Arroz de forno com espinafre e queijo

Arroz de forno com espinafre e queijo

Arroz de forno com espinafre e queijo

Essa receita de arroz de forno com espinafre e queijo eu preparei como lição de casa de um curso online em inglês que fiz chamado “Nutrição infantil e cozinhando” da Universidade de Standford. O pedido do exercício era prepararmos uma refeição que contivesse vegetais, proteína e carboidrato e que fosse atraente pra crianças.

Nesse prato temos o arroz integral e milho como carboidrato, queijo e leite como proteína e o espinafre como vegetal. Pra aumentar a quantidade de vegetais na refeição, eu servi acompanhado de tomates cereja, que a Babyduc adora. Ela também adora arroz e espinafre, o que garantiu o sucesso do prato.

Na época em que fiz o prato publiquei a foto na página do Facebook do Entre Panelas, mas sem a receita, que entrou na fila pra ser publicada aqui no blog. Essa semana aconteceu uma coisa bem legal: uma leitora me escreveu perguntando pela receita e mencionando a foto no Facebook. Decidi então passá-la na frente das outras e publicá-la agora.

Se você já tiver o arroz cozido, o prato é ainda mais rápido de preparar. Você vai ter que apenas refogar o espinafre. E é fácil. É praticamente misturar tudo, colocar num pirex e levar ao forno. Tá, vai precisar de 30 minutos assando, mas esse tempo você está livre para aproveitar como quiser.

É um prato versátil. Você pode variar e fazer com diversos outros ingredientes, com o que tiver a mão. Aqui no blog eu já publiquei a receita de cassarola de cogumelos, que é um arroz de forno com cogumelos. Já fiz esse prato com atum, já usei queijos diferentes, os cremes eu vario entre iogurte, sour cream, creme de leite. E por aí vai. Dá pra brincar bastante.

Arroz de forno com espinafre e queijo
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Esse prato é uma refeição completa, o que é chamado em inglês de “one pot meal”. É fácil de fazer sendo uma ótima opção vegetariana para o jantar.
Autor:
Tipo de receita: Vegetariana, Jantar
Cozinha: Internacional
Rendimento: 4
Ingredientes
  • 400 g espinafre
  • 2 xícaras de arroz integral cozido
  • 1 xícara de milho escorrido (se usar em lata)
  • ½ xicara de ricota
  • ½ xícara de queijo gouda (ou prato) ralado
  • 1 ovo
  • ¼ xícara de leite
  • 200 ml de creme de leite
  • sal, pimenta do reino e nós-moscada a gosto para temperar
Modo de preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius.
  2. Unte uma forma ou pirex com azeite de oliva
  3. Leve uma frigideira ao fogo com um pouco de azeite de oliva, adicione o espinafre e refogue até que esteja cozido.
  4. Escorra o espinafre e descarte o líquido.
  5. Tempere com sal e nós-moscada.
  6. Numa tigela misture com um garfo ou fouet o ovo, o leite e o creme de leite.
  7. Adicione a ricota e o queijo gouda e misture.
  8. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.
  9. Numa tigela grande misture o arroz, o espinafre, o milho e a mistura cremosa.
  10. Coloque na forma ou pirex e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Scones ou pãezinhos integrais de amora e ricota

Scones de amora e ricota aberto

Scones ou pãezinhos integrais de amora e ricota aberto

Minha refeição preferida é o café-da-manhã. Adoro quando chega o final de semana e posso preparar alguma coisa diferente pra tornar o início do dia especial. Faço panquecas, as vezes um bolo e dessa vez escolhi preparar esses scones ou pãezinhos  integrais de amora.

Fáceis e rápidos

Os scones como as panquecas são fáceis e rápidos de preparar. Não precisa deixar crescer a massa e em cerca de 15 minutos de forno eles estão prontos, quentinhos e fresquinhos para serem saboreados. Ideal pra preparar ao lado da minha pequenina que ficou observando o que eu fazia e me ajudando, fazendo parte do trabalho com a farinha em suas panelinhas.

[Read more...]

Torta 100% Integral de Liquidificador

Zemanta Related Posts Thumbnail

Torta Integral de Espinafre e Ricota

Essa receita foi minha cunhada Juliana quem me passou aqui neste Blog e é de uma amiga dela, a Duda. Li a receita, era feita 100% de farinha integral, o preparo era muito fácil e lá fui eu me aventurar. :) O resultado foi fantástico. A torta é DELICIOSA! A massa fica super fofinha, leve e saborosa.

O resultado foi tão bom, que essa já virou minha massa básica de torta de liquidificador.

Confesso que ao invés de literalmente recheá-la, eu apenas espalhei o “recheio” por cima da massa e levei ao forno, deixando que a massa crescesse envolvendo o recheio. Minha mãe costuma preparar as tortas assim. Como escolhi um pirex grande (20 cm x 30 cm), achei que ficaria pouca massa para fazer duas camadas dela. Mas, pode-se usar um pirex menor e fazer como recheio.

Fiz uma adaptação na massa. Usei leite de vaca orgânico no lugar do leite de soja sugerido inicialmente. Para o óleo, usei óleo de girassol orgânico também.

O meu recheio foi com espinafre, ricota e tomates cereja. Refoguei o espinafre com azeite de oliva e alho e depois piquei e misturei com a ricota que temperei com sal, pimenta do reino e orégano.

Torta Integral de Espinafre e Ricota

Já estou pensando na próxima torta e acho que usarei berinjela refogada para o recheio. Nham, nham.

Segue a receita da torta adaptada.