Rocambole de chocolate (sem farinha) especial para o Dia dos pais

Rocambole de chocolate (sem farinha - gluten free)

Copyright © 2009 Carla Duclos

Estamos no final de semana do dia dos pais e escolhi uma receita especial para esse dia, um rocambole de chocolate. Essa receita me foi passada pela minha mãe que a recebeu anos atrás de uma ex-vizinha querida, a Neide. Semana passada conversando com meus pais no Skype minha mãe comenta que havia feito esse rocambole e meu pai reforça a frase que já havia sido dita antes pela minha mãe: “É uma delícia, faz e publica no seu site“.

Rocambole de chocolate (sem farinha - gluten free)

Sugestão de pai e mãe a gente não ignora. Preparei o rocambole, fotografei, experimentamos e aprovamos. Deixo aqui essa homenagem para o dia dos pais, especialmente para meu pai, Santiago Alonzo, e meu sogro, Nei Duclós.

Esse rocambole é especial também, pois não leva farinha em sua massa, o que o torna livre de glúten e uma opção para os celíacos (pessoas alérgicas a glúten).

Rocambole de chocolate (sem farinha - gluten free)

Ele é super simples de fazer, tanto a massa quanto o recheio e cobertura. Foi também a primeira vez que fiz um rocambole. Dá um certo frio na barriga que a massa vai quebrar e tudo irá por água abaixo, mas foi super tranquilo e deu muito certo dando uma ótima de sensação de satisfação no final, “Olha, meu primeiro rocambole!“.

Rocambole de chocolate (sem farinha - gluten free)

Ele pode ser servido como sobremesa ou num café da tarde. Se gostar de morangos sirva acompanhado deles, fica sensacional! Não experimentei, mas imagino que com uma bola de sorvete de baunilha também fique bom. Agora, só ele, sem acompanhamento, já é uma delícia garantida.

Comments

    • says

      Oi Veronica,
      Que pena que o seu não deu certo.
      Quanto ao gosto de ovos, estranho, pois nunca senti em todas as vezes que minha mãe fez esse rocambole, nem quando eu fiz. Pode estar relacionado a proporção dos ingredientes dependendo das unidades de medida que você usou, bem como o tamanho e qualidade dos ovos usados.

  1. says

    Fiz a receita igualzinha e ficou incrível! Com certeza repetirei mais vezes. Deu super certo e é uma delícia, como eu evito glúten e leite mas amo chocolate, a receita é ótima. Dá próxima vez vou trocar o creme de leite por creme de soja e ver se fica bom! Nota 10.

    • says

      Oi Marina,
      Que delícia ler seu comentário. :) Fico muito feliz em saber que fez e gostou do rocambole.
      Me conta depois o resultado se testar com creme de soja. Tô curiosa e o depoimento sempre ajuda outros leitores.
      Abraço!

  2. Nelsi says

    Fiz a massa de acordo com a receita, mas, quando desliguei
    o forno, acho que a massa se achatou, apesar de ter ficado fofa. É
    assim mesmo?

  3. Jessica says

    Olá , tive que comentar quando vi o sem glutén na receita …. Porque tenho que fazer a receita!!! bem deixa eu explicar, descobri a doença celíaca desde de 2 anos de idade, mas quando tinha sete anos a minha médica deixou eu comer tudo, para fazer testes que comprovassem ou não a doença, nesse período (1 mês) comi tudo e a maioria das coisas eram estranhas para mim. Mas adorei o rocambole, e sempre tive o desejo de comer novamente, mas nunca pude. Por isso fiquei tão contente com a receita, é um desejo antigo sabe!? Valeu e parabéns!!

Trackbacks

  1. […] Receita de Rocambole de chocolate (sem farinha) especial para o Dia dos pais – Esse rocambole tem uma massa que não leva farinha. É simples de fazer e é recheado e coberto com o mesmo creme de chocolate. Se você quer um bolo mais rico, com recheio e cobertura, deixo a dica desse rocambole. É o da foto que ilustra esse post. Você pode comer acompanhado com morangos frescos que harmonizam perfeitamente bem com o chocolate. Entre Panelas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>