Bolo de fubá simples

Bolo de fubá simples

Eu sou fã incondicional de um bolo simples. Comê-lo acompanhado de uma xícara de chá ou café é muito reconfortante. E o bolo de fubá é um dos meus preferidos. Ele é mais uma das maravilhas da culinaria brasileira, e hoje eu trago uma receita de bolo de fubá simples, super fofinho e delicioso, e que ainda é super prático e rápido de preparar.

Fácil, prático e rápido

Com uma garotinha de um ano e meio correndo pela casa, os bolos que tem saído do meu forno são aqueles muito simples de preparar, dos que faço com a ajuda das pequenas mãozinhas da Babyduc:

Filha, vamos fazer um bolo com a mamãe?” Ela acena positivamente com a cabeça.

Então nós vamos pra cozinha, ela me “ajuda” a separar os ingredientes e observa a todo o processo de preparo atentamente. Ver a massa de bolo se formando é fascinante.

Preparando o bolo

Eu modifiquei um pouco o modo de preparo da receita original, que é da Ana Paula, do blog De Unha Feita. Ela indica que o bolo seja todo batido no liquidificador, mas eu prefiro bater apenas os ingredientes líquidos no liquidificador e juntar essa mistura aos ingredientes secos misturando-os manualmente, do mesmo modo como preparo o bolo de cenoura.

Acho que a massa fica mais leve e evita o risco do liquidificador não conseguir bater a massa por ficar muito espessa ou por não comportar a quantidade total da massa. Além de ficar mais interessante pra minha pequena aprendiz observar.

Fofinho e delicioso

O resultado dessa receita é um bolo fofinho e delicioso, porque não adianta ser fácil se não for gostoso, não é?

Algumas pessoas já fizeram e confirmaram seu sucesso lá no facebook do Entre Panelas.

Se quiser um bolo de fubá um pouquinho diferente dá uma olhada no bolo de fubá com leite de coco.

Como eu disse, bolo de fubá é um dos meus favoritos, só perde pro bolo simples da vóvó. E você? Qual seu bolo simples favorito?


4.7 from 13 reviews
Bolo de fubá simples
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Delicioso bolo de fubá simples de liquidificador.
Autor:
Tipo de receita: Bolo
Cozinha: Brasileira
Rendimento: 8
Ingredientes
  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de fubá
  • 2 xícaras de açúcar
  • ¾ de xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de leite integral
  • Opcional: 1 colher de sementes de erva-doce (Eu não coloquei)
Modo de preparo
  1. Pré-aqueça o forno (180 graus).
  2. Numa tigela misture os ingredientes secos: peneire a farinha de trigo e o fubá. Adicione o açúcar e misture bem com fouet.
  3. No liquidificador bata os ingrediente líquidos: os ovos, o leite e o óleo.
  4. Junte essa mistura líquida à tigela com os ingrediente secos e misture com um fouet.
  5. Quando a massa estiver homogênea, adicione o feremento em pó e misture levemente.
  6. Unte uma assadeira (eu gosto da de buraco no meio) e leve o bolo para assar por cerca de 35 minutos.
Notas
- Observação: A xícara usada é xícara medida de 240 ml.

Comments

  1. Thaís Carraca says

    Olá Carla

    Freguesa assídua do Entre Panelas, estava “namorando” o bolo de fubá desde que vc postou no facebook, hoje, finalmente, pude fazê-lo, mas com uma pequena alteração, substitui o leite pela mesma medida de iogurte, ficou uma delicia, a turma gostou muito.
    Um abraço,
    Thais

  2. Teka says

    Que lindo bolo, Carla!
    Seu bebê já está te observando cozinhar?
    Já não é mais bebê…
    Parece que foi ontem que nós, os seus leitores, acompanhamos
    sua gravidez!!!!
    Bjs

  3. Sandra says

    amei…..fiz a primeira vez e ficou ótimo, vou fazer de novo…valeu gostei muito do detalhe de misturar os elementos secos separados, deu certo e ficou super fofinho.

  4. maria leni says

    Eu gosto muito de bolo de fubá,mas meu preferido de bolo simples é o de laranja feito com casca e tudo é muito bom.acabei de conhecer e adorei esse blog.

  5. Regina says

    Olá, ja fiz o bolo de cenoura e o de chocolate que ficaram maravilhosos! Este de fubá eu tive a impressão que precisava de 1 xícara de farinha a mais, ele demorou muito no forno ate ficar pronto, e olha que meu forno é poderoso e nao leva mais do que 30 min, este ficou muito mole e ate ficar no ponto deixei uns 50! Outro ponto , para meu gosto ficou um pouco doce demais. Mas mesmo assim esta valendo e sera comido! Rs. Adoro as historias por trás das receitas , assim da mais vontade de fazer, parabens pelo blog. Abs Regina

    • says

      Oi Regina,
      Que legal saber q o de cenoura e chocolate deram certo. :)
      E pena saber sobre esse de fubá. Qdo eu fiz ficou perfeito, e várias outras pessoas também reportaram sucesso. Não consigo imaginar o que possa ter acontecido. Talvez o tamanho dos ovos.
      Obrigada pelo comentário e feedback.
      Abraço,
      Carla

    • daniel beltramelo says

      Ola Regina, li seu post, eu ja conheço essa receita e como vc disse que ficou muito doce resolvi dar um pitaco, realmente vai apenas uma xicara de açucar e nao duas como esta na receita, dessa maneira vc nao precisará acrescentar mais farinha e nao vai demorar tento tempo pra assar

      abraço
      daniel

      • says

        Oi Daniel,
        Muito ou pouco doce é questão de paladar pessoal.
        Sou totalmente a favor de diminuir o açúcar ou acrescentar mais farinha pra se adequar ao paladar.
        Agora quanto a assar, o meu e o de varios leitores assou sem problemas. Não é um problema com a receita.
        Obrigada por sua participação.
        Abraço.

        • Renata Menegussi says

          Carla, ficou perfeito, não mudaria nada, adorei.
          Agora farei o bolo de claras, depois te conto como ficou.
          Abraços

    • says

      Daniel,
      Se colocar o coco ralado, acho que é bom diminuir fubá ou farinha, se não acho que pode ficar muito seco. Meça o volume do pacote de coco e reduza essa qtde da farinha ou fubá.
      Quanto a erva-doce, aí eh gosto pessoal. Experimente e veja se gosta. :)
      Abraço!

  6. monica says

    Ainda vou testar do mais simples, depois passando pelo de chocolate e por fim o de fubá. Estou aguardando a postagem do bolo de laranja com casca, pois todas as receitas q ja experimentei nao deram certo, o bolo fica amargo. bjs

    • monica says

      Olha eu aqui novamente…rsrrs. Na verdade comecei pelo de fubá, acrescentando somente 1 xícara e 1/2 de açúcar e ao invés de usar 1 de leite coloquei meia de leite e meia de leite de coco. O resultado??? SUPER RECOMENDO!!!! fofinho e delicioso. Tenho uma filha de 1 ano e seis meses e ela adorou. Grande bj e obrigada pela receita.

      Ah….estou aguardando a receita de bolo de laranja com casca (sem o amargo…rsrsr).

  7. Rose Ribeiro says

    Adorei a receita, vou colocar nas minhas preferidas. Sugiro colocar um pouco de coco ralado e usar metade do leite com leite de coco. O bolo ficou 10! Meu marido adorou! Assim q tirar do forno fica uma delícia comer com manteiga.
    Adorei! Bjo!!

  8. Lidiane SIlva says

    Cheguei aqui por um acaso e foi mara!!
    Nosssaaa! Acabei de comer esse bolo!
    Confesso que na hora eu pensei que não ia dar certo!
    Melhor bolo de fubá que já comi. Coloquei queijo. Hum!! Perfeito!!

  9. Débora says

    Acabei de colocar no forno pra assar… Há tempos estava esperando pra fazer este bolo. Estou de férias no sítio dos meus pais… Oportunidade perfeita! Bjs e parabéns pelo site!

  10. Vanessa Honório says

    Fiz o bolo,ficou maravilhoso,não troco essa receita por nada!!! Amei e obrigada por compartilhar os seu conhecimentos com a gente !! Um grande bjo !!

  11. Leila says

    Fiz ontem mas ninguém aqui em casa comeu…rsrsrs…coloquei um pouco menos de 3/4 da xícara de óleo e ficou extremamente gorduroso…pingando óleo mesmo…o que posso ter feito de errado??? Também usei metade do açúcar recomendado… O gosto ficou bom.

    • says

      Oi Leila,
      Eu já fiz esse bolo diversas vezes e o óleo nunca foi um problema. Diversos outros leitores já comentaram aqui contando do sucesso da receita. Lamento muito que você tenha tido problema. Também tenho feito com menos açúcar (1 e 1/2 xícara). Difícil dizer o que pode ter dado errado. Talvez com a redução do açúcar pela metade, o óleo tivesse que ser reduzido mais.
      Abraço,

  12. Alexandra says

    Oi… Eu sou péssima com bolos e tortas. Tentei a poucos dias uma outra receita de fubá e não ficou muito bom rsrsrs… Mas resolvi insistir e por um acaso vi essa receita e boommm o bolo ficou maravilhoso, assou direitinho, como vi os comentários sobre o açucar, também diminui o açucar!! Primeira vez que a sua receita. Adorei e meus sobrinhos também. Parabéns!!

  13. Renata says

    Bom vou fazer hoje, vamos ver se vai dar certo, fácil é mais não sou muito boa em fazer bolos. Quando ficar pronto posto o comentário.

  14. Ane says

    Oi Carla,
    Fiz ficou maravilhoso! Adoro bolo doce então usei 2 xic mesmo hehehe. Vivo na Suíça e não sei aí em Amsterdã, mas aqui o Fubá que encontro não é igual, e mesmo assim ficou maravilhoso! Obrigada!

    • says

      Oi Ane,
      O que eu uso aqui na Holanda é farinha de milho que compro em supermercados orgânicos. Eu não sinto diferença pro fubá do Brasil. O bolo fica uma delícia.
      Fico contente em saber que fez e gostou do bolo. :)
      Abraço!

  15. Gabriella Araújo says

    Fiz esse bolo hoje e ficou ótimo, meu marido amou! Porém, apesar de seguir a receita direitinho, a massa ficou líquida, para compensar adicionei um pouco mais de farinha e creio que por conta disso, não ficou muito doce! Ou seja, acertei um pouco na sorte, mas espero repetir a receita mais vezes e aprimorar! Obrigada e parabéns pelo blog!

    • says

      Oi Gabriella,
      Que bom que conseguiu ajustar e deu certo. Será que pode ter sido o tamanho da xícara que você usou? Eu uso xícara de 240 ml.
      Fico feliz que tenha gostado e Obrigada!
      Abraço!

  16. Carmen says

    Oi Carla, adorei a receita e vou experimentar, pois quero um bolo assim faz tempo. E aproveitando, vc teria uma sugestão para eu fazer sem o leite, somente com água? Quero essa alternativa, porque meu namorado tem intolerância ao leite. Eu não sei se pode simplesmente substituir o leite por água. Agradeço se puder me dar uma dica sobre isso. Um abraço!

    • says

      Oi Carmen,
      Eu nunca fiz esse bolo com água. Eu acho que usar um leite vegetal no lugar do leite deve dar um melhor resultado. Se fizer agradeço se puder me contar o resultado.
      Abraço!

    • says

      Oi Roberto, alguns fatores podem causar isso. Forno muito quente, pode fazer com que o bolo não fique bem assado por dentro, fazendo ele murchar. Outro fator, pode ser resfriamento rápido. Uma dica que aprendi com minha mãe, é cobrir o bolo com um pano de prato limpo e seco ao tirá-lo do forno.
      Abraço!

  17. Renata Menegussi says

    Carla, Boa noite.
    Acabei de fazer o bolo de fubá, ficou perfeito, fofinho, uma delícia, está receita vai para o meu caderninho. Pena que não tenho como postar a foto pra vc ver o resultado, mas, ficou perfeito. Obrigada por compartilhar.
    Abraços

    • says

      Oi Renata, que legal que você fez, deu certo e gostou! :) Eu adoraria ver a foto do seu bolo. Se você usa Instagram ou Twitter, publica a foto com a hashtag #entrepanelas, que eu consigo ver. Me avisa se você publicar.
      Abraço e obrigada pelo comentário!

  18. Luzia Leal Santos says

    Fiz o bolo ficou uma delicia e bem fofinho todos gostaram ,só coloquei apenas uma xícara de acúcar e ainda ficou doce ao meu paladar, no próximo colocarei menos e salpiquei linhaça e coco ralado por cima.

  19. Marlene says

    Fiz o Bolo nossa ficou muiiiiittooooo bommmmmmmmmmmmmmm…a única coisa que eu mudei foi ter colocado 1 1/2 de açúcar e não 2 como a receita

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Avalie a receita: