Livro de Culinária: Super Natural Cooking

Zemanta Related Posts Thumbnail

Super Natural Cooking - Heidi Swanson

Uma das autoras de blogs de culinária que mais admiro é a Heidi Swanson do 101 cookbooks. Descobri o trabalho dela há pouco mais de 2 anos e gostei de cara.

Duas coisas me agradam: ela desenvolve receitas que utilizam grãos integrais, adoçantes alternativos, alimentos mais naturais e menos indistrializados e o estilo de escrita que é leve e bem organizado.

Além do site, onde ela publica receitas, dicas de fotografia e livros de culinária dadas por convidados especiais,  a Heidi tem também dois livros publicados, o “Super Natural Cooking, Five Ways to Incorporate Whole and Natural Foods into Your Cooking” e o “Cook 1.0: A Fresh Approach to the Vegetarian Kitchen”.

O Super Natural Cooking é um dos livros de culinária que integram minha pequena coleção e é sobre ele que decidi falar hoje.

Eu comprei o livro tem cerca de um ano e meio e adorei. Uso ele como referência quando quero saber mais sobre algum ingrediente, relembrar porque determinado alimento não é uma boa idéia para sua saúde ou buscar uma inspiração em alguma de suas receitas.

O livro

O livro tem 80 receitas e está dividido em cinco capítulos. Além de escrito, ele foi fotografado pela própria Heidi. Ele se inicia com uma seção, “Build a Natural Foods Pantry“, que pretende orientar na construção de um acervo de ingredientes mais saudáveis e contém a descrição e orientação sobre quais preferir e quais evitar.

Na sequência vem quatro capítulos que organizam as receitas em “Explore a Wide Range of Grains“, “Cook by Color“, “Know Your Superfoods” and “Use Natural Sweeteners“. No final há uma relação com algumas técnicas e receitas básicas, “Basic Recipes and Techniques“, que traz por exemplo, uma receita de caldo de legumes.

Assim ela organiza as receitas e fornece informação nutricional em cada categoria. Se você quer saber mais sobre os Grãos Integrais, ou porque é importante um prato com alimentos de cores diversas, pode ir direto ao capítulo, ler, aprender e buscar uma receita dentro daquele contexto.

As receitas

Dentre as receitas que preparei do livro, uma delas não deu certo, a panna cotta. Não culpo a receita, pois não tenho experiência nenhuma com agar, agente usado para firmar o creme, e foi a primeira vez que tentei fazer panna cotta. Nem mesmo com gelatina eu havia tentado antes. Ainda não identifiquei o que deu errado no preparo, mas estou certamente disposta a tentar de novo.

As demais deram super certo. Já preparei por exemplo, o muffin de banana e expresso e o otsu, um noodle muito saboroso. As panquecas de farinha de arroz integral publicadas aqui foram tiradas deste livro e são minha receita favorita.

Eu preparei poucas se considerarmos as 80 receitas que o livro traz, mas ele tem muito mais que receitas e me sinto confortável em indicá-lo aqui.

Recomendação

O Super Natural Cooking  é uma fonte confiável de pesquisa e receitas para mim, e por isso eu recomendo. Ele foi uma excelente aquisição para minha mini-bibliotea culinária.

Se você gosta de usar grãos integrais na sua alimentação e procura na medida do possível comer de maneira saudável, acredito que irá gostar desse livro.

Além de aprender sobre os ingredientes, nutrição, ainda terá uma série de receitas interessantes para testar e experimentar.

Aqui no Entre Panelas eu já publiquei algumas receitas da Heidi Swanson:

Cassarola de Cogumelos

Couve-flor refogada simples (Simple Cauliflower)

Panquecas de Farinha de Arroz Integral - Wild Rice Flour Pancakes

Escrevi também um texto sobre alimentação e nutrição explicando porque grãos integrais são melhores que os refinados.

Se você já leu o livro da Heidi, que tal compartilhar sua opinião nos comentários?

Onde comprá-lo

Não encontrei a versão em português desse livro. Infelizmente está disponível apenas em inglês.

No Brasil é possível adquiri-lo na Livraria Cultura, Submarino ou mesmo comprar na Amazon americana e pedir para entregar no Brasil, o que as vezes, sai até mais em conta que comprar nas lojas brasileiras.

Submarino: Super Natural Cooking: Five Delicious Ways to Incorporate Whole and Natural Foods into Your Cooking

Livraria Cultura: Super Natural Cooking: Five Delicious Ways to Incorporate Whole and Natural Foods into Your Cooking

Amazon.com: Super Natural Cooking: Five Delicious Ways to Incorporate Whole and Natural Foods into Your Cooking

O livro tem um preview disponível no Google Books e você pode dar uma olhada antes de decidir se quer comprá-lo ou não. Veja o preview a seguir:

Livro de Culinária: Revolução na Cozinha (Ministry of Food) – Jamie Oliver

Zemanta Related Posts Thumbnail
Ministry of food / Revolução na Cozinha - jamie Oliver

Copyright © 2009 Carla Duclos

Para inaugurar a seção de Livros de Culinária no Entre Panelas, escolhi o “Revolução na Cozinha”, ou “Ministry of Food”, título original em inglês, do Jamie Oliver. O motivo da escolha foi que a proposta desse livro está muito relacionada com o que me trouxe de volta a cozinha. Eu conto um pouco sobre o meu retorno às panelas no “Redescobrindo a Gastronomia”, e agora quero falar do que me motivou a isso.

Antes de voltar a cozinhar, por cerca de 5 anos vivi muito a base de junk food regada a hectolitros de coca-cola light pra dar aquela balanceada, afinal de contas equilíbrio era tudo o que eu tinha numa alimentação ultra saudável a base de comida de entrega. Isso somado à falta de exercício fisico e a profissão sedentária, trouxeram excesso de peso e falta de saúde para a casa. Colesterol e triglicérides altos além de pressão arterial ligeiramente aumentada. Esses fatores distribuídos entre o casal começaram a nos incomodar e começamos a refletir sobre o que estava nos levando àquilo.

Começamos a perceber que nossos hábitos alimentares eram péssimos e que precisávamos assumir o controle da situação e tomar uma atitude a respeito. Concluímos que precisávamos passar a cozinhar nossa própria comida, como nossos pais faziam, passando a comer comida de verdade. Acreditávamos que a qualidade da nossa alimentação era a chave que precisávamos virar. Ok, pensado isso precisávamos achar tempo para cozinhar. Tempo não é algo fácil de encontrar, mas nada que com organização e vontade não se consiga. Mesmo trabalhando 40 horas por semana consegui me organizar e arranjar tempo pra cozinha. E não, não sou nenhum gênio, sou uma pessoa normal como qualquer outra. Claro que não é todo dia que preparo algo elaborado e novo, mas uma comida honesta e gostosa sai com uma boa frequência. Meu marido tambem cozinha e assim algumas vezes é ele quem assume o fogão.

Proposta do livro

O que essa história toda tem a ver com o “Revolução na Cozinha”?
[Read more...]