Couve-flor refogada simples

Couve-flor refogada simples

Fazia algum tempo que eu não preparava couve-flor e decidi que estava na hora de fazer algo com ela. Comprei no supermercado e comecei a procurar uma receita.

Eu geralmente comia couve-flor preparada de três maneiras, gratinada com molho branco e queijo, apenas cozida e consumida como uma salada ou empanada e frita. Nada contra nenhuma dessas formas, gosto muito de todas elas, mas eu queria tentar algo novo e diferente e que também fosse simples de preparar.

Onde encontrei a receita?

Foi no site “101 Cookbooks” que encontrei a “Simple Cauliflower“. A couve-flor era apenas refogada e no final adicionada de raspas de limão siciliano, cebolinha verde picada e queijo parmesão. Além disso, haviam sugestões de prepará-la com outras variações do tempero, como harissa ou curry, o que ampliava a oferta deste prato, pois caso gostasse ainda poderia prepará-lo em outras versões.

Simples e rápida

Preparei a versão básica indicada e ele foi nosso acompanhamento no jantar. Essa couve-flor é super simples e rápida de preparar. O que vai tomar um pouco mais de tempo é picá-la em pedaços miúdos. Mudei ligeiramente o método de preparo, respingando água durante o processo de refogá-la. O resultado foi ótimo. Pretendo certamente repetí-la nessa versão, como também experimentar as outras sugestões da Heidi Swanson, autora do blog 101 Cookbooks e do livro “Super Natural Cooking“, que já são fontes garantidas de inspiração no Entre Panelas, como foi o caso da deliciosa Cassarola de Cogumelos do blog e das panquecas de farinha de arroz integral, retirada do livro e ambas publicadas aqui.

Conquista mesmo os que não são fãs de couve-flor

Se você gosta de couve-flor tenho certeza que vai gostar desta e se não gosta, quem sabe não vale dar uma chance? Eu não testei, mas a Heidi diz que pessoas que em geral não gostam de couve-flor costumam gostar dessa.

Eu sou a favor da idéia de sempre experimentarmos pratos mesmo quando preparados com algo que a princípio não gostamos. Daniel Duclos, escritor e meu marido, escreveu um excelente artigo sobre essa questão do gostar e experimentar, o “Gosto de comida nova“.

UPDATE: Olha só o comentário da Sheila na seção de comentários deste post:

Olá Carla,
Eu e meu marido, gostamos de couve flor.Sempre fiz com molho branco ou cozida e temperada como salada. Mas meus filhos nunca se animaram a provar.
Bem preparei a couve flor ontem para nós dois, mas o cheirinho e o temperinho os deixaram curiosos. Provaram, e não é que gostaram??
Valeu o dia, heim? Obrigada por mais essa boa receita!
Um abraço!

Sugestões para completar o jantar

Salmão ao molho de tomates:

Salmao com molho de tomates

Para sobremesa, “Potinhos de limão siciliano“:

Potinhos de limão siciliano

Segue a versão em português da receita, levemente adaptada e com meus comentários da Couve-flor refogada simples.

[print_this]

Receita: Couve-flor refogada simples

Receita original: http://www.101cookbooks.com/archives/simple-cauliflower-recipe.html

Ingredientes

  • 1/2 (meia) cabeça grande de couve flor ou de 2 a 3 pequenas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal marinho a gosto
  • 1 dente de alho picado
  • 1 punhado de cebolinha verde picada (usei aquela que é bem fininha)
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • Queijo Parmesão ralado (usei o queijo Old Amsterdam, que é um queijo envelhecido e picande típico de Amsterdam)
  • Sal marinho em flocos (opcional)

Modo de preparo:

  1. Remova qualquer folha da couve-flor e corte-a em pequenas arvorezinhas (não muito maior que o tamanho de uma uva grande) e tome cuidado para que fiquem aproximadamente do mesmo tamanho, para que cozinhem por igual e ao mesmo tempo.
  2. Aqueça o azeite de oliva e o sal numa frigideira em fogo médio. Quando quente, adicione a couve-flor e vá mexendo até que estejam bem douradas. Eu respinguei um pouco de água durante este processo. Acredito que os pedaços que cortei não ficaram tão pequenos quanto indicados para que cozinhassem apenas refogando.
  3. Quando perceber que está praticamente pronta, nos últimos 30 segundos, adicione o alho, mexa bem e retire do fogo.
  4. Adicione a cebolinha picada, as raspas de limão, o queijo ralado, o sal marinho em flocos (opcional) e misture.
  5. Sirva imadiatamente.

[/print_this]

Compartilhe...
Share on Facebook0Share on Google+2Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Email this to someone

Receba mais receitas no seu email!

Receba gratuitamente em seu email as receitas e mais conteúdo exclusivo!

Comments

  1. says

    Tomara que vc goste e a cisma vá embora. Comigo aconteceu recentemente com rabanete. Dois anos atrás eu não comia até que experimentei ele refogado, na casa de uma casal de amigos, e tudo mudou.

    Se puder, me conte depois o resultado. :)

  2. says

    A foto ficou ótima. Parece saboroso o prato…fiquei pensando como ficaria se acrescentasse brocolis à couve flor….nham..nham..

    pus teu link no meu blog. parabens. abcs

  3. says

    Olá Raul,

    O prato é muito gostoso sim! Acho que tanto acrescentar o brócolis como também fazer uma versão só com ele deve ficar bom também. Se fizer, conte o que achou.

    Muito Obrigada!

    Abraço,

  4. says

    hummm ficou bom.. tambem as panquecas de aveia, uma delicia, acabou o leite, entao fiz com leite de soja e amanha vou tentar em vez da farinha, usar farinha de arroz.. delicia..obrigada..abraços

  5. Sheila says

    Olá Carla,

    Eu e meu marido, gostamos de couve flor.Sempre fiz com molho branco ou cozida e temperada como salada. Mas meus filhos nunca se animaram a provar.

    Bem preparei a couve flor ontem para nós dois, mas o cheirinho e o temperinho os deixaram curiosos. Provaram, e não é que gostaram??

    Valeu o dia, heim? Obrigada por mais essa boa receita!

    Um abraço!

  6. debora santos says

    Nossa , eu confesso que tinha uma cisma com couve-flor , mas depois dessa receita hummm tudo mudou , eu fiz e amei rsrs muito obrigada e parabéns pelo blog ele é ótimo ! beijos

  7. Dieny Silva says

    Encontrei essa receita aqui e resolvi fazer porem como eu não tinha alguns ingredientes dei uma modificada e ficou divino. Primeiro antes de refogar a couve-flor refoguei uma cebola junto ao alho, depois coloquei a couve depois destes refogado acrescentei um ovo, e acrescentei queijo catupiri e o tempero verde e a receita ficou divina. Detalhe como meu azeite tinha acabado fiz o refogado com margarina quali. Sem mais atenciosamente Dieny.
    Obs: Obrigado pela receita.

  8. says

    BOA NOITE,

    DEVERIA TER OPÇÃO DE ENVIAR AS RECEITAS POR E-MAIL. VOU FAZER A COUVE FLOR REFOGADA SIMPLES, DEVE FICAR MUITO SABOROSA…..

    GRATA,

    SANDRA

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>