Torta 100% Integral de Liquidificador

Torta Integral de Espinafre e Ricota

Essa receita foi minha cunhada Juliana quem me passou aqui neste Blog e é de uma amiga dela, a Duda. Li a receita, era feita 100% de farinha integral, o preparo era muito fácil e lá fui eu me aventurar. :) O resultado foi fantástico. A torta é DELICIOSA! A massa fica super fofinha, leve e saborosa.

O resultado foi tão bom, que essa já virou minha massa básica de torta de liquidificador.

Confesso que ao invés de literalmente recheá-la, eu apenas espalhei o “recheio” por cima da massa e levei ao forno, deixando que a massa crescesse envolvendo o recheio. Minha mãe costuma preparar as tortas assim. Como escolhi um pirex grande (20 cm x 30 cm), achei que ficaria pouca massa para fazer duas camadas dela. Mas, pode-se usar um pirex menor e fazer como recheio.

Fiz uma adaptação na massa. Usei leite de vaca orgânico no lugar do leite de soja sugerido inicialmente. Para o óleo, usei óleo de girassol orgânico também.

O meu recheio foi com espinafre, ricota e tomates cereja. Refoguei o espinafre com azeite de oliva e alho e depois piquei e misturei com a ricota que temperei com sal, pimenta do reino e orégano.

Torta Integral de Espinafre e Ricota

Já estou pensando na próxima torta e acho que usarei berinjela refogada para o recheio. Nham, nham.

Segue a receita da torta adaptada.

Comments

  1. says

    Ju,

    Obrigada! Pelo elogio e pela receita. hehe Agradeça a Duda por mim também!

    Sério, gostei muito. Agora vai ser essa massa de torta com os mais elouquecidos recheios. :)

  2. Anderson says

    Cheguei no seu blog por um comentário no 101 cookbooks
    Adorei os posts, pena que as receitas têm leite e ovos e eu sou vegan =)

    • luiza says

      vc pode substituir por leite de soja e semente de chia hidratada….uma colher de chia em 2 dedinhos de gua equivale 2 ovos…faço isso nas minhas dietas e sem falar que maravilhosa pra saude

  3. says

    Olá Anderson,

    Bem vindo! Fico feliz que tenha gostado. :)

    Bem, o leite é fácil substituir pelo leite de soja, agora o ovo, em massas principalmente, fica mais complicado substituir. Aí acho que o melhor é procurar por uma receita de massa que seja vegan, já toda pensada sem os ovos.

  4. says

    Olá Mariza,

    Muitooo obrigadooo!!! AMEI A TORTA!!
    Sou vegetariana a 8 anos e amo cozinhar, vendo comidas vegetarianas integrais e faço o possível para ser tudo organico. Temos uma pousada em Garopaba, Santa Catarina, menos de 100 metros da praia e a gente faz pacote com estadia e alimantação vegetariana, oferecemos aulas de surf e Yoga tambem, ai vai o nosso site http://www.casasdonando.com.br.
    Um grande abraço

    obs: Fiz a torta sem os ovos, ficou maravilhosa!!!

  5. Ivone says

    Olá! Mariza,
    Estou querendo fazer esta torta mas não sei se o leite fazenda integral e o óleo de soja (normal) ficariam bons, para esta receita. O que vc acha?

    Grata, Ivone

  6. says

    Olá Ivone,

    Na verdade a autora do site sou eu, Carla. A Mariza é uma leitora que fez a torta que publiquei e me deu um retorno positivo da sua experiência, o que me deixou muito feliz. O retorno dos leitores é muito gratificante! :)

    Você pode usar sim o leite fazenda e o óleo de soja sem problemas.

    Se fizer a torta, ficarei contente se me puder me contar o que achou.

    Obrigada pela participação,

    Abraço,

  7. marcia says

    Oi Carla e Daniel que legal vcs alem das dicas de viagem ainda colocam receitas bem famVc quer a receita iliares isso é muito legal,ja estão montando a biografia pra deixar para os futuros herdeiros…..Não esqueça de colocar a receita do bolo da vovó que é delicioso e que era o bolo de aniversário da sua mãe e todos os tios.Nosso aniversário era comemorado com o bolo da vovó e um bule de café com leite que delíciaaaaaaa.Vc quer a receita ou ja sabe?Beijos e parabens por tudo que vcs tem feito.Bjs.
    Adorei a receita da torta de liquidificador vou esperimentar.

  8. says

    Oi tia,

    Que legal que você gostou! :) Ah, o bolo da vovó, meu favorito! Eu já tenho a receita sim e irei publicá-lo aqui. Ótima idéia. Com ele virá também a história.

    Me conta depois o que achou da torta.

    Obrigada!

    Beijos,

  9. Luciana says

    ameiiiiiiiiiiii
    Uma delicia!!!!!
    Fiquei muito feliz com esta receita querida pois, o meu esposo é diabetico e fico muito preocupada com a alimentaçao dele.E essa torta ele poder comer. obrigada!
    Um abraço!

  10. Maria Lígia says

    Olá!
    Cheguei ao blog pelo google, procurando uma “torta integral”, já fiz 2 vezes esta receita, e estou passando adianta para as minhas amigas! Fiz com recheio de beringela, e também de frango com bastatee especiarias e legumes! Fiz uma massa e meia para poder cobrir o recheio e coloquei gergilim em cima! ficaram uma delícia! Obrigada pela receita!! :)

    • says

      Oi Maria Lígia,

      Poxa que legal saber que você já fez essas tortas várias vezes. Hm, devem ter ficado uma delícia com esses recheios que você usou. E que boa idéia de colocar gergelim, deve ter dado um gostinho especial. :)

      Obrigada por divulgar a receita e pelo seu comentário. :)

      Abraço,

    • says

      Oi Ana,

      Na verdade as medida é em xícara mesmo. Já acertei no post inclusive. Obrigada pela pergunta que me fez ver que parte da receita estava em xícara e parte em copos.

      Eu uso xícaras medidoras de 240 ml.

      Abraço,

  11. Vica says

    Olá Carla,

    vou experimentar esta torta, será que se eu substituir o óleo por azeite de oliva dará certo?

    Abraço,
    Vica.

  12. Carla Sousa says

    Olá, achei a receita bem prática, mas acho que eu devo ter errado em alguma coisa, pois a massa não ficou fofinha nem leve. Tem algum palpite?

    Relendo a receita vi que só fiz diferente na hora de untar, esqueci de colocar a farinha.

    Obrigada e parabens pelo site

    • says

      Oi Carla,

      Que pena que a massa não deu certo.

      Meu palpite seria algo errado com o fermento.

      Uma hipótese é que ele não estivesse bom.

      Outra possibilidade seria a massa ter sido muito batida depois de sua adição. O fermento tem que ser adicionado no final e só bater um pouquinho, pois ele é delicado e se bater muito a massa pode ficar pesada. Não estou dizendo que vc fez isso, só levantando possibilidades.

      Acho que o mais provável seria mesmo algo errado com o feremento.

      O processo de untar só faria a massa grudar, mas não interferiria na consistência dela.

      Obrigada pelo comentário com feedback, espero que outras tentativas sejam mais bem sucecidas. :)

      Beijo,

    • says

      Oi Ana Cristina,

      Que pena que não deu certo.

      Eu já fiz essa torta diversas vezes e em todas elas nunca tive nenhum problema com o liquidificador. Sempre funcionou perfeitamente bem. É importante seguir a risca o método de bater primeiro os liquidos e depois acrescentar os sólidos. Além disso, o problema pode ter sido o tamanho da xicara que vc utilizou, que pode ter ocasionado em mais farinha do que o indicado. A receita é para xícara de 240 ml.

      Quanto a dar ou não para cobrir, a única coisa que interfere nisso é o tamanho da forma ou pirex que vc utilizar. Se usar um pirex grande, realmente não dá para cobrir. Como eu disse no post, usei um pirex grande e por isso apenas cobri a massa com o “recheio”. Depois, já preparei outras vezes, cobrindo a massa e fazendo literalmente um recheio, mas então usei um pirex menor. Portanto, essa questão de cobrir ou não, não tem relação nenhuma com a receita, apenas o pirex deve ser escolhido no tamanho adequado ao que se deseja fazer.

      Mas cozinha é assim, nem sempre tudo dá certo.

      • says

        Oi Aline,

        Não, eu nunca queimei liqüidificador. O meu bate essa massa sem problemas.
        Em outros comentários aqui, eu já havia citado que essa massa é pesada e que ela dá super certo também se feita a mão, batendo os ingredientes numa tigela com um fouet.
        Como também já citei em outro comentário, o tamanho da xícara pode interferir. Se a xícara for grande, vai ter mais qtde de farinha do que o indicado.
        A unidade usada aqui é xícara medida de 240ml.
        Lamento o sofrimento do seu liqüidificador.
        Obrigada por seu comentário. Me alertou pra necessidade de um update no post sobre a massa.
        Abraço.

  13. Elza Rocha says

    sou do ramo de buffet e vivo blogando sempre que dá tempo,adorei o seu blog, parabéns, fiz esta receita e ficou maravilhosa!!

  14. Luciana Sanderson says

    Olá Carla,
    Acabo de comer a torta.. ficou muito boa!
    Fiz com recheio de frango, ricota cremosa, cenoura ralada, brócolis, cebola e tomate. A massa ficou bem fofinha, fiz na forma 20×20 e deu pra cobrir o recheio. Aprovada!

  15. Nina says

    Oi Carla!!

    A torta ficou maravilhosa!!!!!!
    Massa fofíssima, fiz um refogado rápido de cebola e tomate com cenoura ralada e bertalha. Ficou divina!
    Fiz outra receita com farinha branca com recheio de frango com cream cheese, tambem ficou ótima!

  16. Suzana says

    Oi Carla,

    So agora descobri seu blog..fiz essa torta e o bolo de banana com aveia, os dois deram certos e ficaram otimos!
    Por favor, poste mais receitas!! rsrsrs…

  17. Susi says

    Oi Carla, estava à procura de uma receita de torta de liquidificador utilizando farinha integral e para minha sorte eu te encontrei!!! Parabéns pelo seu blog! Está muito interessante e ele já está nos meus favoritos. Sou inciciante no uso da farinha de trigo integral (esta torta foi minha primeira receita) e deu tudo certo. Agora vou explorar outras dicas e testar estas delícias. Um grande abraço. Susi-SP

  18. Danielle says

    Oi, Carla, antes de deixar minhas experiências dostaria de elogiar o blog e as receitas já fiz o bolo de aveia com banana,o de tâmeras e mel(é a predileta da minha filha)o bolo de cenoura banana e nozes e o de banana com farofinha (streusel).As receitas são ótimas e os bolos divinos!!!
    Até agora não deu certo a torta 100%integal de liquidificador,a massa não ficou fofinha e pesa no liquidificador, fiz 2 vezes e não deu certo,fico frustrada pois vi vários depoimentos de exito com a torta.
    Outra receita que não deu certo foi a dos potinhos de limão siciliano rendeu pouco só 3 potinhos pequenos e não ficarm firmes,ficou do mole, mole.
    Quero testar a sopa de nodlle mas não encontro fácil,ele é um macarrão? pode ser substituido por outro tipo??

    Um abraço

    Danielle

    • says

      Oi Danielle,
      Que pena que a sua torta não deu certo. Essa massa no liquidificador é um pouco pesada mesmo. Você pode prepará-la sem o liquidificador. Outro dia eu peparei essa torta enquanto minha bebê dormia e pra não acordá-la, bati um segundinho os liquidos no liquidificador e depois numa tigela misturei com os sólidos. Ficou deliciosa! Nos comentários abaixo uma leitora, a Tamiris, diz que fez a torta toda sem liquidificador, você pode tentar também.
      Dá uma testada no fermento antes de usar pra ter certeza que está funcionando bem.
      Me conte o resultado se tentar de novo. É estranho não ter dado certo. Mas as vezes um pequeno detalhe pode estar causando o problema. Eu faço essa torta com alguma frequência e sempre dá super certo.
      Boa sorte!
      Abraço,

  19. Tamiris says

    Melhor receita ever.. Fiz essa massa com recheio de frango com espinafre e cottage… Ficou incrível. A massa ficou aerada e mto mto leve, porém uma dica: bata toda a massa na mão.. Nada de liquidificador. Deliciosa! Vou fazer sempre. Beijos

    • says

      Oi Tamiris,
      Que legal que deu certo! :) Eu adoro essa torta! Sabe que engraçado, até comentei acima, há umas 2 semanas atrás pra não acordar minha bebê que dormia, preparei essa torta praticamente à mão, apenas bati um segundinho os liquidos no liquidificador. E ainda pensei, na próxima vez, vou testar fazer toda a mão e colocar um update na receita do blog.
      Obrigada!
      Beijo,

  20. Bruna says

    Muito Boa!!!! Adorei a receita, a massa ficou ótima!!
    Só mudei o recheio fiz de PVT com Shitake, fica muito bom
    Obrigada por compartilhar
    Beijo

  21. RENATA DIAS says

    ACHO QUE NINGUÉM TEVE A MESMA DIFICULDADE QUE TIVE. A FARINHA ATOLOU, E SÓ COM MAIS UM COPO DE LEITE, CONSEGUI, COM UMA COLHER, MISTURAR A MASSA QUE JÁ ESTAVA MENOS DENSA. FIZ DE FRANGO E FICOU MARAVILHOSA!!! VOU FAZER COM LEGUMES.

    • says

      Oi Renata, realmente essa massa é um pouco pesada, dependendo do liquidificador pode ficar mais difícil. Que legal que você conseguiu. Uma opção é fazer a massa à mão mesmo, dá super certo. Que legal que gostou! :) Deve ter ficado ótima a de frango e a de legumes deve ficar ótima também.

  22. Jade says

    Inacreditável!!! A receita é maravilhosa e perfeita. Eu fiz um recheio de requeijão e presunto de parma. Nunca encontrei uma massa tão macia. Quantos aos que a receita não deram certo com certeza ou erraram as medidas ou foi realmente o fermento.
    Um bom teste para ver se o fermento está bom é colocar um pouco do pó num copo com água se fizer bolhas pequenas (espumar) é porque ele está bom.
    Parabéns!!! Jamais esquecerei e com certeza essa será minha base de massa para todas as todas.
    Abraços com carinho,
    Jade

  23. Kerlly says

    Em casa não tem mais pao! Agora é torta todo dia, rsrsrs! Fiz umas adaptações ótimas ( fico sempre atenta na parte nutricional ) que vale a pena vc conferir. Misturei na massa um pouco de espinafre cozido e triturado (ficou saborosa e linda) e farinha de linhaça dourada e como recheio entre a massa, uma cama de legumes muito picadinhos (cenoura, milho, vagem, ervilha) coberta com uma mistura de atum ralado ao natural com uma lata de creme de leite de soja e meio pacote de sopa de cebola (o pó). Ficou ótimo para comer frio ou gelado ou mesmo levar de lanche para as crianças. Se vc fizer, me diga o que achou. Bj

  24. lucilene says

    Fiz esta torta no final de semana com recheio de frango desfiado com cenoura e tomate ficou uma delicia receita aprovadissima . Meu marido adorou

  25. says

    Fiz essa receita na semana passada e amei! Virou uma grande aliada para aquels dias em que eu quero comer algo diferente…
    Fiz com recheio de seleta de legumes, e com atum!
    A massa fica bem fofinha e cresce bastante!
    Amei! Inclusive dei a receita no meu blog (indicando que “copiei” do seu, viu!? rs)
    Seu blog é excelente! Hoje acho que vou arriscar o Bolo de Banana com Tâmaras e mel! :)
    um abraço

    • says

      Oi Michele, que legal que gostou da torta! :) Vi no seu blog a receita e a citação da fonte, de que eh do Entre Panelas. No entanto, você não colocou o link pra receita original. Agradeço se puder colocar o link pra receita da torta aqui no Entre Panelas.
      Obrigada e espero que goste do bolo também. :)
      Abraço,

  26. danielle says

    amei a receita troquei o recheio por brocolis com ricota e acrescentei na massa um pouco de creme de leite ficou perfeita meu esposo tem diabetes e tava procurando uma torta com ingredientes que ele pudesse comer ele amouuu parabens pela receita e otima

  27. luiza says

    eu fiz e ficou otima….fiz a sua receita e depois fiz uma substituição com leite de soja e semente de chia hidratada….ficou excelente e saborosa…mto boa ..ahm e coloquei tbm 1/2 copo de iogurte desnatado..hummmmmmm…..continue nos dando dicas boas…bjuuus

    • says

      Oi Luiza,
      Que legal que fez e gostou. :)
      Obrigada por compartilhar as adaptações que fez e muito bom saber que deram certo.
      Pode deixar, que continuo compartilhando delicias por aqui. :)
      Abraço!

  28. Luísa says

    Obrigada pela receita! Ficou perfeita! Meu recheio foi ”
    bolonhesa” rsrs Um refegadinho de cebola, temperinhos, PTV e molho
    de tomate. Substitui o óleo por azeite e meio copo da farinha por
    aveia em flocos finos. Um luxo só ficou minha torta!!!

  29. Ana Paula says

    Fiz a receita ficou ótima, a turma aqui amaram!!!Deu super certo fiz de atum c/legumes
    Obrigada por publicar receitas maravilhosas e mais saudáveis.

    Amei

  30. Jessica Montagnana Abud says

    Oi…só passando para agradecer, primeira vez que consigo fazer uma torta bacana 100% farinha integral.A grande sacada para mim foi ter visto os comentários e usado a dica de bater a massa com a mão mesmo!!Um grande abraço!!

  31. Ana says

    Olá! Estou procurando uma receita que seja integral e sem óleo… mas adorei a sua idéia… será que dá certo se eu não colocar o óleo?? Alguém já tentou? Sabe o que pode acontecer? Estraga tudo??? Obrigada!

  32. angela says

    Olá! Adorei as dicas da torta…Mas queria fazer um bolo com farinha integral e hoje fui ao mercado e comprei a farinha para tentar.
    Mas ficou uma dúvida, achei só um tipo de farinha integral e dizia: farinha integral grossa, sabe me dizer se esta serve para bolo, rs.
    Obrigada!

    • says

      Oi Angela,
      No Brasil até onde eu saiba não tem diferenciação de tipo de farinha pra bolo ou pão. Farinha integral grossa não me parece ser o tipo mais apropriado pra bolo, mas não sei se tem outro tipo no Brasil. O único jeito é testar mesmo. Boa sorte.
      Abraço,
      Carla

  33. Mariah says

    To muito feliz com o resultado, foi a primeira torta que eu fiz na vida ou melhor, foi a primeira coisa que eu fiz em um pirex e ficou simplesmente maravilhoso, segui direitinho a receita da massa só recheio que mudei, fiz de frango. Muito obrigada pela receita 😀

  34. Pâmela says

    Receita maravilhosa, deu super certo! Fiz com recheio de sardinha, cebola e tomate e o resultado foi um aperitivo maravilhoso. Assim como vc, só espalhei por cima, minha mãe tb sempre fez assim :) Obrigada!

  35. Caroline says

    Uma delícia, parabéns pela receita!
    A massa fica levinha e fofinha. Fiz com recheio de ricota com tomate seco e rúcula, mas com qualquer outro recheio tenho certeza que também ficará muito bom!

  36. Juliana says

    Oi! Adorei a receita! Já fiz duas vezes! Mas tenho uma duvida, a massa fica super grossa, quase não bate no liquidificador. Esta certo? É assim mesmo? Beijao!

  37. angela says

    acabei de ter uma refeição maravilhosa, fiz a torta, uma salada de alface e um pouco de humus, estava deliciosa, a receita foi muito boa para o calor de 40º. valeu

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>