Estou lendo o “The Sweet Life in Paris” do David Lebovitz. Sou leitora assídua de seu blog e fã de suas receitas e textos, que muitas vezes me fazem rir alto em frente ao computador. O livro já estava há algum tempo na minha whish list e, após alguns comentários positivios da Lu Betenson sobre o livro no Twitter e com uma viagem pra Paris marcada para o mês que vem, comprei imediatamente o livro e comecei a ler. Inclusive quem tiver dicas de Paris, agradeço muito se puderem deixá-las nos comentários.
Foi deste livro que tirei essa deliciosa receita de mousse de chocolate que eu trago aqui no blog hoje. Ela é simples de preparar e de um sabor e cremosidade incríveis. Foi sucesso absoluto aqui em casa e num almoço onde servi como sobremesa pra um casal de amigos.
Sobre o livro, “The Sweet Life in Paris”
Estou adorando o livro onde David conta sua experiência como expatriado em Paris, descrevendo o comportamento dos parisienses e narrando algumas de suas aventuras por lá. Me identifico em muitos pontos com o livro, uma vez que também sou uma expatriada, antes em Amsterdam e agora em Haia. Em muito o comportamento dos parisienses se assemelha com o dos amsterdaneses. Acho que no Brasil, com a forte influência norte-americana na cultura, sinto as vezes que enfrento aqui alguns dos mesmos choques culturais que ele enfrenta na França. Tudo isso é narrado com um toque de humor que torna a leitura muito agradável e divertida. Além disso, cada capítulo é acompanhado de uma ou duas receitas e, aqui está a outra coisa de que sou fã do David, suas receitas, até o momento infalíveis.
As receitas do David Lebovitz
O que já preparamos aqui em casa dele, não só deu certo como adoramos. A tapenade de azeitonas pretas e figos é dele, já fiz também a tapenade de azeitonas verdes e alcachofra, deliciosa, e meu marido preparou um frango assado do blog dele, simplesmente espetacular.
Não foi diferente com essa mousse. O livro traz duas receitas de mousse, uma clássica com ovos e a outra com creme de leite para quem tem restrições com ovo cru. Eu não me importo com ovos crus, então optei pela clássica receita francesa. O David Lebovitz conta que ao alertar seus amigos franceses que na mousse haviam ovos crus ouviu de volta “De que outra maneira você faria uma mousse?“. Alertar um francês que a mousse de chocolate tem ovos crus é como alertá-lo que tem chocolate. hehe.
A mousse de chocolate
Mais uma vez a receita dele se transformou num sucesso absoluto, uma mousse de uma cremosidade e sabor intensos.
O que é muito importante e faz toda diferença nessa receita é usar um chocolate de qualidade, o melhor que você puder. É ele que vai dar o sabor à sua mousse, então capriche. Outra dica é como os ovos são usados crus, use os mais frescos que você puder e eu recomendo que sejam orgânicos também.
A receita dele é preparada com Chartreuse. Ele indica como opção de substituição qualquer licor de sua preferência, café ou água mesmo. Eu usei café, pois não tinha nenhum licor em casa e, como adoro café, optei por ele. Ainda quero fazer com Sheridan’s e Amarula, meus licores favoritos.
No mais fiz a receita ao pé da letra. Ele diz que dá de 4 a 6 porções, o que é verdade, mas se os comedores forem mais formigas, eu aconselho considerar 4 porções. Você pode colocá-la numa travessa única ou dividí-la em potinhos individuais. Fiz das duas maneiras e ambas ficaram ótimas. Pode ser servido com ou sem chantily. Como eu adoro chantily, gosto de comer com uma pequena porção dele, mas é realmente opcional.
Mais dicas de sobremesas?
Se quiser dar uma olhada numa sobremesa cítrica e não de chocolate, tem aqui os potinhos de limão siciliano que são também uma delicia:
Se quiser continuar no chocolate, tem aqui uma torta mousse de chocolate, numa versão de mousse com creme de leite:
Mousse de Chocolate
Ingredients
- 200 gramas de chocolate amargo ou meio-amargo picado (Usei meio-amargo)
- 3 colheres de sopa de água
- 2 colheres de sopa de café forte se preferir, substitua por algum licor
- 4 ovos grandes claras e gemas separadas
- Uma pitada de de sal
Instructions
- Numa tigela média, coloque o chocolate, o café e a água e leve ao banho-maria em água quase fervendo. Cuidado para não ficar muito quente.
- Quando o chocolate estiver quase derretido, retire do fogo e mexa até ficar cremoso. Reserve.
- Numa outra tigela coloque as claras e a pitada de sal e bata até o ponto de neve firme. Elas devem estar firmes, mas cremosas e não granulentas.
- Peneire as gemas (para não ficar com gosto forte de ovo), coloque-as no chocolate e misture.
- Adicione um terço das claras em neve à mistura de chocolate e incorpore, mexendo delicadamente de baixo pra cima com uma espátula*.
- Adicione o restante das claras e incorpore delicadamente até que as claras em neve não estejam mais visíveis.
- Coloque numa tigela ou distribua em potinhos individuais, cubra com papel filme e leve à geladeira por no mínimo 3 horas (eu fiz de um dia para o outro).
moranguita
hum que delicia esta mousse
adoro
beijinhos
Carla Duclos
Moranguita,
Essa mousse é um perigo de tão boa! 🙂
Obrigada pela visita!
Beijo,
ariane mittidieri
olá,
visito sempre seu blog e adoro..
e quanto a Paris ,dá uma espiada no blog conexão paris,é de uma historiadora brasileira que vive há anos em Paris e sabe tudo de lá , até já lançou um guia..
http://www.conexaoparis.com.br
um abraço,Ariane Rio de Janeiro
Carla Duclos
Oi Ariane,
Muito Obrigada pelo comentário e fico feliz em saber que já me visitava por aqui. 🙂
Super Obrigada pela dica do Conexão Paris. Eu até já conheço o blog e é realmente muito bom! Algumas dicas de lá já estão anotadas. 🙂
Abraço,
Gasparzinha
a foto não engana: ficou perfeita!
Adoro mousse bem consistente, só me apetece pegar nessa colher e levá-la à boca. 🙂
Sou super fã do david Lebovitz.
Beijinhos
Carla Duclos
Oi Gasparzinha,
Obrigada! 🙂
Essa mousse é espetacular, bem densa. Acho que vc iria gostar.
O David é 10!
Beijo,
Bailandesa
Carla, amei o post e o mousse! Ah, estou pensando em comprar o livro do Lebovitz! beijo e parabéns
Carla Duclos
Oi Clarissa,
Obrigada! Fico feliz mesmo que tenha gostado. 🙂
Eu recomendo muito o livro. Acho que vc vai se divertir. Além das receitas, que mesmo não sendo acompanhadas de fotos, dão água na boca. Imagina isso?
Beijo,
Janaina
Oi CArla! que post legal! primeiro amei a dica do livro (nunca visitei Paris, ainda q já tenha passado pelo aeroporto, enfim, meu sonho de viagem, APROVEITE e conte no blog as experiências culinárias e degustativas por lá!). Assim que eu fizer este mousse, conto aqui no blog o resultado. Um bjo!
Carla Duclos
Oi Janaina,
Obrigada! Fico contente em saber que gostou do post.
O livro é ótimo, acabei de ler essa semana, recomendo. É divertido e com umas receitas, que deixam com água-na-boca só pela descrição.
Pode deixar que vou contar tudinho sobre Paris. 🙂
Aguardo seu feedback da mousse e se quiser tirar uma foto e compartilhar no Facebook é só adicioná-la que ela vai pro álbum de fãs: http://www.facebook.com/pages/Entre-Panelas/252574775138?v=photos#!/photo_search.php?oid=252574775138&view=all
Beijo,
FaBEEana
Olá Carla!!
É minha primeira vez aqui..me identifiquei bastante com o blog do teu marido, daí derepente fui ler sobre você e me identifiquei mais ainda!! =)
Comecei a faculdade de Relações Internacionais, no final me formei em Comércio Exterior, fiz dois semestres de Filosofia, Administração Industrial e recentemente me formei em Gastronomia, o que me trouxe a estagiar em Paris!! Pensando que já fiz tantas coisas legais (e ainda tenho outras ainda na lista) fico menos deprê de ter feito 30 recentemente..
A maioria das pessoas me consideram louca pelas minhas escolhas, mas porque temos que nos limitar e gostar de apenas uma coisa??
Adorei a dica do livro!! Mas prometi que não irei ler livros em inglês até melhorar meu francês..vou ver se encontro por aqui! rs
Estarei acompanhando o blog!
Bisous
Carla Duclos
Oi Fabeana,
Que legal sua história de estudos. 🙂 Não tem jeito, quando temos um perfil com interesses múltiplos, acabos nos envolvendo em diferentes áreas.
Um estágio em Paris na área de gastronomia, que máximo! Parabéns e sucesso! 🙂
Quanto ao livro, acho que você vai gostar, ainda mais morando em Paris. 🙂
Beijo e obrigada pela companhia,
VITORIA L.
tb adorei
ariane mittidieri
miam miam..
olá carla!
espia o site da artista plástica Claire Basler nos arredores de Paris http://www.clairebasler.com
ah ontem peguei uma receita de bolinho de chocolate do blog e oba,deu tudo certo.valeu!
bjs
Carla Duclos
Oi Ariane,
Obrigada pela dica! 🙂
Que legal saber que o bolo de chocolate deu certo. Eba! 🙂
Beijos,
Mariana
Oi Carla…vida de expatriado não é fácil! mas vamos sobrevivendo!! beijos
Carla Duclos
Oi Mariana,
Não é fácil mesmo! Mas como vc disse, vamos sobrevivendo! Mas há recompensas também. 🙂
Beijo,
valentina
Carla querida, adoro como você escreve, tao detalhado. Também morro de rir com o David. Ele tem um super humor. mOrro de vontade de fazer um dos cursos que ele organiza. Espero que voce adore a viagem a Paris. Pela data deste post vc já deve ter ido.bjs
Carla Duclos
Oi Valentina,
Obrigada! 🙂 Fiquei muito feliz em saber que gosta do meu texto.
Também gostaria de participar de um dos tours dele, mas tenho até medo de ver o preço. hehe
Eu fui e ADOREI Paris! 🙂 Nossa, foi uma delícia! Eu adoro Paris e passar uma semana lá foi demais. Foi a segunda vez que fui e aproveitei a cidade de outra maneira agora. Logo mais começo a contar sobre a viagem aqui.
Beijos,
Isabella
Que musse Linda *-*
Não posso entrar nesse blog quando estiver com fome…
Carla, meus parabéns, todas as receitas do seu blog são tão boas, 😀
E Paris *–*
Meu sonho é visitar Paris
Estou ansiosa pra saber de suas experiências por lá
Beijinhos
Carla Duclos
Oi Isabella,
Muito Obrigada! 🙂 Fico realmente feliz em saber que gostou do blog e das receitas.
Logo mais aparecerá por aqui o primeiro relato da viagem a Paris. 🙂
Beijinhos,
Luciana Betenson
Oi Carla, só agora vi este seu post! Vi que a publicação dele foi na semana dos preparativos para as férias, depois viajamos e só voltei em agosto! Enfim, adorei 🙂 Eu fiz esta mousse também e nós amamos. Acabei de ler o livro só na semana passada e estou escolhendo as receitas dele que quero fazer pro blog. Provavelmente as cebolinhas caramelizadas e os spiced nuts, vamos ver! Beijos!
Carla Duclos
Oi Lu,
Legal que também gostaram da mousse. 🙂 No livro tem cada delícia né? Difícil escolher. Fico aguardando pra ver os resultados do que preparar no seu blog. 🙂
Beijos,
vinhos
Que resiste a um mouse de chocolate……
Carla Duclos
É difícil resistir!
denise
muitoo baum…
Carla Duclos
Obrigada!
Alexandre Alvarenga
Permita-me sem maldades… Saborosa Carla Duclos, acabei de entrar no seu blog em busca de uma receita de mousse se chocolate. Puxa parece que ou o único homem por aqui! Gosto muito de cozinhar, os amigos dizem que minha especialidade é carne e carne com(…) com o que der na teia, né?! Mas o que curto é fazer algo diferente sempre! Tão diferente como um mousse sem leite condensado e/ou creme de leite! Putz que ótimo!
Hoje tem surpresa pra esposa.
Parabéns pelo Blog e sucesso.
Alexandre Alvarenga
Carla Duclos
Olá Alexandre,
Legal que gostou dessa receita. Essa mousse fica mesmo muito boa. Tomara que sua esposa goste.
Obrigada!
Alexandre Alvarenga
Carissima Carla. Volto para dar notícias da mousse!
A mousse foi um sucesso e te confesso que da vontade de esconder na geladeira pra ninguem achar e comermos sozinhos e escondidinhos.
Depois quero te enviar uma receita de um creme de batata barôa, ou como também chamamos por aqui cenorinha branca. É sucesso total e muito simples. Se é que já não conhece.
Sucesso com seu blog e vou passear por aqui de vez enquando pois esta no meu favoritos!
Abraços,
Carla Duclos
Oi Alexandre,
Que legal saber que a mousse foi um sucesso!
Não conheço esse creme de batata barôa não. Pra te confessar, não conheço batata barôa. Já ouvi falar, mas nunca comi. Agradeço a receita. Pode usar o formulário de contato do blog que eu recebo no meu email.
Obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog e adicionado aos seus favoritos. Volte sempre que quiser.
Abraço,
Gabriel
Nossa quanta gostosura sm malicia!
Carla Duclos
Que legal que gostou do blog! Obrigada!
Taciana
Carla, menina, olha eu sou lerdinha para certas coisas rs
Me explique uma coisa, qdo vc se refere a “2 colheres de sopa de café forte”, sao 2 colheres de po de cafe diretamente no chocolate, ou cafe soluvel ou o cafe ja pronto??
Obrigada.
bjo
Carla Duclos
Oi Taciana,
São 2 colheres do café já pronto.
Beijo,
maicon
um muita obrigado ta adorei o mousse que eu fiz da receita pego aqui
Priscila
Eu fiz o mousse!!!!!
Ficou MARAVILHOSO! Melhor mousse de chocolate que já comi na minha vida!
Como não gosto muito de doce, eu o fiz com chocolate amargo, com 55% de cacau, e ficou ótimo!
Muito obrigada! Já virei fã e seguidora do site!
🙂
Carla Duclos
Oi Priscila,
Que legal que foi o melhor mousse da sua vida! 🙂 Eu adoro essa receita de mousse e como vc também gosto de fazer com chocolate amargo.
Obrigada por acompanhar o Entre Panelas. 🙂
Abraço,
Flávio
Olá Carla!
Revirei a net atrás de uma receita de mouse de chocolate e me deparei com seu maravilhoso site!
Sempre o que levo em conta ao escolher uma receita é a credibilidade que a pessoa tem com aqueles que fizeram a receita. E é claro que depois de tanta qualificação positiva acerca de suas receitas não tinha como não fazer!
Ficou maravilhosa a mouse. E olha que sou leigo na cozinha. Mas fiz tudo como você indicou: tim tim por tim tim! Rs…
Obrigado por partilhar esta maravilha de receita.
Parabéns!
Carla Duclos
Oi Flávio,
Fico muito feliz que tenha escolhido a mousse, feito e gostado! E de saber que as instruções estão bem claras! 🙂
É um prazer compartilhar as receitas aqui no blog.
Obrigada!
Abraço,
Monique
Fiz e amei! Também sou leiga na cozinha, mas a receita é super simples e fácil de fazer. O resultado é um mousse com sabor e textura inigualáveis, recomendadíssimo!
Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar com todos suas experiências gastronômicas.
Beijos!
Carla Duclos
Oi Monique,
Que bacana que vc também fez, achou as instruções bem claras e quq a mousse foi um sucesso. 🙂 Fico muito feliz em saber!
Obrigada e como eu disse no comentário acima, é um prazer compartilhar.
Beijo,
Silvana Falci
Carla, estava procurando uma receita de mousse de chocolate pela web e após longo tempo achei sei site e essa maravilha de receita. Faço doces e sobremesas para um restaurante e a proprietária me pediu pra fazer uma mousse de chocolate. Quando apresentei esta, ela não parou mais de pedir pois bombou. Já fiz com duas versões: chocolate com toque de café e ao invés do licor, essência de laranja. Fica muito bom.
Adorei!
Obrigada
Carla Duclos
Oi Silvana,
Que legal saber que essa receita tá te ajudando nos seus negócios! 🙂 E que bacana que ficou bom em diferentes versões e que os clientes do restaurante estão pedindo mais.
Sucesso!
Andrea
Carla,
A receita parece muito boa, mas uma dúvida, as gemas realmente ficam cruas?
Obrigada,
Andrea
Carla Duclos
Oi Andrea, sim as gemas ficam cruas.
Abraço,
Neiva F.S.
Fiz este mousse hoje, exatamente como a receita. Mas ele ficou amargo, minha família não gostou!
Por acaso as duas colheres de café seriam colocadas puras ou café passado???
Não gostei!
Carla Duclos
Olá Neiva,
O café é café passado, não o pó de café. Não sei qual você usou, se usou o pó comprometeu todo o resultado do mousse. O sabor desse mousse é dado pelo chocolate usado na receita. É importante usar um chocolate de excelente qualidade.
Que pena que vocês não gostaram.
Ana
Olá pessoal,
acho que descobri o que faltou no mousse: açúcar! Ao ler a receita estanhei e fui buscar mais informações na fonte. Claro que na receita francesa leva açúcar, mas acho que, ao reproduzir a receita, a Carla se esqueceu desse ingrediente super importante. Estou certa?
Carla Duclos
Oi Ana Lucia, não, você não está certa. Essa receita de mousse não leva açúcar. Ela é uma receita do David Lebovitz e está publicada no livro “The Sweet Life in Paris” como eu indico no texto. Para consultar a fonte, leia o livro. Na edição que tenho a receita está publicada na página 68.
O que adoça esse mousse é o chocolate. Na minha opinião ele é delicioso dessa forma e não há a menor necessidade de açúcar.
aline dorta
ola Carla fiz a mousse hj a tarde e ja esta no finalzinho ficou simplesmente divino nem acredito q foi eu quem fiz!!!Carla estou pensando em fazer essa mousse branca sera q dara um bom resultado se trocar o chocolate preto pelo branco, vc ja tentou?Obrigada bjus
Roberta Botelho
Ola Carla. Esta receita serve quantas porções?
Obrigada,
Roberta
Patrícia
Olá Carla!
Na receita do mousse nao bate nada na batedeira, exceto as claras?
Brigada!!!
Daniele
Boa noite!
Parabéns voçê é muito atenciosa e simpática.
Gostaria de rechear um bolo de cholocate, para o aniversário de meu filho, está mousse aguenta o peso do bolo da decoração? Obrigado!