Salmão ao forno

Salmão ao forno

Salmão está entre os meus peixes favoritos. Gosto dele fatiado crú como sashimi, defumado, grelhado, assado e ensopado. Considero um peixe de sabor riquíssimo e muito versátil.

Escolhi para falar hoje do “Salmão ao forno”, receita da mãe de um grande amigo meu, que adaptei levemente.

Simples e saboroso

Uma das coisas que gosto nele é que ele é muito simples de preparar. Costumo dizer que esta receita tem um excelente custo-benefício. Não em relação ao custo literalmente, mas pela relação simplicidade no preparo versus sabor. Ele é muito prático de fazer e delicioso. Além disso, ele deixa a casa com um aroma muito bom.

Posta de salmão

Preparo e flexibilidade

Ele é preparado num “envelope” feito com papel alumínio. Você pode preparar porções individuais ou uma maior, única, para ser dividida depois. A vantagem da porção única é a maior flexibilidade no tamanho das porções para que as pessoas se sirvam depois, por outro lado, uma coisa legal de se fazer individual, é que cada um pode personalizar o seu e prepará-lo como mais lhe agrada, muita cebola, pouca, sem alcaparra, caprichado no alho, como melhor adequar ao paladar.

Essa receita é flexível. Fique a vontade para incluir ingredientes que goste e retirar algum que não lhe agrade.  Se criar uma nova versão, compartilhe com a gente nos comentários. Eu e mais pessoas poderão experimentá-la.

Este prato é um dos nossos favoritos, recomendo!

Se fizer esse salmão não deixe de compartilhar sua experiência e opinião nos comentários!

4.6 from 8 reviews
Salmão ao forno
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Salmão ao forno preparado em papel alumínio com alho, cebola e alcaparras. Muito simples e rápido de preparar com resultado excepcional.
Autor:
Tipo de receita: prato principal
Cozinha: mediterrânea
Rendimento: 2
Ingredientes
  • 300 g de posta de salmão
  • alho picado ou em lascas
  • cebola em rodelas
  • alcaparras
  • sal
  • limão
  • azeite de oliva
  • temperos opcionais: gengibre em pó, orégano
Modo de preparo
  1. Monte uma "piscina" para o salmão com o papel alumínio e deixe uma parte sobrando para cobri-lo e fechar o envelope depois. Você pode também colocar o alumínio forrando uma forma, mas é importante que levante as laterais do papel alumínio para que o azeite de oliva não escorra para fora do envelope. Eu não sei desenhar, então espero que a foto ajude a entender o que estou dizendo. Se não estiver claro, por favor digam que tentarei explicar melhor.
  2. Coloque a posta de salmão sobre a "piscina" de papel alumínio.
  3. Tempere com sal, gengibre em pó (opcional) e algumas gotinhas de limão.
  4. Coloque o alho, as rodelas de cebola e por fim as alcaparras.
  5. Regue com bastante azeite de oliva.
  6. Feche o envelope de papel alumínio, fechando bem todos os lados.
  7. Leve ao forno pre-aquecido a 200 graus C por cerca de 25 minutos. Cheque se está cozido, se precisar deixe um pouco mais no forno. Há variações de forno pra forno).
Notas
Levemente adaptada da receita original por Maristela Bernardo.

 

Outras sugestões de salmão?

Para os fãs de salmão, que tal também um salmão ao molho de tomates? Outra opção simples que preparamos frequentemente aqui em casa.

Salmao com molho de tomates

E tem também o salmão ao forno com molho de manteiga e limão. Outra versão simples e deliciosa.

Salmão ao forno com molho de manteiga e limão

E pra sobremesa?

Que tal esse delicioso mousse de chocolate?

Mousse de Chocolate

Veja mais receitas

Fogos Amsterdam
Pão de queijo de liquidificador
Torta de espinafre e feta com massa filo

Comments

  1. Sandra says

    Querida Carla
    Esta receita é simplesmente deliciosa, simples e râpida de fazer. Vou fazer pela segunda vez. Da primeira servi o salmāo com batata temperadas com manjericao e mostarda, estas seguiram junto com o peixe para o forno ( fora do aluminio), reguei com um pouco de azeite também. Ficou barbaro. Vou repetir novamente amanhã . Bj

  2. Luciana Romano Campos says

    Olá Carla…adorei a receita é simples e deliciosa…mas confeço que vou utilizar o sal e o azeite…gosto de sentir o sabor natural do salmão sem excessões de molhos ou temperos…servirei na ceia de natal…obrigada pela dica…
    Boas Festas e um abraço
    Luciana Romano

  3. Alexandre Ribeiro says

    Muito obrigado pela receita…

    Acrescentei alguns temperos de meu gosto e fiz um risoto de alho poró e palmito para acompanhamento. Ficou muito bonito e saboroso, fora o sucesso com o público não pagante!!!

    Beijos

  4. Jaqueline says

    Oi Carla … Fiz a receita na sexta-feira santa e ADOREI! Muito fácil de fazer e super saborosa! As crianças também gostaram muito e se deliciaram…

  5. says

    Carlinha, como nunca havia preparado um salmão antes, segui a receita aqui recomendada e realmente ficou muito bom. Espero impressionar minha esposa nesta noite de sexta feira.

    Grande abraço!

  6. Gisele says

    Olá. Parabéns pela receita, eu fiz este salmão e ficou muito bom, como não tinha alcaparras em casa coloquei pimenta americana.

  7. patricia says

    Obrigada pela receita muito bom
    Costumo fazer sempre com creme de leite tambem uma delicia mas como esse e o prato preferido do meu marido eu prescisava variar valeu msm. Obrigada abracos

  8. Maria Amelia says

    Carla,

    Fiz com o salmão inteiro e ficou perfeito. Depois,servi-o com molho de maracujá, arroz branco e salada de brócolis e tomate. Ficou uma delícia mesmo.
    Obrigada pela dica. Bj!!!

  9. Ester Cordeiro says

    Cara! Eu fiz o Salmão ao forno, foi um sucesso! Agradeço a dica,principalmente aquela… Se não tem um troque pelo outro ou pelo que gosta! Eu esqueci de comprar alcaparras e fiz com azeitonas verde bem pouco, ficou maravilhoso!!! Bjus

  10. Daniele says

    Salmão é bom demais mesmo.. Tenho uma receita que é deliciosa e um pouco parecida com essa.. Tempera o salmão como de costume, a parte em uma frigideira refoga alho poró ao seu gosto com bastante manteiga de boa qualidade e alcaparras (eu passo uma água de leve nelas antes para tirar um pouco do sal). Feito isso coloca por cima do salmão como você fez na sua receita.. Assa no mesmo jeito.. E é ma-ra-vi-lho-so!

  11. Marcele says

    Oi, Carla!
    Fiquei hiper feliz q achei esta receita novamente! Uma vez fizemos, meu esposo e eu, e ficou maravilhoso, só q não sabia onde havia encontrado! Hj ele pediu pra fazer novamente e conseguir achar! Da próxima vez vou fazer o “Salmão ao molho de tomates”. Também adoramos salmão e é tudo muito prático de fazer!!
    Obrigada e continue a publicar estas receitas maravilhosas!!

  12. Joice says

    Nunca comi Salmão comprei um e estava procurando uma receita facil e essa ta super facil e parece muito gostosa vou fazer na minha ceia de natal Obrigadooo

  13. Lucy Ferreira says

    Maravilhoso!!!!!!!!!!!!!, salmão é o unico peixe que eu gosto então vivo procurando receitas diferentes, e essa é divina!

  14. cleidiane says

    Nooossaaaaaaa uma delicia fiz hoje e amei que maravilhoso!agora quero fazer osalmao ao molho de tomate.
    Obrigada pela receita

  15. Helena B. says

    Estou no trabalho mas deu uma folga lembrei de procurar receitas diferentes pro meu final de semana,gosto de cozinhar peixe não é minha comida preferida mas meus netos adora vou fazer depois te conto se fez sucesso.

  16. sônia alves says

    Carla, parece que te conheço há anos… suas receitas são a minha cara kkkk simples, práticas e saborosíssimas! Esse salmão…perdi a conta de quantas vezes eu fiz. Já troquei por outros tipos de peixe e ficou igualmente bom. Acho apenas que com o salmão fica perfeito. Abraço grande.Em tempo: depois da aposentadoria, um curso de gastronomia para lavar a alma! Que tal? Vou seguir por aí. Beijocas.

  17. Alberto Leal says

    Carla, foi a primeira vez que cozinhei na vida, antes disso só sabia fazer ovos mexidos…o Salmão ficou DELICIOSO!!! Foi ralmente simples, até mesmo para mim…. Muito obrigado!!

  18. Marcia Silveira says

    Eu fiz..nossa ficou divino.super rápido. Não coloquei alcaparras, coloquei uns pedacinhos de abacaxi….uma delícia… parabéns!

  19. Jovita Xavier says

    Debutando no salmão com sua receita!!! Usei o salmão congelado em postas da Costa Sul e fiz adaptações. Deixei 25 min coberto no envelope de alumínio e depois uns 15 a 20 min descoberto. Aproveitei a dica de uma leitora e fiz batatas com manjericão e mostarda (ferventei as fatias grossas de batata ao dente, temperei com mostarda e manjericão fresco) levadas ao forno separadas pelo mesmo do salmão em forma untada com manteiga.
    Ficou muito saboroso e ganhei elogios do maridão, do filhão e até a filhota aceitou experimentar!!! Já foi um progresso!!! rsrs
    Parabéns e obrigada por compartilhar suas receitas!!!

Trackbacks

  1. […] Salmão, chocolate, suco de uva, nozes: é grande a lista de alimentos que fazem bem à saúde e ao relacionamento. Isso porque ingredientes que parecem inocentes à primeira vista podem provocar uma ação poderosa no organismo, contribuindo para o aumento do desejo e das sensações de prazer, por conta do crescimento do fluxo sangüíneo nas regiões sexuais. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Avalie a receita: