Nutrição – Não só de gastronomia fala este blog

Apesar dos últimos posts serem todos sobre o tema gastronomia, não é apenas sobre ele que escrevo. :)

Um outro tema relacionado e que também sempre chamou minha atenção é Nutrição. Já fazem muitos anos que leio sobre o assunto e até já falei sobre isso aqui. Cheguei a considerar cursar Nutrição na Universidade, mas depois percebi que era mais um interesse pessoal e que não tinha intenções de trabalhar como nutricionista.

Já fui vegetariana por 2 anos e foi nessa época que comecei a ler sobre alimentação, pois eu achava que deveria ter um cuidado maior com a alimentação devido a ausência completa de qualquer tipo de carne. A dieta deixou de ser vegetariana, mas o interesse pelo assunto continuou.

Como a gastronomia, a Nutrição ficou adormecida por alguns anos e voltou a vida com mais força recentemente. Não relacionado a uma dieta vegetariana desta vez, mas em busca de uma alimentação mais saudável.

Com tantos mitos que aparecem e desaparecem, uma hora são as gorduras, outra o colesterol, o aspartame, as gosduras-trans, marganina versus manteiga; com tantas dietas da moda; com o problema da obesidade se ampliando e se tornando caso de saúde pública em muitos países; a minha atenção se voltou novamente para a Nutrição.*

Não vou entrar em detalhes agora sobre o que penso em relação à alimentação e à como a sociedade vem lidando com isso ultimamente, mas sim, gostaria de indicar um site da Universidade de Harvard que considero de excelente qualidade. O site tem textos que abordam diversos assuntos relacionados a nutrição, são textos com referências bibliográficas, muito bem escritos. Enfim, acho uma excelente fonte de informação sobre o tema. O site está em inglês e recomendo muito sua leitura:

The Nutrition Source
Knowledge for Health Eating
Department of Nutrition
Harvard Shool of Public Health

* Foi inclusive essa busca por uma alimentação mais saudável que provocou o meu reencontro com a gastronomia, porque não tem alimentação saudável que sustente a base de resturantes, congelados e “industrializados”.

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. William Paulo says:

    Pois é, a nutrição também é bastante interessante, acho que anda de vez em quando de mãos dadas com a gastronomia, as vezes elas brigam, mas em geral procuram ser sempre amiguinhas…hahaha. Estou cursando gastronomia pelo IESB em Brasília e estou bastante satisfeito com a profissão que escolhi, até pq a faculdade oferece uma mega estrutura de qualidade e excelencia de ensino, acho que a gente deve fazer o que gosta e escolher uma faculdade que consiga uni a prática e a teoria como a minha, o IESB, eu recomendo. E ótimo blog, menina. Gostei bastante da maneira como escreve e como leva o blog. Beij

  2. Que bacana ver o post e a interação no BLOG. Vi que foi mencionado o curso do IESB e realmente posso afirmar que é um curso de referência, a instituição lá está muito bacana. Quem sabe não poderia fazer uma parceria entre o blog e a instituição? Seria bom ver.

Speak Your Mind

*