Bolo de banana com farofa doce de cobertura (streusel)

Pedaço de bolo de banana com farofa doce de cobertura

Apesar do último artigo aqui no Entre Panelas ter sido um bolo de cenoura com banana e nozes, escolhi trazer hoje mais uma receita de bolo e de banana. Esse bolo é tão saboroso que não resisti em compartilhá-lo aqui o quanto antes.

A receita é do Technicolor Kitchen da Patrícia Scarpin, excelente blog que já apareceu por aqui em outras receitas, como os potinhos de limão siciliano, e que recomendo muito. O que eu preparo de lá é sempre sucesso aqui em casa.

O bolo é um bolo úmido com sabor de banana presente na medida certa. A farofa doce que vai na cobertura harmoniza em textura e sabor com o bolo.

Algumas adaptações à receita original

A receita original leva açúcar mascavo claro na farofa de cobertura e eu substituí por um açúcar de cana que encontrei aqui que tem um gostinho de melado acentuado e combinou muito bem no bolo. Mas açúcar mascavo ou demerara também devem combinar muito bem.

Na massa do bolo eu substituí a farinha branca por uma farinha 70% integral e usei açúcar demerara de cana. A quantidade de bananas que usei para dar a medida em xícaras foram 2 e meia e meu tempo de forno foi maior, meu bolo assou em 55 minutos. Usei um pirex de vidro para assá-lo e isso em conjunto com o meu tipo de forno (convecção) foi o que provavelmente alterou o tempo de forno. Aliás, tempo de forno é sempre algo a se tomar cuidado, pois o tipo de forno, a regulagem do seu forno, podem fazer muita diferença. É importante sempre monitorar e checar o bolo sendo flexível quanto a esses valores. Cada forno é único, o tempo é ótimo pra dar uma noção, mas não devemos nos prender radicalmente a ele.

Pedaço de bolo de banana com cafe

Dicas de outras receitas com banana

Aqui no Entre Panelas tenho algumas receitas com banana publicadas. Essa torta de banana é uma receita da minha família que me acompanha desde a infância. É uma delícia e sucesso absoluto aqui no blog:

Torta de banana - Banana pie

Deixo a dica também de um doce de banana extremamente simples pra você preparar quando da aquela vontade de um docinho ou quando aquela banana já tá passando do ponto e você quer preparar algo asap:

Doce de Banana

Abaixo, a receita de hoje, o bolo de banana com farofa doce de cobertura.

[print_this]

Receita: Bolo de banana com farofa doce de cobertura (streusel)

Receita adaptada de: http://technicolorkitchen.blogspot.com/2010/08/bolo-de-banana-com-cobertura-streusel.html

Ingredientes:

Farofa doce (streusel):

  • 6 colheres de sopa (60g) de farinha de trigo 70% integral
  • 6 colheres de sopa (75g) de açúcar mascavo claro (Usei um açúcar de cana com sabor de melado pronunciado. Acho que qualquer açúcar mascavo fica bom aqui.)
  • 3 colheres de sopa (42g)  de manteiga sem sal, amolecida (À temperatura ambiente)
  • ¼ colher de chá de canela em pó

Bolo:

  • 1 e 1/3 xícaras (233g) de farinha 70% integral para bolos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 xícara (255g) de bananas, bem maduras e amassadas ligeiramente com um garfo (Aproximadamente de 2 a 3 bananas dependendo do tamanho)
  • 3 colheres de sopa de leite integral
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • ½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida (À temperatura ambiente)
  • 1 xícara (200g) de açúcar demerara
  • 1 ovo grande, levemente batido com um garfo

Modo de preparo

Observação:  Tenha todos os ingredientes em temperatura ambiente.

Farofa doce (streusel):

  1. Numa tigela média, misture a farinha, o açúcar, a manteiga e a canela com as pontas dos dedos até consegui uma farofa grossa; leve à geladeira.

Bolo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma quadrada de 20cm. (Usei um pirex de vidro)
  3. Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal numa vasilha pequena e reserve.
  4. Coloque as bananas amassadas em outra tigelinha e misture o leite e a baunilha.
  5. Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-baixa até obter um creme fofo, 2-3 minutos.
  6. Junte o ovo e bata até incorporar completamente.
  7. Adicione a mistura de banana (a massa pode parecer talhada, não tem problema, vá em frente) e bata até misturar.
  8. Agora, na velocidade mais baixa da batedeira, junte aos poucos os ingredientes secos reservados, batendo somente até incorporá-los.
  9. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície com uma espátula de silicone.
  10. Salpique a farofa doce (streusel) reservada sobre a massa e leve ao forno até o bolo dourar e ficar firme ao toque, cerca de 50 minutos (faça o teste do palito).
  11. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente na forma antes de cortar e servir.

[/print_this]

Perfeito acompanhado de um cafezinho. :)

E pra quem chegou até aqui, bonus com update da gravidez: Está tudo correndo bem, estou na reta final, me sentindo muito bem e babyduc pode vir a qualquer momento. :)

Compartilhe...
Share on Facebook0Share on Google+2Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter3Email this to someone

Receba mais receitas no seu email!

Receba gratuitamente em seu email as receitas e mais conteúdo exclusivo!

Comments

    • says

      Oi Ricardo,
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado da foto e da receita.
      Essa receita leva ovos e prepará-la sem eles vai alterar completamente o resultado. Pra fazer isso, você teria que pesquisar como substituir ovos em bolos e arriscar numa tentativa. Não tenho como garantir o resultado com uma alteração desse porte.
      Tecnicamente você pode substituir manteiga por margarina, mas eu particularmente não recomendo. Eu defendo sempre o uso da manteiga, mas tecnicamente pode sim.
      Abraço,

      • Claudio says

        Adorei a receita vou testá-la hoje mesmo. O problema vai ser encontrar manteiga sem sal e farinha 70% integral aqui no Rio, vou tentar numa loja de produtos naturais, mas se não encontrar o jeito vai ser apelar para margarina e farinha 100%.
        Abraços :)

  1. Nilza Barros says

    OLá,

    Eu fiz o bolo e ficou ótimo!!
    Eu não conhecia o açúcar demerara, mas consegui encontrar aqui onde moro (Niteroi),no entanto, não encontrei a farinha de trigo 70% integral. De qq forma, o bolo ficou muito bom. Vou fazer outro e levar para o trabalho. Ah! Pretendo fazer o rocambole sem farinha, fiquei com água na boca só de ver as fotos.
    Abraço,

  2. Marcia says

    Parabéns!!! Adorei essa receita, já fiz e ficou muito bom. Coloquei algumas tiras de banana no fundo da forma antes de colocar a massa e polvilhei canela, adorei.

  3. rita de cassia says

    Bom,o site é interessante,acabei de conhece-lo.Fiz o bolo mas, não sei se deixei um pouquito a mais no forno e o mesmo,ficou seco,embora perfumado e bonito.
    Nem de longe deu 50 minutos,acho que meu forno é doido,rsrsr.Bjsx,Paz e grata pelas receitas,farei a torta salgada de farinha integral na proxima sexta-feira,vou postar o resultado.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *