Bolo da vóvó, Bolo branco, Bolo bolo, Bolo simples

Bolo branco da vóvó

Simplesmente meu favorito. Sou louca por bolos, mas é do mais simples que mais gosto. Sem chocolate, sem cobertura, sem nada. Perfeito para uma xícara de chá, café puro ou com leite.

Um bolo cheio de história

Esse era o bolo que minha vó preparava para o aniversário da minha mãe e de minhas tias e tios. Meus avós eram muito pobres e meu avô achava que essa história de fazer bolo era um desperdício de ingredientes, afinal de contas, eles eram escassos. Minha vó, por outro lado, achava que um aniversário não podia passar sem bolo, e era esse que ela fazia, muitas vezes escondida do meu avô, nos aniversários de seus 8 filhos. O acompanhamento: café com leite. Na minha família até hoje são todos loucos por café com leite e não passam um dia sem uma xícara dele.

E é esse bolo, cheio de história que acabou se tornando meu preferido desde criança. Ao contrário da maioria, meu favorito não era o de chocolate.

O desafio de aniversário do trem bom

Escolhi esse bolo simples, mas muito especial, para publicar hoje e participar do desafio de aniversário do Trem Bom com o tema “Celebrações Especiais”. Hoje é também um dia especial. É aniversário do meu pai, e aqui na Holanda é o dia do Sinterklaas (aguardem em breve receita das pepernoten, um mini cookie típico das festividades do Sinterklaas).

Temos aniversários, então não podemos passar sem bolo.

O preparo do bolo

Eu preparei o bolo parte na batederia, parte à mão. Meus bolos feitos na batedeira estavam ficando um pouco pesados. Resolvi testar usar a batedeira apenas para bater as gemas, manteiga e açúcar, que precisam ser bem batidos e é um trabalho um pouco mais pesado; e para bater as claras em neve. Os demais passos foram feitos à mão. E o resultado foi excelente! O bolo ficou super fofinho e delicioso!

Se você não tem batedeira, pode prepará-lo todo a mão. Era certamente como minha vó fazia.

Bolo branco da vóvó closeAtenção: As participações do Desafio de Aniversário do TremBom foram publicadas. Para ver as outras participações:http://trembom.com/participacoes-da-celebracao-de-aniversario-do-trembom/. A votação está aberta até o dia 12 de dezembro. Se quiser participar e votar na sua receita favorita, acesse.


4.7 from 3 reviews
Bolo da vóvó, Bolo branco, Bolo bolo, Bolo simples
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Delicioso bolo simples, receita da minha família.
Autor:
Tipo de receita: Bolo
Cozinha: Brasileira
Rendimento: 8
Ingredientes
  • 100 gramas de manteiga
  • 3 ovos, claras e gemas separados
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite morno
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
  1. Pré aqueça o forno a 200 graus C.
  2. Unte uma forma de buraco no meio com manteiga e farinha. (Eu usei uma forma de silicone, apenas besuntei-a com manteiga).
  3. Peneire a farinha de trigo.
  4. Numa tijela (pode ser na batedeira) bata bem as gemas, o açúcar e a manteiga.
  5. À mão, vá acrescentando e misturando intercalados a farinha peneirada e o leite morno.
  6. Numa tijela a parte bata as claras em neve.
  7. Incorpore delicadamente as claras em neve à mistura do bolo.
  8. Por último, incorpore o fermento em pó.
  9. Despeje a mistura de bolo na forma e leve ao forno por aproximadamente 35 a 40 minutos. Para saber o ponto, faça o teste do palito de madeira, que deverá sair limpo depois de perfurar a massa.
  10. Tire do forno, deixe esfriar e desenforme sobre um prato. (Eu desenformei morno, pois adoro um pedaço de bolo morno).
Notas
Observação: A xícara usada é xícara medida de 240 ml.

 

Mais bolo simples?

Se você gosta de bolos simples, talvez goste também do bolo de chocolate, que é este bolo na versão chocolate:

Bolo de chocolate simples

Ou do bolo de fubá simples, delicioso, super prático e rápido de preparar:

Bolo de fubá simples

 

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. Carla Duclos parabéns! Segui a receita e ficou maravilhoso,a princípio achei k a massa precisava de um pouco mais de leite porém não mudei nada. Essa receita prova que até quem não têm nenhuma experiência na cozinha consegue fazer!! obrigadaa :)

  2. Como eu estou feliz de ler essa jeito gostoso de viver a a vida. Pois é muito parecida com da minha família, e eu fiz o bolo ficou ótimo.E ficou parecido com o da foto. Eu gostei muito da receita. Deu certinho como minha avó dizia. E tomar com café com leite é bom simples e demais.Obrigada.Beijinhos, Mari.

  3. Simplismente adoreeeei.Acabei de fazer e esta muito lindo vou deixar esfriar pra ver se ficou bom .bonito ta e acho que ficou uma delicia ,ate que enfim acertei fazer um bolo kkkkk faz tempo que nao faco um bolo gostoso.

  4. Eu sou mineira e minha paixão é fazer bolos, adoro!!! Fiz essa receita pro meu pai do veio me visitar na Itália e ele voltou pro Brasil contando à minha mãe que era pra pegar a receita comigo de um bolo delicioso q eu tinha feito pra ele! Hahaha…. Ótima receita!

  5. Eu amei estas receitas Parabéns. Um beijo enorno

  6. Edivaldo Barros says:

    Carla, duas perguntas: eu posso acrescentar essência de baunilha na hora de bater a manteiga,açúcar e as gemas, e posso também, misturar logo o fermento com a farinha de trigo na hora de penerar?????
    Valeu,
    Edivaldo Barros

  7. Carla, eu encantada com essa receita . É simplesmente Maravilhoso esse seu bolo da vovó!!!
    Todos os bolos q tentei fazer nunca deram certo, mas esse realmente me realizou além de ser muito gostoso, e fofinho.
    Muito obrigada!!

  8. Gisele Bradley says:

    Bolo no forno…fazer foi uma festa!
    Comer sera um prazer?
    Gisele e Olivia
    <3

Trackbacks

  1. [...] Carla Duclos mexeu nas memórias de família, nos lindos momentos que sua avó fazia questão de celebrar. A celebração era feita com um lindo Bolo Branco, cheio de amor. Leia sobre a receita aqui: Entre Panelas [...]

  2. [...] caem super bem com um café alguns outros bolos que já publiquei por aqui como o bolo simples da vóvó, um bolo presente na história da minha família e o bolo simples de chocolate. Bolo da vóvó Bolo [...]

  3. [...] É o bolo que minha mãe preparou durante toda minha infância, variando os sabores entre o simples (da vóvó), de fubá, de laranja e esse, de chocolate, a partir de uma receita [...]

  4. [...] em Bolo de banana e aveiaJulia em Doce de bananaInês em Bolo de fubá com leite de cocojegiane em Bolo da vóvó, Bolo branco, Bolo bolo, Bolo simplesbruna dal pizzol em Bolo de chocolate [...]

  5. [...] eu disse, bolo de fubá é um dos meus favoritos, só perde pro bolo simples da vóvó. E você? Qual seu bolo simples [...]

  6. [...] Receita de Bolo da vóvó, bolo branco, bolo simples – Esse é o clássico dos bolos simples. Aquele basiquinho, sabor bolo. Meu preferido. Receita da minha avó. Tem sempre na família, desde que eu era criança, preparada também pela minha mãe e tias. Perfeito com chá e café, puro ou com leite. Entre Panelas [...]

Speak Your Mind

*

Avalie a receita: