Esse chocolate quente cremoso e reconfortante belga é perfeito para aquele friozinho. O frio não chegou com muita força por aqui ainda, mas já tivemos dias geladinhos com temperatura que chegou a -1C. No ano passado a essa altura já tinhamos tido -8C e uns bons centímetros de neve. Com -1C ou -8C, o que vai muito bem nessa época do ano é chocolate quente.
Há umas duas semanas eu tirei meio dia de férias (aqui na Holanda pode) e nessa tarde no meio da semana estava um dia ensolarado e fazia um friozinho bom. Dia de semana em casa tem gostinho especial e decidi que queria um chocolate quente cremoso para acompanhar uma tarde gezellig* em casa com o marido e a bebê. Foi no caminho pra casa que passei no supermercado e me armei dos ingredientes pra essa receita do blog do David Lebovitz. Sim, mais uma dele aqui no Entre Panelas que como as demais foi sucesso absoluto.
[adrotate banner=”10″]
Esse chocolate quente cremoso é belga não pelo chocolate que leva, mas por ser uma receita belga, de uma loja de chocolates em Bruxelas, onde David trabalhou no período em que residiu lá.
É uma bebida cremosa e reconfortante, daquelas que satisfaz e aquece.
Ingredientes e variações
É importante usar chocolate de qualidade, pois isso fará toda diferença no sabor. Eu usei chocolate belga Côte d’Or ao leite e meio-amargo. Não precisa usar chocolate belga, mas use o melhor que tiver a sua disposição.
A quantidade de canela me pareceu grande durante o preparo, mas decidi confiar e segui a receita. E ainda bem que assim eu fiz. O sabor da canela é pronunciado, mas harmoniza perfeitamente com o chocolate na medida certa.
Na próxima vez, uma alteração que pretendo testar é aumentar a quantidade de chocolate amargo e diminuir a de ao leite, para ter uma bebida um pouco menos doce.
Eu reduzi a receita pela metade para servir 2 pessoas.
Chocolate quente cremoso, com ou sem chantilly?
O meu foi com e achei que ficou perfeito. Como ele é bem denso, o chantily dá uma equilibrada e compõe muito bem com a bebida. Mas isso é pessoal, ele é delicioso puro também. Meu conselho? Experimente as duas versões e escolha a sua.
[adrotate banner=”9″]
Chocolate quente belga
Ingredients
- 500 ml de leite integral
- 115 g de choclate amargo ou meio amargo
- 60 g de chocolate ao leite picado
- pequena pitada de sal
- 1/4 colher de chá de canela em pó
Instructions
- Aqueça 1/3 do leite com os chocolates e o sal, mexendo até derreter o chocolate.
- Adicione o restante do leite, misture bem e aqueça até ficar bem quente.
- Adicione a canela em pó.
- Use um fouet e mexa o chocolate quente até ficar bem homogêneo.
- Sirva bem quente com ou sem chantily a seu gosto.
*gezellig é uma palavra em holandês difícil de traduzir, da mesma forma que saudade em português. A tradução mais aproximada seria “aconchegante”, mas gezellig é mais que isso.
iara
Mingau de aveia é dos melhores sabores deste mundo, com canela em pó e as vezes com uvas passas também. Como desde criança e faço para meu filho, que já está com 18 anos. A tua menina vai adorar quando for a hora de experimentar.