Bolo de fubá com leite de coco

Bolo de fubá com leite de coco

A receita desse bolo de fubá com leite de coco é mais uma daquelas que minha mãe me entregou um dia escrita a caneta numa folha de papel em meio a algumas outras, como o bolo de cenoura com calda de chocolate e o rocambole de chocolate.

A história dele

O origem desse bolo é uma vizinha que morou muitos anos ao lado da casa da minha mãe, a Neide. Me lembro que era comum elas trocarem pratos e receitas. Um tupperware nunca era devolvido vazio, e assim o repertório de receitas das duas só crescia. E eu sofria, porque tinha que comer o que cada uma preparava. Não ia fazer desfeita né? 😉

O rocambole de chocolate minha mãe também aprendeu com ela e tem um bolo com abacaxi que eu adorei e que está aqui entre esses mesmos papéis para ser preparado um dia.

O fubá e o leite de coco

Eu gosto muito de bolo de fubá, do tradicional e dessa versão com leite de coco. O leite de coco atenua o sabor do fubá e dá mais umidade à massa – o que nesse caso é muito bom, uma vez que fubá tende a deixar o bolo mais seco. E os sabores também combinam muito bem.

Meu marido, que nem é fã de bolo de fubá, deu generosa contribuição à tarefa de devorar tudo antes de chegar ao terceiro dia. E somos só nós dois!

Adaptações

Da receita original, o que eu mudei foi reduzir pela metade o açúcar da calda.  Achei que ficaria muito doce a quantidade final de açúcar, no que acertei, porque mesmo reduzindo o bolo ficou doce. Mas ficou doce num ponto que ainda considero bom, não demais. Por outro lado, com a redução de açúcar ela não formou aquela camada bem branquinha e sequinha por cima do bolo, ficou uma camadinha mais transparente.

Eu não me importei com a estética da calda, e acho que numa próxima vez vou experimentar sem. O bolo sozinho já é bem bom.

Agora, como sempre digo, é questão de paladar e se você gosta de doces bem doces vá em frente com a calda até mesmo na versão original. Eu gostei dela mais fina, mas a escolha mesmo é pelo índice de formiguisse de cada um.

Acompanhado de um cafézinho

Esse bolo vai super bem com um cafézinho. Experimente e me conte depois o que achou aqui nos comentários.

Também caem super bem com um café alguns outros bolos que já publiquei por aqui como o bolo simples da vóvó, um bolo presente na história da minha família e o bolo simples de chocolate.

Bolo da vóvó, Bolo branco, Bolo bolo, Bolo simples

Bolo da vóvó

Bolo de chocolate simples

Bolo de chocolate

[print_this]

Receita: Bolo de fubá com leite de coco

Ingredientes:

Massa:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de fubá
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml) – retirar uma xícara de café (75 ml) para a cobertura
  • 3 ovos, claras e gemas separados
  • 200 gramas de manteiga
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura (calda):

  • 1 xícara de leite de coco (retirada do vidro acima)
  • 2 xícaras de açúcar (Eu usei 1 xícara)

Preparo:

Massa:

  1. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  2. Unte uma forma com manteiga e farinha de trigo. (Eu usei uma forma retangular de 35 x 23cm)
  3. Bata as claras em neve e reserve.
  4. Bata bem as gemas, a manteiga e o açúcar. Pode ser na batedeira, velocidade média.
  5. Adicione a farinha e o fubá intercalando com o leite de coco. Pode ser na batedeira, velocidade bem baixa.
  6. Incorpore as claras em neve levemente à massa. Depois adicione o fermento em pó e mexa de leve. Não usar a batedeira nessas etapas (claras e fermento).
  7. Despeje o bolo na forma e leve ao forno por aproximadamente 30 a 40 minutos. O tempo de forno pode variar, é muito importante ficar sempre atento. Para saber se o bolo está pronto faça o teste com um palito de madeira que deverá sair limpo ao perfurá-lo.

Cobertura (calda):

  1. Leve ao fogo o leite de coco e o açúcar e cozinhe por 5 minutos. Despeje sobre o bolo ainda quente.
  2. Espere esfriar e despeje sobre o bolo ainda quente.

[/print_this]
Bolo de fubá com leite de coco

Compartilhe...
Share on Facebook0Share on Google+0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter4Email this to someone

Receba mais receitas no seu email!

Receba gratuitamente em seu email as receitas e mais conteúdo exclusivo!

Comments

  1. says

    Oi Carla! Acompanho as novidades pelo facebook e é impressionante como você sempre traz coisa boa! :)
    No caso dessa receita (e tbm na de pão de queijo), eu fiquei em dúvida de onde comprar o fubá (e o polvilho) aqui na Holanda. Tem no Albert Heijn ou só em lojinhas especializadas? Se der pra achar normalmente, voce saberia o nome em holandês?
    Obrigado, e parabéns! :)

    • says

      Oi Fabrício,

      Obrigada! Fico contente que esteja gostando do blog! :)

      Quanto aos produtos, o polvilho eu só encontrei até hoje em lojas de produtos brasileiros ou portugueses. Nunca vi nos supermercados e feiras comuns. Eu sempre olho, vai que um dia encontro. Mas até hoje, só mesmo nas especializadas.

      Já o fubá dá pra encontrar aqui, não precisa de loja especializada. O que eu usei foi farinha de milho, e o nome em holandês é maismeel. Mais é milho e meel ou bloem farinha. Eu comprei uma no Albert Heijn uma vez, mas não gostei da qualidade dela (não lembro o nome da marca, mas tinha umas listras azuis na embalagem transparente). Depois comprei uma no Natuurwinkel e foi essa que usei no bolo e achei deliciosa. O bolo ficou uma delícia. A que eu usei foi exatamente essa aqui: http://www.glutfree.nl/images/maismeel1.gif

      Me conta o que acharam depois se fizerem o bolo e o pão de queijo. :)

      Abraço,

  2. says

    Olá Carla! Adorei essa receita de bolo de fubá. Sempre faço, mas sem leite de coco e calda. Costumo polvilhar açúcar e canela por cima. Vou testar a sua versão, pois me deu água na boca. Ah, comprei o livro Revolução na Cozinha do Jamie Oliver. Mais uma vez, pelas suas indicações, lendo o blog. Inclusive fiz um post sobre as idéias deste Chef e como elas estão se disseminando pelo mundo. Depois dê uma passadinha lá para conferir. Abraços e tudebom sempre!

    • says

      Oi Leiliane,

      Hm, adorei a idéia do açúcar e canela por cima. Deve ficar uma delícia. Vou experimentar no próximo bolo de fubá. :)

      Vou certamente conferir o seu post. Espero que tenha gostado do livro e obrigada pela confiança e companhia por aqui.

      Beijos e tudo de bom pra vc também!

  3. Lissa says

    Oi Carla!!
    Como anda? Que delícia essa receita, vou fazer esse findi ou no próximo!
    Me lembra de Brasília porque lá tem uma loja mineira que tinha um bolo de fubá recheado com CATUPIRY! Mas essa versão eu deixo pros profissionais lá…
    Beijos!

    Lissa

    • says

      Oi Lissa,

      Que legal você comentando por aqui. :) Eu estou bem, obrigada, e vc? Como vão indo as coisas?

      Nossa, que curioso um bolo de fubá com catupiry. Deve ser bom. Eu gosto de requeijão e catupiry em bases doces, então acho que eu devo gostar desse. Quando eu for a Brasilia vou querer experimentar. :)

      E ah, se puder me conte depois o que achou do bolo.

      Beijos,

  4. Erika says

    Com um chazinho deve ficar realmente muito bom!!!!Mas, como boa mineira, me deu vontade de coar café e jogar conversa fora na cozinha!rsrsrs

    • says

      Oi Anita,

      O prazer é meu. Muito Obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado do blog e que ele entrou pra lista dos seus favotitos! :)

      Curioso que ontem eu tava navegando no seu blog e tava pra te deixar um comentário. Ontem mesmo eu assinei o feed RSS do seu blog. Foi meu marido quem descobriu e me indicou. :)

      Beijo,

  5. debora koso says

    Menina!!!!!Ja fiz dois dos seus bolos fuba c/leite de coco e a torta de banana maravilhosossssssssssss ficou perfeito e adorei ,as criancas amaram sempre que posso entro no site p/copiar as receitas,continue postando estou aqui no Japao,nao sao todos os ingredientes que achamos,mais me viro obrigadaaaaaaa!!!!!!!!

  6. says

    Olá Carla,
    Vim retribuir a visita e dizer que ainda outro dia provei um bolo de fubá feito pela minha colega brasileira, é uma delicia que eu desconhecia.
    Sabe como é, outras latitudes outras receitas :)
    Beijo

    • says

      Oi Moira,

      Seja bem-vinda! Obrigada pela visita. :)

      Sabe que com sua visita é que me dei conta que o bolo de fubá era uma especialidade brasileira? Ele é tão comum por lá que a gente acaba não percebendo.

      Eu adoro bolo de fubá e tantos doces feitos com milho que temos no Brasil.

      Sem dúvida, outras latitudes outras receitas. Acho isso tão bom, como podemos sempre ampliar e expandir nosso universo gastronômico.

      No Brasil temos muita influência da gastronomia portuguesa, por motivos óbvios, mas certamente há muitas outras influências que levaram à gastronomia brasileira ser o que ela é hoje, uma cozinha riquíssima e diversificada. Assim como em Portugal tem tantas outras coisas que mesmo com toda relação próxima dos dois países, nós não conhecemos e é o máximo que possamos explorar mais esse universo da gastronomia portuguesa e descobrir tantas outras coisas fantásticas.

      Beijo,

  7. Thais says

    Oi Carla! Hj decidi fazer esse bolo, mas me bateu uma dúvida: a manteiga que tenho aqui em casa, eh uma da Leco, sem sal, que eh meio manteiga, meio margarina (pelo menos eh o que diz na embalagem). Você acha que posso usá-la mesmo assim, ou teria que ser manteiga manteiga mesmo?

    obrigada!

  8. Thais says

    Fiz o bolo e ficou uma delícia! Minha segunda receita daqui! A próxima vai ser a torta de banana! Rs, so gosto de fazer doces!

  9. elaine says

    Eu queria tanto fazer o bolo gelado mais nao encontro aqui em portugal o creme de leite deixo de fazer varias receitas gostosas por causa do creme de leite.Aqui tem natas mais nao tem nada a ver.Que chato.

  10. Aninha says

    oie Carla!!!

    Achei a receita ótima!! a minha dúvida é: se eu não quiser a calda, posso usar todo o leite de coco no bolo… e se eu o quiser que ele fique mais molhado posso acrescentar uma medida maior de leite? ou eu obteria esse efeito aumentando a quantidade de manteiga? vou aguardar tá!!!
    ah estou em Maringá-PR

    • says

      Oi Aninha,

      Quanto a usar todo o leite de coco no bolo acho que não tem problema, pois é uma quantidade pequena. Mas, não posso garantir 100%.

      Quanto a adicionar leite ou alterar a quantidade de manteiga na massa eu não faria isso. A massa tem as proporções corretasde ingredientes para que o bolo de certo. Alterar isso não me parece uma boa idéia.

      Para um bolo úmido, eu molharia o bolo depois de pronto, talvez com uma mistura de leite e leite de coco. Faça furos no bolo com um garfo e despeje o liquido por cima. Mas eu nunca fiz isso, então também não posso dizer se vai ficar bom. Esse bolo não é do tipo úmido.

      Caso faça, me conte o resultado depois.

      Abraço,

      • Aninha says

        Nossa menina… não entendo nada de bolos.. rsrs

        mais fiz a receita original com a calda msm… acrescentei coco ralado fresco a cobertura, povilhei em cima do bolo com a calda ainda quente … ficou muito bom…

        bjuss

    • says

      Oi Lener,

      Na receita está especificado assim:

      -> 1 vidro de leite de coco (200 ml) – retirar uma xícara de café para a cobertura

      Um vidro de leite de coco de 200 ml é tudo o que vc precisará para a receita. Desses 200 ml vc retira uma xícara de café, daquelas pequenas, pra usar na cobertura. O restante você usa na massa do bolo.

      Procurei a equivalência em ml da xícara de café. É uma medida caseira. No wikibook a seguir tem uma seção de Volumes com as equivalências de diversas medidas caseiras, e a xícara de café está entre elas e tem 75 ml.

      Link pro livro, wikibook, com equivalência de medidas:

      http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Equival%C3%AAncias

      Abraço,

  11. Luisa says

    Oi Claudia, essa receita e maravilhosa, fiz pela primeira vez hoje e ficou uma delicia, alem de crescer bastante, e um otimo acompanhamento para um cafezinho a tarde, parabens, aprovada!

  12. Thaise says

    Oi…amei a receita ficou muito boa estou esperimentando mas das suas receitas. Obrigada por dividir com a gente…Até+…..abraço!!!

  13. conceiçao says

    Oi Carla eu moro em manaus amazonas fiz o bolo de fubá e todos na minha casa adoraram irei fazer outras receitas .beijos

  14. kATYE says

    Carla, realmente esse bolo de fubá ocm leite de coco é maravilhoso. Fiz como vc disse, diminuir o açúcar, ficou ótimo. Já havia feito vários bolos de fubá, mas esse superou….abraços Katye

  15. Dayane says

    Carla, gostaria de saber a medida da xícara q usou para o fubá e a farinha. Posso substituir por copo americano pequeno?

  16. Michele says

    Oi Carla, estou fazendo neste momento, está no forno, espero que dê certo pq ultimamente todas as minhas receitas tem dado errado :(
    Sabe, gostei muito do seu passo a passo, na ordem e detalhado, mto fácil seguir…
    Beijos, obrigada e depois venho contar se meu noivo e minha sogra aprovaram!!!

  17. Michele says

    Adoreiiii, aprovadíssimo!!!!

    Só nao gostei mto dessa calda, da proxima vez, vou fazer sem nada pq so a massa é delicioso, nossa,tão maciooo, fofinho…

    Valeu, beijossss

  18. CLE says

    OI CARLA,

    Fiz sua receita, adorei, ficou fofinho, altíssimo,e o leite de coco acentuou o sabor, e não ficou seco, ao contrário, ficou molhadinho por dentro e crocante por fora, amei….espero que minhas amigas que virão visitar-me amanhã também gostem.Obrigada.

    bjs

  19. Sonia says

    Carla,

    excelente receita ! Acabei de fazer aqui em casa e já estou saboreando com uma canecona de café !!!

    Obrigada por compartilhar
    Beijos
    Sonia

  20. Cinara Barros says

    Oi Carla Duclo,é a primeira vez que faço um comentário pela internete,e falando de suas receitas umhhhhhhhhh é simpismente uma delicia. obg pelas suas receitas.bjs

  21. Marcilene says

    Carla a massa desse bolo não fica lisinha(homogenea)é normal ou eu errei.ela ficou mais pesada ou seca. Agora esta assando!!!

  22. luciana says

    Oi Carla , Tudo Bem? Espero que sim!
    Estava com vontade de comer bolo de fubá, só que eu não tinha leite de coco, fiz com leite integral, e para a minha grata surpresa, ficou uma delicia.
    bjs
    Luciana

  23. says

    Oi Carla,
    Tudo bem?Eu queria saber se tem como fazer o bolo de fuba ficar mais cremoso e tbm se pod trocar o leite de coco por leite ninho ..Eu acho que fica melhor ..

    Beijjos..Boa semana

  24. says

    OLÁ GENTEEE!!!!
    ACABEI DE COLOCAR ESSA RECEITA APARENTEMENTE MAARAAVILHOSA NO MEU FORNO E SEJA O QUE DEUS QUISER.UIII.

    E QUERO PARABENEZAR A CARLA PELAS MARAVILHOSAS RECEITAS E CAPRICHOS EM CADA RESPOSTAS..
    BJUUUSSSSS.

  25. cristiane says

    Oi Carla,

    Sera que vc podia me passar as quantidades em gramas… sei que a xicara muda de um pais ro outro e varia entre 200ml e 250ml. Aqui na Australia ( onde moro ) e 250ml que tamanho de xicara vc usou??

    Valeu!!!

  26. Helena Viegas says

    Oi Carla,
    Embora atrasados os meus parabens pela bebé.

    Uma pergunta: O que é o fubá? No supermercado encontro fubá de mandioca, li algures que fubá é farinha de milho.
    Já fiz usando a farinha de milho e é um sucesso! Posso dizer que foi o meu bolo de aniversário.

    Agora uma ajudinha para quem necessitar:
    1 xícara = 240 ml
    Farinha de trigo: 1 xícara = 120 g
    Fubá: 1 xícara = 120g

    Para o leite de coco faço o seguinte:
    Em meio litro de água a ferver juntar 100 gr de coco ralado que se deixa em infusão até arrefecer. Depois é só coar (utilizo um pano limpo e espremo bem)e utilizar o líquido daí resultante!

  27. Suellen Costa says

    Olá Carla, adorei fazer esse bolo de fubá…….rs gosto muito das suas receitas……..estou me preparando para casar então fico de olho nas receitinhas gostosas……tenho que aprender!!

    Bjs!!

  28. Eliane Machado says

    Parabéns!!ja fiz outras receitas pero esta tem um sabor especial!estamos todos encantados com o sabor!!Como dizem por aqui muy Exquisito!bjs

  29. Edineve says

    olá
    fiz o bolo de fubá e é uma delicia
    muito bom mesmo;
    só não connsegui fazer a cobertura
    não sei o q fiz de errado.

    Edy

  30. Andrezza says

    Olá Carla,
    Fiz a receita hoje e achei uma delícia e olha que eu não sou muito fã de bolo de fubá, mas esse me fez mudar de ideia!!
    Assim como você usei somente uma xícara de açúcar no preparo da calda.
    Da próxima vez farei sem calda, pois a achei um pouquinho enjoativa e como o bolo é delicioso, ela se torna dispensável!!
    Bjs!

  31. luciana says

    Carla,

    Acabei de fazer e acredita a forma em casa acabou em 15 minutos!!!! Foi um sucesso!!! Achei que poderia fica muito doce ou enjoativo, mas nao….ficou uma delicia, a massa fofinha, e usei tb apenas 1 xc de acucar para cobertura!!! Nesse frio aqui de CAMPINAS hj, e a familia sendo mineira, amei….procurei uma receita com leite de coco, e achei a sua! PARABENS, adorei seu Blog!!!

    Beijos….uma otima noite!

  32. says

    oi carla !nunca tive sorte com bolos principalmente de fubá ,mas Deus me ilumimou e eu vi a sua receita ,menina resolvi fazer quando tirei do forno achei que ia murchar e fiquei esperando mas ele não abaixou continuou bem alto ,que felicidades ,e o sabor é muito bom ,obrigada pela receita é muito boa

  33. Tatiana says

    Olá!!

    Fiz o bolo a semana passada, e ficou fofíssimo!! Inacreditável para uma novata na cozinha como eu!!! Meu filho de 06 anos me ajudou, e amou o bolo!! Mas a cobertura…. que tragédia… fiz e esperei esfriar, ficou tudo grudado na panela… nem liguei… pois só o bolo, sem mais nada, já estava delicioso!! Não sobrou nem migalha!! O próximo desafio será o bolo de cenoura, o preferido do meu filho, mas que sempre eu faço fica muchinho… mas vou fazer a sua receita!!

    Adorei o site, uma delicia!!

    • says

      Oi Tatiana,
      Que legal que vcs gostaram do bolo mesmo sem a cobertura. Eu concordo que ele eh delicioso de qualquer jeito. :)
      Agora, pra dar certo, conforme explicado na receita, a cobertura deve ser espalhada sobre o bolo ainda quente. Se esperar esfriar, não vai dar certo porque ela seca.
      Abraço!

  34. Katia says

    Ah! Essa receita eu conheço,é da minha mãe! rsrs
    A sua mãe esteve aqui em casa hoje e comentou que tinham algumas receitas da minha mãe aqui no entre panelas. Para variar comeu um bolo de laranja que tinha acabado de sair do forno.
    Mostrei para a minha mãe e ela adorou saber que as receitinhas dela estão agradando.
    Bjs.

  35. Claudia says

    Oi Carla, tudo bem?
    Gostaria de corrigir sua receita em dois aspectos, pois fiz a risca e deu errado; o aquecimento do forno não pode ser 220 graus, essa temperatura queima o bolo; e a calda deve ser colocada em cima do bolo ainda quente (a calda), pois quando esfria ela fica dura… Porém o sabor é muito gostoso! Acredito que vc deve verificar na receita que está no seu blog p imprimir. Obrigada.

    • carladuc says

      Oi Claudia,
      Obrigada pelo feedback.
      A temperatura realmente estava muito alta. Já corrigi pra 200 graus C. Quanto a calda está na receita que é pra ser colocada sobre o bolo ainda quente. Ela realmente endurece quando esfria. Mas isso já está na receita.
      Abraço!

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *