Quem traz a receita de hoje é o maridão, o Daniel Duclos que escreve o excelente DucsAmsterdam. Ele é o expert nessa geleia aqui em casa, que se tornou nosso mais atual vício.
Ele já fez tantas vezes que até já tenho minha versão favorita, a que leva balsâmico. Balsâmico e morango nasceram pra viver juntos, não acham?
Deixo vocês com o ótimo texto e a receita adaptada por ele dessa deliciosa e super prática geleia de morango feita no microondas.
[adrotate banner=”10″]
Opa, Daniel aqui.
Um dos sinais de que o inverno acabou aqui na Holanda é o cheiro dos deliciosos morangos que se espalham pelas quitandas e supermercados em ofertas irresistíveis e acabam indo fazer uma linda pilha na nossa geladeira.
Ô delícia.
É tanto morango que a gente mal dá conta de comer tudo. Mas sabe cumé, quem resiste a comprar ainda mais uma caixa?
Deixar estragar não é uma opção (obviamente), porém como fazer algo no meio da rotina diária de cuidar das crianças? É janta, almoço, café da manhã, leva e busca na escola, corre pra dar banho, Babyduc recolhe seu chinelo, Bebêduc deixa o cabelo da sua irmã, sim, já vou brincar de fazer aviãozinho de papel (quem resiste brincar de aviãozinho de papel, meu Deus, olha a pilha de louça).
Ufa.
Geleia de morango caseira
A resposta é a seguinte: geleia caseira de morango. Feita no microondas.
É simplão, não precisa ter tacho de cobre em forno a lenha nem uma casinha na montanha, você faz em minutos e, olha, envolve os dois saguizinhos na brincadeira de fazer geleia (quem resiste a brincar de fazer geleia, inda mais que o produto final é também sobremesa?)
Pronto, resolve a falta de tempo e o excesso de morangos de uma vez só.
A origem da receita
A receita é mais uma vez do excelente Simply Recipes, microwave strawberry jam, e é super simples e prática. O cupcake de chocolate que a Carla publicou recentemente aqui é também de lá.
Quer dizer, eu vou postar a minha versão da receita, mas eu adaptei de lá. Tudo o que você precisa pra fazer essa geleia de morango é um pirex grande, limão, açúcar, um microondas, um pouco de vinagre balsâmico e dois saguis pra te ajudar.
Tá, o balsâmico e os saguis não são estritamente necessários pra receita funcionar, mas ambos adicionam alegria na sua vida.
A receita rende uma pequena quantidade de geleia, mas dá cabo das caixas extras de morango e evita a trampada toda de ter que esterilizar pote para conservar por um tempão e tal. É fazer e ir comendo.
Ah sim: eu descobri que com moranguinhos menores a geleia fica mais bonita, mas gostosa igual.
Virou padrão aqui na casa dos Ducs comer deliciosa geleia de morangos caseira feita no microondas. Tenho certeza de que vai virar na sua casa também.
E o pão que aparece nas fotos é caseiro também.
Se fizer essa geleia de morango, avalie a receita e deixe sua opinião nos comentários. Vou adorar ler! E se tirar uma foto, compartilhe no Instagram ou Twitter com a hashtag #blogentrepanelas pra eu poder ver e curtir. Você pode me seguir lá no Twitter, Instagram e Facebook.
E pra acompanhar o Daniel, siga o DucsAmsterdam no Twitter, Instagram e Facebook.
[adrotate banner=”9″]
Geleia de morango prática feita no microondas
Ingredients
- 2 e meia xícaras de morangos lavados e picados.
- Meia xícara de açúcar
- Suco de meio limão siciliano pode ser menos limão? Lógico, a geleia é sua. Eu gosto da minha bem limonosa.
- Um “tá bom” de vinagre balsâmico o “tá bom” é uma medida padrão que eu inventei: você põe até olhar e dizer “tá bom”. Ok, ok, para dar uma noção comece com 1 colher de chá de balsâmico e ajuste pro seu “tá bom”.
- Um tá bom de raspas de laranja eu raspo um quarto de laranja, às vezes mais.
Instructions
- Coloque e misture todos os ingredientes em uma tigela grande que possa ir no micro ondas (isso é importante, porque a mistura vai crescer no micro ondas e pode transbordar - portanto não dobre a receita porque vai dar meleca).
- Deixe marinar por meia hora.
- Coloque um prato embaixo da tigela e ponha ambos no micro ondas (o prato é pra aparar a mistura se eventualmente transbordar – e se transbordar, pare o processo e transfira tudo para uma tigela maior).
- Coloque em potência alta por uns 5 minutos. Pause, misture com uma colher e repita até ficar pronto. Eu descobri que no meu micro ondas o ideal é duas vezes e meia (ou seja, total de 12m30s). A potencia do meu micro ondas é de 800 W. Ajuste para o seu. E veja também o ponto que você quer. Lembre-se de enquanto quente a geleia fica mais liquida. Depois ela esfria e engrossa (para de te dar bom dia e tal...).
- Por falar em esfriar, estando pronto, transfira para outra tigela menor e deixe esfriar.
- Depois é só guardar na geladeira e ir consumindo.
Rodrigo Lopes
Parece bom, mas acho que faltou um ‘tá bom’ de açúcar na lista de ingredientes 🙂
carladuc
Oi Rodrigo,
Muito Obrigada pela observação! Está corrigido! 🙂
Abraço,
Rafael Santos
Que bacana essa receita. Me deu até ideia de tentar fazer geleia com outras frutas que acabam estragando aqui em casa. Bom que é bem pratico fazer essa geleia fresquinha. Muito bom, parabéns, vou tentar fazer.
carladuc
Legal Rafael. Me conta depois o resultado com as outras frutas. 🙂
Carmo
Vou experimentar, mas gostava de saber se dá guardar em frascos e conservar. Quanto tempo se aguantará?
Obrigada
carladuc
Olá Carmo, Para conservar você tem que seguir as técnicas de esterilização de vidros, fechar os frascos e selar. Aí deve se conservar como qualquer outra geléia, mas eu não tenho experiência com conservação de geléia, então infelizmente não tenho como te dizer por quanto tempo poderia guardar.
Abraço,
Eduardo Clark
Adorei a forma desprendida de fazer geleia, meu problema é não ter os pimpolhos. ou saguis, para ajudar no encantamento. Vou fazer e, provavelmente, ficar fã ardoroso. Obrigado pela dica!
carladuc
Oi Eduardo, faz sim essa geléia que acho que você vai gostar. 🙂 Eu gosto muito também de como ela é desprendida no modo de fazer e fica maravilhosa.
Abraço!