Aqui em casa somos fãs de cogumelos, dos mais variados tipos. Sempre que vejo uma receita a base deles, meu olho já cresce. Quando vi esse prato no Smitten Kitchen, decidi que faria naquele dia mesmo. Em pleno inverno holandês, aquele prato parecia cair como uma luva prum jantar que ainda não havia sido planejado.
Preparando o jantar
Saindo do trabalho, fui ao supermercado e a noite preparei o Mushroom bourguignon. A ansiedade para experimentar aquele prato que cheirava tão bem me fez esquecer a salsa picada sobre a bancada que deveria ser salpicada no final. O prato ainda assim foi um sucesso. Delicioso. Na segunda vez que preparei (sim, esse já ganhou até repetição) não me esqueci da salsa e como gosto muito do seu sabor vale mesmo a pena salpicá-la no final.
O que é um bourguignon?
Como gastronomia também e cultura, quando li o título da receita me perguntei, “O que é um bourguignon?” Eu não fazia idéia até então. Fui pra Wikipedia e descobri que é um prato de origem francesa, preparado com carne, chamado inclusive de Beef bourguignon. Ele é um cozido de carne que leva vinho tinto e um caldo de carne temperado com alho, cenoura, cebola e bouquet garni (buquê de ervas frescas) e guarnecido com uma cebola que em inglês é chamada “pearl onion” e cogumelos.
Ah, certo, e porque não temos aqui um Beef bourguignon? Porque a Carla e o Daniel não são extremistas, mas praticamente não comem carne vermelha. Adoramos intercalar pratos vegetarianos com pratos de peixe e de vez em quando frango. E esse é um excelente prato vegetariano. Recomendo mesmo aos mais carnívoros. Se você gosta de cogumelos, tente. 🙂
Simples e aconchegante
Esse não é o prato francês original, mas é muito gostoso, simples de preparar e cai tão bem numa noite de inverno. Se acompanhar com um vinho tinto então. Além de simples, por não levar carne o preparo dele também é mais rápido, pois o tempo de cozimento do cogumelo é pequeno.
Adaptações
Eu servi o bourguinon com spaguetti integral orgânico. Adicionei o sour cream que é opcional na receita. Eu adoro sour cream e nesse prato acho que ele enriquece muito o sabor. Como no Brasil não é fácil sencontrar sour cream, acho que pode ser substituído por iogurte natural ou creme de leite. Se usar iogurte, procure um bem suave (menos azedo possível) e mais cremoso que você puder comprar.
Eu reduzi a receita para 2 pessoas e usei champignon fresco no lugar de portobello porque foi o que encontrei no supermercado. O portobello é o champignon mais velho que cresceu mais, e tem por isso o sabor mais acentuado.
Sugestões:
- Se você como eu é fã de cogumelos, talvez goste do estrogonofe de cogumelos, uma receita da Nigella Lawson, deliciosa:
- Outra dica é a Cassarola de Cogmelos da Heidi Swanson, muito boa:
Mushroom bourguignon
Ingredients
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de manteiga
- 500 gramas de champignons frescos cortados em fatias de 0 6 cm e sem o cabo
- 1/4 cenoura picada em pequenos pedaços
- 1/2 cebola picada
- sal
- pimenta do reino opcional
- 1 dente de alho esmagado.
- 1/2 xícara de vinho tinto de boa qualidade
- 1 xícara de caldo de legumes
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1/2 colher de chá de tomilho fresco 1/4 colher de chá se for usar o seco
- 3/4 colher de sopa de farinha de trigo
- 1/2 xícara de pearl onions descascadas e cortadas pela metade (eu cortei) *
- Spaguetti ou alguma massa de sua preferência.
- Sour cream ou creme de leite e salsa picada para servir
Instructions
- Aqueça meia colher de sopa de azeite de oliva e meia colher de sopa de manteiga numa caçarola de fundo grosso (dutch oven) em fogo alto.
- Adicione os cogumelos e refogue-os até que eles dourem ligeiramente mas ainda não tenham soltado água. Remova-os da panela e reserve.
- Abaixe o fogo para médio, adicione a outa meia colher de sopa de azeite. refogue a cenoura, a cebola, o tomilho, algumas boas pitadas de sal pimenta do reino moída na hora (opcional). Cozinhe por cerca de uns 10 minutos, mexendo de vez em quando até as cebolas dourarem levemente.
- Adicione o alho e cozinhe por mais um minutinho apenas.
- Coloque o vinho e raspe tudo o que está nas laterais da panela incorporando, aumente o fogo para alto e deixe o vinho reduzir pela metade.
- Adicione o extrato de tomate, o caldo de legumes, o cogumelo reservado e qualquer caldo residual dele.
- Mexa tudo, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 20 minutos ou até que os cogumelos estejam cozidos. Adicione as "pearl onions" e cozinhe por mais uns 5 minutos.
- Enquanto o prato cozinha, misture numa pequena tigela a farinha e a meia colher de sopa de manteiga restante. Misture bem até formar uma "massinha". Adicione ao cozinho e mexa até incorporar e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos ou até que o caldo esteja na consistência desejada.
- Tempere com sal e pimenta a gosto até agradar seu paladar.
- Cozinhe o macarrão conforme instrução da embalagem quando o bourguignon já estiver praticamente pronto.
- Coloque uma porção do macarrão cozido no prato, despeje uma porção do cozido por cima, ponha um naco de sour cream (ou creme de leite) por cima (1 colher de sopa caprichada) e salpique com a salsinha picada.
Notes
Referências:
- Smitten Kitchen: http://smittenkitchen.com/blog/2009/01/mushroom-bourguignon/
- Artigo da wikipedia sobre o “Beef Bourguinon” (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Beef_Bourguignon
- Glossário (em inglês) explicando o que são as pearl onions: http://www.recipetips.com/glossary-term/t–35055/pearl-onion.asp
rbp
Putz, ficou com uma cara muito boa! Vou experimentar (e também o boeuf bourguignon original, porque não sou um extremista, mas adoro carne vermelha ;)).
BTW, fazer seu próprio creme azedo não é difícil…
Ali
Oba, fico tão feliz quando ouço do rbp “vou experimentar”. Sinal de que em breve haverá comida boa saindo da cozinha, nham nham 🙂
Ainda mais que essa receita do boeuf bourguignon parece *muito* boa. Eba!
O creme azedo fizemos outro dia para os blinis de caviar, sugestão de um amigo nosso. Foi bem simples e rápido de fazer. Se quiser, passamos nossa receita depois (só preciso achá-la).
Carla Duclos
rbp, Ali,
Nós adoramos. Me conta depois se vocês gostaram! Do mushroom e do beef ou boeuf. 🙂
Quanto ao sour cream eu descobri ele por aqui mesmo e como é muito fácil de achar, nunca cheguei a tentar fazer. Eu já vi aqui no La Cucinetta a receita. Me passa a de vocês também? Aí eu deixo ela publicada aqui como referência. 🙂
Cris
Só de ler o nome despertou o apetite e claro esta foto… está muito linda. Bjs!
Carla Duclos
Oi Cris,
Obrigada! 🙂
Beijos,
debora
boa tarde! sou a debora do Mirepoix e como você participei do desafio do Delishville e agora quero ter a honra da tua presença no meu blog para o desafio ” O bolo de aniversário”… me faça uma visita assim que puder… estarei esperando!!! Abraços! De
Carla Duclos
Olá Debora,
Bem vinda ao Entre Panelas! 🙂
Muito Obrigada pelo convite! Já visitei o Mirepoix e a página sobre o concurso. Farei o possível para participar! 🙂
Parabéns pelo site e pela iniciativa!
Um abraço,
Erika
Carla, essa receita é demais!!!Fiz sem o sour cream, pois estamos “segurando as calorias” aqui em casa… Ficou saborosíssimo!
Carla Duclos
Oi Erika,
Que legal saber que você fez a receita e que vocês gostaram! 🙂
Aqui em casa nós adoramos também, mas confesso que tenho uma queda por sour cream, eu adoro. Mas esse prato é realmente super saboroso e o sour cream é mesmo opcional.
Obrigada pelo comentário!
Beijos,
Erika
Eu pretendo experimentar com sour cream em breve, assim que eu e o Gustavo retornarmos ao peso anterior às férias!rsrsrs
Mas, até lá, vou na versão “light” mesmo!
Carla Duclos
Oi Erika,
Conhaço bem o tal “peso anterior as férias”. Aqui em casa é a mesma coisa. 🙂
O legal desse prato é que ele é uma delícia na versão “light”. 🙂
Beijos e obrigada pelo comentário.
Bi
seu blog é maravilhoso, as receitas são fantasticas , mas estou comentando principalmente para parabenizar a diminuição no consumo de carne… cuidar do planeta e não apoiar crueldade é até melhor quando é “extremo”…
beijinhos..
Carla Duclos
Oi Bi,
Muito Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do blog! Seja muito bem vinda! 🙂
Também acho importante cuidarmos do planeta, cada um contribuindo como pode de acordo com suas visões.
Beijinhos,