Brigadeiro “holandês”

brigadeiro

Eu sempre achei que brigadeiro era um doce complicado de se fazer fora do Brasil. Achava que leite condensado no exterior só pagando a peso de ouro em loja de importados brasileiros. E não é que me enganei?

Chegando na Holanda queria preparar algo brasileiro pra uma amiga austríaca que está vivendo na Holanda. Pensei em fazer pão de queijo, mas a lojística de ter que assá-lo na hora não permitiria. Assim, pensei no Brigadeiro, simples de fazer, gostoso e fácil de transportar não precisando ser servido na hora. Achei que recorreria à loja de produtos brasileiros para comprar o leite condensado e talvez o granulado. No entanto, me surpreendi encontrando o leite condensado, o chocolate em pó e o granulado num supermercado comum por aqui. Nada de produtos importados do Brasil, produtos fabricados aqui mesmo.

3ingredientes_brigadeiro

Com os ingredientes comprados, coloquei as “mãos na massa” e fui preparar o brigadeiro. Além dos ingrediente acima, ele leva também manteiga. Segue abaixo a receita do brigadeiro.

Sugestões:

Rocambole de chocolate (sem farinha - gluten free)

Potinhos de limão siciliano

[print_this]

Receita: Brigadeiro

Ingredientes:

  • 1 lata leite condensado
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • chocolate granulado para decorar

Modo de Preparo:

1 – Coloque numa panela o leite condensado, o chocolate em pó peneirado e a manteiga

2 – Leve ao fogo brando, mexendo o tempo todo sem parar até dar o ponto (desgrudar do fundo da panela).

Observações:

– O ponto do brigadeiro é sempre algo chatinho de se chegar. As vezes passamos do ponto, as vezes cozinhamos de menos. O truque para tentar acertar é com a colher puxar o brigadeiro do fudo da panela. Se ele estiver soltando facilmente do fundo e a panela aparecer “limpinha” pra você, o brigadeiro está pronto.

– Se for enrolar o brigadeiro é importante que fique mais consistente cozinhando um pouco mais. Se cozinhar de menos um brigadeiro que deverá ser enrolado, a tarefa de enrolá-los será bem complicada ou até impossível de ser feita.

3 – Depois de cozido coloque numa tijela ou prato fundo untado com manteiga e deixe esfriar.

4 – Depois de frio, enrole-os com as mãos besuntadas de manteiga e passe no chocolate granulado.

[/print_this]

 

Pronto. Deliciosos brigadeiros fazem a festa da garotada e dos marmanjos. :)

massa_e_brigadeiros

Compartilhe...
Share on Facebook0Share on Google+2Pin on Pinterest1Tweet about this on Twitter3Email this to someone

Receba mais receitas no seu email!

Receba gratuitamente em seu email as receitas e mais conteúdo exclusivo!

Comments

  1. Ida says

    Mais uma “dilicias de d. Carla” !
    E a madrinha nem vais estar aqui prá nos ajudar na festa dos 3 aninhos! Já imaginou essa receita na festinha da Maria Carla?

  2. says

    Olá Larissa,

    Bem vinda!

    Se tem algum jeito de amolecer o brigadeiro que passou do ponto eu desconheço.

    O jeito é ver se ainda da pra comer ou se é PT* mesmo.

    *PT: Perda total.

    Abraço,

    • says

      Oi Bailandesa,

      Hm, brigadeiro é uma tentação né? :)

      Eu acho esse leite condensado holandês e o chocolate em pó excelentes! O leite condensado é tão bom se não melhor que o Nestlé vendido no Brasil.

      Obrigada! Legal que gostou do post!

      Beijo,

  3. says

    Olá Carla!
    Vivi a mesma surpresa aqui nas bandas da Bélgica. No final do ano a turma do MBA do meu marido preparou um Thanksgiving e cada um deveria levar um prato típico do seu país. Fizemos feijão tropeiro e brigadeiro.
    O brigadeiro fez o maior sucesso e agora é convidado de honra em toda festinha ou reunião do grupo. 😀
    Ah e por aqui o leite condensado é Nestlé!!!
    Um abraço,
    Fernanda

    • says

      Oi Fernanda,

      Que delícia! Feijão tropeiro e brigadeiro! :)

      Sabe que aqui uma vez encontrei o da Nestlé no supermercado, mas o Friesche Vlag é bem mais comum e a qualidade é excelente também.

      O brigadeiro aqui causa reações controversas, há os que adoram e os que acham muito doce. Vai entender, tem doido pra tudo. hehehe

      Abraço,

  4. Eliane says

    Ola!
    Eu sempre visito o blog do seu marido, estou montando meu roteiro de Amsterdam e la tem otimas dicas.
    Ficarei hospedada depois em duas casas holandesas, e pensei em fazer um brigadeiro por la, mas tinha essa duvida se deveria levar o leite condensado do brasil ou nao precisava.
    O sabor, feito com esse que voce encontra ai, fica bem parecido com a versao brasileira?

    ps. existe sim um jeito de amolecer um brigadeiro que passou do ponto, eh so por um pouco de leite e misturar, que ele amolece :)

    • says

      Oi Eliane,

      Legal que gosta do Ducs Amsterdam! :)

      O sabor fica ótimo! O leite condensado da Friesche Vlag (o que aparece na foto) é tão bom quanto o Nestlé no Brasil. Aliás, aqui tem o Nestlé tbém, mas não é tão bom. Entre o Friesche Vlag e o Nestlé daqui fique com o Friesche Vlag.

      A única coisa que é bom mudar, é usar 2 colheres de sopa do chocolate em pó daqui ao invés de 3, pois aqui é cacau e não é adicionado de açúcar como o é o chocolate em pó no Brasil.

      Obrigada pela dica pra amolecer o brigadeiro! :)

      Abraço,

  5. Khennya says

    Ai que delícia! Porque brigadeiro tem que ser tão bom?! Eu não vejo a hora de fazer compras em um supermercado holandês, estou muito ansiosa para isso!

  6. maria says

    carla se nao fosse suas dicaas
    + assim eu fiz brigadeiro para festinha de escola
    o meu ficou duro + nao grudou no fundo da panela.
    entao ele ja esta pronto ou tinha que ficar + uns minutinhos
    bjs me responde por favor
    ps:parabens pelo blog ha vc é muito linda bjss

    • says

      Oi Maria,
      É difícil responder a sua pergunta, pois o ponto do brigadeiro é algo um pouco delicado de se atingir e não tenho como te dar uma resposta exata. Quando dizemos “desgrudar” do fundo da panela é que quando o brigadeiro atinge seu ponto, quando vc passa a colher puxando a massa e raspando o fundo da panela, você percebe que a massa está “solta” do fundo da panela, ela desliza de volta após ser puxada. Isso é o que chamamos desgrudar. Mas não é tão fácil de identificar esse ponto. Nesse link aqui, a Lena Gasparetto, explica como testar o ponto da massa do brigadeiro usando um pires no freezer. Você pode tentar esse método de teste pra saber se atingiu o ponto: http://www.helenagasparetto.com.br/?p=409
      Obrigada! :)
      Abraço,

  7. eu says

    É muito triste o facto de pensarem que certos ingredientes e produtos só existem no brasil… como se o brasil fosse um país mais avançado que o resto do mundo e como se o leite condensado e etc fosse uma invenção brasileira…

  8. Renata Lobo says

    Depois de enrolados quanto tempo duram os brigadeiros? Tem que ficar na geladeira? Por exemplo, estou fazendo hj os brigadeiros para a festinha do meu sobrinho que sera na quinta. Tem problema? Eles devem que ficar na geladeira? Muito obrigada
    Renata

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>