Antepasto de berinjela

Salada ou Antepasto de Berinjela

Eu sou super fã de berinjela e adoro os mais variados pratos preparados com ela. Já publiquei aqui no Entre Panelas um estrogonofe e um soufflé de berinjela e hoje vou deixar aqui uma receita de antepasto que eu adoro.

Mais uma receita de família

Essa receita eu aprendi com a minha mãe e é mais uma daquelas que sempre apareciam nas festas de aniversário da minha família desde que eu era criança. Eu sempre gostei. O pessoal na minha familia chama esse antepasto de salada de berinjela e eu adoro comê-la com um pedaço de pão. Outra que sempre aparecia nas festas era uma torta de liquidificador de berinjela. Também uma delícia, mas ainda não preparei. Assim que preparar a torta, compartilho a receita aqui com vocês.

Ideal para uma reunião de amigos

Esse antepasto foi preparado há quase um ano atrás pra festa de comemoração de 2 anos do Ducs Amsterdam. O terceiro ano se aproxima e já tava mais que na hora de publicar essa receita. Pra festa eu preparei também uma tapenade de azeitonas pretas e figo seco e uma tapenade de azeitonas verdes e alcachofra. Todas foram um sucesso!

Tapenade de Azeitonas Verdes e Alcachofra Tapenade de azeitonas pretas e figos secos

Salada ou Antepasto de Berinjela

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. Carla,
    Aprendi a gostar de berinjela provando antepastos… hihihih Essa semana devo fazer à parmeggiana! Adoro!
    bjs

  2. Oi Carla, acabei de fazer o teu antepasto. Pena que faltou a cebolinha e a salsinha, mas com a chuva de granizo que caiu agora pouco não vou me atrever a ir pro mercado…rsrsrs. Ficou bom mesmo assim. Adorei. beijocas e obrigada pela receita.

    • Oi Renata,

      Que legal que você já fez e gostou! :) Realmente o granizo foi desanimador, entendo perfeitamente porque não foi pro mercado. :P Se der, adicione depois que dá um toque especial ao sabor.

      Mas que bom saber que ficou bom mesmo sem a salsinha e cebolinha. :)

      Obrigada pelo feedback!

      Beijos,

  3. Olá, Carla. Adorei esse antepasto, além de lindo deve estar uma delícia. Vou fazê-lo com certeza.
    Bjs.

  4. Melhor e mais bonita receita de antepasto de berinjela q já vi. To querendo fazer há séculos, mas nãotinha gostado assim de cara com nenhuma receita q vi. Essa aqui bateu fundo em mim. rsrsrs

    Vou fazer e depois te conto como ficou.

    Bjo!

  5. Maria Luísa Marini says:

    Carla, o soufflé de berinjela ficou magnífico. Só alterei os tipos de queijo.Pus uma 1 fatia de gorgonzola, 1 xícara de muzzarela e uma fatia grossa de provolone picadinho.
    Meu maridão, o Antonio Carlos, até fotografou o prato no forno. Se você quiser vê-lo (o soufflé, evidentemente…) diga-me para onde enviar as fotos.
    Agora, uma dúvida que não quer calar. O Daniel usou o photoshop no antepasto? Cadê as sementes da leguminosa?!? rsrsrsrs
    Valeu! Beijos
    M.Luísa

    • Oi Maria Luísa,

      Que legal que o soufflé deu certo! Hm, deve ter ficado ótimo com esses queijos que vc usou. :)

      Que legal que vc tem as fotos. Você pode enviá-las para o facebook. É uma maneira bem prática. Já tem lá fotos de outros leitores também.

      Você usa o facebook? Caso vc tenha Facebook, vc pode fazer assim:

      1 – Dar um *like* na página do Entre Panelas: http://www.facebook.com/pages/Entre-Panelas/252574775138
      2 – Na página, no mural, vc tem a opção de adicionar um Link, Foto ou Vídeo
      3 – Clique no link de foto, adicione a sua foto, se quiser escrever uma legenda pra foto, digite o texto no espaço que aparece acima da foto e clique em “Share” ou “Compartilhar”. A foto vai ser automaticamente adicionada no ábum de fotos chamado “Fotos de outras pessoas”, que é onde estão as fotos dos leitores.

      Quanto a esta foto do antepasto, fui eu mesma quem fotografei e tratei, mas no caso dessa, eu praticamente não fiz nada com edição de imagem. As sementinhas estão lá, escondidas. :)

      Beijo,

  6. Fiquei curiosa pra experimentar!!!!

  7. Oi Carla, coloquei o entre panelas na Cestinha da Geraldine (blogs favoritos)!!! Vai lá olhar! Beijocas. Renata.

  8. Nada como as coisas simples da vida!
    Essa berinjela é de babar!!! Com um pãozinho francês e uma cervejinha gelada,… UAAAAAAU!
    O único problema é “deixá-la na geladeira, pra pegar mais gosto”! Pra quê? Ela já é gostosa demais! Nada de ficar esperando, gente. Isso é até desaforo, sabia?
    bjks para todos os comilões de plantão!
    Da Ira, de Vila Isabel, Terra do Samba e do Noel!
    fui!

    • Oi Ira,

      Fico feliz que tenha gostado desse antepasto! :) Eu adoro!
      Realmente dá pra comer na hora e é uma delícia. Mas, continuo afirmando que no dia seguinte é ainda melhor. :)

      Obrigada pelo comentário!

      Abraço,

  9. lilian inoue says:

    Ola Carla!!!

    Adorei a receita, só coloquei um pouco de alho, refoguei junto com a cebola…ficou ótimo!!!
    bjs

Trackbacks

  1. [...] seu sabor e versatilidade. De antepasto a souflê, ela é  uma ótima alternativa para um aperitivo ou refeição [...]

Speak Your Mind

*