Essa cocada síria, ou cocada alemã, é super fácil e prática. Já preparei diversas vezes. É cremosa, crocante por fora, macia por dentro, reconfortante.
É uma ótima opção para usar as claras de ovo que sobram de receitas que levam apenas gemas, como quindim ou sorvetes como esse delicioso sorvete de chocolate caseiro. Outra opção excelente que eu já publiquei aqui é o bolo de claras fofíssimo aromatizado com limão.
[adrotate banner=”10″]
Sempre que fazemos alguma receita que usa apenas as gemas dos ovos, eu congelo as claras que sobram. Claras cruas congelam super bem e duram até um ano no freezer. As vezes coloco elas individualmente em formas de gelo, as vezes congelo agrupadas num pote. Anoto a data e a quantidade e vou usando pra preparar gostosuras.
A minha história com a cocada síria ou alemã
Sempre que como ou preparo doces com coco lembro da minha mãe que é louca por coco. Ela sempre me contava que comia uma cocada na casa de uma amiga dela quando criança. O pai da amiga tinha uma padaria e trazia essa cocada pra casa no fim do dia. Ela se deliciava com o doce que era chamado de cocada síria.
Quando me mudei pra Holanda descobri aqui um doce chamado kokos macaron e associei com a cocada síria que minha mãe descrevia. É chamado em inglês de coconut macaroon. Veja, o doce não tem nada a ver com os macarons parisienses. Eu conto um pouco sobre a história dos macarons no post “Dicas de viagem: Os Macarons de Paris” que escrevi pro Ducs Amsterdam.
Voltando à cocada síria, adorei quando experimentei e há um tempo que eu queria prepará-la em casa.
Descobrindo a receita do Lebovitz
Foi navegando no Pinterest (sabia que também estou por lá? pinterest.com/carladuc) que vi um pin do David Lebovitz com sua receita do Coconut Chocolate Macaroon. Como mega fã de suas receitas, fui correndo pra cozinha testá-la. Tinha achado uma receita pra cocada síria.
A receita do Lebovitz pede por um banho de chocolate no final, mas eu queria o meu simples, então apenas ignorei o chocolate. Se você quiser, após a cocada estar assada e fria, basta banhar a base delas em chocolate derretido.
A receita original leva essência de baunilha. Em uma das vezes eu troquei a baunilha por essência de amêndoa. Ficou bem gostoso também, embora eu preferi a versão com baunilha mesmo. Mas como gosto é pessoal, aconselho brincar com os sabores e descobrir o que você gosta mais.
A receita é ótima e foi um sucesso. Adoramos a cocada síria.
E mais: Fácil de preparar e possível congelar
É colocar todos os ingredientes na panela, levar ao fogo mexendo até começar a grudar na panela. Isso mesmo, grudar. Desligar, esperar esfriar e moldar as cocadas sírias (eu uso um fazedor de bolas de sorvete pra moldar). Depois de moldadas, pode congelar ou levar ao forno.
Eu sempre asso algumas na hora e congelo o restante. Assim, tenho sempre uma gostosura no freezer pronta pra assar: vai direto do freezer pro forno, não precisa descongelar.
Essa cocada síria é perfeita para comer acompanhada de um cafezinho.
Se preparar essa cocada, me conte o que achou e ranqueie a receita nos comentários. Se fotografar, compartilhe no Instagram com a hashtag #blogentrepanelas para que eu possa ver a sua foto. Me marca, sou a @carladuc por lá.
[adrotate banner=”9″]
Cocada síria ou alemã
Ingredients
- 4 a 5 claras de ovo *
- 1 1/4 xícaras de açúcar
- 1/4 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de mel
- 2 1/2 xícaras de coco ralado
- 1/4 xícara de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha ou amêndoa veja meus comentários no post
Instructions
- Numa panela grande, coloque as claras de ovo, o açúcar, sal, mel, coco ralado, a farinha e misture.
- Leve ao fogo médio-baixo mexendo constantemente, raspando o fundo da panela conforme for mexendo.
- Quando começar a grudar no fundo da panela, tire do fogo, adicione o extrato de baunilha ou amêndoa e mexa.
- Transfira para uma tigela e deixe esfriar à temperatura ambiente.
- Quando fria ela está pronta para ir ao forno.
- Modele as cocadas. (Eu uso um fazedor de bolar de sorvete pra modelar as cocadas.)
- Quando modeladas você pode: assar, refrigerar a massa por 1 semana ou congelar por 2 meses.
- Para assar:
- Pré-aqueça o forno à 175 graus C.
- Forre uma assadeira com papel manteiga ou tapete de silicone.
- Coloque as cocadas sobre a assadeira e asse até ficarem douradas, cerca de 15 a 20 minutos
- Deixe esfriar sobre uma grade. (roube uma morninha para comer com seu cafezinho :))
Amo suas receitas , acho você muito criativa, explicativa…..
Oi Vera Lucia,
Muito Obrigada!:)
Fiquei muito feliz com seu comentário.
Abraço!
Delícia! vou fazer…
Me conte depois o que achou.
Adoro essa cocada, acho que sou igual à sua mãe, adorei a receita e seus comentários. Não a conhecia e fiquei sua fã!
Agora só falta a receita do sorvete de chocolate.
Aceite um beijo carinhoso
Olá Célia,
Legal que também gosta dessa cocada. Pode fazer essa receita que é fácil, dá super certo e é uma delícia.
A receita do sorvete de chocolate está aqui: https://www.entrepanelas.net/2013/12/29/receita-de-um-delicioso-sorvete-de-chocolate-caseiro/
🙂
Obrigada! Um beijo!
Oi, Carla! Tudo bem? Que engraçado… Um dia estava pesquisando sobre bikes e encontrei o blog do seu marido com várias dicas e ele ainda falava sobre você. E outro dia estava pesquisando receitas de sorvete e encontrei seu blog. Quando comecei a ler vi que você era a esposa do cara do outro blog e fiquei rindo com a coincidência. Ambos os blogs são muito legais e vocês realmente tem talento para escrever. Parabéns! Você não tem idéia da ajuda que seu blo me deu ao fazer o sorvete de chocolate. Tudo muito explicadinho, com todo passo-a-passo. Também compartilho do prazer de cozinhar e aprendo muito vendo vídeos no YouTube e lendo blogs. Adorei o formato do seu blog. Você é muito caprichosa! Abraços, Daniele.
Oi Daniele,
Que legal saber que encontrou nossos blogs em momentos diferentes e gostou dos dois. 🙂
O maridão tem um talento incrível pra escrever. O post do sorvete de chocolate é dele. 🙂 Fico muito contente em saber que você fez e deu certo e que as instruções ajudaram. Vou falar pra ele que ele vai ficar super feliz em saber.
Aqui em casa adoramos cozinhar.
Muito Obrigada pelo comentário e elogios. 🙂
Abraço!
Oi Ca, Tudo bom?
humm o Osmar adora coco, vou tentar fazer essas receita para ele.
Aqui tem um docinho que chama rocher, parece o mesmo..
Um beijo,
Fe
Oi Fe,
Faz sim, ele vai adorar. É fácil de fazer e fica um cheirinho tão bom na casa quando assa.
Beijo! Saudades!
Estou adorando as receitas. Minha netinha estava doida por essa cocada, que comprei uma vez e depois não encontrei mais. E você também me “deu” a receita do bolo gelado embrulhado, o que eu queria!
Obrigada Carla, até mais!
Olá Maria Emilia,
Que legal que encontrou aqui duas receitas que procurava. 🙂
Espero que você e sua netinha gostem delas.
Abraço!
Ei, Carla, descobri seu blog na internet, procurando receitas que usam claras, fui premiada ao descobri esta receita da cocada Síria, porque me lembrou o tempo do colégio N.S da Conceição ( em BH) vendia na cantina e comprava todos os dias. De vezes em quando procurava esta receita,fazia outras receitas mas não era a cocada igual a do colégio. Fiz e ficou idêntica. Minha filha adorou. Vou te acompanhar. Parabéns!!! Bjs Mônica
Oi Mônica,
Fiquei muito contente em saber dessa história. 🙂 Que legal que a cocada síria era como a que você comia na sua infância e que sua filha adorou.
Obrigada!
Grande abraço!
para a cocada, o coco é seco ou fresco??? Amando tudo!!!
Oi Eliana,
Eu uso o coco seco. Que legal que está gostando do blog. 🙂
Abraço!
Vou fazer a cocada,voce e seu marido sao muito simpáticos,achamos meu marido e eu o blog do ducs e depois voce em agosto qdo fomos para amsterdam,.nao conhecia e peguei muitas dicas com ele.A receita da cocada parece fácil.Obrigada .parabens,Feliz Natal e 2016 com muito sucesso!Bjs.
Olá Ana Maria,
Muito Obrigada! Que legal que vieram pra Amsterdam e acompanham também o Ducs. Essa receita eu adoro e faço direto. Nesse minuto eu tenho essas cocadas no meu freezer. 🙂
Obrigada! Um Feliz Natal e ótimo 2016 para você também!
Beijo.
Bonjour, ola! Je fais aussi cette recette mais sans le miel. Est-ce que ça change beaucoup le goût? Votre blog est génial, obrigado!
Oi Isabel,
Você pode substituir o mel por agave.
Abraço.
Olá Carla,
Gosto muito de suas receitas, faço praticamente todas .Gostaria muito de receitas pratica de pão.
Beijos Angela
Oi Angela,
Muito Obrigada! Fico contente em saber que gosta das receitas. Eu tenho essa receita de pão integral aqui no blog: https://www.entrepanelas.net/pao-integral-e-professional-baking/
Tenho também receitas de pão de queijo: https://www.entrepanelas.net/pao-de-queijo/ e https://www.entrepanelas.net/pao-de-queijo-facil-rapido-liquidificador/. E esses scones, que são uns pãezinhos, integrais de amora e ricota: https://www.entrepanelas.net/scones-ou-paezinhos-integrais-de-amora-e-ricota/.
Beijos,
Oi Carla,
Eu adoro tudo que vem de coco e essa receita de deixa com água na boca. Me lembra muito dos sábado de cozinha com a minha mãe.
Vou fazer sim essa versão e quem sabe coloco no meu menu de festas infantis aqui.
Como eu trabalho com festas infantil aqui na Holanda é sempre bom ter algo novo.
Sucesso para voce e seu blog sempre que posso passo para as suas delicias! Abraços
Gé
GK Moments
Oi Gé,
Que legal que gostou dessa receita. Acho uma ótima pedida pra festas. Legal que trabalha com festas infantis.
Muito Obrigada! 🙂
Grande abraço!
Receita deliciosa
Gente, que mundo incrível! Esse doce com nome tão pomposo, meu velho conhecido. Hum,,,! Põe velho nisso. O inesquecível, fabuloso e humilde marão; vendido em vitrine mesa, carregado pelos próprios doceiros. Que anunciavam a delícia-“Máaaarão, óia o marão!”
Oi Marlene,
Que legal, não conhecia esse nome. Obrigada por compartilhar a história.
Abraço!
olá gostaria de saber em ml quanto uso de claras? obrigado
Oi Geny,
Uma clara de ovo tem aproximadamente 30 ml.
Oi Carla!
Sou apaixonada por bolos, cocadas recheadas e etc…
Vou fazer a cocada Siria depois te falo se ficou legal.
Bjs.
Oi Dapaz,
Que legal! Me conta sim. Tomara que você goste.
Abraço!
Olá, adorei a receita. É a cocada favorita do meu namorado, comemos na feira e nem sabia q usava claras.
Gostaria de saber quantos gramas tem em 2 xícaras e meia de coco ralado seco.
Obrigada!
Oi Amanda,
2 xícaras e meia de coco ralado tem 250 gramas.
Abraço!
Nossa! Quanta coincidência!!! Eu sou brasileira, bióloga e pretendo morar na Holanda daqui uns dois anos! Rs Tenho cidadania italiana, por isso estou bem focada em morar na Europa! Enquanto isso vou me deliciando com suas receitas! Obrigada!
Que legal Giuliana! Desejo muito sucesso no seu plano! 🙂
Abraço!
Uma dúvida…. o coco é aquele coco ralado desidratado e vendido em supermercados ou é coco fresco?
Eu uso o ralado de supermercado.
oi Carla moro no RS meu nome é linalva amei a receita da cocada alemã, teria como vc me mandar uma receita de bolachas que não sejam caras e fácil de fazer para vender? tentei fazer umas amanteigados que peguei na Internet não fiaram boas gostaria de uma receita que não existe por aqui atenciosamente obrigada
Oi Linalva,
Nesse link você encontra todas as receitas de biscoitos que tenho no blog: https://www.entrepanelas.net/category/cookies-biscoitos/
Espero que te ajude. 🙂
Abraço!
Fiz a cocada síria e não deu certo.
A informação “quando começar a grudar”,tinha que informar o tempo.São alguns segundos .Se deixar mais tempo endurece como um pedra.
Gostaria que informasse esse detalhe na receita para quem se despusesse a fazer não perdesse os ingredientes
Oi Antonio,
Lamento que tenha endurecido e não tenha dado certo. Eu não poso informar o tempo porque o fogão de cada um e a potência do calor é diferente, e o tempo vai variar. Por isso é importante observar a consistência na panela. Essa é a melhor instrução que posso dar. Eu já fiz essa receita diversas vezes com sucesso e várias pessoas reportaram sucesso aqui também.
Abraço.
Olá Carla, adorei saber um pouquinho da história da sua mãe com a cocada assada e também sobre as suas pesquisas sobre eser doce que também Amo, aliás aprecio muito todas as receitas que levam cocô.
Há alguns anos, quando morava em São Bernardo, pesquisei e encontrei sua receita da cocada aqui e desde então é ela que faço sempre. Já acrescentei uvas passas e num outro dia, nozes. Ficaram deliciosas também. Um grande abraço e gratidão por compartilhar essa delícia 🙏
Oi Rose, que legal saber que adotou essa receita. Nossa com passas e nozes deve ter ficado delicioso. 🙂
Grande Abraço!
Consigo fazer com farinha de arroz ou amido para uma opção sem glúten?
Oi Ana, eu nunca fiz essa cocada com outra farinha, mas como a quantidade é pequena, talvez você possa experimentar usando apenas a farinha de arroz.
Me conta depois se der certo. 🙂
Abraço.