Salmão ao molho de tomates

Salmao com molho de tomates

Salmão é um peixe que figura entre meus favoritos. Gosto dele preparado de diversas maneiras. Já publiquei aqui o salmão ao forno que é sucesso absoluto. Hoje vou falar dele preparado ensopado com molho de tomates, uma receita deliciosa que foi criada pelo meu marido.

Em uma participação especial aqui no Entre Panelas ele contou sobre sua experiência como aprendiz na cozinha. Uma das receitas que lhe ensinei e que está inclusive publicada em seu texto, foi a de peixe branco ensopado. Um belo dia chego em casa e me deparo com um salmão preparado com molho de tomates. A idéia a princípio me pareceu estranha, pois nunca tinha imaginado preparar o salmão dessa maneira. Que agradável surpresa que foi este prato. A combinação do salmão com o molho vermelho é excelente. Este prato é simplesmente delicioso!

Em casa usamos sempre tomates frescos para preparar molho de tomates. Uma vez que se começa a preparar, percebe-se que é tão simples que passamos a não entender porque compramos latas de molho pronto ácidos e cheio de conservantes por tanto tempo.

Tomates

Para o salmão ensopado prepara-se primeiro um molho de tomates, adiciona-se o salmão que irá cozinhar no molho e assim que o salmão estiver cozido é só servir.

O preparo do molho de tomates como explicado aqui pode ser aplicado para qualquer molho vermelho que se deseje utilizar.

5.0 from 2 reviews
Salmão ao molho de tomates
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Delicioso salmão com molho de tomates simples de preparar.
Autor:
Tipo de receita: Prato principal
Cozinha: Internacional
Rendimento: 2
Ingredientes
  • 280 g de salmão em posta.
  • 1 cebola pequena.
  • 1 dente de alho.
  • 5 tomates.
  • 1 punhado de salsinha.
  • 1 punhado de cebolinha.
  • Para temperar o molho: sal, orégano, páprica e tabasco.
  • Para temperar o peixe: sal, azeite de oliva, limão, gengibre em pó.
Modo de preparo
  1. Tempere o salmão: Em uma tijela coloque o(s) pedaço(s) de salmão e tempere com azeite, limão, sal e gengibre em pó. Deixe marinar o por uns 15 minutos enquanto prepara o molho.
  2. Prepare os tomates para o molho: Coloque uma panela com água no fogo (suficiente para mergulhar os 5 tomates inteiros).
  3. Quando a água ferver, desligue o fogo, coloque os tomates e tampe a panela. Aguarde cerca de 10 minutos.
  4. Verifique os tomates, se perceber que a pele começa a soltar, escorra a água e com as mãos remova a pele do tomates.
  5. Pique-os e reserve.
  6. Prepare o salmão ao molho de tomates: Leve uma panela ao fogo com um pouco de azeite e aqueça. Adicione a cebola e o alho picados e refogue até que a cebola esteja translúcida.
  7. Adicione os tomates, mexa bem. Tempere com sal, páprica e orégano a gosto. Tampe e deixe apurando em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Acompanhe e mexa de vez em quando. Quando o molho estiver ligeiramente encorpado, prove o tempero e ajuste se nescessário. Adicone algumas gotas de molho de tabasco a gosto (opcional).
  8. Adicione o salmão ao molho e cuidadosamente envolva o peixe com o molho de tomates.
  9. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos. Verifique de tempos e tempos e mexa muito cuidadosamente para nao despedaçar o salmão.
  10. Prove o ponto do peixe, o molho e ajuste mais algum tempero se desejar.
  11. Quando pronto, desligue o fogo e adicione um punhado de salsinha e um de cebolinha. Mexa levemente.
Notas
Sugestão: Sirva acompanhado de arroz ou purê de batatas e uma salada de folhas.

 

Comments

  1. Valentim says

    Gosto muito de tomate. Tem tantas utilidsdes culinarias, faço saladas, sopas, temperos, arroz com tomate. Gosto também de suco de tomate, bebo com aipo… é delicioso
    O tomate é muito saudavel, penso. é bom para muitas coisas e tem muitas vitaminas. até ajuda muito o coração por causa dos licopeno… essa não sabia… vi em http://www.i-legumes.com/tomate_beneficios.html
    as coisa que a gente aprende…
    parabéns

    • says

      Oi Alexandre,

      No Brasil eu acho o tomate débora e o italiano bons pra molho. Mas eles devem estar bem maduros, vermelhinhos.

      Uma pitada de açúcar sempre ajuda a quebrar a acidêz, porque tomate é ácido mesmo.

      Eu nunca usei os tomates em lata, não sei se é desses que vc está falando. Desses eu não conheço a acidez. Mas os molhos prontos de tomate, acho a coisa mais ácida do mundo. Já usei no passado, mas como meu estômago sofria com eles. Agora com molho natural, com a acidez natural do tomate, nunca tive problema.

      Experimente novamente um molho de tomates natural, com o débora ou italiano bem madurinhos, use uma pitada de açúcar pra quebrar a acidez e se puder me diga o que achou.

  2. Luciana says

    Fiz hoje o salmão ao molho de tomates, nossa ficou espetaculosoooo!!!
    bom, mas como não tinha todos os temperos fiz algumas alterações. Não usei nem a páprica e nem a pó de gengibre, mas no final acrescentei folhas de manjericão que deu aquele sabor e aroma maravilhoso!!!
    adorei sua página, bjos!!

  3. alex sanderson says

    Que receita maravilhosa, acabei de fazer e ficou DMAIS. De tempero usei cumichurri e no final acrescentei rodelas de palmito, que sabor!!

  4. laura says

    Fiz o salmão conforme orientação, ficou uma delícia
    meu maridinho amou!! Grata aos queridos que revelaram receita tão simples e tão saborosa!!
    Não faz mal a ninguem, obrigada
    Bençãos as Mãos que realizam!!
    Laura

  5. laura says

    Carla,
    O simples é o melhor, o peixe já tem um sabor encorpado e delicioso, tomates, alho, pimentão, alecrim o tornaram delicioso, agradeço a receita!
    Meu marido adorou e eu UAU!!
    Agradeço a generosidade!!
    Bjus
    Laura

  6. Samuel says

    Vi essa receita hoje e resolvi fazer, estamos com tomate de sobra aqui em casa hehe. Eu esperava que fosse ficar bom, mas superou todas as expectativas! Foi a melhor receita de salmão que eu já fiz..
    Ao invés de preparar o molho como você fez eu já usei um molho pronto feito aqui em casa (na verdade é bem parecido com esse que você preparou), para marinar o peixe ao invés de apenas sal eu bati 2 cabeças de alho com sal e espalhei por cima.
    Achei que o gengibre foi uma adição muito boa, combinou bem.
    E adicionei 8 pimentas do reino amassadas para cozinhar, dá uma realçada nos sabores mas não fica “apimentado” (apesar de eu adorar pimenta, mas não é unanimidade aqui).
    Meus parabéns pela receita e obrigado por compartilhar

  7. Valéria Fernandes says

    Carla, vc está de parabéns!! Fiz hoje ( sexta-feira Santa)para meu pai, ficou uma delicia!!!!
    FELIZ PÁSCOA!!
    bjs, Valéria!!

  8. Beatriz Carvalho says

    O salmão com molho de tomate é maravilhoso! Fácil de fazer
    e super inusitado, porque são dois alimentos de sabor marcante!
    Parabéns!

  9. Michelly BH.MG. says

    Pela correri do jantar, fiz com molho Barila… Acrescentei um pouco pimentoes verde e amarelo, pimenta de cheiro e salsinha desidratada… Ficou delicioso! Aprovadissimo pelo maridao! Obrigada pela dica! Amei!

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Avalie a receita: