Bolo gelado embrulhado de aniversário

Bolo gelado de aniversário

Essa semana foi meu aniversário e para comemorar não podia faltar um bolo. A tradição holandesa nos escritórios diz que o aniversariante leva o bolo. É comum no meu trabalho as pessoas levarem tortas prontas compradas no Hema, uma loja de departamento estilo Lojas Americanas que tem aqui na Holanda. Ao invés de bolo como os nossos no Brasil eles comem tortas como essa torta de cerejas do Hema, por exemplo.

Porque escolhi o bolo gelado embrulhado?

Para mim era a oportunidade de fazer um bolo um pouco mais elaborado e apresentar algo que temos no Brasil para meus colegas de trabalho. A primeira coisa que pensei foi em levar um bolo recheado e coberto bem tradicional mesmo dos aniversários brasileiros, mas depois desisti, pois seria complicado para transportá-lo. Uso bicicleta e transporte público para ir ao trabalho, precisava de algo mais simples de levar. Pensei então no bolo gelado embrulhado em papel aluminio que é também comum no nosso país. Eu acho esse tipo de bolo uma delícia, ele seria ótimo para o transporte e também fácil pras pessoas comerem no escritório.

Como encontrei a receita?

Pesquisei na internet, encontrei algumas receitas e acabei escolhendo esse bolo gelado embrulhado do “Cozinha é Poesia”. Apesar dele ser um pouquinho mais complexo de preparar, ele me deixou com água na boca e me ganhou. Ao todo, foram 04 horas de trabalho, mais o tempo de embrulhar. Posso dizer que o trabaho compensou, o bolo foi um sucesso na empresa, todos adoraram e elogiaram. E aqui em casa também adoramos. Outra vantagem de levar os pedaços embrulhados é que facilmente pode-se dividir o bolo e foi tranquilo separar a nossa parte que não embrulhamos e servimos diretamente no prato.

E o preparo do bolo?

Vale lembrar que apesar do tempo de preparo, o nível de dificuldade dele é baixo. Ele é simples de fazer, mas leva um pouco mais de tempo, pois são várias coisas que se prepara e que precisam esfriar e serem geladas, por exemplo. Mas não se intimide por isso, o resultado vale a pena.

Fiz algumas poucas adpatações e uma delas foi reduzir o açúcar da calda usada para molhar o bolo. Achei que o bolo já tinha levado bastante açúcar e ele ainda seria recheado e coberto. Com receio de que tudo ficasse muito doce, reduzi para 2 colheres de sopa o que havia sido indicado como 6 a 8 colheres. A redução foi acertada e eu iria ainda mais longe na próxima vez e cortaria todo o açúcar da calda. A outra foi que usei pouco menos de 100g dos 150g indicados. Fui colocando a olho e no final, a quantidade foi menor.

Outra sugestão?

Deixo aqui também uma outra sugestão para aniversário, o rocambole de chocolate, que não leva farinha na massa e é delicioso.

Rocambole de chocolate (sem farinha)

Para mais receitas veja o índice completo de receitas do Entre Panelas.

Comments

  1. Sheila says

    Oi Carla,

    Vou tentar este bolinho tb, que parece ser delicioso!!

    Uma perguntinha: vc usou o slagroom ( caixinha ou copinho)no lugar do creme de leite?? Vc acha que substitui bem o nosso creme de leite? Pois eu até encontro a latinha de creme de leite numa loja de produtos chineseses,porém menorzinha.

    Um abraço e obrigada!

  2. says

    Oi Sheila,

    Eu usei o creme de leite em lata brasileiro mesmo.

    Nesse caso específico que leva o creme de leite em lata sem o soro e bem gelado, acho que o slagroom não substitui por causa da textura, pois ele é bem mais líquido.

    O que eu acho que pode substituir, mas eu não testei, é o mascarpone. A textura dele é semelhante à do creme de leite em lata sem o soro e ele é usado em sobremesas italianas como o tiramissú, por exemplo. Acho que é o que mais se aproxima. Eu estou querendo usar ele para testar, mas ainda não fiz. O mascarpone você encontra facilmente nos supermercados.

    Caso queira usar o creme de leite em lata mesmo, em casas de produtos brasileiros ou portugueses em geral tem o da Nestlé.

    Se usar o mascarpone, me conte o resultado depois. :)

    Abraço,

  3. Sheila says

    Muito obrigada, Carla, pela atenção e pela dica.

    Pois…vou arriscar com o mascarpone, fique certa que depois te conto. Dia 25 deste mês meu filhote do meio completa 23 aninhos, vou fazer os dois bolinhos, o de choco e este de côco.Tb penso que com mascarpone deve ficar delicioso, já que tiramissu é tudo de bom!!

    Um abraço!!!

    • says

      Oi Sheila,
      Aguardo ansiosa o resultado do bolo com mascarpone. Desejo antecipadamente os parabéns ao seu filho!
      E concordo integralmente com você, tiramissu é tudo de bom! :)
      Abraço,

  4. susy pavlov says

    Olá Carla,

    Este bolo de coco deve ser algo realmente imperdível,vou fazer,embora por cá tenhamos que fechar a boca.Final de semana sempre tem que ter o tal bolo de chocolate.
    Vou testar sua receita,obrigada por partilhar estas maravilhas!!!
    Bjs,saúde e paz!!!
    Susy

  5. Maria says

    Não entendi muito bem.Bato bem os ovos com o açúcar depois tiro da batedeira?E o leite fervendo não atrapalha no fermento?Beijos!!!

    • says

      Olá Maria,

      Exatamente. Depois que bater os ovos com o açúcar você irá continuar o processo à mão, sem a batedeira.
      No caso, o leite quente não causou nenum problema com o fermento. O bolo ficou fofinho e delicioso!

      Beijos,

  6. Liz Thompson says

    Parabens Canceriana! (Com 6 meses de atrazo, rsrsrs…)
    Uma vez eu fiz um bolo parecido com este mas infelizmente perdi a receita. O seu esta com uma carinha otima e estou pensando em experimentar mas queria saber uma coisa… Sera que funciona com aquele acucar artificial? Meu marido e diabetico e eu ja aprendi a fazer o leite condensado com Splenda mas sera que funciona nesse bolo? Bjks…
    Liz

    • says

      Oi Liz,

      Obrigada! :)

      Quanto ao açúcar artificial realmente não sei te dizer se funciona ou não. Acho que o único jeito é testando. Em geral o açúcar ajuda a deixar a massa fofinha, mas eu acho que vale a pena tentar.

      Caso vc prepare com o açúcar artifcial, agradeço se puder contar o resultado por aqui. Assim podemos ajudar outras pessoas que, por motivos de saúde, não podem comer açúcar.

      Beijos,

      • Liz Thompson says

        Oi Carla,
        Fiz esse bolo com Splenda e o resultado foi otimo! Achei que o adocante liquido poderia alterar muito a consistencia, por isso usei o acucar artificial em po. Antes de comecar, preparei uma receita de “Leite Condensado Diet”, tambem preparado com Splenda em Po, e deixei na geladeira por umas duas horas pra gelar bem. Gosto de usar Splenda em Po porque a medida e a mesma equivalente ao acucar comum. Se a receita pede duas xicaras de acucar, por exemplo, posso colocar duas xicaras de Splenda sem me preocupar, porque vai funcionar. Achei tambem que voce poderia gostar da receita de “Leite Condensado Diet”.
        Aqui vai:

        “LEITE CONDENSADO DIET”

        Ingredientes:
        1 xicara de cha de leite em po
        1/2 xicara de cha de leite fervente
        1/2 xicara de adocante artificial em po
        1 colher de sopa de manteiga

        Preparo:
        Bater tudo no liquidificador por aproximadamente 5 minutos,
        ou ate que a mistura se torne homogenea.

        PS- Tambem pode ser usado pra fazer Pudim de Leite Condensado, usando a mesma tecnica do Pudim de Leite Condensado comum.
        Espero que goste. Bjks…
        Liz Thompson

        • says

          Oi Liz,

          Muito Obrigada pelo feedback da receita. Que legal que deu certo com o Splenda! FIca aqui a dica para as pessoas que tem diabete.

          Obrigada pela receita do leite condensado. Tenho certeza que poderá ajudar outras pessoas, pois ele é base pra muitas receitas. Vou inclusive colocar uma chamada no post pro seu comentário. :)

          Beijos,

  7. denise says

    esse seu bolo e chique emmmm….vou fazer ….amei a sua explicação parece que ouvi vc falando a receita de tao detalhada….beijos

  8. denise says

    ola carla….
    este bolo é D++++ facil e os ingredientes barato….e ficou igual a foto ….minha familia amou …..dia 8/02 e o niver do meu sobrinho ele ja falou…..tia faz aquele bolo no saquinho….parabens um grande beijo

  9. Heloisa Coelho says

    Receita nota mil, nunca antes havia comido bolo gelado mais gostoso. Sucesso total!!!!!
    Agora serei obrigada a fazer para vários aniversariantes da família, as encomendas já foram feitas.
    Obrigada Denise,
    Beijo!

  10. Ana Paula says

    Oi Carla…
    Achei deliciosa sua receita mesmo antes de experimentar… rs
    Dia 26 agora meu maridão vai fazer aniversario e estou querendo usar sua receita, mas pra colocar o bolo na tábua, vc acha q da certo?

    Bjos e obrigada!

      • Ana Paula says

        Oi Carla…
        Que bolo maravilhoso!!! Fiz duas receitas e rendeu bastante, todo mundo comeu e ainda quis levar pra casa, foi um sucesso. Apenas 1 deles eu fiz na tabua, o outro fiz embrulhadinho. Deu super certo fazer na tabua, mas fica minha dica pra quem quiser fazer tbm… Se for uma festa mais chique, tem q deixar a cobertura mais consistente, acho q se diminuir a quantidade de creme de leite melhora, ou entao cobrir com chantily (deve ficar mto bom tbm). Tbm substitui o açucar da calda por meia lata de leite condensado, ficou gostoso e nao ficou enjoado.
        Depois vou mandar a foto do bolo na tabua, ficou uma graça, mas a cobertura escorreu um pouco, entao caprichei no coco em flocos em cima da cobertura.
        Muito obrigada pela receita maravilhosa e qdo tiver mais, pode postar q vou testar aqui em casa… rs
        Beijos!!!

        • says

          Oi Ana Paula,

          Obrigada pelo retorno!

          Poxa, que máximo saber que o bolo foi um sucesso e que todos adoraram!

          Hm, a idéia do chantly é boa mesmo. Deve ficar ótimo. É uma boa sugestão para fazer na tábua. Mande a foto sim!

          Obrigada!

          Eu vou sempre postando as receitas que vão dando certo por aqui. Se quiser, você pode se inscrever pra receber as publicações novas por email. Você pode usar a caixinha que fica no topo da página no lado direito ou através do link: http://www.entrepanelas.net/acompanhe/

          Se quiser ver as receitas dos bolos que já foram publicados aqui: http://www.entrepanelas.net/category/bolos/

          Beijos e mais uma vez, obrigada pelo retorno!

          • Ana Paula says

            Olá Carla…
            Que legal q vc responde sempre, acho isso super bacana!
            Esqueci de tirar uma duvida com vc…
            Qdo vc usa papel manteiga na forma, vc coloca em volta tbm ou só no fundo?
            Eu coloquei em volta tbm, mas o bolo ficou meio tortinho por causa dele. Eu nunca tinha usado o papel e resolvi experimentar. Adorei, pq nao faz aquela meleca com a manteiga.
            Bjinhos!

            • says

              Oi Ana Paula,

              É um prazer responder aos comentários. :)

              Pelo que eu me lembre, eu forrei a forma toda. Não me lembro de ter untado as laterais.

              Uma coisa que você pode fazer, mas aí a manteiga ou óleo vai entrar na história, é untar a forma e então colocar o papel manteiga, que ele fica bem “colado” na forma.

              Mas realmente ele pode “deformar” um pouquinho o bolo.

              Beijinhos,

  11. Madalena Sayuri says

    Gostaria de saber o que fiz de errado, pois meu creme ficou mto duro e não consegui batê-lo novamente até ficar cremoso (tive que fazer novo creme com menos amido de milho)
    O bolo ficou uma delícia, porém estou com receio de fazer de novo e ter o mesmo problema.
    Aguardo orientações,

    Bjs, Madá

    • says

      Oi Madalena,

      O meu palpite é que foi usado muito amido de milho e o creme ficou duro. Você usou colheres medida ou colher de sopa de uso normal?

      Se usou colher normal talvez vc tenha caprichado beeeem nas colheres e acabou ficando muito amido de milho fazendo com o creme ficasse muito espesso. Outra possibilidade seria tê-lo cozinhado por muito tempo.

      Da segunda vez que você fez o creme ficou bom? Se sim, adote a quantidade de amido de milho que você usou no segundo creme pras próximas vezes.

      Obrigada pelo comentário.

      Beijos,

  12. alice says

    Olá Carla

    Vou testar sua receita da massa,pois costumo fazer este bolo com receita de pão de ló comum.
    Se você quizer testar a minha receita da calda é a seguinte:
    01 lata de leite condensado
    01 lata de leite
    01 vidro de leite de côco.
    Corto o bolo em duas partes – passo o recheio – corto em pedaços e passo na calda e no côco ralado.Por último embrulho em papel alumínio.
    Pode-se usar também o recheio:
    Abraçao
    Até.
    01 lata de leite condensado clozido por 25minutos na panela de pressão. Se quizer pode-se acrescentar nozes picados. Fica muito bom! rs.

  13. alice says

    Olá Carla

    Fiz o bolo embrulhado completo. Massa, recheio e cobertura. Ficou muito bom!!Foi aprovado!
    Gostei também porque fica bem alto e rende mais.Deu 50 pedaços!
    Sucesso total!

    Ah! Você conhece outra forma de embrulhar o bolo a não ser com papel alumínio?

    Abraço
    Alice.

  14. alice says

    Oi Carla
    Continuando…
    Teria como você colocar uma foto do bolo já embrulhado?

    Desculpe,mas sou very detalhista rs.

    até!
    Alice.

    Alice.

    • says

      Oi Alice,

      Que legal que deu certo e foi um sucesso! :) Quando fiz esse bolo foi um sucesso também.

      Eu não conheço outra forma de embrulhar o bolo, só em aluminio mesmo.

      Se você está pensando em apresentação, você pode decorar os pedaços com outro tipo de papel, mas embrulhe primeiro no alumínio e depois decore. Isso é apenas a minha opinião. Não sou especialista em bolos. :)

      Quanto a foto eu não tenho nenhuma do bolo embrulhado.

      Obrigada por vir me contar o resultado do bolo! :)

      Abraço,

    • says

      Oi Adriana,

      Você quer saber se eu vendo e quanto eu cobro? Ou quanto você poderia cobrar caso quisesse vendê-lo?

      Se for a primeira pergunta, no momento eu não faço o bolo para vender. Apenas compartilho aqui no blog a receita para que quem quiser possa prepará-lo em casa.

      Se for a segunda, você tem que fazer as contas de quanto custa e então planejar por quanto quer vendê-lo.

      Abraço,

  15. Maria(São Joaquim da Barra SP) says

    Lendo alguns comentários,vi que uma leitora teve o mesmo problema que eu.O meu recheio também ficou muito duro e empelotado,bati bastante,mas mesmo assim não ficou lisinho.Vou fazer outro sábado,vou ver como vai ficar.Mesmo assim foi um sucesso,todos amaram e pediram bis.beijos!!!!!

    • says

      Oi Maria,

      Conforme respondi no comentário acima, eu suspeito que a quantidade de amido de milho deve ter ficado muito ou cozinhou por muito tempo.

      Se fizer de novo, experimente reduzir um pouco a quantidade de amido de milho.

      Que legal que mesmo assim o bolo foi um sucesso!

      Beijo,

      Carla

  16. helvia santos says

    bem n sou perita mas a minha tia e dei-lhe a receita e ela adoroooooo tanto k ate fez n vou mentir deu errado a 1 mas a 2 foi um ssuceso garantido e tb uma barriga muito feliz. amei a receita e adorei ainda mais provar o brigado

    helvia santos de angola

  17. Nicolle says

    Nossa Carla muito obrigado por esse saite pq aqui eu encontro tudo que precisso
    aveses levanto nem sie o que fazer de almoço ai entro no seu saite e acho tudo o que preciso outro
    dia eu ia receber uma visita aqui em casa
    num tinha nem noção do que fazer ai fis esse bolo gelado e todos adoraram me pediram as receita
    eu falei assim essa receita veio deum anjo que me achuda todos os dias

    Carla Duclos…..

    Beijoss e continue postando rceitas maravolhossas para a gente tah….

    Ameite encontrado esse saite…..

  18. Lucia Moura says

    Carla querida que gracinha é vc. Tenho uma filha que tbem é Carla e que esteve recentemente na Holanda, pois o namorado dela estudou em Amsterdam. Agora eles estao nos USA. Adoro sua receitas e tbem sou apaixonada por culinaria. Tenho uma loja maravilhosa de produtos organicos e naturais aqui em Recife. Entre no site:www.cantogrão.com.br e veja que fofura
    Beijão
    Lucia Moura

    • says

      Oi Lucia,
      Obrigada pela companhia no blog. Que legal que sua filha esteve aqui na Holanda. Espero que ela tenha gostado.
      Que legal uma loja de produtos orgânicos e naturais. Adoro essas lojas. Te desejo muito sucesso.
      Abraço,

  19. Liz Grego says

    Oii Carla Duclos
    Eu vi a sua receita e achei muito interessante, eu tenho 14 anos e amo fazer bolos rsrs. Eu gostaria de saber se essa massa pode ser feita no liquidificador? 😀

    • says

      Oi Liz,
      Obrigada, que legal que gostou da receita. Esse bolo infelizmente não pode ser feito no liquidificador. Precisa ser feito com batedeira ou então, totalmente à mão.
      Eu também já adorava fazer bolos quando eu tinha 14 anos. :)

  20. Liz Grego says

    Rsrs Hoje eu fiz o bolo =D Ficou muito bom, so o problema é que agora eu estou morando na França e aqui eu não conheço as marcas boas e nem a minha mãe, mas o bolo ficou muito bom, eu recebi muitos elogios 😀 obg

  21. Natasha - Espirito Santo says

    Hoje acordei empolgada..rs! Acabei de fazer uma torta de salsicha de liquidificador rapidééérrima..e esse bolo, que está com uma cara óótima! O meu está na geladeira..esperando o dia seguinte chegar pra apreciar..rs! não vejo a hora!

    depois conto pra vcs o resultado!

    e obrigada Carla pela receita!
    continue nos enchendo de delícias..rs

    Um Beeijo

    obs: usei PIREX de vidro e deu certo, para quem tem dúvidas..

  22. says

    Nossa eu fiz esse bolo é super gostoso usei coco desidratado , e não cortei os pedaços deixei na assadeira mesma so cobri a assadeira com papel aluminio , nossa minha familia amou , vou fazer hoje
    dinovo bjuss gente !

  23. says

    Carla, você faz ideia de quantas calorias tem esse bolo, ou um pedaço??? É porque eu estou viciada nele, já fiz umas quatro vezes nesses últimos dias, então eu precisava ter uma ideia de quantas calorias há nesse bolo, se não vou acabar ganhando uns quilinhos já que ele é uma deliiiiiiicia, da água na boca so de falar, hummm

    Se você puder me responder ficarei muito grata, se não também não tem problema, só a receita já vale.

  24. nathaly says

    Perfeito, exatamente o que eu estava procurando, vou faze-lo sábado no chá de bebe de uma amiga… Muito obrigado pela ajuda.

  25. Maria(São Joaquim da Barra) says

    Olá Carla!!!!Tô eu aqui de novo.Fiz esse bolo para um chá de cozinha e foi sucesso total.A mulherada adorou.Já estou com várias encomendas.E estou vendendo a 60 reais a receita,já embrulhado.Obrigada pela receita e pelas dicas.Até mais.Beijos e um grande abraço!!!!

  26. joyce says

    olà,estava procurando uma receita para fazer na cantina da minha igreja e encotrei esta maravilha.todos amaram que Deus abençoe você tão longe.

  27. Helena Caspari says

    Oi Carla, fiz a torta de banana “tudo 1 farinha 2″e ficou um espetaculo. Com o falecimento de minha mae perdemos a reliquia chamada “caderno de receitas da mae”e so atraves do seu Blog recuperei o sabor da infancia. Muito obrigada. Grande abraco. Helena

  28. kesiani says

    Oi carla primeiro parabens pela receita muito bem expricada
    mais só fico uma duvida eu retiro ovos da batedeira e nela eu
    cocoloco o trigo o leite e o fermento e epois coloco os os ovos ou
    deixo os ovos e misturo todo o restande dos ingredientes ? Vou
    fazer e espero q fique bom obrigada querida pela atençao

  29. Taynan says

    Oi Carla!! Achei o seu blog hoje, estava procurando uma receita de bolo gelado, achei a sua diferente e acabei de fazer, fiz algumas mudanças, por exemplo, fiz a massa de chocolate, transformando num bolo prestígio gelado. Amanhã vamos comer, daí te conto o que a família achou… Me diz uma coisa, como faço para acessar o blog de onde vc tirou esta receita??? Adorei vc e o blog do seu marido. Deve ser muito gostoso morar aí. Bjos

  30. Vanessa says

    Oi Carla. Achei muito interessante essa receita. Pois irei fazer um bolo pra minha filha em outra cidade, e estava pensando o que faria.Já que irei pra la na manhã do dia da festinha. Gostaria de saber, se posso fazer o bolo numa sexta, já guardar cortado e embrulhado? Pois sairei de madrugada e a festa será sábado de noite. Bjus ♥

    • says

      Oi Vanessa,
      Esse bolo depois de recheado e coberto precisa de refrigeração. Se você tiver como acondicioná-lo de modo a manter ele refrigerado durante a viagem, tudo bem. Do contrário acho arriscado.
      Abraço!

  31. Fina says

    Olá Liz,
    Este bolo tem um ar maravilhoso. Vou fazê-lo logo que tenha a oportunidade.
    Como sou portuguesa, gostaria de saber o que quer dizer com levar à geladeira (ou bem gelado). Isto quer dizer MUITO frio ou mesmo tipo “cubo de gelo”.

    Muito obrigada, e…parabéns !

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>