Bacalhau fresco ao forno com batatas e queijo

Bacalhau fresco com batatas e queijo

A inspiração para este prato veio da receita “Medalhões de pescada ao forno com queijo e bacon” do “As receitas lá de casa“, um food blog português com divesas delícias. A receita original levava bacon e acompanhava com brócolis. Tirei o bacon e como não tinha brócolis acompanhamos com uma salada de folhas, cenoura ralada e alfafa. Mas aconselho usar o brócolis, pois ele vai muito bem com peixe.

Bacalhau fresco com batatas e queijo

A história começou quando procurava uma receita para o filé de bacalhau fresco que tinha  em casa e batatas fatiadas do Albert Heijn. A minha primeira reação ao encontrar o prato foi de estranhesa à combinação de peixe branco fresco com queijo. Nunca havia feito antes e me parecu esquisito a primeira vista, mas num segundo momento pensei, “Hm, isso talvez fique bom, vamos tentar“. E ainda bem que tentei. A combinacão do peixe com o queijo e as batatas é muito boa.  Enquanto comíamos tivemos mesmo a sensação de estar comendo um prato português. Essa combinação de sabores nos pareceu bem portuguesa e é deliciosa.

Bacalhau fresco com batatas e queijo

Como não tínhamos o queijo flamengo utilizado na receita original, usei o queijo gouda holandês (o queijo prato deve ficar bom também). Eu incluí cebolas fatiadas bem fininho sobre o peixe e o temperei com sal, gengibre em pó, limão, azeite de oliva e coloquei pimenta do reino moída na hora por cima de tudo. Sobre as batatas eu coloquei orégano e azeite de oliva.

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. Uma receita especial para a Páscoa… acredita que nunca comi bacalhau fresco… e estou babando aqui… bjs!

  2. O bacalhau fresco é uma delícia. Eu gosto muito. Tomara que goste do prato. :)

    Beijo,

  3. Carla, adorei o entrepanelas. Também me arrisco nas panelas e existe um tímido projeto da cozinha da Bailandesa, ainda em construção. Vou tentar este bacalhau e btw a torta de maçã me pareceu ma-ra-vi-lho-sa.
    Parabéns pelo blog.

  4. Bailandesa,

    Bem vinda ao Entre Panelas! :)

    Fico feliz que tenha gostado do blog. Obrigada! Espero que goste do bacalhau e a torta de maçã é sensacional. Vale a pena tentar também! :)

    Me avise quando seu projeto sair do forno hein?

    Beijo,

  5. Carla que bacalhau maravilhoso…amo bacalhau e já separei a receita!!!
    Beijos
    Lu

  6. Oi Carla, td bem? conheci seu blog qdo procurava receitas de bacalhau fresco. Encontrei essa e adorei!! pra vc ter uma idéia já fiz 2x!! Estou passando para avisar q como gostei muito vou postá-la no meu blog com os devidos créditos!! td bem? Continue com esse blog maravilhoso!! Aliás o blog do seu marido tbm é muito interessante!! aproveito para ver as dicas de viagens!!
    beijos
    Mariana

  7. Maria Stella says:

    Olha eu aqui de novo…depois de buscar a receita do bolo com sabor brasileiro, tambem tinha (como vc!) posta de bacalhau fresco ( aqui na Noruega é o que mais tem hehehe) e buscava alguma receita pra prepara-lo…essa parece perfeita porque leva o que mais gosto..queijo, cebolas e brocolis!
    Mais uma vez obrigadão por me ajudar! beijokas
    Maria Stella

    • Oi Maria Stella,

      Tomara que você goste desse peixe! Eu acho uma delícia e é super prático! :)

      Me conta depois o resultado.

      Bacalhau fresco é muito gostoso, que bom que tem de monte por aí. Aqui na Holanda também é bem fácil de achar.

      Beijos,

  8. Gorete Silva says:

    Eu pessoalmente não gosto de peixe,mas meu Marido comprou bacalhau fresco ,não sabia como fazer fui ao vosso site e vi esta receita fiz e adorei e é fácil de fazer e muito bom

  9. Amei!!!!! Receita maraaaavilhosa, fiz hoje para o jantar e minha família simplesmente amaram. Parabéns!!!

  10. Simplismente amamos a receita… moro na Islândia e o que mais tem é bacalhau fresco e precisava de uma receita nova :) Só troquei a cebola pelo alho-poró, ficou uma delícia… Obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas….

  11. ecamposmotores says:

    Nos aqui temos bacalhau, mas temos um peixe chamado surubi,que é muito bom , fiz a sua rceita e ficou maravilhosa, omo tudo que voce faz, parabens…..elio

Trackbacks

  1. [...] que não queria grelhado, fui em busca de receitas na internet. Logo de cara me interessei por uma receita encontrada no blog da Carla Duclos, o entre panelas. Gostamos tanto que já preparei 2 vezes!! [...]

  2. [...] aqui no blog, o salmão ao forno com molho de manteiga e limão é rapidíssimo e delicioso e o bacalhau fresco ao forno com batatas e queijo também simples de preparar e você pode substituir por outro peixe [...]

Speak Your Mind

*