Eu sou super fã das receitas do Jamie Oliver e hoje escolhi publicar mais uma dele aqui: uma torta vegetariana que já fiz diversas vezes. É uma receita super prática, rápida de preparar e absolutamente deliciosa. Ótima opção pra variar o jantar.
Receita rápida e fácil do livro do Jamie Oliver “30 minutos e pronto”
Ela está no livro 30 minutos e pronto. Embora eu questione essa abordagem de cronômetro que ele faz no livro, as receitas individualmente são ótimas, práticas e geralmente rápidas. Confesso que os menus que eu preparei, que ele alega ser feito em 30 minutos, só consegui fazer em 1 hora e meia. Eu acho esse tempo ótimo pro preparo de um menu completo, perfeito prum final de semana, mas não pra uma refeição rápida durante a semana. No entanto, se você ignorar o menu, pode tirar dali ótimas receitas individuais rápidas pra serem feitas durante a semana.
[adrotate banner=”10″]
Duas opções de massa: filo ou paté brisse (massa podre)
-
Massa filo
A massa da torta na receita original é a massa filo, uma massa bem fininha que compramos pronta congelada. No Brasil sei que a Arosa fabrica essa massa.
No entanto quando estive no Brasil esse ano, olhei a seção de congelados de alguns supermercados e não vi a massa a venda. Me pareceu um pouco dificil encontralá-la. Se alguém souber onde encontrá-la, por favor me conte deixando um comentário nesse post, assim todo mundo pode ver.
-
Massa pate brisée
Decidi então testar uma alternativa pra massa e fiz a torta com uma massa do tipo pâte brisée, a massa usada em quiches e que também chamamos no Brasil de massa podre.
Deu super certo! Pra manter a praticidade da torta fiz uma massa rápida de fazer que não precisa ser pré-assada e é deliciosa. A foto abaixo é dessa torta com a massa feita em casa. A receita da massa já está publicada aqui no blog: http://www.entrepanelas.net/2014/05/07/massa-basica-quiches-tortas-sem-pre-assar/
O recheio e opções de substituição
O recheio original da torta é de queijo feta, espinafre, ovos e pinoles. Sei que o queijo feta no Brasil é mais difícil de achar e pode custar muito caro. Sugiro substituir por ricota, muzzarela de búfala ou queijo fresco. Eu não testei com esses queijos, mas acredito que deva funcionar. Só tem que ajustar o sal de acordo com o queijo, pois o feta é bem salgado e com ele praticamente não coloco sal na torta.
Além do feta, vai um pouco de queijo cheddar. Eu notei ao assistir os vídeos do Jamie Oliver que o queijo cheddar inglês que ele usa não é aquele queijo laranja americano que eu conhecia. Eu nunca comi o cheddar inglês, mas visualmente ele se assemelha ao queijo Gouda daqui. Então eu sempre substituo o cheddar pelo Gouda. No Brasil, além do Gouda, você pode usar também o queijo prato ou a muzzarela brasileira no lugar do cheddar.
Uma refeição completa
Essa torta é uma refeição completa. Você tem carboidrato (massa), proteína (ovos e queijo) e vegetal (espinafre). Você pode acompanhá-la com uma salada de tomates ou outra de sua preferência, ou mesmo sem acompanhamento. Já fiz dos dois jeitos e devoramos sempre essa torta não importa como. 🙂
[adrotate banner=”9″]
Receita: Rápida Torta de espinafre, feta e pinholes do Jamie Oliver
Ingredients
- 100 g pinholes
- 5 ovos
- 300 g queijo feta ricota, muzzarela fresca de buffalo ou queijo fresco ou mineiro
- 50 g queijo gouda prato ou muzzarela
- Orégano seco
- Raspas de 1 limão siciliano
- 1 colher de sopa de manteiga
- 400 g de folhas de esprinafre pré-lavado vai poupar tempo
- Nós-moscada
- Azeite de oliva normal
- Sal
- Pimenta do reino
- 270 g de massa filo comprada pronta descongelada ou massa patê brisée.
- Pimenta caiena
- Azeite de oliva extra-virgem
Instructions
- Ligue o forno para pré-aquecê-lo a 200°C.
- Se for usar a massa filo, monte a massa:
- Corte um pedaço grande de papel manteiga de aproximadamente 50cm (a massa filo será aberta sobre ele).
- Coloque um pouco de azeite de oliva sobre o papel, amasse-o com as mãos e abra novamente. Coloque 4 folhas da massa formando um retângulo, sobrepondo as bordas.
- Coloque sobre a massa um popuco de azeite de oliva, sal, pimenta do reino e pimenta caiena. Isso vai dar sabor à massa.
- Repita o processo até ter 3 camadas. Não se preocupe se a massa quebrar um pouco, não vai atrapalhar.
- Se for usar a massa pâte brisée: www.entrepanelas.net/2014/05/07/massa-basica-quiches-tortas-sem-pre-assar/
- Prepare o recheio:
- Rale o queijo Gouda.
- Prepare as raspas do limão siciliano.
- Toste os pinholes: Coloque uma frigideira (aprox 26cm de diâmetro) que possa ir ao forno (se não tiver, use uma frigideira comum mesmo) no fogão com fogo médio e coloque os pinholes na frigideira para tostá-los. Mexa de vez em quando até que estejam dourados.
- Prepare a mistura de ovos: Numa tigela coloque os ovos e bata com um fouet. Aos ovos batidos: Adicione o queijo feta quebrando-o com as mãos, o queijo Gouda ralado, a pimenta do reino moída na hora, o orégano, as raspas do limão siciliano, um pouco de azeite de oliva extra-virgem, os pinholes tostados e mexa bem.
- Refogue o espinafre: Volte a frigideira em que tostou os pinholes para o fogo. Adicione um pouco de azeite de oliva normal e a manteiga. Quando a manteiga derreter, adicione o espinafre aos poucos. Vá mexendo o espinafre e conforme ele for murchando vá adicionando mais. Quando o espinafre estiver pronto retire do fogo e junte-o à mistura de ovos.
- Adicione nós-moscada ralada na hora.
- Montagem:
Com a massa filo: - Coloque o papel manteiga com a massa filo sobre a frigideira. Vai sobrar massa nas laterais. Coloque o recheio sobre a massa e dobre as pontas sobre o recheio. Coloque a frigideira sobre o fogo médio por alguns minutos pra cozinhar um pouco a base da massa.
- Leve ao forno por aproximadamente 18 a 20 minutos até que esteja dourada. Veja abaixo o link com o vídeo que mostra como fazer essa montagem.
- Caso você não tenha uma frigideira que possa ir ao forno, pule a parte de colocar no fogo para assar a base da torta e monte a massa numa forma redonda e leve direto ao forno. Já fiz assim e deu certo.
- Com a massa pate brise: Coloque o recheio sobre a massa e leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos.
Notes
O vídeo está em inglês, mas apenas o visual já mostra como fazer.
Ligia R Salsa Fonseca
Oi Carla, bom dia! Acabei de ver sua receita (por email) e vi que no post vc fala da massa Arosa e pede dicas para comprar. Pois é, não é que tem uma loja deles aqui ao lado de casa. Moro em Moema (lado dos Pássaros) e há uma loja Arosa na Av. Sabiá, entre a R. Inhambú e a R,. Tuim. Você já pode passar essa informação a seus leitores de Sampa! Adorei a receita! Quando fizer, conto no que deu! Adoro os posts de Dani também (por sinal, já indiquei até para uma prima que é agente de turismo também!). Beijinhos para vocês três. Ligia (tia do Rafa, da Érika e do Gabrielzinho)
Carla Duclos
Oi Lígia, Que legal ter sua companhia por aqui! 🙂
Super Obrigada pela preciosa dica! Vou atualizar o post.
Beijo!
Leila Figueiredo
Oi Carla, no RJ/Niteroi, no supermercado Pao de Acucar vende as massas da Arosa, acredito que toda a rede venda pelo menos no RJ, bjus
Carla Duclos
Oi Leila, que legal saber que tem no Pão de Açúcar! Obrigada pela informação! 🙂
Abraço!
Ana Paula
Eu sempre faço com a massa filo, adoro esta receita!
Bjs
Carla Duclos
Oi Ana Paula, adoro também! 🙂
Abraço!
Leili
Oi Carla!
Nunca fiz essa receita do Jamie Oliver. Observando seu resultado, tenho a sensação que a massa podre combina mais, por causa da textura. Aqui em Brasília é realmente muito difícil encontrar a massa filo. Dizem que tem no La Palma. Já estive lá duas vezes pra comprar não havia massa filo no estoque. Nos supermercados daqui nunca vi essa massa pra vender, somente a massa folhada mesmo. Estou há tempos querendo fazer bureka! Abração.
Carla Duclos
Oi Leili,
Eu acho essa torta uma delícia com as duas massas. Se você não consegue encontrar a filo, pode fazer com a pate brisée que vai ficar ótimo.
Abraço!
valentina
Adoro como voceê eé mimosa nos posts. mil detalhes, dicas. Estas coisas fazem teu blog especial.
Carla Duclos
Oi Valentina,
Muito Obrigada! Você é uma pessoa muito doce e querida! 🙂 Obrigada pela companhia!
Abraço!
Maria da Penha Lanzoni
Encontra-se a massa phillo congelada no Empório Santa Luzia em São Paulo.
carladuc
Oi Maria da Penha,
Muito Obrigada pela informação!
Abraço!