Para inaugurar a seção de Livros de Culinária no Entre Panelas, escolhi o livro de culinária do Jamie Oliver “Revolução na Cozinha”, ou “Ministry of Food”, título original em inglês.
O motivo da escolha foi que a proposta desse livro está muito relacionada com o que me trouxe de volta a cozinha. Eu conto um pouco sobre o meu retorno às panelas no “Redescobrindo a Gastronomia”, e agora quero falar do que me motivou a isso.
Antes de voltar a cozinhar, por cerca de 5 anos vivi muito a base de junk food regada a hectolitros de coca-cola light pra dar aquela balanceada, afinal de contas equilíbrio era tudo o que eu tinha numa alimentação nada saudável a base de comida de entrega.
Isso somado à falta de exercício fisico e a profissão sedentária, trouxeram excesso de peso e falta de saúde para a casa. Colesterol e triglicérides altos além de pressão arterial ligeiramente aumentada. Esses fatores distribuídos entre o casal começaram a nos incomodar e começamos a refletir sobre o que estava nos levando àquilo.
Começamos a perceber que nossos hábitos alimentares eram péssimos e que precisávamos assumir o controle da situação e tomar uma atitude a respeito. Concluímos que precisávamos passar a cozinhar nossa própria comida, como nossos pais faziam, passando a comer comida de verdade.
Acreditávamos que a qualidade da nossa alimentação era a chave que precisávamos virar. Ok, pensado isso precisávamos achar tempo para cozinhar. Tempo não é algo fácil de encontrar, mas com um pouco de organização, vontade e arranjo de prioridades a gente consegue.
Mesmo trabalhando 40 horas por semana consegui me organizar e arranjar tempo pra cozinha. E não, não sou nenhum gênio, sou uma pessoa normal como qualquer outra. Claro que não é todo dia que preparo algo elaborado e novo, mas uma comida honesta e gostosa sai com uma boa frequência. Meu marido também cozinha e assim algumas vezes é ele quem assume o fogão.
Proposta do livro de culinária do Jamie Oliver: Revolução na Cozinha
O que essa história toda tem a ver com o “Revolução na Cozinha”?
A proposta desse livro de culinária do Jamie Oliver é de que as pessoas voltem a cozinhar e parem de viver de comida de entrega, pois ele acredita que os hábitos alimentares modernos muito baseados em comida pronta estão relacionados aos problemas de obesidade e saúde presentes na nossa sociedade. Foi justamente essa ideia de voltar a comer em casa e melhor que me fez retornar a cozinha há pouco mais de 2 anos.
Para que isso seja possível, ele propõe que aprendamos e passemos a cozinhar. Ele acredita que qualquer pessoa de qualquer idade pode aprender a cozinhar, e em pouco tempo (em até 24 horas, diz o título), e passar a preparar pratos rápidos e gostosos em casa no dia-a-dia e como consequência ter uma alimentação mais saudável abandonando o delivery ou take-away.
A intenção dele é através do livro ensinar as pessoas a cozinhar e além disso convencê-las a passar o conhecimento delas adiante, para que assim, numa corrente, possamos ter um mundo onde as pessoas voltem a comer comida literalmente caseira.
Ele foca sua proposta na Inglaterra, que atualmente é um país com uma das taxas de obesidade mais altas e que mais consome comida pronta da Europa ocidental, mas eu acho que esse é um problema que está crescendo no mundo, principalmente o ocidental, e acredito que é importante espalhar essas idéias mundialmente.
Concordo com ele que pode-se aprender a cozinhar em qualquer fase de nossas vidas. Meu marido é um grande exemplo disso. Ele não sabia cozinhar e dizia que não tinha a menor habilidade pra coisa, tinha desisitido e hoje, eu digo que ele é um excelente cozinheiro, prepara e cria pratos deliciosos. Você pode ler a história contada por ele aqui no Entre Panelas “De como um sem noção resolveu aprender a cozinhar”.
Para cumprir com esta proposta, Jamie Oliver inicia o livro com a apresentação dessa idéia. Em seguida vem uma explanação sobre os utensílios que ele considera básicos para se iniciar na culinária. Depois uma sugestão de ingredientes para que se possa montar um estoque inicial para o preparo rápido de um prato bom a qualquer momento.
Então vem a maior seção que é a de receitas, todas acompanhadas de um passo a passo bem explicado e ilustrado.
As receitas do livro
Não posso dizer o quanto a descrição e apresentação das receitas funcionariam para alguém sem conhecimento nenhum de cozinha, mas acredito que seja possível sim, pois os passos são mesmo bem descritos.
Quanto a qualidade das receitas, eu já testei ao menos 2 pratos do livro e ambos ficaram deliciosos e foram realmente simples de preparar.
Os problemas
O que eu encontrei de problema no livro, foi a indicação do tempo para preparo dos pratos. A primeira seção de receitas é de pratos rápidos, o tempo de preparo é indicado, e posso dizer que um dos pratos que ele dizia ser preparado em 17 minutos demorou 45 pra ficar pronto.
Nesse ponto, considero falha a avaliação do Jamie Oliver. Ele leva em conta paralelismo na execução das diferentes tarefas durante o preparo e eu acho que para quem esta começando, não deve haver preocupação em fazer as coisas em paralelo. Isso é algo que virá naturalmente com o tempo e experiência.
Tentar paralelizar as atividades no começo só vai levar a boas chances de queimar algo, derrubar ou causar quaisquer outros incidentes. Mas se você ignorar o tempo e focar na receita, elas são simples de executar. E com o tempo e prática o tempo de preparo diminui.
As qualidades
Apesar dessa questão com o tempo de preparo, como eu disse, é ignorar essa indicação e seguir as orientações do preparo, o resultado deixará qualquer iniciante (e experiente) na cozinha muito satisfeito.
Eu gostei também das seções de equipamentos e estoque inicial de alimentos. Leia, avalie e não se preocupe em iniciar com tudo, pois eu por exemplo, venho cozinhando há um bom tempo sem muitos daqueles ítens.
Mas é uma boa orientação, ótima referência, mesmo pra quem já tem prática. Acho que o kit básico de utensílios indicado por ele vai um pouco além do que é realmente básico, mas vale a pena, pois equpamentos e ingredientes são fundamentais na sua cozinha.
Isso é uma coisa que a gente acaba percebendo com o tempo, os equipamentos certos tornam a nossa vida na cozinha mais fácil, segura e prazeroza.
Recomendo?
Sim, eu recomendo o livro para iniciantes e experientes. É um livro com uma base ideológica muito interessante que contém como meio para que a ideologia vire realidade, uma boa base técnica de culinária que vai dos equipamentos aos alimentos e orientação para o preparo dos pratos, aliado a receitas deliciosas e práticas de preparar.
Onde você encontra o livro?
- Na loja Submarino
O livro está disponível e pode ser adquirido no Submarino. Clique na imagem ou aqui para comprar. Ao clicar na imagem, você irá direto para a página do Submarino.
O link indicado é parte do programa de afiliados que o Entre Panelas tem com o Submarino e eu ganho uma pequena comissão se a compra for efetuada através desse link. Obrigada. 😉
Referências:
- Saiba mais sobre o movimento “Ministry of Food” no site de Jamie Oliver: http://www.jamiesministryoffood.com
- Jamie’s online video. Aqui você encontra algumas receitas do Ministry of Food preparadas no vídeo: http://www.jamieoliver.com/about/jamie-oliver-videos
[…] de etnias diferentes, criados por outras culturas. O Jamie Oliver fala em seu recente livro, Ministry of Food, que variando as combinações de temperos sobre um mesmo ingrediente vamos de um prato oriental a […]