Brigadeiro “holandês”

Brigadeiro

Eu sempre achei que brigadeiro era um doce complicado de se fazer fora do Brasil. Achava que leite condensado no exterior só pagando a peso de ouro em loja de importados brasileiros. E não é que me enganei?

Chegando na Holanda queria preparar algo brasileiro pra uma amiga austríaca que está vivendo na Holanda. Pensei em fazer pão de queijo, mas a lojística de ter que assá-lo na hora não permitiria. Assim, pensei no Brigadeiro, simples de fazer, gostoso e fácil de transportar não precisando ser servido na hora. Achei que recorreria à loja de produtos brasileiros para comprar o leite condensado e talvez o granulado. No entanto, me surpreendi encontrando o leite condensado, o chocolate em pó e o granulado num supermercado comum por aqui. Nada de produtos importados do Brasil, produtos fabricados aqui mesmo.

3ingredientes_brigadeiro

Com os ingredientes comprados, coloquei as “mãos na massa” e fui preparar o brigadeiro. Além dos ingrediente acima, ele leva também manteiga. Segue abaixo a receita do brigadeiro.

Sugestões:

Rocambole de chocolate (sem farinha - gluten free)

Potinhos de limão siciliano

 

Pronto. Deliciosos brigadeiros fazem a festa da garotada e dos marmanjos. :)

massa_e_brigadeiros

About Carla Duclos

Carla Duclos é uma brasileira morando em Amsterdam desde 2007. É formada em biologia e trabalha como administradora de sistemas Unix. Casada e mãe de uma linda garotinha. Apaixonada por Gastronomia, compartilha sua paixão e o que aprande aqui no Entre Panelas.

Comments

  1. Mais uma “dilicias de d. Carla” !
    E a madrinha nem vais estar aqui prá nos ajudar na festa dos 3 aninhos! Já imaginou essa receita na festinha da Maria Carla?

  2. Ida, ia ser um grande prazer preparar muitos brigadeiros pra festa de 3 aninhos da Maria. Uma grande pena que não estarei fisicamente por aí.

  3. Nham :)
    Ainda que eu tenha me entupido de sushi e sorvete, este brigadeiro está apetitoso pra dedéu!!
    Linda a foto de abertura do post. Parabéns!

  4. Aline,

    Obrigada! :)

    Brigadeiro é uma tentação né? ;)

  5. Passei so ponto do brigadeiro, como faço para amolecer?? tem jeito???

    Obrigada!!!
    Bjus

  6. Olá Larissa,

    Bem vinda!

    Se tem algum jeito de amolecer o brigadeiro que passou do ponto eu desconheço.

    O jeito é ver se ainda da pra comer ou se é PT* mesmo.

    *PT: Perda total.

    Abraço,

  7. Ai essas fotos estão de matar! Aguei. Com exceção do chocolate granulado, que usei outro, uso exatamente os mesmos ingredientes.

    Adorei o post!

    • Oi Bailandesa,

      Hm, brigadeiro é uma tentação né? :)

      Eu acho esse leite condensado holandês e o chocolate em pó excelentes! O leite condensado é tão bom se não melhor que o Nestlé vendido no Brasil.

      Obrigada! Legal que gostou do post!

      Beijo,

  8. Olá Carla!
    Vivi a mesma surpresa aqui nas bandas da Bélgica. No final do ano a turma do MBA do meu marido preparou um Thanksgiving e cada um deveria levar um prato típico do seu país. Fizemos feijão tropeiro e brigadeiro.
    O brigadeiro fez o maior sucesso e agora é convidado de honra em toda festinha ou reunião do grupo. :-D
    Ah e por aqui o leite condensado é Nestlé!!!
    Um abraço,
    Fernanda

    • Oi Fernanda,

      Que delícia! Feijão tropeiro e brigadeiro! :)

      Sabe que aqui uma vez encontrei o da Nestlé no supermercado, mas o Friesche Vlag é bem mais comum e a qualidade é excelente também.

      O brigadeiro aqui causa reações controversas, há os que adoram e os que acham muito doce. Vai entender, tem doido pra tudo. hehehe

      Abraço,

  9. Carla,
    prontinho,
    já foi adicionado os créditos para a sua imagem de brigadeiro.

    abraço

  10. Ola!
    Eu sempre visito o blog do seu marido, estou montando meu roteiro de Amsterdam e la tem otimas dicas.
    Ficarei hospedada depois em duas casas holandesas, e pensei em fazer um brigadeiro por la, mas tinha essa duvida se deveria levar o leite condensado do brasil ou nao precisava.
    O sabor, feito com esse que voce encontra ai, fica bem parecido com a versao brasileira?

    ps. existe sim um jeito de amolecer um brigadeiro que passou do ponto, eh so por um pouco de leite e misturar, que ele amolece :)

    • Oi Eliane,

      Legal que gosta do Ducs Amsterdam! :)

      O sabor fica ótimo! O leite condensado da Friesche Vlag (o que aparece na foto) é tão bom quanto o Nestlé no Brasil. Aliás, aqui tem o Nestlé tbém, mas não é tão bom. Entre o Friesche Vlag e o Nestlé daqui fique com o Friesche Vlag.

      A única coisa que é bom mudar, é usar 2 colheres de sopa do chocolate em pó daqui ao invés de 3, pois aqui é cacau e não é adicionado de açúcar como o é o chocolate em pó no Brasil.

      Obrigada pela dica pra amolecer o brigadeiro! :)

      Abraço,

  11. nossa essa receita e mara eu amei
    obrigadA

  12. Meu brigadeiro depois de enrolado ficou muito duro,será que eu passei do ponto na hora do fogo?
    Por favor me de uma resposta.
    bjus

  13. Ai que delícia! Porque brigadeiro tem que ser tão bom?! Eu não vejo a hora de fazer compras em um supermercado holandês, estou muito ansiosa para isso!

  14. Dudu Suec says:

    obrigado pelas dicas sobre o ponto!!

  15. Para enrolar o brigadeiro basta molhar as mãos com água! Muito mais fácil, não gruda e fica mais gostoso!!! =D

  16. Junior Ribeiro says:

    aaaaaa eu fiz fico orrivel…. ficou muito grosso e duro.Eu queria fazer um negócio para minha mãe; mas fico orribel.

  17. carla se nao fosse suas dicaas
    + assim eu fiz brigadeiro para festinha de escola
    o meu ficou duro + nao grudou no fundo da panela.
    entao ele ja esta pronto ou tinha que ficar + uns minutinhos
    bjs me responde por favor
    ps:parabens pelo blog ha vc é muito linda bjss

    • Oi Maria,
      É difícil responder a sua pergunta, pois o ponto do brigadeiro é algo um pouco delicado de se atingir e não tenho como te dar uma resposta exata. Quando dizemos “desgrudar” do fundo da panela é que quando o brigadeiro atinge seu ponto, quando vc passa a colher puxando a massa e raspando o fundo da panela, você percebe que a massa está “solta” do fundo da panela, ela desliza de volta após ser puxada. Isso é o que chamamos desgrudar. Mas não é tão fácil de identificar esse ponto. Nesse link aqui, a Lena Gasparetto, explica como testar o ponto da massa do brigadeiro usando um pires no freezer. Você pode tentar esse método de teste pra saber se atingiu o ponto: http://www.helenagasparetto.com.br/?p=409
      Obrigada! :)
      Abraço,

  18. É muito triste o facto de pensarem que certos ingredientes e produtos só existem no brasil… como se o brasil fosse um país mais avançado que o resto do mundo e como se o leite condensado e etc fosse uma invenção brasileira…

  19. Renata Lobo says:

    Depois de enrolados quanto tempo duram os brigadeiros? Tem que ficar na geladeira? Por exemplo, estou fazendo hj os brigadeiros para a festinha do meu sobrinho que sera na quinta. Tem problema? Eles devem que ficar na geladeira? Muito obrigada
    Renata

  20. eu amei estas dicas maravilhosa eu sempre farei

Trackbacks

  1. [...] pelo fato do tema ser comum, coloco aqui o link para o post “Brigadeiro holandês“, onde conto sobre o tal doce que preparei com ingredientes totalmente holandeses, o que me [...]

  2. [...] Que tal mais um quitute brasileiro, o “Brigadeiro“? [...]

  3. [...] Brasileiro que vive fora do país adora matar um pouco a saudade replicando a famosa receita e ainda poder mostrar um pedacinho tão típico e saboroso do Brasil pra gringada, como atesta Carla Duclos no seu blog, Entre Panelas. [...]

Speak Your Mind

*