Mousse de Chocolate

Mousse de Chocolate

Estou lendo o “The Sweet Life in Paris” do David Lebovitz. Sou leitora assídua de seu blog e fã de suas receitas e textos, que muitas vezes me fazem rir alto em frente ao computador. O livro já estava há algum tempo na minha whish list e, após alguns comentários positivios da Lu Betenson sobre o livro no Twitter e com uma viagem pra Paris marcada para o mês que vem, comprei imediatamente o livro e comecei a ler. Inclusive quem tiver dicas de Paris, agradeço muito se puderem deixá-las nos comentários.

Foi deste livro que tirei essa deliciosa receita de mousse de chocolate que eu trago aqui no blog hoje. Ela é simples de preparar e de um sabor e cremosidade incríveis. Foi sucesso absoluto aqui em casa e num almoço onde servi como sobremesa pra um casal de amigos.

Sobre o livro, “The Sweet Life in Paris”

Estou adorando o livro onde David conta sua experiência como expatriado em Paris, descrevendo o comportamento dos parisienses e narrando algumas de suas aventuras por lá. Me identifico em muitos pontos com o livro, uma vez que também sou uma expatriada, antes em Amsterdam e agora em Haia. Em muito o comportamento dos parisienses se assemelha com o dos amsterdaneses. Acho que no Brasil, com a forte influência norte-americana na cultura, sinto as vezes que enfrento aqui alguns dos mesmos choques culturais que ele enfrenta na França. Tudo isso é narrado com um toque de humor que torna a leitura muito agradável e divertida. Além disso, cada capítulo é acompanhado de uma ou duas receitas e, aqui está a outra coisa de que sou fã do David, suas receitas, até o momento infalíveis.

As receitas do David Lebovitz

O que já preparamos aqui em casa dele, não só deu certo como adoramos. A tapenade de azeitonas pretas e figos é dele, já fiz também a tapenade de azeitonas verdes e alcachofra, deliciosa, e meu marido preparou um frango assado do blog dele, simplesmente espetacular.

Não foi diferente com essa mousse. O livro traz duas receitas de mousse, uma clássica com ovos e a outra com creme de leite para quem tem restrições com ovo cru. Eu não me importo com ovos crus, então optei pela clássica receita francesa. O David Lebovitz conta que ao alertar seus amigos franceses que na mousse haviam ovos crus ouviu de volta “De que outra maneira você faria uma mousse?“. Alertar um francês que a mousse de chocolate tem ovos crus é como alertá-lo que tem chocolate. hehe.

A mousse de chocolate

Mais uma vez a receita dele se transformou num sucesso absoluto, uma mousse de uma cremosidade e sabor intensos.

O que é muito importante e faz toda diferença nessa receita é usar um chocolate de qualidade, o melhor que você puder. É ele que vai dar o sabor à sua mousse, então capriche. Outra dica é como os ovos são usados crus, use os mais frescos que você puder e eu recomendo que sejam orgânicos também.

A receita dele é preparada com Chartreuse. Ele indica como opção de substituição qualquer licor de sua preferência, café ou água mesmo. Eu usei café, pois não tinha nenhum licor em casa e, como adoro café, optei por ele. Ainda quero fazer com Sheridan’s e Amarula, meus licores favoritos.

No mais fiz a receita ao pé da letra. Ele diz que dá de 4 a 6 porções, o que é verdade, mas se os comedores forem mais formigas, eu aconselho considerar 4 porções. Você pode colocá-la numa travessa única ou dividí-la em potinhos individuais. Fiz das duas maneiras e ambas ficaram ótimas. Pode ser servido com ou sem chantily. Como eu adoro chantily, gosto de comer com uma pequena porção dele, mas é realmente opcional.

Mais dicas de sobremesas?

Se quiser dar uma olhada numa sobremesa cítrica e não de chocolate, tem aqui os potinhos de limão siciliano que são também uma delicia:

Potinhos de limão siciliano

Se quiser continuar no chocolate, tem aqui uma torta mousse de chocolate, numa versão de mousse com creme de leite:

Torta Mousse de Chocolate

[print_this]

Receita de Mousse de Chocolate

De David lebovitz, do livro “The Sweet Life in Paris”.

Ingredientes:

  • 200 gramas de chocolate amargo ou meio-amargo, picado (Usei meio-amargo)
  • 3 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de café forte (se preferir, substitua por Chartreuse ou um licor de sua preferência)
  • 4 ovos grandes, claras e gemas separadas (Eu peneiro as gemas para não ficar com sabor forte de ovo)
  • Pitada de sal

Modo de Preparo:

  1. Numa tigela média, coloque o chocolate, o café e a água e leve ao banho-maria em água quase fervendo. Cuidado para não ficar muito quente.
  2. Quando o chocolate estiver quase derretido, retire do fogo e mexa até ficar cremoso. Reserve.
  3. Numa outra tigela coloque as claras e a pitada de sal e bata até o ponto de neve firme. Elas devem estar firmes, mas cremosas e não granulentas.
  4. Coloque as gemas peneiradas no chocolate e misture.
  5. Adicione um terço das claras em neve à mistura de chocolate e gemas e incorpore, mexendo delicadamente de baixo pra cima com uma espátula*. Adicione o restante das claras e incorpore delicadamente até que as claras em neve não estejam mais visíveis.
  6. Coloque numa tigela ou distribua em potinhos individuais, cubra com papel filme e leve à geladeira por no mínimo 3 horas (eu fiz de um dia para o outro).

* Em inglês, o termo usado para a técnica de incorporar as claras em neve é chamado de fold. Indico aqui um link com um vídeo em inglês demonstrando essa técnica: “How to “fold in” ingredients“[/print_this]

Mousse de Chocolate

Compartilhe...
Share on Facebook0Share on Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter14Email this to someone

Receba mais receitas no seu email!

Receba gratuitamente em seu email as receitas e mais conteúdo exclusivo!

Comments

  1. ariane mittidieri says

    olá,
    visito sempre seu blog e adoro..
    e quanto a Paris ,dá uma espiada no blog conexão paris,é de uma historiadora brasileira que vive há anos em Paris e sabe tudo de lá , até já lançou um guia..
    http://www.conexaoparis.com.br
    um abraço,Ariane Rio de Janeiro

    • says

      Oi Ariane,

      Muito Obrigada pelo comentário e fico feliz em saber que já me visitava por aqui. :)

      Super Obrigada pela dica do Conexão Paris. Eu até já conheço o blog e é realmente muito bom! Algumas dicas de lá já estão anotadas. :)

      Abraço,

    • says

      Oi Clarissa,

      Obrigada! Fico feliz mesmo que tenha gostado. :)

      Eu recomendo muito o livro. Acho que vc vai se divertir. Além das receitas, que mesmo não sendo acompanhadas de fotos, dão água na boca. Imagina isso?

      Beijo,

  2. says

    Oi CArla! que post legal! primeiro amei a dica do livro (nunca visitei Paris, ainda q já tenha passado pelo aeroporto, enfim, meu sonho de viagem, APROVEITE e conte no blog as experiências culinárias e degustativas por lá!). Assim que eu fizer este mousse, conto aqui no blog o resultado. Um bjo!

  3. says

    Olá Carla!!

    É minha primeira vez aqui..me identifiquei bastante com o blog do teu marido, daí derepente fui ler sobre você e me identifiquei mais ainda!! =)

    Comecei a faculdade de Relações Internacionais, no final me formei em Comércio Exterior, fiz dois semestres de Filosofia, Administração Industrial e recentemente me formei em Gastronomia, o que me trouxe a estagiar em Paris!! Pensando que já fiz tantas coisas legais (e ainda tenho outras ainda na lista) fico menos deprê de ter feito 30 recentemente..

    A maioria das pessoas me consideram louca pelas minhas escolhas, mas porque temos que nos limitar e gostar de apenas uma coisa??

    Adorei a dica do livro!! Mas prometi que não irei ler livros em inglês até melhorar meu francês..vou ver se encontro por aqui! rs

    Estarei acompanhando o blog!

    Bisous

  4. says

    Carla querida, adoro como você escreve, tao detalhado. Também morro de rir com o David. Ele tem um super humor. mOrro de vontade de fazer um dos cursos que ele organiza. Espero que voce adore a viagem a Paris. Pela data deste post vc já deve ter ido.bjs

    • says

      Oi Valentina,

      Obrigada! :) Fiquei muito feliz em saber que gosta do meu texto.

      Também gostaria de participar de um dos tours dele, mas tenho até medo de ver o preço. hehe

      Eu fui e ADOREI Paris! :) Nossa, foi uma delícia! Eu adoro Paris e passar uma semana lá foi demais. Foi a segunda vez que fui e aproveitei a cidade de outra maneira agora. Logo mais começo a contar sobre a viagem aqui.

      Beijos,

  5. says

    Que musse Linda *-*
    Não posso entrar nesse blog quando estiver com fome…
    Carla, meus parabéns, todas as receitas do seu blog são tão boas, 😀
    E Paris *–*
    Meu sonho é visitar Paris
    Estou ansiosa pra saber de suas experiências por lá
    Beijinhos

  6. says

    Oi Carla, só agora vi este seu post! Vi que a publicação dele foi na semana dos preparativos para as férias, depois viajamos e só voltei em agosto! Enfim, adorei :-) Eu fiz esta mousse também e nós amamos. Acabei de ler o livro só na semana passada e estou escolhendo as receitas dele que quero fazer pro blog. Provavelmente as cebolinhas caramelizadas e os spiced nuts, vamos ver! Beijos!

  7. says

    Permita-me sem maldades… Saborosa Carla Duclos, acabei de entrar no seu blog em busca de uma receita de mousse se chocolate. Puxa parece que ou o único homem por aqui! Gosto muito de cozinhar, os amigos dizem que minha especialidade é carne e carne com(…) com o que der na teia, né?! Mas o que curto é fazer algo diferente sempre! Tão diferente como um mousse sem leite condensado e/ou creme de leite! Putz que ótimo!

    Hoje tem surpresa pra esposa.

    Parabéns pelo Blog e sucesso.

    Alexandre Alvarenga

  8. says

    Carissima Carla. Volto para dar notícias da mousse!

    A mousse foi um sucesso e te confesso que da vontade de esconder na geladeira pra ninguem achar e comermos sozinhos e escondidinhos.

    Depois quero te enviar uma receita de um creme de batata barôa, ou como também chamamos por aqui cenorinha branca. É sucesso total e muito simples. Se é que já não conhece.

    Sucesso com seu blog e vou passear por aqui de vez enquando pois esta no meu favoritos!

    Abraços,

    • says

      Oi Alexandre,

      Que legal saber que a mousse foi um sucesso!

      Não conheço esse creme de batata barôa não. Pra te confessar, não conheço batata barôa. Já ouvi falar, mas nunca comi. Agradeço a receita. Pode usar o formulário de contato do blog que eu recebo no meu email.

      Obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog e adicionado aos seus favoritos. Volte sempre que quiser.

      Abraço,

  9. Taciana says

    Carla, menina, olha eu sou lerdinha para certas coisas rs
    Me explique uma coisa, qdo vc se refere a “2 colheres de sopa de café forte”, sao 2 colheres de po de cafe diretamente no chocolate, ou cafe soluvel ou o cafe ja pronto??
    Obrigada.
    bjo

  10. Priscila says

    Eu fiz o mousse!!!!!

    Ficou MARAVILHOSO! Melhor mousse de chocolate que já comi na minha vida!
    Como não gosto muito de doce, eu o fiz com chocolate amargo, com 55% de cacau, e ficou ótimo!

    Muito obrigada! Já virei fã e seguidora do site!

    :)

    • says

      Oi Priscila,

      Que legal que foi o melhor mousse da sua vida! :) Eu adoro essa receita de mousse e como vc também gosto de fazer com chocolate amargo.

      Obrigada por acompanhar o Entre Panelas. :)

      Abraço,

  11. says

    Olá Carla!

    Revirei a net atrás de uma receita de mouse de chocolate e me deparei com seu maravilhoso site!

    Sempre o que levo em conta ao escolher uma receita é a credibilidade que a pessoa tem com aqueles que fizeram a receita. E é claro que depois de tanta qualificação positiva acerca de suas receitas não tinha como não fazer!

    Ficou maravilhosa a mouse. E olha que sou leigo na cozinha. Mas fiz tudo como você indicou: tim tim por tim tim! Rs…

    Obrigado por partilhar esta maravilha de receita.

    Parabéns!

    • says

      Oi Flávio,

      Fico muito feliz que tenha escolhido a mousse, feito e gostado! E de saber que as instruções estão bem claras! :)

      É um prazer compartilhar as receitas aqui no blog.

      Obrigada!

      Abraço,

  12. Monique says

    Fiz e amei! Também sou leiga na cozinha, mas a receita é super simples e fácil de fazer. O resultado é um mousse com sabor e textura inigualáveis, recomendadíssimo!

    Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar com todos suas experiências gastronômicas.

    Beijos!

    • says

      Oi Monique,

      Que bacana que vc também fez, achou as instruções bem claras e quq a mousse foi um sucesso. :) Fico muito feliz em saber!

      Obrigada e como eu disse no comentário acima, é um prazer compartilhar.

      Beijo,

  13. Silvana Falci says

    Carla, estava procurando uma receita de mousse de chocolate pela web e após longo tempo achei sei site e essa maravilha de receita. Faço doces e sobremesas para um restaurante e a proprietária me pediu pra fazer uma mousse de chocolate. Quando apresentei esta, ela não parou mais de pedir pois bombou. Já fiz com duas versões: chocolate com toque de café e ao invés do licor, essência de laranja. Fica muito bom.
    Adorei!
    Obrigada

    • says

      Oi Silvana,
      Que legal saber que essa receita tá te ajudando nos seus negócios! :) E que bacana que ficou bom em diferentes versões e que os clientes do restaurante estão pedindo mais.
      Sucesso!

  14. Neiva F.S. says

    Fiz este mousse hoje, exatamente como a receita. Mas ele ficou amargo, minha família não gostou!

    Por acaso as duas colheres de café seriam colocadas puras ou café passado???

    Não gostei!

    • says

      Olá Neiva,
      O café é café passado, não o pó de café. Não sei qual você usou, se usou o pó comprometeu todo o resultado do mousse. O sabor desse mousse é dado pelo chocolate usado na receita. É importante usar um chocolate de excelente qualidade.
      Que pena que vocês não gostaram.

      • Ana says

        Olá pessoal,
        acho que descobri o que faltou no mousse: açúcar! Ao ler a receita estanhei e fui buscar mais informações na fonte. Claro que na receita francesa leva açúcar, mas acho que, ao reproduzir a receita, a Carla se esqueceu desse ingrediente super importante. Estou certa?

        • says

          Oi Ana Lucia, não, você não está certa. Essa receita de mousse não leva açúcar. Ela é uma receita do David Lebovitz e está publicada no livro “The Sweet Life in Paris” como eu indico no texto. Para consultar a fonte, leia o livro. Na edição que tenho a receita está publicada na página 68.
          O que adoça esse mousse é o chocolate. Na minha opinião ele é delicioso dessa forma e não há a menor necessidade de açúcar.

  15. aline dorta says

    ola Carla fiz a mousse hj a tarde e ja esta no finalzinho ficou simplesmente divino nem acredito q foi eu quem fiz!!!Carla estou pensando em fazer essa mousse branca sera q dara um bom resultado se trocar o chocolate preto pelo branco, vc ja tentou?Obrigada bjus

  16. Daniele says

    Boa noite!
    Parabéns voçê é muito atenciosa e simpática.
    Gostaria de rechear um bolo de cholocate, para o aniversário de meu filho, está mousse aguenta o peso do bolo da decoração? Obrigado!

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>