Cassarola de Cogumelos

[Artigo atualizado, 05/08/09]

Cassarola de Cogumelos

A receita deste prato é do 101 Cookbooks. É a primeira que publico aqui embora já tenha preparado algumas outras e gostado muito também.

Eu gosto muito do site. A autora tem um livro publicado, o “Super Natural Cooking” que eu também acho muito bom. Já faz parte da minha biblioteca gastronômia e é um dos meus favoritos. O subtítulo do livro é “Cinco maneiras de incorporar alimentos integrais e naturais na sua cozinha“. Traduzindo, livro natureba com receitas deliciosas.

Uma das coisas que gosto no site é que muitas das receitas propõem combinações de ingedientes e temperos com as quais não estou nem um pouco habituada e é muito bom descobrir novos sabores e possibilidades.

Essa Cassarola no caso não é muito exótica. A única coisa que para mim seria nova, é que ela leva em sua receita original estragão fresco, erva desconhecida pra mim, mas como não encontrei no mercado, acabei usando salsinha que eu tinha em casa. Teria sido legal usar o estragão pois seria um sabor novo, mas essa experiência ficará para a próxima.

Preparei esse prato para o jantar ontem. Comida na mesa, estamos jantando e o diálogo começa:

– Como se chama esse prato?

– Cassarola de cogumelos

– O que é uma cassarola?

– Hm,  ahn, bem, é, não sei explicar. Acho que é quando vai no forno.

– Resumindo, não sabe explicar, não sabe.

– É, confesso, não sei.

– Ok, tema para Wikipedia mais tarde.

Devoramos a travessa de comida e após o jantar meu marido foi para a Wikipedia pesquisar sobre a cassarola. E não é que tava lá mesmo?

A casserole, from the French for “saucepan,”[1] is a large, deep pot or dish used both in the oven and as a serving dish. The word casserole is also used for the food cooked and served in such a dish.”

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Casserole

Traduzindo, cassarola é o nome dado a um tipo de panela, funda e que pode ser usada no fogo e no forno e que você leva a mesa para servir. A palavra cassarola também pode ser usada para a comida que é preparada e servida neste prato. Ok, eu não usei a panela cassarola, mas muitos pratos praparados dessa maneira (preparado no fogo e depois levado ao forno), mesmo com outros utensílios assim são chamados também.

Cassarola explicada, vamos a receita em si. Usei arroz integral como sugerido na receita, mas a Heidi Swanson, autora do 101, oferece a possibilidade de se usar qualquer grão que goste, como quinua, couscous, etc. Para os cogumelos, usei champignon orgânico e dobrei a quantidade indicada. Eu preparei metade da receita e usei a quantidade original de champignos, pois achei que o indicado era pouco. Não me arrependi nadinha. :)

Não sei se o fato de ter reduzido pela metade interferiu, mas o meu achei que ficou um pouquinho seco e na próxima vez, vou aumentar um pouco a quantidade de sour cream ou adicionar um pouco de leite. Isso é gosto pessoal, eu prefiro pratos mais molhados. É como macarrão, há os que gostam dele mais sequinho e os a favor dele nadando em molho. :)

Bom, vamos a versão da receita que preparei:

[print_this]

Receita: Cassarola de cogumelos

Receita original: http://www.101cookbooks.com/archives/mushroom-casserole-recipe.html
Para duas pessoas

Ingredientes:

  • 200 gramas de champignon lavados e picados
  • 1/2 cebola grande picada
  • I dente de alho grande
  • 1 e 1/2 (uma e meia) xícara de arroz integral cozido
  • 1 ovo grande
  • 1/2 (meia) xícara de queijo cottage
  • 1/2 (meia) xícara de sour cream
  • 1/4 (um quarto) colher de chá de sal marinho
  • 1/4 (um quarto) xícara queijo parmesão ralado
  • Um pouco de estragão fresco picado (Eu usei salsinha e numa outra vez tomilho)

Modo de Preparo:

  1. Aqueça o forno a 180 graus Celsius.
  2. Unte um pirex com azeite de oliva ou manteiga.
  3. Numa panela em fogo médio aqueça um pouco de azeite e adicione o chapignon. Mexa até que ele solte um pouco de água e esteja corado. Adicione então a cebola. Continue mexendo até que ela fique translúcida e então adicione o alho. Mexa por mais 1 minuto e retire do fogo.
  4. Incorpore i arooz à mistura de champignon e mexa bem para fique tudo misturado.
  5. Numa vasilha a parte, misture os ovos, o queijo cottage, o sour cream e o sal.
  6. Incorpore a mistura de ovos à de arroz. Adicione o estragão (ou a erva que utilizar) e coloque na travessa untada.
  7. Polvilhe com 2/3 (dois terços) do queijo parmesão, cubra com papel alumínio e leve ao forno pro cerca de 25 minutos. Retire a folhe de alumínio e mantenha no forno por mais uns 25 minutos ou até que as bordas fiquem marrom.
  8. Retire do forno, polvilhe o restante do parmesão e leve a travessa para a mesa.

Obs: Nós acompanhamos com salada de rúcula e tomate. Ficou muito bom!
[/print_this]
Como dizem os Holandeses: Eet smakelijk!

Compartilhe...
Share on Facebook0Share on Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Email this to someone

Receba mais receitas no seu email!

Receba gratuitamente em seu email as receitas e mais conteúdo exclusivo!

Comments

  1. says

    Oi Carla,

    Nossa menina vim aqui por causa de uma receita de cogumelos do smitten kitchen que você fez e vou me embora com 3 receitas com cogumelos que eu quero fazer RS!!!

    A Heidi Swanson vai lançar mais um livro em breve, logo deve estar na livraria, depois te conto!

    Beijos

  2. Kerlly says

    Parabéns! Mais uma receita formidável! Adoro seu blog e faço várias receitas suas ( uma melhor que a outra ). Porém adoro inventar em cima, rsrsrs. Essa cassarola ficou ótima com o arroz 7 grãos e uma mistura de cogumelos ( champignon, paris, rosa, shitake ). Vale tb experimentar desse jeito mais natureba. Obrigada sempre pelas dicas ( meu pequeno gourmet de 3 anos – Bruno – qd vê eu abrir seu blog fica todo feliz! ).

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *