Salmão ao forno

Salmão ao forno

Salmão está entre os meus peixes favoritos. Gosto dele fatiado crú como sashimi, defumado, grelhado, assado e ensopado. Considero um peixe de sabor riquíssimo e muito versátil.

Escolhi para falar hoje do “Salmão ao forno”, receita da mãe de um grande amigo meu, que adaptei levemente.

Simples e saboroso

Uma das coisas que gosto nele é que ele é muito simples de preparar. Costumo dizer que esta receita tem um excelente custo-benefício. Não em relação ao custo literalmente, mas pela relação simplicidade no preparo versus sabor. Ele é muito prático de fazer e delicioso. Além disso, ele deixa a casa com um aroma muito bom.

Posta de salmão

Preparo e flexibilidade

Ele é preparado num “envelope” feito com papel alumínio. Você pode preparar porções individuais ou uma maior, única, para ser dividida depois. A vantagem da porção única é a maior flexibilidade no tamanho das porções para que as pessoas se sirvam depois, por outro lado, uma coisa legal de se fazer individual, é que cada um pode personalizar o seu e prepará-lo como mais lhe agrada, muita cebola, pouca, sem alcaparra, caprichado no alho, como melhor adequar ao paladar.

Essa receita é flexível. Fique a vontade para incluir ingredientes que goste e retirar algum que não lhe agrade.  Se criar uma nova versão, compartilhe com a gente nos comentários. Eu e mais pessoas poderão experimentá-la.

Este prato é um dos nossos favoritos, recomendo!

Se fizer esse salmão não deixe de compartilhar sua experiência e opinião nos comentários!

4.6 from 8 reviews
Salmão ao forno
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Salmão ao forno preparado em papel alumínio com alho, cebola e alcaparras. Muito simples e rápido de preparar com resultado excepcional.
Autor:
Tipo de receita: prato principal
Cozinha: mediterrânea
Rendimento: 2
Ingredientes
  • 300 g de posta de salmão
  • alho picado ou em lascas
  • cebola em rodelas
  • alcaparras
  • sal
  • limão
  • azeite de oliva
  • temperos opcionais: gengibre em pó, orégano
Modo de preparo
  1. Monte uma "piscina" para o salmão com o papel alumínio e deixe uma parte sobrando para cobri-lo e fechar o envelope depois. Você pode também colocar o alumínio forrando uma forma, mas é importante que levante as laterais do papel alumínio para que o azeite de oliva não escorra para fora do envelope. Eu não sei desenhar, então espero que a foto ajude a entender o que estou dizendo. Se não estiver claro, por favor digam que tentarei explicar melhor.
  2. Coloque a posta de salmão sobre a "piscina" de papel alumínio.
  3. Tempere com sal, gengibre em pó (opcional) e algumas gotinhas de limão.
  4. Coloque o alho, as rodelas de cebola e por fim as alcaparras.
  5. Regue com bastante azeite de oliva.
  6. Feche o envelope de papel alumínio, fechando bem todos os lados.
  7. Leve ao forno pre-aquecido a 200 graus C por cerca de 25 minutos. Cheque se está cozido, se precisar deixe um pouco mais no forno. Há variações de forno pra forno).
Notas
Levemente adaptada da receita original por Maristela Bernardo.

 

Outras sugestões de salmão?

Para os fãs de salmão, que tal também um salmão ao molho de tomates? Outra opção simples que preparamos frequentemente aqui em casa.

Salmao com molho de tomates

E tem também o salmão ao forno com molho de manteiga e limão. Outra versão simples e deliciosa.

Salmão ao forno com molho de manteiga e limão

E pra sobremesa?

Que tal esse delicioso mousse de chocolate?

Mousse de Chocolate

Veja mais receitas

Fogos Amsterdam
Pão de queijo de liquidificador
Torta de espinafre e feta com massa filo

Comments

  1. Rafael says

    Olá Carla,
    Essa receita é muito boa mesmo, adorei ela,
    não fiz exatamente como na sua receita fiz algumas pequenas modificações como por exemplo no lugar das alcaparras, coloquei um pouco de uvas passas pretas que deram um delicioso sabor adocicado, em vez de gengibre coloquei um tempero mais fraco como folha de manjericão e banhe no suco de laranja natural sem açúcar!
    Ficou uma delícia!
    Experimente e espero que goste!
    =)

  2. fernanda says

    Adorei a receita, encontrei varias antes dessa e realmente queria algo assim, ja que as outras levam muitos ingredientes dos quais eu nao encontro por aqui, ja que moro fora do Brasil. Obrigada por compartir a receita.

    • says

      Oi Fernanda,

      Legal que você gostou. Fico contente de ter oferecido uma opção de prato que pode ser feito com ingredientes simples encontrados facilmente. Espero que goste do resultado.

      Obrigada! :)

      Abraço,

  3. Cauana says

    Carla, o salmão ficou delicioso. Eu tirei as cebolas, fiz um molho de mel e mostarda com creme de leite para companhar. Uma salada verde e um arroz com tomate seco e manjericão.
    Uma delícia!! Adorei!!

    • says

      Oi Cauana,

      Que legal que você gostou! :) Deve ter ficado uma delícia com o molho de mel e mostarda. E, hm, adorei a idéia do arroz com tomate seco e manjericão. Como vc faz o arroz?

      Obrigada pelo feedback! :)

      Abraço,

  4. says

    Ola , fiz o Salmao e ficou muito bom !
    entretanto para temperar refoguei pimentoes junto com a cebola e coloquei por cima do peixe no papel aluminio antes de levar ao forno!e para acompanhar arroz branco e vinho . Fantastico =)

  5. Cristiane says

    Olá,
    Que deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    Fácil `Prático Delicioso

    a receita do salmão no forno.

    Muito obrigada

    abraço

  6. claudia says

    Acabei de preparar sua receita para meus chefes aqui em Barcelona….mas deixei praparado para “la jefa” colocar no formo amanha….será q ele ficará com o sabor muito forte?…e tb acrescentei alho poró…
    Obrigada pela receita!

    • says

      Oi Claudia,

      Não sei te dizer se ficará com o sabor muito forte. Quanto a ter acrescentado alho poró, acho uma excelente idéia. Nunca fiz, mas me parece bom.

      Só um detalhe, o tempo de forno de 40 minutos eu tenho deixado uns 25 minutos nas últimas preparações e tem sido suficiente. Isso varia também com o tipo de forno. Mas acho bom vc dar uma checada nele aos 25 minutos. Se precisar de mais tempo, deixe mais.

      Sucesso! Me conte o resultado depois.

  7. Vera Lúcia says

    Oi Carla, nunca fiz salmão antes vou tentar fazer sua receita hoje dia 31/12/2010 será nosso jantar de ano novo,espero que fique bom. Obrigada

  8. Ed says

    Ola…
    Nunca fui de cozinhar, mas agora que casei estou fazendo algumas coisinhas..
    Peguei a dica desse salmão e dei uma mudadinha e ficou muiiiito bom!! Sei que nao é muito merito meu um salmão ficar bom, pois ele cru ja é demais, mas modestia parte ficou maravilhoso.. chamei uns amigos e todos adoraram… e foi assim
    coloquei o salmão na piscininha como vc falou, coloquei batatas cortadas em rodelas fininhas, cenoura tbem em rodelas fininhas, salsinha, cebolinha, bastante azeite, alcaparras, limão, nao coloquei nem o gengibre nem o sal, fiz um molhinho com caldo de peixe agua e limão e reguei… deixei no forno por 30min a 180º, e depois abri o alunio so a parte de cima e deixei mais 5min para dourar…. e OBRIGADO!!! Ficou muiiito bom… kkk

  9. Marina says

    Acabei de fazer o salmão ao forno, mas ao invés de colocar gengibre em pó, coloquei gengibre ralado ficou ótimo. Servi com uma salada de legumes, ficou maravilhoso! Obrigada!

  10. Val Linhares says

    Boa tarde, Carla. Resolvi fazer essa receita para minha esposa (e para o meu filho). Minha esposa venera o salmão. Fiz conforme você ENSINA e modifiquei um pouquinho a receita, acrescentando o toque pessoal. Antes de colocar o salmão na “piscina”, forrei com as rodelas de cebola. E, acrescentei também um pouquinho de pimenta do reino em pó. Não preciso dizer que ficou ótimo. Minha esposa está até agora me agradecendo. :)

    • says

      Oi Carla,

      Não sei te dizer porque o salmão ficou um pouco amargo. Acho que não tem relação com o azeite não. Eu apostaria que o pedaço de salmão que você usou que não estava dos melhores. Tem variação, nem todas as peças são iguais. Mas não posso afirmar com certeza.

      Abraço,

  11. Flora says

    Carla!
    To chorando de alegria com esse salmão!
    Ao invés de usar orégano, usei manjerona seca e manjericão fresco. Usei gengibre ralado fresco tb!

    Muito obrigada!!!

  12. Djalma de souza says

    esta é minha primeira vez
    não sabia como fazer
    encontrei a receita aqui nesta pagina
    por isso muito obrigado
    bom apetite para todos

  13. Sandro says

    Preparei um salmão conforme a receita, mas também notei que ele ficou amargo,então preparei outro, sem colocar o gengibre (ralado ) ai a diferença, motivo do salmão amargo.
    em pó poderá ser diferente, mas gengibre ralado no salmão não combina!
    fica amrgo mesmo…!

  14. cristina says

    Eu segui todos os passos. Não gostei do salmão ele ficou muito úmido e se gosto o que salvou foi a quantidade de tempero que eu coloquei em cima se não nem cachorro iria comer. Levei mais de 1 hora assando. Eu prefiro mais sequinho e com o tempero no interior da carnê o que não ocorreu. O que pode ter acontecido.obrigado

    • says

      Oi cristina,

      O bom desse salmão e uma das razões de seu sucesso (sucesso comprovado nos demais comentários inclusive), é que ele é úmido. Então, se você gosta de um salmão seco, esse salmão realmente não é um prato que vai te agradar.
      O tempo de forno é realmente estranho, mas há variações de forno pra forno. Se seu forno é mais fraco, vai demorar mais mesmo. E depende também do tamanho da posta de peixe que vc usou.
      Quanto ao tempero, ele não vai pegar no interior da carne. Não é essa a proposta do prato. O salmão é um peixe com sabor marcante e a idéia aqui não é sobrepor esse sabor com temperos, mas apenas adicionar o sabor dos temperos na superfície que combinará com o sabor do peixe.
      O que me parece que aconteceu é que essa receita não é adequada para o seu paladar, pois ela tem características que não combinam com o que você gosta.

  15. marily says

    Fiz a receita sem o gengibre e alcaparra por não ter os ingredientes em casa, mas o restante fiz igualzinho a receita, ficou muito bom. Ah acrescentei umas batatinhas tb, ficou uma delicia.

  16. Andrea says

    Carla,

    Estava precisando de uma receita boa e prática de salmão, entrei no Google e achei sua receita!
    AMEI – Parabéns!! Até meu marido que não gosta de peixes já pediu para fazer novamente. :-)
    Desejo muito sucesso pra vc e daqui pra frente acompanharei seu blog.

    Um grande abraco,

    Andrea

    • says

      Oi Andrea,
      Fico muito feliz que tenha feito esse salmão e que vocês tenham gostado. Que legal que ele até conquistou quem não gosta de peixes. :)
      Obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog.
      Abraço,

    • says

      Oi Barbara,
      Você faz como preferir. Se gosta da pele mantenha, se não gosta tira. Se manter a pele, o lado com a pele fica pra baixo. Quanto a lavar, também depende de vc. Eu sempre lavo todo peixe/carne/frango antes de preparar, mas você faz como está acostumada e gosta.

  17. suziliane says

    Oi Carla, entrei no seu site e gostei muito. Parabéns!! Vou tirar varias receitas pode ter certeza.
    Gostaria de sua ajuda: vou dar um almoço para alguns amigos em minha casa e gostaria de sugestão de cardápio simples e chique. O que sei é que alguns não gostam de carne seca e camarão.
    Por favor me ajude a elaborar um cardápio, o almoço acontecerá dia 30/4.
    no aguardo de sua repsota
    obrigada abraços suzi

  18. Max says

    Obrigado pela otima receita ! Todos adoramos e seguimos a sugestao da “peca grande”. Fica mais apresentavel ao servir.
    Como posso colaborar com receitas?

  19. Edison says

    Vim parar aqui por um acaso, mas… que bom. Parabéns, seu blog é muito “gostoso”, e você me pareceu uma pessoa bastante simpatica. Sinceramente, parabéns pelo seu trabalho.
    Foi muito gratificante navegar por aqui. Boa sorte!
    Abraços

  20. Jean Peter says

    Olhá,essa receita de salmão, confesso que será uma
    experiência que colocarei em prática hoje.
    Mas já se percebe o quanto deve ser bom…
    Desde já agradeço a receita,já que não sabia
    o que fazer pra minha Namorada..

  21. Lud Bertier says

    Estava procurando uma boa receita de Salmao para uma marinheira de primeira viajem (eu) e essa me parece ideal!
    Parabens pelo blog!
    Farei hoje! Depois conto como ficou…

    • says

      O limão siciliano é aquele amarelo e maior. O tahiti é o de casca verde escuro de tamanho menor. O sabor deles é diferente e limão tahiti tem o sabor mais forte que o siciliano que é bem mais suave. A substituição depende da receita. Como o sabor deles e intensidade são diferentes, você tem que levar isso em conta na hora de substituir. Eu uma vez tentei fazer um creme pra torta de limão com o siciliano sendo que a receita original era com o tahiti e não deu certo. Como o siciliano é bem mais suave, precisava de muito suco e mesmo assim não dava o sabor bom no creme, interferindo na textura e sabor. Então a substitição realmete depende.

  22. Lourenço says

    O máximo que já fiz na cozinha foi ovo frito, mas hoje resolvi fazer para minha mulher que completa mais um ano de vida um salmão ao forno e fiz exatamente como você ensina. Ficou uma delicia e adorei suas dicas, simples, objetiva e muito inteligente.parabéns e obrigado.Vou comprar o livro.

  23. Raquel says

    Oi Carla,

    Tb fiz a receita e ficou muito boa! Troquei o alho por alho poro e ficou uma delicia! Nao usei o gengibre porque nao tinha. Gostei da dica de um dos leitores que deixou assar depois 5min sem o papel aluminio para dar uma douradinha. Vou tentar depois! Adorei o blog! Parabens pelo trabalho! Raquel

  24. Paula Rocha says

    Das duas vezes que fiz, usei peixes diferentes.
    E não sei se foi por conta dessa mudança, que não deu tããão certo.
    Juntava muito líquido, e no final, eu acaba tirando o papel alumínio de cima para poder secar um pouco.
    O que deve estar errado?

  25. Elise Ellwanger says

    Incrível, estupendo, divino…

    Só tenho a agradecer. Fiz o salmão com arroz branco, batatas sauté e tomates secos. Servi com vinho branco chileno meio seco. De sobremesa um creme de iogurte com maracujá, bem levinho. Resultado: sucesso, sucesso,sucesso…

    Só posso agradecer e recomendar.

    Um grande abraço.

  26. says

    adorei a receita, ficou perfeito macio um sabor maravilhoso, bem pratico servido com batata refogada no azeite,alho e tempero de legumes ficou otimo.

    te agradeço pela receita.

  27. sandra gimenes says

    Carla, fez um sucesso! Servi com pure de mandioquinha, arroz preto e salada de rúcula. Obrigada e continue nos ajudando a agradar.
    Beijos.

  28. Carmen says

    Maravilhoso, rapido e pratico !
    Eu coloquei no lugar do limaõ vinho branco suave,ficou muito bom,deu um sabor nobre.Sevi com um arroz tipo a grega sem pimentão so´com cenoura bem miudinha e vagem e um pouco de queijo faixa azul por cima .Hummmmmmmmm delicia rsrs.Salada de rucula com algrião.
    Obrigada pela dica,continua me passa mais receitas ok?bjs

  29. Reginaldo says

    desculpe não quis estragar sua receita mas fiz a eperiencia com filé de tilapia , pois estou meio que quebrado rsrsrs mas mesmo assim ficou um espetaculo . obrigado

Trackbacks

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Avalie a receita: