. É muito bom. Parece um macarrão chumbinho, mas bem mais leve e fininho.
Essa receita desse ficar muito boa, vou tentar.
Fica gostoso temperar a salada com um pouquinho de menta tb.
Erika,
Nós também gostamos muito. Tente essa salada sim. É muito prática e muito gostosa!
Adorei a sugestão da menta. Vou experimentar! 🙂
carla, gostaria de saber qual a marca do seu cuscuz? obrigada
Oi Ligia,
Eu uso diversas marcas que tem aqui na Holanda. Vc está na Holanda ou no Brasil?
Abraço.
Olá Carla , td bem ? Adoro seu blog 🙂 Sempre com novidades para variar a rotina, parabéns !!!
Gostaria de saber se o cuscus é muito calórico …
Abração
Luciana
Oi Luciana,
Tudo bem! Obrigada! Fico muito contente mesmo em saber que você gosta do blog.
Quanto às calorias, ele tem menos que o arroz. Segundo a wikipedia 100 gramas de cuscuz tem 112 calorias enquanto 100 gramas de arroz tem 130.
É mais ou menos como o arroz. Ele é um carboidrato na sua refeição. 🙂
Abraço e obrigada pela companhia por aqui.
Amo suas receitas e certamente vou experimentar essa também!
Obrigada e um abração,
Kênia
Obrigada Kenia! 🙂 Fico feliz em saber que gosta das receitas. Obrigada pela companhia por aqui e me conta depois o que achou dessa receita. 🙂
Abraço!
Adorei !
Que legal! Obrigada! 🙂
Oi Carla!
Fico feliz em saber que já estão melhores da gripe. Quanto as receitas acho o máximo, devagar vou testando todas para ver qual é melhor aceita pelo meu clã. Gostaria de receber uma receita tradicional da Holanda para um jantar em família no verão. Beijos amiga
Olá Agnez,
Obrigada! Felizmente estamos melhores da gripe. Eu tenho um menu holandês publicado aqui no blog: https://www.entrepanelas.net/menu-holandes-no-inter-blogs/ Os pratos não são especialmente indicados para o verão. As comidas salgadas mais típicas holandesas são mais fortes e mais indicadas pro inverno. Dá uma olhada no menu e veja o que acha. 🙂
Beijo.
Adorei a receita do Cuscuz marroquinho, porque fica delicioso e com um custo bem abaixo daquele feito com frutas secas! Já fiz e aprovei!
Oi Sônia,
Que legal que fez e gostou dessa salada. 🙂
Obrigada por seu comentário.
Abraço!