Bolo de chocolate simples

Bolo de chocolate simples

Copyright © 2009 Carla Duclos

O bolo de hoje é uma receita de família, assim como a torta de banana e o bolo de cenoura com calda de chocolate. É o bolo que minha mãe preparou durante toda minha infância, variando os sabores entre o simples (da vóvó), de fubá, de laranja e esse, de chocolate, a partir de uma receita básica.

Eu adoro bolo e os meus favoritos são os simples para acompanhar com um chá, café ou um copo de leite puro. Esse bolo é assim, sem calda, sem recheio e delicioso.

Bolo de chocolate simples

Copyright © 2009 Carla Duclos

Quando fiz esse bolo, outras duas receitas diferentes de bolo que eu havia preparado anteriormente não tinham dado certo. Decidi então que pra não ter erro iria recorrer ao básico, à receita que minha mãe, minhas tias e minha avó prepararam a vida toda e de fato, não teve erro, deu super certo.

Compartilho agora com vocês essa receita especial.

5.0 from 6 reviews
Bolo de chocolate simples
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Bolo de chocolate simples que pode ser feito à mão ou na batedeira. Receita da minha família.
Autor:
Tipo de receita: Bolo
Cozinha: Brasileira
Rendimento: 8
Ingredientes
  • 3 ovos (gemas e claras separadas)
  • 100 gramas de manteiga ou margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de leite morno
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 200 graus C.
  2. Unte uma forma de buraco no meio com manteiga e farinha.
  3. Bata as claras em neve e reserve.
  4. Bata bem as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar um creme clarinho.
  5. Misture a farinha, o chocolate em pó e o leite intercalando. Nessa fase se tiver usando a batedeira, selecione a velocidade baixa.
  6. À mão, incorpore delicadamente o fermento e as claras em neve.
  7. Despeje a mistura na forma e leve para assar por cerca de 30 a 40 minutos. Teste com um palito de madeira. faça um furo na massa com o palito e ele deve sair limpo quando o bolo estiver pronto.
  8. Retire do forno e cubra com um pano de prato limpo.
  9. Espere esfriar e desenforme. (Essa parte nem sempre acontece. ADORO cortar o bolo na forma ainda quente.)
Notas
Observação: A xícara usada é xícara medida de 240 ml.

 

Sugestão de acompanhamento: Chá, café ou leite gelado puro.

Se você como eu é fã de bolos, que tal dar uma conferida nos bolos que já pintaram por aqui?

Bom apetite!

Veja mais receitas

Fogos Amsterdam
Pão de queijo de liquidificador
Torta de espinafre e feta com massa filo

Comments

  1. vic says

    ESSE BOLO É UMA DELIÇIA EU FIZ FICOU MARAVILHOSOOOOOO
    DEU ATÉ ÁGUA NA BOCA NA HORA QUE EU VI ELE NO SITE QUE ME DEU VONTADE DE FAZER.EU ACBEI FAZENDO MINHAS AMIGAS ADORARAMMMMMMMM ACHARAM UMA DELIÇIA QUE ELAS ATÉ QUIZERAM A RECEITA

    BOM PARABENS PARA QUEM FEZ A RECEITA EU SINCERAMENTE AAAAAAAAAAAAAAMMMEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIII

    BAI

  2. Marco Silva says

    Obrigado por partilhar essa receita . È ótima mesmo, eu ja o fazia anos atrás , porém tinha esquecido a quantidade dos ingredientes e passei hoooras procurando pela rede e só encontrava as velhas e não tão boas rsrs receits que solam sempre. Fiquei mto contente em encontrar a receita aqui.Recebo encomendas de bolo e foi mto importante pra mim.A única diferença é que nao uso leite morno ,uso na temperatura ambiente e o resultado é tão bom quanto.

      • says

        Foi muito bom encontrar vc para aprender bolos, cookes e biscoitos diferentes , até mesmo tortas, pois faço bolos para padaria de minha irmã há muitos anos!!Dia 9 de março estarei em Amsterdam e fico 5 dias. Gostaria muito de conhecê-la pessoalmente, não sei se será possivel! Estou seguindo as dicas de seu marido pela ducsamsterdam.net, estou adorando!! Muito prazer!!! Um grande abraço !!
        Sonia

  3. Elisabeth says

    nossa que maravilha, achar esta receita de bolo simples. Estava justamente pensando em fazer um bolo pr amanha, foi quando abri o face e vi sua receita. Nada como um bolinho e um cafe num dia de chuva no Rio Janeiro. Depois te falo como ficou, mas tenho certeza que vai ficar otimo.

  4. Ana Carolina says

    tiipooow mtoo boom,,adoreii fiz td conforme a receita saiiu quase perfeito eu dechei 40 min. no forno em 200°C dai queimou no fundo e nao saiu da forma mais ficoou uma deliciiiia todo mundo adorou e adivinha só ja to fasendo encomenda e rendendoo com 12 anooos super dimais adoreei ai carla duclos
    #Oscar paara vc#

  5. Juliana says

    Fiz esta receita ontem e ao invés de usar a forma redonda usei aquelas para bolinhos individuais. Ficaram uma delícia! A massa fica bem leve e macia. Adorei!

  6. michelle says

    o meu tava ben crescidinho mais ai abri o forno pra ver ,deu uma baixadinha ,mesmo assim ficou bem fofinho ,mais devo ter posto maragarina alem da quantia tava sem saber o certo em colheres ,valeu ,vou fazer outras vezes bjus

    • says

      Oi Cássia, que pena. Infelizmente isso pode acontecer com bolos de maneira geral e um dos motivos pode ser temperatura do forno muito alta, o forno ter sido aberto antes do bolo estar assado, o fermento não estar muito fresco. Espero que seus próximos bolos dêem certo.
      Abraço

  7. Mariana says

    Oi!! eu posso fazer essa receita sem colocar o chocolate empó (pra pode fazer um bolo de baunilha?? ) Obrigada e parabéns pelo blog! :*

  8. Kelly Guerra Barrence says

    Adorei essa receita simples e maravilhosa, foi muito fácil de fazer o bolo ficou uma delícia……RECOMENDO….

  9. Lu Xavier says

    Olá!
    Adoro bolos simples! Essa moda de cupcakes não é para mim, não! Obrigada por postar a receita. Não bati as claras em neve (bati os ovos, o açúcar e a margarina de uma vez por uns bons minutos) e ficou super fofinho. E coloquei uma colherznha de essência de baunilha. Mas achei o gosto de chocolate forte demais (usamos o Nestlé Dois Frades 50%). Da próxima, vou colocar só 3/4 de xícara e ver como fica. Sabe uma coisa: fiz em forma retangular e o bolo acabou ficando “emoldurado”: as bordas (uns 3 cm) ficaram com cara de bolo, mas o resto ficou parecendo que tinha um papel de seda por cima. Sabe o pq disso? (Se quiser, te mando foto).
    Obrigada.

    • says

      Oi Lu,
      Que legal saber que deu certo mesmo sem as claras em neve. Quanto à quantidade de chocolate, é ajustar pro seu paladar. Pode reduzir que acho que vai dar certo. Não faço idéia de porque ficou parecendo um papel de seda por cima. Eu costumo fazer ele na forma de buraco no meio e nunca aconteceu.
      Abraço.

  10. Fernanda says

    oii Carla
    adoroooo esse seu bolo de chocolate.
    estou morando na Bélgica e esse seu bolo me lembra muito o Brasil.
    gostinho de nostalgia :)

    Dank u :D

  11. Eduardo says

    Carla, fiz sua receita. Ficou show. Ela permite algumas incorporações mais excêntricas, por ser super básica: eu adicionei nozes e também laranja (suco e raspas, previamente fervidas em fogo baixo com chocolate em pó, pra realçar o sabor cítrico). Essa sua receira entrou para as minhas preferidas. Muito legal seu blog, devidamente salvo nos meus preferidos aqui! Um abraço!

  12. RUI says

    EU FIZ O BOLO POR METADE EXCETO OS OVOS USEI 2, EM SVEZ DA MANTEIGA USEI 50 ML DE OLEO E PERTO DE 100 ML DE AGUA EM VEZ DO LEITE E RESULTOU TÃO BEM COMO O DA RECEITA ORIGINAL

  13. Nuria says

    Olá Carla! Tenho acompanhado ( e testado!) suas receitas…esse bolo de chocolate simples é muito gostoso! Para quem trabalha o dia todo mas não abre mão de uma gostosa refeição a maioria de suas receitas são uma mão na roda, obrigada! Um abraço!

  14. Adriana de Oliveira Chaves says

    Ameiiiiii!!!!!! Acabei de fazer e ficou divino. Obrigado por compartilhar esta maravilha, fofinho, com açúcar na medida. Parabéns!

  15. Elma Crisóstomo says

    Olá Carla
    A melhor receita de sempre…fiz o bolo hoje e ganhei muitos pontos do meu marido que é apaixonado por doces :)
    Obrigada por partilhar.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Avalie a receita: