Couve-flor refogada simples

Couve-flor refogada simples

Fazia algum tempo que eu não preparava couve-flor e decidi que estava na hora de fazer algo com ela. Comprei no supermercado e comecei a procurar uma receita.

Eu geralmente comia couve-flor preparada de três maneiras, gratinada com molho branco e queijo, apenas cozida e consumida como uma salada ou empanada e frita. Nada contra nenhuma dessas formas, gosto muito de todas elas, mas eu queria tentar algo novo e diferente e que também fosse simples de preparar.

Onde encontrei a receita?

Foi no site “101 Cookbooks” que encontrei a “Simple Cauliflower“. A couve-flor era apenas refogada e no final adicionada de raspas de limão siciliano, cebolinha verde picada e queijo parmesão. Além disso, haviam sugestões de prepará-la com outras variações do tempero, como harissa ou curry, o que ampliava a oferta deste prato, pois caso gostasse ainda poderia prepará-lo em outras versões.

Simples e rápida

Preparei a versão básica indicada e ele foi nosso acompanhamento no jantar. Essa couve-flor é super simples e rápida de preparar. O que vai tomar um pouco mais de tempo é picá-la em pedaços miúdos. Mudei ligeiramente o método de preparo, respingando água durante o processo de refogá-la. O resultado foi ótimo. Pretendo certamente repetí-la nessa versão, como também experimentar as outras sugestões da Heidi Swanson, autora do blog 101 Cookbooks e do livro “Super Natural Cooking“, que já são fontes garantidas de inspiração no Entre Panelas, como foi o caso da deliciosa Cassarola de Cogumelos do blog e das panquecas de farinha de arroz integral, retirada do livro e ambas publicadas aqui.

Conquista mesmo os que não são fãs de couve-flor

Se você gosta de couve-flor tenho certeza que vai gostar desta e se não gosta, quem sabe não vale dar uma chance? Eu não testei, mas a Heidi diz que pessoas que em geral não gostam de couve-flor costumam gostar dessa.

Eu sou a favor da idéia de sempre experimentarmos pratos mesmo quando preparados com algo que a princípio não gostamos. Daniel Duclos, escritor e meu marido, escreveu um excelente artigo sobre essa questão do gostar e experimentar, o “Gosto de comida nova“.

UPDATE: Olha só o comentário da Sheila na seção de comentários deste post:

Olá Carla,
Eu e meu marido, gostamos de couve flor.Sempre fiz com molho branco ou cozida e temperada como salada. Mas meus filhos nunca se animaram a provar.
Bem preparei a couve flor ontem para nós dois, mas o cheirinho e o temperinho os deixaram curiosos. Provaram, e não é que gostaram??
Valeu o dia, heim? Obrigada por mais essa boa receita!
Um abraço!

Sugestões para completar o jantar

Salmão ao molho de tomates:

Salmao com molho de tomates

Para sobremesa, “Potinhos de limão siciliano“:

Potinhos de limão siciliano

Segue a versão em português da receita, levemente adaptada e com meus comentários da Couve-flor refogada simples.

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. Vou tentar. Pelo visto, com essa receita vou deixar a minha cisma com o couve-flor de lado :)

  2. Tomara que vc goste e a cisma vá embora. Comigo aconteceu recentemente com rabanete. Dois anos atrás eu não comia até que experimentei ele refogado, na casa de uma casal de amigos, e tudo mudou.

    Se puder, me conte depois o resultado. :)

  3. A foto ficou ótima. Parece saboroso o prato…fiquei pensando como ficaria se acrescentasse brocolis à couve flor….nham..nham..

    pus teu link no meu blog. parabens. abcs

  4. Olá Raul,

    O prato é muito gostoso sim! Acho que tanto acrescentar o brócolis como também fazer uma versão só com ele deve ficar bom também. Se fizer, conte o que achou.

    Muito Obrigada!

    Abraço,

  5. Muito bom.
    Rápido, prático e leve.

    Abs.

  6. Olá Nelson,

    Obrigada pelo retorno. Fico feliz que tenha gostado!

    Abraço,

  7. hummm ficou bom.. tambem as panquecas de aveia, uma delicia, acabou o leite, entao fiz com leite de soja e amanha vou tentar em vez da farinha, usar farinha de arroz.. delicia..obrigada..abraços

  8. Olá Silvia,

    Legal que você veio visitar o blog. :)

    E mais legal ainda que você fez e gostou das receitas. :) Farinha de arroz é uma delícia, não sei se você chegou a ver, mas eu fiz uma panqueca de farinha de arroz integral que é muito boa! Uma das nossas favoritas também.

    Obrigada pela visita,

    Abraços,

    Carla

  9. Olá Carla,

    Eu e meu marido, gostamos de couve flor.Sempre fiz com molho branco ou cozida e temperada como salada. Mas meus filhos nunca se animaram a provar.

    Bem preparei a couve flor ontem para nós dois, mas o cheirinho e o temperinho os deixaram curiosos. Provaram, e não é que gostaram??

    Valeu o dia, heim? Obrigada por mais essa boa receita!

    Um abraço!

  10. Amei ! Simples..facil e deliciosa !
    Era exatamente q procurava !
    Bjs

  11. simone lima says:

    que dilicia meu marido gostou muito do couve-flor refugado, parabens.

  12. Rosa Coelho says:

    Achei maravilhosa.Bem natural ,facil de preparar e muito saborosa.Parabens!

  13. Vou tentar agora com couve-flor roxa.

  14. CARLA, GOSTARIA DESSA RECEITA QUE VC COMENTOU: RABANETES REFOGADOS

  15. Sandra candido says:

    Fiz e aqui em casa todos adoraram principalmente as crianas….

  16. debora santos says:

    Nossa , eu confesso que tinha uma cisma com couve-flor , mas depois dessa receita hummm tudo mudou , eu fiz e amei rsrs muito obrigada e parabéns pelo blog ele é ótimo ! beijos

Trackbacks

  1. [...] e frita. Há diversos pratos possíveis e diferentes que se pode fazer com a couve-flor, como essa couve-flor refogada simples que já publiquei aqui, mas o clássico é sempre bem-vindo na minha [...]

Speak Your Mind

*