Cassarola de Cogumelos

Zemanta Related Posts Thumbnail

[Artigo atualizado, 05/08/09]

Cassarola de Cogumelos

A receita deste prato é do 101 Cookbooks. É a primeira que publico aqui embora já tenha preparado algumas outras e gostado muito também.

Eu gosto muito do site. A autora tem um livro publicado, o “Super Natural Cooking” que eu também acho muito bom. Já faz parte da minha biblioteca gastronômia e é um dos meus favoritos. O subtítulo do livro é “Cinco maneiras de incorporar alimentos integrais e naturais na sua cozinha“. Traduzindo, livro natureba com receitas deliciosas.

Uma das coisas que gosto no site é que muitas das receitas propõem combinações de ingedientes e temperos com as quais não estou nem um pouco habituada e é muito bom descobrir novos sabores e possibilidades.

Essa Cassarola no caso não é muito exótica. A única coisa que para mim seria nova, é que ela leva em sua receita original estragão fresco, erva desconhecida pra mim, mas como não encontrei no mercado, acabei usando salsinha que eu tinha em casa. Teria sido legal usar o estragão pois seria um sabor novo, mas essa experiência ficará para a próxima.

Preparei esse prato para o jantar ontem. Comida na mesa, estamos jantando e o diálogo começa:

- Como se chama esse prato?

- Cassarola de cogumelos

- O que é uma cassarola?

- Hm,  ahn, bem, é, não sei explicar. Acho que é quando vai no forno.

- Resumindo, não sabe explicar, não sabe.

- É, confesso, não sei.

- Ok, tema para Wikipedia mais tarde.

Devoramos a travessa de comida e após o jantar meu marido foi para a Wikipedia pesquisar sobre a cassarola. E não é que tava lá mesmo?

A casserole, from the French for “saucepan,”[1] is a large, deep pot or dish used both in the oven and as a serving dish. The word casserole is also used for the food cooked and served in such a dish.”

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Casserole

Traduzindo, cassarola é o nome dado a um tipo de panela, funda e que pode ser usada no fogo e no forno e que você leva a mesa para servir. A palavra cassarola também pode ser usada para a comida que é preparada e servida neste prato. Ok, eu não usei a panela cassarola, mas muitos pratos praparados dessa maneira (preparado no fogo e depois levado ao forno), mesmo com outros utensílios assim são chamados também.

Cassarola explicada, vamos a receita em si. Usei arroz integral como sugerido na receita, mas a Heidi Swanson, autora do 101, oferece a possibilidade de se usar qualquer grão que goste, como quinua, couscous, etc. Para os cogumelos, usei champignon orgânico e dobrei a quantidade indicada. Eu preparei metade da receita e usei a quantidade original de champignos, pois achei que o indicado era pouco. Não me arrependi nadinha. :)

Não sei se o fato de ter reduzido pela metade interferiu, mas o meu achei que ficou um pouquinho seco e na próxima vez, vou aumentar um pouco a quantidade de sour cream ou adicionar um pouco de leite. Isso é gosto pessoal, eu prefiro pratos mais molhados. É como macarrão, há os que gostam dele mais sequinho e os a favor dele nadando em molho. :)

Bom, vamos a versão da receita que preparei:


Como dizem os Holandeses: Eet smakelijk!