Bolo de fubá com leite de coco

Bolo de fubá com leite de coco

A receita desse bolo de fubá com leite de coco é mais uma daquelas que minha mãe me entregou um dia escrita a caneta numa folha de papel em meio a algumas outras, como o bolo de cenoura com calda de chocolate e o rocambole de chocolate.

A história dele

O origem desse bolo é uma vizinha que morou muitos anos ao lado da casa da minha mãe, a Neide. Me lembro que era comum elas trocarem pratos e receitas. Um tupperware nunca era devolvido vazio, e assim o repertório de receitas das duas só crescia. E eu sofria, porque tinha que comer o que cada uma preparava. Não ia fazer desfeita né? ;)

O rocambole de chocolate minha mãe também aprendeu com ela e tem um bolo com abacaxi que eu adorei e que está aqui entre esses mesmos papéis para ser preparado um dia.

O fubá e o leite de coco

Eu gosto muito de bolo de fubá, do tradicional e dessa versão com leite de coco. O leite de coco atenua o sabor do fubá e dá mais umidade à massa – o que nesse caso é muito bom, uma vez que fubá tende a deixar o bolo mais seco. E os sabores também combinam muito bem.

Meu marido, que nem é fã de bolo de fubá, deu generosa contribuição à tarefa de devorar tudo antes de chegar ao terceiro dia. E somos só nós dois!

Adaptações

Da receita original, o que eu mudei foi reduzir pela metade o açúcar da calda.  Achei que ficaria muito doce a quantidade final de açúcar, no que acertei, porque mesmo reduzindo o bolo ficou doce. Mas ficou doce num ponto que ainda considero bom, não demais. Por outro lado, com a redução de açúcar ela não formou aquela camada bem branquinha e sequinha por cima do bolo, ficou uma camadinha mais transparente.

Eu não me importei com a estética da calda, e acho que numa próxima vez vou experimentar sem. O bolo sozinho já é bem bom.

Agora, como sempre digo, é questão de paladar e se você gosta de doces bem doces vá em frente com a calda até mesmo na versão original. Eu gostei dela mais fina, mas a escolha mesmo é pelo índice de formiguisse de cada um.

Acompanhado de um cafézinho

Esse bolo vai super bem com um cafézinho. Experimente e me conte depois o que achou aqui nos comentários.

Também caem super bem com um café alguns outros bolos que já publiquei por aqui como o bolo simples da vóvó, um bolo presente na história da minha família e o bolo simples de chocolate.

Bolo da vóvó, Bolo branco, Bolo bolo, Bolo simples

Bolo da vóvó

Bolo de chocolate simples

Bolo de chocolate


Bolo de fubá com leite de coco

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. Ah! Essa receita eu conheço,é da minha mãe! rsrs
    A sua mãe esteve aqui em casa hoje e comentou que tinham algumas receitas da minha mãe aqui no entre panelas. Para variar comeu um bolo de laranja que tinha acabado de sair do forno.
    Mostrei para a minha mãe e ela adorou saber que as receitinhas dela estão agradando.
    Bjs.

Trackbacks

  1. [...] por ela. Já comprei dois livros e fiz algumas receitas. Recentemente me inspirei na receita Bolo de Fubá com Leite de Coco do Entre Panelas e o resultado foi maravilhoso. Confira a receita com minhas [...]

  2. [...] Se quiser um bolo de fubá um pouquinho diferente dá uma olhada no bolo de fubá com leite de coco. [...]

Speak Your Mind

*