• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Entre Panelas

  • Home
  • Quem faz?
  • Acompanhe
  • Receitas
  • Entre em Contato
  • Navigation Menu: Social Icons

    • Instagram

Low Carb – Dietas com redução de carboidratos e consequências pra saúde

abril 3, 2005 by carladuc Leave a Comment

A última moda em dietas são as dietas Low Carb. Elas funcionam? Sim, com relação à perda de peso, no início principalmente. Mas, a um custo alto da sua saúde.

O que há de errado com elas?

[adrotate banner=”10″]

Nós precisamos nos alimentar de itens de todos os grupos alimentares que envolvem as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas, os sais minerais. Todos esses itens, em proporções adequadas, nutrem um ser humano.

Porque cortar um desses itens da nossa alimentação parece uma boa idéia?

No caso das dietas Low Carb a proposta é uma drástica diminuição da ingestão de carboidratos. Eu tinha dificuldades para entendê-la. Eu sempre soube que os carboidratos são energia de queima rápida. São os primeiros que nosso organismo vai utilizar para obter energia, ao contrário das gorduras, que são mais facilmente armazenadas. Assim, não fazia muito sentido pra mim uma dieta que praticamente cortasse os carboidratos.

Lendo sobre ela, vi que a proposta era que não ingerindo carboidratos, o nosso organismo vai começar a queimar as gorduras armazenadas para obter energia causando assim a perda de peso. Isso realmente acontece. No entanto, está se provocando uma inversão no metabolismo que pode ser muito prejudicial a saúde. Esta inversão metabólica causa o acúmulo de corpos cetônicos no sangue, o que pode ter uma série de consequências para a saúde.

Retirado do site Copacabana Runners:

As dietas “low carb” alteram o paladar e reduzem o apetite devido à alta formação e concentração de corpos cetônicos no sangue (cetoacidose). Os corpos cetônicos são substâncias derivadas da utilização de gordura como principal fonte de energia. Nesse tipo de alimentação ocorre um desvio do metabolismo: ao invés do corpo utilizar carboidratos como fonte de energia são utilizadas as gorduras, só que a um custo fisiológico alto, pois ocorre o desequilíbrio bioquímico do organismo.

Para ler mais:
http://www.copacabanarunners.net/indgeral.html?http://www.copacabanarunners.net/dietas-sem-carboidratos.html

Outra dificuldade que eu tinha era entender porque essas dietas fazem tanto sucesso. Uma vez que se optou por fazer uma dieta, porque fazer uma que corte carboidratos? Se a pessoa já está se propondo a abrir mão de coisas gostosas e fazer um controle, porque não fazer um que seja equilibrado e que contenha todos os ítens alimentares? Cortar justamente os carboidratos que são fortemente presentes na nossa dieta? O pãozinho francês de todo dia, o arroz e feijão. Eu não via a menor lógica em abrir mão disso.

Refletindo sobre o que leva ao sucesso desta dieta, a explicação que eu encontro é o modo de vida americano. Essas dietas surgiram lá. Os americanos tem sua alimentação fortemente baseada em gorduras e lá, obesidade é um problema sério de saúde pública. Assim, essas dietas Low Carb tem um campo fértil espetacular.

A pessoa corta carboidrato, tarefa fácil pra um americano que come ovos com bacon no café da manhã, e emagrece. Fórmula perfeita para vender milhões de livros. No Brasil, a coisa se propaga devido a forte influência do padrão de vida americano que existe aqui. Os brasileiros adotam a dieta influenciados pelo modelo de vida americano, sem perceber que para os nossos hábitos alimentares essa dieta é muito difícil de fazer. Na minha opinião, mais difícil que as outras.

[adrotate banner=”9″]

Emagrecer só faz sentido se você vai ganhar saúde. Ao custo da perda dela, não há porque. Estética é um motivo também, mas não é o único e nem o principal. Infelizmente, isso não parece ser a visão da maioria das pessoas, visto que elas recorrem a qualquer plano de dieta para perda de peso, sem nenhuma preocupação com as consequências para a sua saúde. Recorrem inclusive à cirurgia de redução do estômago, tópico levantado pela Jupisa nos comentários do post
“Nutrição e Dietas”
e tema para um post futuro.

Outro dado interessante sobre redução de carboidratos, retirado do mesmo site citado acima, Copacabana Runners, é que o Japão, país com uma dieta fortemente baseada em carboidratos, tem índice de obesidade muito baixo, enquanto que os Estados Unidos, com uma dieta fortemente baseada em gorduras, tem taxas de obesidade altíssimas.

Porque reduzir carboidratos ainda parece uma boa idéia?

Filed Under: Nutrição

About carladuc

Carla Duclos, é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. Casada e mãe de uma linda garotinha e um lindo menininho. Formada em biologia, trabalha como administradora de sistemas Unix. Food blogger, fotógrafa, apaixonada por arte e gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprende aqui no Entre Panelas. Carla escreve toda segunda 5a feira do mês uma coluna de gastronomia no blog Ducs Amsterdam.

👇 O Entre Panelas no seu email 👇

Next Post: Redescobrindo a Gastronomia »

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

Procure uma receita

Receitas por categoria

Quem faz o blog?

Sou a Carla, brasileira, moro na Holanda desde 2007. Casada e mãe de uma garotinha e um bebezinho. Apaixonada pela cozinha, estou sempre em busca de receitas simples, e ao mesmo tempo gostosas e nutritivas. Aqui compartilho o que vou descobrindo, as receitas da minha família e o que mais eu achar interessante nesse universo da cozinha. Saiba mais…

Salmão ao forno com molho de manteiga e limão

Dicas para Páscoa: Receitas selecionadas para Sexta-feira Santa e Páscoa

Torta de banana simples, fácil e deliciosa. Perfeita para comer acompanhada de um cafezinho.

Receitas para o Ano Novo

Brownie de caneca de microondas vegan

Brownie de caneca de microondas vegan

Pão de queijo de liquidificador fácil e rápido de preparar. Crocante por fora, macio por dentro, perfeito para o lanche da tarde. E pode passar aquele cafezinho.

Pão de queijo de liquidificador fácil e rápido

Arroz de forno com cogumelos super fácil de fazer. Uma refeição completa, reconfortante e deliciosa. Além de uma ótima opção para reaproveitar o arroz.

Arroz de forno cremoso com cogumelos fácil e rápido

cookie de aveia e cranberry

Biscoito de aveia e cranberries secas (ou passas, frutas secas)

Footer

Quem faz o blog?

Sou a Carla, brasileira, moro na Holanda desde 2007. Casada e mãe de uma garotinha e um bebezinho. Apaixonada pela cozinha, estou sempre em busca de receitas simples, e ao mesmo tempo gostosas e nutritivas. Aqui compartilho o que vou descobrindo, as receitas da minha família e o que mais eu achar interessante nesse universo da cozinha. Leia mais…

Política de Privacidade

Todos os direitos reservados para Entre Panelas, exceto onde explicitamente anotado. All content, except where explicitly noted, has © 2007 - 2020 byEntre Panelas - all rights reserve.