Receita: Dal, Sopa de lentilha vermelha indiana

Dal, Sopa de lentilhas vermelhas indiana

Foto: Daniel Duclos

Eu tenho uma história curiosa com lentilhas. Minha mãe preparava as lentilhas de maneira semelhante ao feijão, para comer acompanhada de arroz. Sempre torci o nariz pra elas e dizia que preferia muito mais o feijão.

Isso foi até eu descobrir outras variedades de lentilha e outros modos de prepará-la. A lentilha é muito versátil e podemos variar o tipo e temperos e terminarmos com pratos completamente diferentes.

Aqui no blog já publiquei a sopa de lentilhas amarelas e hoje eu vou compartilhar com vocês esse prato indiano que descobri no excelente blog Simply Recipes, chamado Dal de lentilha vermelha.

Dal, Sopa de lentilhas vermelhas indiana - Adicionando tomate

Foto: Daniel Duclos

Mas o que é Dal?

O Dal, segundo a wikipedia, é largamente consumido na India. O nome se refere tanto aos grãos de lentilha moídos, como também ao ensopado preparado com elas. Há variações entre as regiões do país e ele é comumente servido com arroz e legumes.

Eu preparei o Dal com a lentilha inteira e preferi comer como uma sopa. No entanto, fique a vontade para comer acompanhado de arroz e vegetais, ou mesmo uma carne.

Ele é facil e rápido de fazer. A lentilha tem a grande vantagem de cozinhar em pouco tempo, o que agiliza todo o prato.

Dal, Sopa de lentilhas vermelhas indiana - Cozinhando, fumaça

Foto: Daniel Duclos

Adaptando a receita

Fiz uma pequena modificação na receita: removi a erva-doce, pois aqui em casa não gostamos muito. Na primeira vez que fiz eu usei para provarmos e ver o que achávamos, mas gostamos mais quando fiz sem. Então é essa a versão que trago aqui hoje. Se você gostar de erva-doce, pode usar.

Os temperos usados dão um sabor riquíssimo a essa sopa e fogem do tradicional sabor mediterrâneo mais comum na cozinha brasileira. Amo a cozinha mediterrânea, mas também gosto muito de variar. Há muito pra ser explorado nesse mundo enorme da culinária.

Explorando outras cozinhas

Tenho alguns exemplos aqui no blog. Um simples refogado de legumes com um toque de temperos usados em pratos indianos se transformou nesse legumes a indiana. Nessa sopa de frango, espinafre e noodle, o curry e shoyo dão um toque oriental ao prato.

E vocês? Gostam de explorar temperos e cozinhas diferentes de outras culturas? Ou preferem não arriscar? Deixe um comentário me contando o que você acha.

Receita: Dal, Sopa de lentilha vermelha indiana
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Prato indiano simples de preparar que pode ser servido como uma sopa ou acompanhado de arroz e vegetais.
Autor:
Tipo de receita: Prato Principal ou Entrada
Cozinha: Indiana, Vegetariana
Rendimento: 4
Ingredientes
  • 1 xicara de lentilhas vermelhas
  • 3 xicaras de agua
  • 3 tomates maduros
  • 2 colheres de cha de oleo
  • ½ xicara de cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • ½ colher de cha de sementes de gergelim (branca ou preta)
  • ½ colher de cha de sementes de cominho
  • ½ colher de cha de sementes de mostarda
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de cha de acafrao da terra
  • 1 limao thaithi
  • Salsinha picada
Modo de preparo
  1. Faca uma pasta com o alho: Coloque uma pitada de sal sobre o alho picado e com a lateral de uma faca va pressionando/amassando ate formar uma pasta. O sal age aqui como um abrasivo.
  2. Cozinhe as lentilhas: Lave as lentilhas em agua corrente fria e coloque numa panela com as 3 xicaras de agua para cozinhar. Cozinhe ateh que as lentilhas estejam macias, cerca de 10 minutos.
  3. Tire a pele e prepare os tomates: Coloque agua para ferver numa panela. Faca um corte em X nos tomates (facilita para tirar a pele depois) e quando a agua ferver mergulhe os tomates e deixe cerca de um minuto. Retire os tomates da panela, passe por agua fria e remova a pele com as maos. Sai facinho. Pique, amasse os tomates e reserve.
  4. Prepare a sopa ou Dal:
  5. Coloque o oleo numa panela e leve ao fogo medio para aquecer. Coloque a cebola picada e frite ate que fiquem translucidas (cerca de 3 minutos).
  6. Adicione a pasta de alho e cozinhe por 1 minuto mexendo conatantemente pro alho nao queimar
  7. Adicione as sementes de gergelim, cominho e mostarda e cozinhe mexendo sempre por cerca de 3 minutos.
  8. Adicione o acafrao e a folha de louro e mexa.
  9. Junte as lentilhas junto com a agua do cozimento a panela com os temperos.
  10. Coloque sal a gosto e cozinhe por mais 10 minutos.
  11. Adicione o suco de limao e os tomates e cozinhe por mais 3 a 5 minutos.
  12. Ajuste o sal se necessario. Adicione a salsinha picada e misture. Remova do fogo e sirva

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. Gosto bastante de experimentar novos temperos e sabores, sempre tenho curry e uma mistura de temperos que eles chamam aqui de “condimentos de Colombo”: tem cominho, curry, coentro, paprica e adoro temperar refogados de frango com ele e acrescento um pouco de creme fresco também. Ultimamente no trabalho tenho visto bastante pratos do Taiti, que levam leite de coco, e estou tentada a experimentar (tenho umas colegas da Polinésia que vira e mexe falam sobre as delicias da culinaria das ilhas).
    Acho a culinaria do oriente extremamente atraente tanto gustativamente, por sua variedade de temperos, quanto visualmente, tudo é muito colorido e abre o apetite, como a foto que apresenta a sopa!

    • Oi Natália,
      Que legal saber que você também gosta de explorar outras cozinhas. Nossa não conheço nada do Taiti, nem das ilhas da Polinésia. Se preparar algum prato, agradeço se compartilhar no seu blog. Aí posso fazer aqui em casa também.
      É muito bacana explorar outras culturas através da culinária. ;)
      Obrigada pelo comentário e me conta depois o que achou se fizer essa sopa. :)
      Abraço,

  2. Adoro lentilhas. De todos os tipos. Acho que sao as minhas leguminosas preferidas. TEm uma variedade preta que sempre comia em Cingapura que ainda nao achei aqui para reproduzir. Com uns amigos indianos comecei a experimentar receitas diferentes. Eles fazem lentilhas como ninguem.

    • Oi Valentina,
      Elas são super versáteis e concordo que os indianos são muito bons com elas mesmo. Aqui na Holanda eu encontro uma lentilha preta pequenina chamada Beluga. Acho uma delícia, mas não sei se é a mesma a que você se refere. Eu provei também aqui uma verde escura com umas listrinhas, pequena também, que achei excelente.
      Abraço,

  3. Parece delicioso e fiquei tentada a fazer ainda essa semana. Estou numa vibe de comidas vegetarianas e indianas e percebi que tem algumas receitas boas no seu blog. Venho contar se eu fizer. Abraços, Jessica.

Trackbacks

  1. [...] Como o curry é o que vai determinar o sabor, use um de boa qualidade. E ele junto com o gengibre dão um ar indiano ao prato. Se você gosta de culinária indiana, dê uma olhada também nesse legumes à indiana e no Dal, uma sopa de lentilhas vermelhas. [...]

Speak Your Mind

*

Avalie a receita: